O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Lipe 22/07/2021

Ela descreve o Brasil tão bem quanto Dostoiésvski à Rússia
Apesar das opiniões e posicionamentos da Rachel de Queiroz, é preciso reconhecer que "O Quinze" - escrito quando ela tinha apenas 19 anos de idade - é mais do que um livro, mas também uma expressão social, um tratado sobre as agruras da seca no nordeste brasileiro. Ela descreve nosso país tão bem quanto Dostoiésvski descreveu a Rússia em suas obras. Rachel de Queiroz deu voz a um Brasil marginalizado e esquecido e, portanto, entregues à seca - fenômeno natural - à fome e à miséria no sertão cearense. Revisitar sua obra me fez sentir o quanto o brasileiro é, antes de tudo, um abandonado. Na (re)leitura, vi o quanto o Brasil não conhece o Brasil", prova disso é o pouco conhecimento que temos a respeito dos Campos de Concentração criados para supostamente "ajudar", como forma de "política pública", os retirantes no período da seca. Rachel de Queiroz nos faz sentir a necessidade urgente que temos de enfrentar nosso passado tão presente.

Patrícia.Bilibio 02/03/2023

Não bastasse ser publicado na década de 1930 por uma mulher de 20 anos incompletos, o que definitivamente foi revolucionário, O Quinze foi escrito com uma sensível e inteligente lucidez. Seu conteúdo é forte e real o suficiente para que eu não pudesse lê-lo de uma única vez. Talvez seja pela desigualdade social permanecer tão em voga, vigorosa, mais desinibida que nunca.
No mais, Rachel de Queiroz é uma inconteste excelente escritora e sinto bastante por ter aproximado-me de sua obra tão tardiamente. Todavia com intensidade, devo registrar.

Duda Cutrim 09/03/2023

É um livro que mostra, de fato, a realidade das épocas de seca: retirantes do Norte brasileiro que padeceram de fome e sede, além de perderem seus filhos no trajeto, enquanto vislumbravam São Paulo como um lugar farto de empregos e de boas condições de vida (pensamento que ainda me parece muito atual).
A autora é muito boa em descrever minuciosamente o ambiente e todo o contexto do sertão, mas achei vago o aprofundamento no romance de Conceição e Vicente. O final ficou bem vago nesse quesito também.

Vitor Campos 27/08/2021

Livro excelente!
Narrativa bem estruturada e cheia de detalhamentos.Rachel nasceu para narrar!Livro emocionante e levemente amargo,já que no fim trata de um amor não correspondido.

duda 10/05/2022

marcante!
“E novembro entrou, mais seco e mais miserável, afiando mais fina, talvez por ser o mês de finados, a imensa foice da morte.”

Passagem forte, dura; que realmente mostra a escrita de Rachel de Queiroz como ela é. Marcante. Li o livro querendo sublinha-lo por inteiro, porém impedida por ter sido pego em uma biblioteca. As descrições da autora são tão bem feitas que nos fazem realmente sentir aquele desespero crescente e a desesperança de se esperar a chuva por tanto tempo, vivendo em miséria. A dor dos personagens vai se tornando nossa conforme a trajetória deles vai tomando seu rumo por um caminho cada vez mais complexo, é de uma tristeza quase palpável para o leitor. Minha leitura preferida do ano, é bem escrita em todos os seus trechos, em todas as suas linhas. Um viva a Rachel de Queiroz, que em seus 19 anos publicou uma obra tão honesta e marcante como O Quinze.

Michelly 31/03/2021

O quinze (Raquel de Queiroz)
Um romance com forte teor social, e retrata a fome e a miséria.

"Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora."

Maria 30/07/2021

Eu amei o fato que apesar da época em que ele foi escrito e do fato de a Rachel só ter 19 anos, quando o publicou. Achei fantástico, a forma como os personagens são trabalhados, como a dureza da seca foi retratada e apesar de uma grande quantidade de pensamentos preconceituosos, machistas e patriarcais, ainda ter alguns pensamentos com ideais feministas ou sobre a importância da imposição da mulher na sociedade.

maryromania 04/04/2021

O quinze
o grande destaque do livro são as relações sociais diante dos perrengue da vida.O livro vai contar a história de uma família que perdeu o pouco que tinha e foi obrigado a migrar pro Ceará. O nome do livro é :
"O quinze" porque retrata a seca de 1915

Carolina Corrêa 09/02/2021

O Quinze
Com alusão à grande seca de 1915, a autora narra a saga de uma família de retirantes, detalhando o sofrimento imposto pela fome, sede e inúmeras perdas.
Narrativa simples e elegante, típica de Rachel de Queiroz, que impressiona por sua maturidade ao escrever seu primeiro romance aos 19 anos.
Juntando-se a Graciliano, Euclides, José Lins e outros gigantes, O Quinze é literatura sertaneja obrigatória.

helenaslodk 26/03/2021

O quinze
Retrato nu e cru da realidade histórica dos retirantes. Bem regionalista, é direto e mostra as tragédias geradas pela seca. No livro, é tragédia atrás de tragédia com o Chico Bento e sua família, me deixando agoniada com a triste situação.

Camila 19/03/2023

Tocante, profundo e realista.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Rachel, e o que dizer, além de UAU! Eu comecei essa leitura pensão que seria apenas um romance bobo, tendo a seca como pano de fundo, sinceramente? ME SURPREENDEU. É um livro duro, direto é desprovido de sentimentalismos, é a miséria em sua real face, é a dureza da vida na sua essência. Eu esperava um final feliz, mas assim como na vida real, nem sempre as coisas acontecem como idealizamos.

Allisson 10/04/2021

Que livro! Impactante, seco, direto. Nos lembra de uma realidade que ainda é verdadeira, mesmo que as vezes a sintomatologia seja em menor grau, mas as causa ainda seguem as mesmas.

lê schinaider 17/03/2023

Um pouco arrastado, e para quem ta acostumado com uma leitura mais corrida, o livro pode acabar terminando em uma ressaca

dudis 12/04/2022

Só li por causa da escola part2
Achei legal até, trata de tempo muito importante. Cheguei achará algumas cenas um pouco pesadas, mas necessárias. Gostei bastante dos personagens, a leitura é bem fluída por ser em quadrinhos.