Tarzan

Burne Hogarth

Resenhas - Tarzan

Vinícius 02/02/2017

"Tem que ter culhão"
O livro Tarzan é composto pela primeira história publicada por Edgar Rice Burroughs sobre o homem macaco, no qual retrata desde o momento do naufrágio de seus pais, até uma decisão importante tomada por ele na vida adulta.
Se trata de uma obra espetacular, que mostra a gênese de um dos personagens mais conhecidos e de seu crescimento. Entretanto é preciso elucidar que se o leitor não tiver culhões o suficiente para colocar a obra em sua respectiva época, então é melhor desistir de ler este livro, posto que machismo, racismo, teorias de superioridade racial e social é amplamente retratado no livro como algo normal, chegando a ser considerada uma verdade.
Fora isso, creio que é uma obra essencial para entender a maneira de pensar da época, além de vários aspectos dos heróis do universo do entretenimento, e nessa edição especialmente, a qual conta com belíssimas ilustrações, comentários pontuais e necessários, além de um prefácio incrivelmente montado para nos alertar do que encontraremos durante o livro. Para quem gosta de uma boa história de aventura, além de algumas discussões filosóficas, as quais superaram a visão de mundo do autor, esse clássico é uma obra obrigatória.

Myy 25/07/2022

Muito divertido.
A escrita do Edgar é muito maravilhosa. Ele te prende e te diverte sem você nem perceber. Que maneira de escrever cativante.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 11/06/2021

Gostei da leitura, a história um pouco diferente do desenho da Disney, achei bem mais legal.
Apesar dos problemas de sempre que achamos nos livros escritos antigamente (bastante racismo e machismo), que me incomodou muitas vezes, é uma leitura boa de fazer.
Kidakika 13/08/2021minha estante
Você gostou da edição da Principis? Eu tenho a da Zahar mas queria comprar nessa edição também para emprestar para as pessoas.

Nina Vinhas 16/06/2018

Interessante
Lorde John Clayton e sua esposa, Lady Alice, viajam rumo à África por causa de uma missão recebida por ele. Tudo ia bem até que, após um motim, eles foram largados para morrer no continente Africano. Lá, Lady Alice dá a luz a um bebê e, quando ele completa um ano, sua mãe morre doente e seu pai é assassinado. É então que uma jovem antropoide (É assim que Edgar Rice Burroughs chama os membros da tribo de Tarzan. Inclusive, os gorilas são mencionados como não fazendo parte dela) que acabou de perder seu filhote toma o pequeno humano para si e o cria como se fosse seu.

Anos se passam e o bebê se tornou "Tarzan, o Filho das Selvas". Mas, ao mesmo tempo que tem o amor incondicional de Kala, sua mãe de criação, ele é odiado pela maioria dos outros antropoides apenas por ser diferente. Além disso, Tarzan é obrigado a lídar com os outros animais da selva, totalmente dispostos a matá-lo. Simultaneamente, ele manteve contato com sua verdadeira família desde criança, pois encontrou a cabana feita por seu pai na tentativa de protegê-los dos animais. Pouco a pouco, seu cérebro humano aprende o conhecimento dos livros abandonados lá e ele cresce um misto de homem e macaco.

Mas é na fase adulta que Tarzan enfrentará seu maior desafio, quando conhece uma bela jovem que chega na selva africana em uma expedição e uma batalha entre suas 2 raças finalmente se desenrola dentro de si. O macaco nele quer sua liberdade na selva, o homem em si quer Jane.

A história de Tarzan sempre me fascinou desde criança por causa, em 1º lugar, do filme "Greystoke: A Lenda de Tarzan, O Homem Macaco" protagonizado por um dos meus atores preferidos da infância, Christopher Lambert, e, em 2º lugar, por causa da animação da Disney "Tarzan". Há algum tempo comprei o livro, mas demorei a começar a leitura por medo de me decepcionar por amar tanto essa história e esse corajoso personagem. E eu estava certa. Na verdade, foi a história e um outro personagem que me decepcionaram. Tarzan apenas me encantou ainda mais. Inclusive, eu até estava gostando do livro até chegar na última página. Fora isso, a leitura de Tarzan é fluída, apesar de algumas palavras difíceis que o autor usou, mas que são explicadas nas notas de rodapé da edição que li (Edição em capa dura, comentada e ilustrada dos clássicos ZAHAR)) e a leitura é fascinante. Demora um pouco para prender, mas depois você não consegue mais parar.

