Você Está Louco!

Você Está Louco! Ricardo Semler




Resenhas - Você Está Louco!


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Inugami 23/07/2009

No começo fiquei meio assim pra ler esse livro.
Pela capa parece uma auto-ajuda que só ajuda o autor, efetivamente.

Pego de um "consórcio" feito na sala da faculdade (onde o livro era emprestado a cada aluno durante 3 semanas), resolvi pegar ele de vez pra engordar a lista da meta.

Ok. Li.
Na verdade, me surpreendi.

O autor, Ricardo Semler, nos relata TODA sua trajetória de vida até os dias atuais, desde sua adolescencia "mucho loca" a dono de um dos maiores conglomerados brasileiros.
Para Administradores é uma delicia de ler. Ricardo nos conta como implantou a política "flexível" em suas unidades, os impasses, as brigas e incovenientes que esse tipo de administraçao pode trazer. Mas principalmente ele sublinha os resultados positivos que alcançou com um pouco mais de humanidade na forma de tratar seus "colaboradores".
Não só no campo empresarial, ele tentou empreender vários tipos de negócios e até no ramo da politica ele entrou, mas aí ele descobriu que não poderia fazer muita coisa.

Um livro divertido, claro e estupidamente rápido (pelo menos pra mim as 250 páginas foram um aperitivo), é uma obra que tem algo a oferecer em matéria de Empreendedorismo, do ponto de vista pessoal do autor.
Sandra 02/02/2014minha estante
Ricardo Semler é um visionário , pena estar afastado , mas segundo ele , tem lá seus motivos ...




yuri thome 05/02/2009

O estilo rápido e bem humorado da escrita, parece refletir o ritmo da vida do autor descrita no livro.
Apesar de alguns fatos relatados parecerem muito estranhos para serem reais, o livro é uma bem humorada lição de um executivo bastante audaz e destemido.
comentários(0)comente



Anderson Meira 30/12/2011

Mas louco é quem me diz que não é feliz...
O livro relata, com leveza e bom humor, diversas passagens da história de vida de um empreendedor nato que nasceu em berço de ouro mas não se limitou a usufruir de sua condição privilegiada.

Do desafio pessoal de seguir a rota de Marco Polo à participação na concepção do projeto “Woodstock”; da revolução na gestão de pessoas e da inovação no Grupo Semco à criação do Instituto DNA Brasil (uma célula pensante – composta por intelectuais e homens do povo – que debatia sobre o Brasil do futuro); do modelo educacional inovador da Escola Lumiar (liberdade e responsabilidade) ao modelo de qualidade de vida do Habitat dos Mellos (o primeiro mundo é aqui)...

Lembrou-me, guardadas as devidas proporções (em termos de abrangência, networking, recursos e capacidade de realização), dos projetos da IPLANUS, CENTEV, APL-TI, CASA DO EMPRESÁRIO, CVT, ... e a infinita “sopa de letras” que idealizamos nestes últimos anos em Viçosa (MG).

Acredito que as motivações foram as mesmas: mudança do status quo (político, social e econômico) e a necessidade de se sentir útil, um agente de transformação.

Confesso que fiquei com uma pontinha de inveja... Semler, por ter sob seu controle as variáveis críticas (acesso a mentes brilhantes, capacidade de delegação de responsabilidades, recursos de todas as ordens... e inteligência emocional) conseguiu concretizar a maioria de suas ideias.

Ótimo livro... vale a leitura!
comentários(0)comente



Oleiro 20/08/2010

Que história!
A história de vida de Ricardo com suas conquistas, aventuras e realizações altruístas são tão impressionantes que as vezes fica difícil acreditar que uma pessoa possa produzir tanto em tão pouco tempo. Este livro é uma excelente inspiração para quem tem um mínimo de veia empreendedora.
comentários(0)comente



Lucas Muzel 24/05/2009

Histórias interessantes
As idéias que o autor apresenta são fascinates, já que não se limitam apenas à administração e negócios. Semler observou diversos aspectos que não apenas o empresarial. A parte da "proposta para um mundo melhor" foi até engraçada.
comentários(0)comente



jack_delavega 11/08/2009

Obrigatório
Mesmo que você não concorde como as idéias de Semler, esse é um livro que faz pensar e repensar o mundo do trabalho.
comentários(0)comente



Bruno T. 15/03/2010

Interessante
Lembro-me ter lido o primeiro sucesso de Ricardo Semler, "Virando a própria mesa", por ocasião de seu lançamento, no final da década de 80, e ter gostado muito, pelas idéias inovadoras e revolucionárias de seu autor, que defendia uma forma de administração totalmente oposta à praticada, na época, pela absoluta maioria das empresas.

