O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Janaina Felício 27/09/2012

Acho que um livro tem que ter o poder de te fazer viajar para o lugar e situação em que o autor pensou ao escrever. Quando a história é boa, você consegue se imaginar lá dentro. Neste livro, o cenário, a música, os personagens são tão marcantes que não tem como não se sentir dentro da história.
A fantasia que não tem nos outros dois livros do Maurício está presente aqui. Quando digo fantasia, quero dizer que há elementos menos "reais" como nos dois primeiros um toque de momentos que te tiram do chão.
Leitura rápida e apaixonante.
Adorei.

Geovanna 25/09/2012

Nicholas Sparks brasileiro, só que melhor.
É inevitável quando a gente lê algum autor nacional, principalmente autores nacionais novos, fazermos comparações com outros escritores. Tentei não fazer isso desde que comecei a ler os livros do Maurício. Desde o Mundo de Vidro, a veia romântica dele vem melhorando. Acho que, neste aspecto, tem o estilo do Sparks. Mas acho melhor, porque tem sempre um toque de humor (que não tem no Nicholas) que deixa o livro ainda mais gostoso de ler.
No "O Rosto que Precede o Sonho", que recebi ontem e devorei em três horas (o livro não é longo, mas quem disse que precisa?), o autor brinca com sinais, com música, com um relacionamento maravilhoso (ei, eu quero um Tomas pra mim! kkk) entre Tomas e Aurora.
Digno de um "Um Amor pra Recordar", você vai se surpreender com o final. Chorei horrores e saí do livro com vontade de viver uma história assim.
5 estrelas. O Maurício vai longe!
xoxoxoxoxoxoxo
Michele Mourão 24/11/2012minha estante
passando os olhos em todas as resenhas me alimentando da vontade de ler MG....quero chorar, me envolver, me emocionar ;)

Cia do Leitor 15/08/2012

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO
Cada vez que leio um livro do talentoso escritor Maurício Gomyde, sempre fico emocionada, ora alegre, ora ansiosa, ora irada, ora chorosa. Mas, "O Rosto que precede o sonho" acrescentei um novo sentimento de melancolia, isso é ruim? Claro que não! Somente um bom autor consegue mexer com todos os nossos sentimentos, isso só prova o quanto Maurício desperta minhas emoções quando leio suas obras e o quão ele realmente amadureceu. E para surpresa nossa Maurício dessa vez mexeu com um lado místico, algo novo e que muitos gostam.
Claro que ele não podia deixar de fora o que mais gosta de fazer, a música. Este livro além da bela história, tem um repertório musical fantástico, cada melodia foi escolhida a dedo, e me identifiquei com todas elas.

O Rosto que precede o sonho é narrado na terceira pessoa, a história tem um início sutil e vai acelerando conforme o decorrer da leitura e se passa no ano de 2013. Somos apresentados ao protagonista Tomas Ventura, um rapaz apaixonante, músico compositor de trilhas sonoras no ramo cinematográfico e publicitário. Vive o "hoje" com a intensidade do "nunca mais" e nos surpreende com as loucuras de um jovem apaixonado pela vida. É Emotivo e sensível quando se trata de assuntos do coração. Brincalhão ao extremo e amigo de todas as horas. Em resumo Tomas é perfeito e raro de se encontrar.

Por trás de todas essas maravilhosas qualidades existe um homem traumatizado pela dor da perda, principalmente por ter a consciência que poderia ter salvo seus pais de uma fatalidade "se" tivesse dado atenção aos sinais que o destino lhe apresentava.
Sinais, Tomas tinha esse dom, uma espécie de premonição materializada em objetos, ações, sonhos e até forças da natureza, um quebra-cabeça que surgiria o passo que deveria dar, se soubesse interpretá-los.
Conformado com sua situação Tomaz vivia sua vida - a "la Jack" Titanic - "Eu tenho tudo que preciso comigo.Tenho ar nos meus pulmões, meu violão, meu barco, meu telescópio e amigos. Fazer cada dia valer a pena." Não foram essas palavras de Tomas, mas, é assim que o vejo. "Tocar a vida" essas são as suas palavras.

