EU VIVI POR UM SONHO

EU VIVI POR UM SONHO Maria Rosa Cutrufelli

Resenhas - Eu Vivi por um Sonho

cid 05/04/2011

A mulher pode subir ao cadafalso, pode subir a tribuna.
Os revolucionarios franceses que libertaram os escravos nas colonias, condenaram Olympe de Gouges por ter esquecido as virtudes do seu sexo.

E infelizmente Olympe que não pode ter sua reivindicação de direitos atendida, subiu ao cadafalso sendo guilhotinada porque quis ser homem de estado. Os revolucionários não estavam preparados para OLympe, e a mataram. Mas, vamos deixar que Olympe fale, para que possamos conhecê-la melhor:
... o sangue, mesmo o dos culpados,derramado com crueldade e abundância, suja as revoluções pela eternidade, abala os corações, os espíritos,as idéias, e de um sistema de governo se passa rapidamente a outro,da república ao novo despotismo de uma época moderna...

Anne.Karoline 16/03/2023

Qué val viure ses amor?
Quando ganhei o livro eu era bem nova, li até a página 28 e cansei, achei o livro um porre.
Depois de uns 10 anos voltei a ler. Agora com uma visão diferente a leitura é interessante contudo tem seus defeitos.

O livro mostra a história de Olympe de Gouges, porém mostra o olhar de quem esta em volta dela também, como a nora, filho, empregada e assim por diante.(aconselho a você dar uma revisada sobre o assunta da revolução francesa para conseguir entender o enredo político da história).
O início é meio chatinho, mas quando se pega a dinâmica do livro começa a ficar mais fluido. Porém lá pela página 180/200 você começa a pensar ?pra que tudo isso, reduz um pouco?. Como o livro mostra a visão dos outros é narrado a visão da pessoa e depois a de Olympe, então quer dizer que você vai ler duas vezes o mesmo capítulo só que com a visão de duas pessoas. E parece que nunca chega no fim.
É muito legal entender um pouco mais sobre essa história, pois quando a gente aprende sobre isso na escola, por exemplo, nunca é nós falado sobre uma personagem tão importante para nós mulheres, como a própria autora fala no posfácio.

Bru 19/07/2020

"São as palavras que rompem a corrente do destino..."
Me peguei varias vezes com o sentimento de confusão e desamparo lendo esse livro, talvez porque sabia de seu fim e sabia que Olympe não tinha alternativa.
Percorri as páginas com muita ansiedade como quem lê uma tragédia anunciada, o que não me impediu de torcer pela personagem e suas ambições.
O livro inteiro foi narrado por mulheres de diferentes perspectivas e histórias, o que por um lado foi bom, mas por outro deixou a história um pouco arrastada. No início pensei que Olympe seria a personagem princiapal e li o livro inteiro com essa sensação, e dessa forma senti que Olympe estava tendo sua história conduzida por outrem. Mas nas últimas páginas, um estralo me atingiu e percebi que a estrela do livro foi a relação das mulheres com sua sociedade, com as expectativas impostas à elas e a forma como Olympe influenciou cada uma delas. Seu trabalho, seus escritos e sua coragem foram a revolução na vida das mulheres ao seu redor.