Em "Você está louco", Semler retoma o assunto, relatando suas experiências dos últimos vinte anos, na Semco e fora dela.

As idéias continuam inovadoras e os fatos relatados, abrangendo administração, educação, viagens e muitos outros temas, são muito interessantes.

A dúvida que resta, ao analisar o "conjunto da obra" (que inclui visitas a mosteiros, viagens no deserto, implantação de escolas e de hoteis, incursão na política, aulas no MIT, palestras nacionais e internacionais, redação de livros e artigos e aquisição e gerenciamento de empresas, entre tantas atividades relatadas) é onde o autor encontra/encontrava tempo para se dedicar a tantas atividades distintas e com tanto empenho e dedicação.

Ressalva à parte, um bom livro, bem interessante, que vale a pena ser lido.



comentários(0)comente



Moitta 19/10/2009

Inovação de fato
Um livro que me fez refletir assuntos que há tempos eu achava ja estar "decidido". Comecei a ler com pé atrás, achando que o autor era prepotente e meio auto-ajuda. Nunca fiquei tão feliz em estar errado.
O autor é de fato um tanto metido, e o livro pode acabar sendo de auto-ajuda, se você quiser, mas eu estava errado em achar que isso era ruim.
Retrata a vida desse empresário inovador e ousado, que começou cedo e esteve na hora e locais certo para aplicar na prática o que acreditava que seria melhor, indo contra diversos paradigmas.
Criou ou aplicou um método democrático na sua empresa, onde os funcionários elegem seus superiores, e todos podem participar das intrevistas de empregos, inclusive questionar seus futuros chefes. O RH ganha uma nova visão. A idéia de que qualidade de vida é importante, nesse caso aplicado de fato com a possibilidade do funcionário trabalhar com horários mais flexiveis, o fim da revista aos operários, partindo do princípio que não vale desconfiar de 100 por causa de 2 ou 3 desonestos, e que esse voto de confiança é positivo em diversos aspectos. Que muitas vezes os operários podem ter idéias valiosas e devem ser ouvidos e ter igual poder de decisão na empresa, através de reuniões, escolha de lideres e etc, tudo que compõe um sistema democrático. Ricardo Semler aplicou esses conceitos com grande sucesso nas suas empresas, que foram de 300 a 4.000 funcionários. Apenas como relato dessa experiência, o livro já é impagável!
Depois, novamente mostrou como a democratização é possivel não apenas "de cima pra baixo" (na semler ele tem um cargo de alta chefia que deu liberdade à implementação de suas idéias). Conseguiu também implementar com sucesso esses ideais em um cargo de diretor com muita oposição e disconfiança. Assim, mostra a experiência de outro local onde a democratização da empresa foi valiosa, desta vez sendo implementada "de baixo pra cima", ou seja, sem ser a vontade de toda (nem da maioria) da chefia.
Criou diversos projetos, dentre eles a fundação Lumiar, que defende uma educação bem diferente, onde os alunos têm a liberdade de escolher o que e quando aprender, ou ficar jogando bola se assim preferirem. As esolas estão dando certo, e a lista de espera é enorme, tanto para alunos quanto professores, além de pedidos de visitas e parcerias com o Estado. A tese principal é a de que a pessoa só aprende se quiser, e não adianta forçar, mais vale estar diponibilizando o conhecimento da melhor forma possivel, e se o aluno não esta gostando, temos de buscar uma forma mais agradável de ensinar isto.
Quanto a biografia, fala principalmente de carreira e viajens, o suficiente para tornar o livro mais agradável.
Mostra o trajeto, com vitorias e derrotas, dificuldades e duvidas da impletação do novo. Vale muito a pena ler, é riquícimo em fatos e curiosidades, é atual e, a meu ver, está no caminho certo.
comentários(0)comente



Thiago 25/01/2010

Um olhar para o futuro
Ricardo Semler realmente faz jus ao título do livro.
Simplesmente vira do avesso dogmas e verdades absolutas com maestria. É fascinante saber que, pasmem, Ricardo é brasileiro, consegue influenciar as maiores mentes mundiais e fazê-las re-pensar sobre todo esse sistema a que somos submetidos.

Mas é estarrecedor saber o quanto, em pleno Século 21, nossas mentes e corpos pararam no tempo, obedecendo regras que absolutamente deveriam ter ficadas no passado. E é com esse espírito de moleque atrevido, que Ricardo plantou sementes no Brasil e no mundo que em não muito tempo se frutificarão e mudarão o futuro.