Felippe.Paiiva 22/03/2017

Nada de “me Tarzan, You Jane”!
O começo do livro é bem interessante, ele começa com a chegada de Lorde John e Lady Alice nos arredores da floresta do Congo, o navio em que eles estavam sofre um motim e como John salvou um dos tripulantes e é ele que se torna líder/capitão, então o novo capitão resolve os ‘salvar’ dos tripulantes, o deixando numa das ilhas, prometendo que vai entrar em contado com as autoridades de sua majestade.
Os capítulos iniciais então são sobre John e Alice, vivendo na selva, lá ele começa a construir uma cabana para eles (esses capítulos são bem interessantes). E lá também Alice tem seu filho (ela já estava grávida) e depois de um tempo morre. Lorde John também morre pouco depois e o macacos q vivem ao redor da cabana dos Clayton resolvem atacar eles, chegando lá encontra eles mortos e um bebe chorando, o chefe deles, vai matar o bebê, porém Kala, uma das macacas resolve adotar a criança, pois tinha acabado de perder uma, e essa criança recebe o nome de TARZAN!
Foi muito interessante ver Tarzan crescendo no meio dos ‘irmãos’ macacos, percebendo o quanto era diferente deles, descobrindo a cabana dos pais e por meio dos livros lá, aprender a ler e a escrever. Posteriormente ele aprendendo a falar francês com a ajuda de D’Arnot, os capítulos em que ele aprende a falar são bem legais. Ainda sobre isso: 1ª E realmente não tem “Me Tarzan, you Jane” e não sei como eu nunca tinha pensado o quanto era estranho alguém que nunca teve contado com humanos saber falar Inglês. 2ª De longe D’Arnot é o melhor personagem secundário, senti uma paz interior enorme nos capítulos dele com o Tarzan, e achei lindo a amizade deles sendo formada. Alias amei demais quando eles foram a Paris pra D’Arnot descobrir se a teoria dele tava certa.

Eu gostei bastante da leitura de Tarzan, me surpreendi muito lendo esse livro, por exemplo no capitulo que é contado pela perspectiva de Kala, nunca pensei q iria ‘viver’ dentro da cabeça de um animal por alguns minutos e foi bem interessante isso, porém triste, afinal é nessa parte q ela perde o seu bebê.
Em muitos aspectos, achei a leitura crua e nojenta, tipo em partes q ele mata e come os animais, ou quando ele vê o povo da tribo de Mbonga fazendo o ritual pra comer quem eles pegavam, porém a leitura é muito boa. Sobre essa tribo é bem interessante o que Tarzan faz com o povo de Mbonga, ri MUITO com ele se transformando em um espírito mau, roupando e pregando peças neles.
Achei bem interessante a discussão singela que o autor nos propõe a ter ao ler o livro, será que somos o que nascemos para ser, ou nos moldamos com o tempo, com a convivência com outros seres?! Para falar a verdade, os temas da obra são bastante sérios e interessantes de ser lidos, não tem nada daquilo que muitos conhecem das adaptações, e isso só enriquece a história, de longe Tarzan é um dos melhores clássicos que eu já li.

Os personagens, são bem mais ou menos, a principio gostei da Jane, porém no final do livro fiquei com raiva dela. A mesma coisa aconteceu com o primo Clayton, comecei a gostar dele, mas quando ele começa a sentir ciúmes do Tarzan, ele se torna chato. Já o Sr Porter, a amigo e ajudante dele e a Esmeralda achei chatissimos! Porém Tarzan, e seus pais são ótimos personagens.
Jane é a típica donzela indefessa, é salva por Tarzan duas vezes, a primeira contra o irmão adotivo, que se tornou líder dos macacos depois que ele foi embora, mas é ‘deportado’, porque Tarzan disse aos amigos macacos que se aparecesse um líder ruim eram pra se juntar contra ele e depois contra um incêndio nos EUA. Apesar de tudo eu gostei dela, porém como eu falei, no final ela me decepcionou.

Por fim, a leitura de Tarzan é muito boa e em muitos aspectos uma surpresa, estou bem curioso pra ler as continuações.

site: Resenha do blog: http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/2017/03/terminei-de-ler-tarzan.html#more
Nina Vinhas 16/06/2018minha estante
Acabei de ler esse livro e cheguei a gritar quando li o final. Não sinto raiva do Clayton, apesar dele ter ficado chato por causa do ciúmes, mas estou odiando a Jane. Que mulher idiota! Não podia falar a verdade para Clayton para não magoá-lo, mas fez EXATAMENTE isso com Tarzan, que mudou TODA a natureza dele e atravessou um oceano APENAS para vê-la. VSF (Jane, n vc)!

Rafaela 12/11/2015

O livro é muito bem escrito, cheio de aventuras e suspense mas tambem é muito racista, fruto da epoca e do meio em que viveu o autor.

Bruno 12/04/2023

Livro muito bom de ler, no começo achei que seria maçante, porém apesar do livro ser antigo a leitura é rapida e a história lhe deixa curioso para ler o próximo capítulo. Mesmo assim, existem algumas passagens que hoje em dia são consideradas erradas.
É um livro muito bom, recomendo para quem gosta de aventura, mas o único contra importante é que o final fica em aberto e não há continuação em português.

Lavinya 27/09/2021

Ainda não acredito que terminei de ler isso
Não sei por onde começar a descrever a lixeira que esse livro é. Mas vou começar pelos pontos menos piores, que tornaram o livro "legível".

1. Zahar fez milagre nessa edição pra deixar o livro atraente.

2. A linguagem é bem simples e os capítulos são curtos.

(Acabaram os pontos positivos)

Pontos negativos (péssimos):

1. Extremamente repetitivo e cansativo, enredo lento, travado e monótono. Tenho certeza que li pelo menos uns 8 capítulos que eram exatamente a mesma coisa.

2. Personagens chatos, os "civilizados" são muito burros e ninguém tem nada de interessante.

3. Acho que não precisava nem falar essa, mas, uma caralhada de determinismo biológico que me deixou muito *cringe*.

4. Óbvio. Extremamente racista (essa eu já esperava).

Por fim, acho que a humanidade ia ficar bem melhor se decidissem nunca mais reemprimir esse livro. E ele só é um "clássico" por causa do complexo de superioridade dos brancos.

P.S.: estamos bem servidos com a animação e deveríamos fingir que ela é a história original.

Blumavi 04/01/2022

Selvagem
Uma história clássica bem escrita, merece a fama que tem.
Apesar das inverdades, faz a gente sonha se é possível e se a gente conseguiria está naquela situação do protagonista.
Tarzan tem a selvageria dos animais e a paixão dos humanos.

Kevinzinho 11/03/2024minha estante
Eles não ficam juntos mó final porque na verdade tem vários outros livros do Tarzan, infelizmente apenas o primeiro volume tem aqui no Brasil e somente por duas editoras ??????

Julio.Argibay 24/11/2023

Tarzan
Tarzan o rei dos macacos. A estória começa com John Clayton, Lord Greystoke e Lady Alice Dover viajando para assumir um posto na África Ocidental Inglesa. Eles já estão a caminho de África, quando acontece um motim a bordo do navio. Depois do incidente os tripulantes e o casal são deixados numa praia desabitada. O marido logo constrói uma barraca como abrigo para se proteger dos perigos da floresta. Com eles forma deixados mantimentos dentre outros pertences. Certo dia, eles são atacados por gorilas e o casal é morto. O gorila chefe da tribo Kerchak chega com Kala uma fêmea, que acabou de perder sua cria. Na barrca, Kala leva a criança consigo. Tublat é mais um gorila, o macho de Kala. Com o passar do tempo, ele não está muito satisfeito com a lentidão no desenvolvimento da criança, pois gera mais trabalho. Mas, passados dez anos a criança já era hábil e inteligente. Mesmo assim, ela se sentia envergonhado coma a sua aparência, tão diferentes da dos seus amigos gorilas. Eis que surge mais um personagem, Sabor, a grande leoa. Ela é a grande inimiga da tribo. Tarzan vai explorar a cabana, onde ele foi achado e examina tudo no local. Fotos, livros, armas, etc. Vamos ás primeiras aventuras do menino. Ele luta com Bolgani, um chimpanzé inimigo da tribo. Para defender a sua mãe, Tarzan vence Tublat, seu pai. Outro dia, ele tentou capturar a leoa com uma corda. Tantor, o elefante, é um amigo de Tarzan. Kulonga, um indígena negro, caça Kala e a mata com uma seta envenenada. Tarzan soube e vai atrás do arqueiro e se vinga. A aldeia do indígena tem como chefe o pai do guerreiro, Mbonga. Tarzan rouba setas envenenadas e com ela consegue abater a leoa. Tarzan venceu mais um desafio e matou Kerchak, em combate, com uma facada no coração. Assim, Tarzan torna-se o rei dos macacos. Depois de mais uma desavença familiar ele mata em combate mais um gorila, Terkoz. Após estes conflitos, ele resolve deixar a tribo e procurar por homens semelhantes a ele. Na cabana, Tarzan observa o mar e percebe a presença de um navio e um bote desembarcando na praia. Na embarcação estão: Jane, Esmeralda, Clayton, Snipes, professor Philander, Porter e King. Além deles desembarcas os amotinados do veleiro Arrow. Tarzan protege Clayton que estava perdido na selva de animais ferozes. Enquanto isto, as mulheres presas na cabana tentam se salvar das garras de Sabor. Na praia, Tarzan salva os dois professores perdidos do ataque de Numa, uma leoa. Na cabana, os sobreviventes concluem que os esqueletos encontrados são dos parentes de Clayton. Snipes, o chefe dos amotinados, Peter, Tom e Bill desembarcam do navio num bote com o tesouro e enterram na praia. Numa discussão, Tarrant assassina Snipes. Tarzan observa e depois desenterra a carga preciosa. Jane na mata estava pegando frutas quando foi sequestrada por Terkoz, o gorila expulso pela tribo. Em seguida, Tarzan começa a persegui-los e há uma luta feroz entre eles. Tarzan mata o gorila e salva Jane. Eles trocam beijos. Um cruzador francês surge e os tripulantes desembarcam: D?Arnot e o tenente Charpentier e capitão Dufrane. Os tripulantes já tinham abordado o veleiro e salvado parte da tripulação, dando remédio, água e comida. Eles souberam da tripulação deixada na praia e vieram ajudar. Depois, cerca de 20 homens saíram com o professor para procurar Jane. Neste interim, Tarzan cuida de Jane dando comida e abrigo. Depois ele a levou para a barraca, mas manteve distância do resto do pessoal. Os franceses foram atacados pelos indígenas de Mbonga e sofreram várias baixas. D?Arnot foi capturado e levado para a aldeia, mas Tarzan o resgatou a tempo. Cerca de 200 homens saem a procura de D?Arnot. Eles encontram a tribo e matam os guerreiros. Houve um desencontro, enquanto Tarzan estava cuidando do tenente ferido o pessoal da cabana foi embora. Depois de ler a carta de Jane e conversar com D'Amot sobre a América, Tarzan decidi ir com o amigo para um vilarejo de homens brancos para irem a América. O amigo conta a sua versão sobre as origens de Tarzan, através do diário do pai de Tarzan, encontrado na barraca. O padre Constantine recebe os amigos numa missão francesa. Ao chegar na vila Tarzan e D'Amot se hospedam e o homem macaco consegue um dinheiro, usando de suas habilidades. Eles voltam de navio e pegam o tesouro. Assim seguem para a França. Chegando lá o amigo pede para Tarzan fazer um teste para comparar as digitais. Próxima parada Baltimore. Canler é mais um pretendente de Jane. Ele que financiou a viagem do professor e Jane. Ele deixa claro que ela terá que aceitar o casamento em troca da dívida com o seu pai, o professor Porter. Jane segue para sua propriedade em Wisconsin. Há uma disputa entre Canler e Clayton por Jane. A propriedade sofre um incêndio e Tarzan, novamente, salva a moça. O casal conversa sobre as dificuldades que o relacionamento entre eles causaria a ambos. Tarzan esclarece as coisas com Canler e avisa ao professor que ele encontrou o tesouro e ele não está mais preso a dívida com Clayton. No final das contas Jane abre seu coração para os dois pretendentes. Mais uma bela surpresa do autor. Vou dar uma pista, as coisas não foram tão óbvias e não estamos em Hollywood. Assim termina nossa grande aventura. Perfeito.

Marli 21/07/2022

Muito bom!!!
Tarzan se depara com as pessoas que foram deixadas abandonadas em sua selva, ajuda-os, salva-os e conhece Jane, por quem se encanta!!!
Muitas e muitas emoções...

Karolina 31/08/2022

Me enganei ?
Mas não foi algo ruim. Fui totalmente na expectativa que história seguiria no modo Disney, sem grande reviravoltas ou violência, errei drasticamente mas não foi para melhor. Além de trazer um pouco mais do passado do Tarzan, trás a história do jeito brutal e selvagem da vida na selva e sem poupar o leitor de uma violência bruta. Narrativa muito boa, mas demora um pouco para engatar mas não se arrepende de esperar um pouco.