Até que um dia novamente o destino lhe prega novas peças, é agraciado com a mais bela imagem que mudaria a sua vida. Tomas conhece um anjo, não um ser angelical, mas uma divina Menina de olhos cor de mel. - Pra ser mais exata, divina Mulher.
Após uma desilusão amorosa, Tomas sente o mundo parar ao deparar-se com a linda, decidida e encantadora Aurora, no Sebo de seu amigo Benjamim, o BJ.
Conhece-a em um momento inusitado, numa disputa acirrada por um LP misterioso e se descobre atraído pela bela moça, a partir deste episódio, transforma todos os seus dias uma e verdadeira obstinação em conquistar "A" mulher de seus sonhos, de sua vida.

Aurora, é uma fotógrafa da National Geographic, veio de Washington para um trabalho em Brasilia, tirar fotos das borboletas do Cerrado e encantou-se com o local e seu admirador. Tudo que veio em seguida, foi digno de um belo romance. Lindas paisagens, perfeitos encontros, sonhos, amor e sexo.
Em meio tanta felicidade, Tomas recebeu uma proposta de trabalho irrecusável, que se não fosse por essa mudança de vida, ele o teria recusado. Mas, Tomas estava feliz e desejava deixar sua marca, sua declaração de amor à menina de olhos cor de mel.
Tomas ainda tinha um segredo, que mudaria sua vida. Tal segredo é desvendado apenas no final da história, você terá que ler toda a obra pra conhecer esse segredo... ^^

Não é um livro grande, mas, é um grande livro. E aconselho a todos que leiam com carinho e emocionem-se com esta bela história de amor.
Maurício Gomyde brincou com maestria com nossos sentimentos, mexeu bem lá no fundo e ainda nos deixou uma curiosa dúvida: Será que podemos preceder os sonhos que teremos?
Nas ultimas páginas do livro eu já estava em prantos. Em uma conversa por e-mail disse ao Maurício as seguintes palavras:
"Não ri tanto quanto no livro "Ainda não te disse nada", mas me diverti com o jeito carismático e matreiro de Tomas. As divertidas brincadeira do casal e me peguei chorando diversas vezes, pois enquanto lia essa bela história de amor, ouvia a música do Elton Jonh - Your Song, na versão interpretada pelo casal do filme Moule Rouge - Nicole Kidman e Ewan Mcgregor, onde o refrão ressaltou a comovente história que escreves-te."
"E afirmo, chorei de soluçar quando li as ultimas páginas do livro ao som da música "My Immortal" de Evanescence, embora a letra não tenha nada a ver com o livro, senti no fundo da alma [...] por causa da bela melodia junto com o desfecho.
Maurício, você está mais uma vez de parabéns... Muito lindo, emocionante e marcante.
Obrigada pelo belo presente."

Não preciso dizer mais nada, pois meu coração já disse tudo.
Parabéns Maurício.

William Souza 30/07/2012

"O mais audacioso e melhor trabalho do autor até agora. Marcante, real e encantador, este livro merece ser lido URGENTE!"

Em seu livro mais maduro, Mauricio Gomyde retorna com uma história cheia de reviravoltas, acontecimentos marcantes e um final digno de um best-seller como Nicholas Sparks.

A história de "O Rosto que Precede o Sonho" é instigante, e ao mesmo tempo te envolve de um jeito que só o autor consegue fazer em seus livros. Seu jeito de narrar à história é de fácil entendimento, fazendo com que o leitor se apegue aos personagens. Para mim este é o melhor livro do autor até agora, e olha que eu amei "O mundo de vidro" e o maravilhoso "Ainda não te disse nada".

Gostei como o autor brincou com o destino, e como fez os personagens principais dessa história se apaixonarem de uma forma natural, mas bem imprevisível. A forma como ele colocou as músicas que fazem parte da história e são como um personagem, dando um certo peso aos acontecimentos.

O simbolismo é algo que está intrincado nas páginas deste livro, coisas que podem parecer poucas ou até mesmo bobas, podem preceder muitas coisas, basta olhar diretamente para os detalhes que os sinais estarão lá. Gostei muito de como o autor conseguiu desenvolver uma história tão real e humana, misturando e casando o real com a ficção. A capa do livro trás elementos marcantes para o desenvolvimento da narrativa, assim como simboliza muito bem a mensagem que o livro quer passar.

Amei, terminei de ler o livro aos prantos e dentro do metrô, as pessoas olhavam feio para mim, mas não importa. Essa história é tão linda, tão real e marcante que parece que aconteceu com alguém que você conhece. Já estou ansioso para o próximo livro do autor. Tomara que venha um ótimo trabalho em breve, porque se tratando do Maurício Gomyde, sempre vem coisa boa! E para quem ficou louco e deseja ler o livro para ontem, ele vai lançado em 1º de Setembro de forma independente pelo próprio autor.

Ingryd Lessa 25/07/2012

Resenha baseada no impresso do livro!!! A edição definitiva será lançada dia 1º de setembro!

****

Se você já conhece o trabalho do Maurício Gomyde sabe que "O Mundo de Vidro" e "Ainda não te disse nada" ~que são fantásticos~ possuem um ar leve e divertido, onde o protagonista demora a se acertar nas questões amorosas mas o final é no estilo "felizes para sempre". Já "O Rosto que Precede o Sonho" apresenta uma abordagem diferente dos dois primeiros: ele já começa com tudo dando super certo, passa a ser totalmente romântico e os acontecimentos do final, que se encaixam de forma surpreendente, são de tirar o fôlego. Aah, o final... Eu consigo traduzi-lo em apenas uma palavra: lágimas!

Tomas Ventura é um músico/compositor que gosta tanto de liberdade que mora em um veleiro! Ultimamente está ancorado em uma marina mas, quando sente necessidade, deixa o vento decidir qual caminho deve seguir. Ele possui ao alcance das mãos tudo o que é necessário na sua vida: um violão, alguns discos, um telescópio e seu equipamento de trabalho. Teoricamente, ele teria tudo para ser feliz, mas três coisas o impedem: sua solidão, a lembrança do trágico acidente que seus pais sofreram anos antes e um segredo que possui trancado a sete chaves.

E aqui entra a palavra chave do livro: sinais. Você acredita neles? Tomas acha que recebeu vários no dia em que seus pais morreram, mas ele só foi perceber que poderia ter evitado o que aconteceu muito depois. Desde então, ele espera atentamente pelo aparecimento de mais sinais que indicariam outro grande acontecimento. É aqui que a história começa, quando nosso protagonista conhece a "Menina dos Olhos Cor de Mel" e tem quase certeza de que tais olhos são os sinais que ele procurava para continuar vivendo.

Agora vou dar a minha opinião da forma mais explícita possível: o livro é pequeno, mas é in-crí-vel. Afinal, ele tem elementos que eu admiro muito: a escrita cativante e bem humorada do Maurício, uma trilha sonora de peso e um romance inspirador, todos unidos para passar uma mensagem que proporcionará fortes emoções e reflexões sobre a vida. É humanamente impossível terminar "O Rosto que Precede o Sonho" sem se sentir tocado, ou no mínimo balançado, com essa linda e apaixonante história.

Portanto, a minha dica é: LEIAAAA ESTE LIVROO! A leitura é rapidinha e eu garanto que vai valer a pena gastar algumas horas da sua vida com ele! :)

****

Beatriz Gosmin 21/07/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Este foi o livro do Mauricio que mais me tocou. Todos eles me marcaram de alguma forma (por isso coloquei nos favoritos), mas este foi algo mais profundo.

O livro é narrado em 3ª pessoa, e logo somos apresentados ao personagem Tomas Ventura, um homem que mora em um barco à vela, numa Marina. Tomas é um músico de sucesso e que já teve uma de suas composições usada como trilha sonora de um filme ganhador de oscars, mas atualmente vem rejeitando todas as propostas de emprego que recebe. Sua namorada acabara de terminar com ele também, e por isso decidira não mais se apaixonar.

Porém, na loja de discos de seu amigo Benjamin, o BJ, ele acaba disputando um disco com uma moça (os dois o pegaram juntos e nenhum dos dois resolve ceder), o que os leva para uma batalha de bandas (os dois tinham que montar uma banda fictícia e a melhor ficaria com o disco) para ver quem sabia mais sobre música, porém, BJ dá como empate e os dois resolvem deixar o disco e ouvir outro dia juntos na loja.

Tomas percebe que está apaixonado pela moça que nem mesmo sabe o nome, e isso o faz ficar contando as horas para o próximo encontro.
Então começam a se conhecer melhor. E logo Tomas tem certeza que Autora, a linda fotógrafa apaixonada por borboletas, era “A” mulher que esperava, e não mais “UMA”. O único problema (?) era que ela partiria a trabalho dentro de um mês.

" - E se o assistente disser que está morrendo de vontade de beijar a chefa? É caso de demissão?
Aurora aproximou-se. - Depende.
- É? - ele se aproximou mais ainda. - Depende de quê?
- Se o beijo for bom, ela pode até dar um aumento. "

Acredito que as pessoas gostam de um livro de acordo com o que ele lhe transmite e não simplesmente como um todo imutável e perfeito. E o que me fez colocar este livro entre meus favoritos foi exatamente isso: algo simples que me marcou. E este algo foram os personagens principais: o jeito deles, o modo de viver a vida dos dois. Mas deixe-me explicar:

Tomas e Autora são duas pessoas que acima de tudo, são bem humoradas. Juntos construíram conversas simples, harmoniosas, engraçadas, apaixonantes. Levam a vida sem medo do que pensam sobre eles, agindo como bobos e fazendo brincadeiras.
O livro todo é escrito de maneira simples, nada muito formal como “Está tudo bem?”, mas frases como “Tá tudo bem aí?”, do jeito que utilizamos mesmo, e isso é um fato que nos faz se identificar muito com o livro.

Eu poderia colocar várias e várias frases das conversas deles, mas todas são interessantes então não pude escolher. Só posso dizer que você vai olhar para eles e pensar “Puxa, eu gostaria de conhecer estes dois!”.

Coloquei aquele ponto de interrogação (?) ali em cima na resenha porque existem outras coisas que acontecerão, mas seria um spoiler se eu escrevesse aqui. Então fiquem curiosos...

Agora, acho que usarei os dois (Tomas e Aurora) como inspiração para mim. Eles conseguiram ser tudo o que eu gostaria de ser e ver os outros serem, me fizeram rir, torcer, chorar. E conquistaram um lugar na minha mente como o casal fictício mais real e "de bem com a vida" que já conheci.

" - Futuro é algo que não planejo - Tomas maneou a cabeça - Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Gosto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele para sentir prazer. "

Confira a resenha no blog também:

Gustavo 16/07/2012

Muito bom! A trilha sonora é de quem entende de música, pra quem conhece ou quer conhecer boa música.
Pode ler sem medo.

Kyanja 16/07/2012

"Sinais do destino nas asas de uma borboleta"
“O rosto que precede o sonho” é mais um romance com a marca registrada de Maurício Gomyde, misturando elementos que agradam a todos os seus leitores: amor, romance, música, mistério, drama, escolhas e destino.

Ao final de sua leitura, que realizei de maneira ágil, ininterrupta e emocionada, várias questões me cruzaram a mente: podemos antecipar o rosto que irá embalar nossos sonhos mais caros, como sugere o título do romance? Podemos reconhecer os sinais do Destino, ou − independentemente disso − ficamos à sua mercê: sem liberdade de escolhas? E quem fugir de seu destino, acaba por arcar com o peso das escolhas – ou será sempre conduzido ao inevitável encontro dele?

Os protagonistas dessa bela história de amor são Tomas Ventura, músico que “levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava” e Aurora, uma jovem fotógrafa da National Geographic, residente em Washington, e de passagem pelo Brasil para realizar registros fotográficos de borboletas do Cerrado. O drama oculto de Tomaz, em contraste com a leveza do esvoaçar de borboletas, fonte de estudo de Aurora, mantém o leitor cativo dessa narrativa envolvente. Somos levados a pensar no próprio sentido da vida por meio da metáfora da borboleta, “a representação da alma humana. O sentido de reencarnação, metamorfose, passagem de um estágio a outro, evolução, crescimento. (...) as duas etapas: primeiro a da lagarta, presa, contida, feiosa, fundamental para a seguinte, em que vira o mais belo inseto e ganha o mundo ao alcançar a liberdade e cumprir seu destino.”

Quando Tomaz acreditava que nada mais poderia esperar da vida, ele se apaixona e, em nome desse sentimento forte, visceral, é impelido a aceitar um trabalho desafiador, que é também uma homenagem de amor ímpar: desenvolver a trilha sonora de um filme de Hollywood cuja melodia imortalizará o seu sentimento pela mulher amada.

Vários sinais do destino se interpõem por meio de biscoitos da sorte chineses que trazem mensagens do destino reservados a Tomaz e Aurora; letras de música que conectam a momentos específicos da vida de Tomaz; até a revelação final: o sentido maior da existência.

Mariana 12/07/2012

Lindo!
O melhor livro do Maurício Gomyde até agora. Já tinha lido os dois anteriores e me encantado com a forma de escrever dele, sempre divertida e romântica. Mas O Rosto que Precede o Sonho é doce, sensível e encantador. Impossível não terminar a leitura com a sensação de ter assistido a um filme. O romance entre Tomas e Aurora é tão lindo ai ai... (suspiros).
Não vou contar pra não dar spoiler, mas só digo que é imperdível.
5 estrelas.