E não pense que é um livro técnico e voltado apenas para administradores, gestores e coisas do gênero, mas sim para pessoas que de alguma forma tem aquela velha vontade de querer mudar o mundo. E sim, é mais fácil do que imaginam.

Obrigado Ricardo por compartilhar de suas maravilhosas idéias e conceitos e acreditar tanto no Brasil e principalmente nas pessoas.
comentários(0)comente



Sikewiecz 23/01/2010

Um livro que nos remete a pensa três vezes por quê como diria o autor. Sem duvida, uma lição de reflexão e questionamento a todos nós, além de um incentivo a qualquer um sair da sua zona de conforto e abrir a cabeça para o mundo. C tá loko!
comentários(0)comente



DVD 15/09/2010

Idéias inovadoras não só em administração de empresas
Li o livro anterior de Ricardo Semler (Virando a própria mesa) no final de 2004 e me surpreendi com as inovações que ele implementou na SEMCO ainda na década de 80. Quando comecei a leitura do livro Você está Louco eu esperava por mais idéias mirabolantes de como administrar uma empresa, mas Ricardo Semler foi além, extendendo suas idéias para outros setores (educação, ongs, hotelaria) e demonstrou que deve-se, sempre que possível, questionar o status quo.

Recomendo a leitura deste livro para todas as pessoas que precisam de inspiração para ir além das barreiras ideológicas impostas pela sociedade e buscar a inovação nas coisas mais simples do cotidiano.
comentários(0)comente



Artur Lima 04/09/2012

Faça esta loucura
Semler é um louco, e seu livro nos mostra o quão coerente é viver esta loucura, alias o que chamamos de normalidade nada mais é do que uma eterna repetição de procedimentos os quais sequer acreditamos.

Neste caso, o livro vai abrir sua mente para uma realidade que você vive e sequer se deu conta, vai fundo nessa leitura.
comentários(0)comente



Tuiza 03/12/2010

Algumas viagens que eu não faria a não ser através da leitura !
O autor é irreverente, narra diversas situações típicas de quem não segue as regras vigentes. Talvez tenha sido por isso mesmo que fez algumas viagens muito loucas e perigosas. O livro vale a pena pelo relato dessas viagens: viajamos junto sem os percalços sofridos por ele.
comentários(0)comente



Mila 15/01/2012

Leve, divertido e super interessante
"Você Está Louco!" não pode faltar na sua biblioteca particular! Especialmente se você gosta de uma leitura leve e interessante.

Eu adorei.
O autor, Ricardo Semler, me fez dar boas risadas com os casos narrados de forma descontraída e engraçada.

Quando comprei este livro, estava receosa. Comprei porque li a indicação, embora morna, em uma revista. Queria alguma coisa diferente do que eu estava lendo na época (filosofia oriental).

Na verdade, eu nem sequer imaginava que leria "Você está louco!" tão rapidamente. É daqueles livros que a gente quer ler mais um pouquinho, mais um pouquinho.... e quando vê já está quase no final. Aí é que não dá mesmo para parar a leitura né?

Empresário famoso da Semco, empresa que herdou de seu pai, Ricardo Semler carrega o título de guru dos negócios, especialmente devido ao seu livro anterior, intitulado "Virando A Própria Mesa" que fez um sucesso estrondoso anos antes.

No entanto, "Você Está Louco!" não ensina ninguém a ser um profissional melhor, ou um empresário de mais sucesso, muito menos revela técnicas desconhecidas de administração de negócios. O que o livro faz, na verdade, é dar um puxão de orelha nos leitores, especialmente naqueles preguiçosos que querem trabalhar menos por mais dinheiro. Mas tudo na maior descontração. Coragem para buscar o melhor, mesmo que para isso nos tornemos diferentes. Simples? Não. Mas quem foi que falou em moleza?

Semler descreve a vida dos negócios com um bom humor incontestável, além, é claro, de contar pedacinhos de suas experiências particulares, afinal, ninguém vive só de negócios, não é?

Gostei e recomendo.
comentários(0)comente



Nana 02/01/2013

Apesar de não gostar de biografias, é bem interessante a história dele. Alguém que poderia ser um ~playboy metido a besta~, acabou aprendendo com seus próprios erros e tornou-se um visionário criando novas metodologias para a administração de suas empresas.

O mais vergonhoso de tudo é o cara ser tão conhecido lá fora, e aqui no Brasil mal saberem de quem se trata.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR