Mermaid

Mermaid Carolyn Turgeon

Resenhas - Mermaid

Joice (Jojo) 16/09/2012

Linda releitura!
Acredito que todos conheçam a história original de "A pequena sereia": a protagonista salva um humano da morte e se apaixona por ele. Para poder viver essa paixão, ela busca uma bruxa do mar, que corta sua língua em troca de pernas. A sereia deve se casar com o humano para poder continuar no mundo da superfície. Se outra pessoa se casar com o homem que ela ama, a sereia se transformará em espuma.

A releitura dessa história tão clássica por Carolyn Turgeon me surpreendeu positivamente. Suas protagonistas - Lenia, a sereia, e Margrethe, a princesa que também se apaixona pelo príncipe - são tão bem construídas que é difícil escolher por qual delas torcer. As intenções de Margrethe são extremamente nobres, enquanto a busca de Lenia por uma alma é uma jornada muito bonita!

A escrita de Turgeon é linda! A edição da iD deixou a desejar em alguns aspectos, principalmente numa revisão mais caprichada, mas de forma geral manteve a proposta da autora.

Indico esse livro!

Mila 03/07/2012

Um conto diferente
Os capítulos são divididos entre A Princesa e A Sereia, duas histórias que se cruzaram por causa do amor pelo mesmo homem, Christopher o príncipe do Sul.
A pequena Sereia é o meu conto de fadas preferido, então estava cheia de expectativa para Mermaid, e o livro não decepcionou, é uma releitura mágica sobre amor e amizade, sobre sacrifício e a busca pelo o que você quer e acredita.
O conto tem sentimentos bem mais intensos do que no desenho animado na Disney, os personagens foram reconstruídos de forma bem mais complexa de forma que você se vê como mero espectador, não tem um vilão e uma mocinha, para você torcer contra e a favor.
Simplesmente adorei o livro e achei a releitura ótima e com um final que se não surpreendente, formidável na forma como foi apresentado.

Camila