Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Mafê 29/03/2021

Medo da inteligência artificial? Pois deveria!
E o mestre Asimov ataca novamente!
Nessa obra, o autor traz um conjunto de contos que retratam diversos conflitos entre a máquina e o homem. Muitas reflexões e questionamentos surgem sobre o que nos faz humanos e o que se espera de uma máquina, além do papel que ambos possuem na sociedade em que vivemos. Em alguns momentos provoca medo e, em outros, tristeza. Um livro curioso, criativo e super pertinente para a discussão sobre a inteligência artificial!

Ana Paula Hoffmann 22/09/2022

Um clássico da ficção científica que ainda se faz atual. Isaac Asimov, em um desses contos, criou as Três Leis da Robótica, leis essas que são seguidas pela ciência até hoje. Aliás, o termo "robótica" apareceu pela primeira vez aqui.

Super recomendação para quem gosta de ficção científica!

Alessandro.Aguilera 01/08/2020

Surpeendente
Meu primeiro livro de Isaac Asimov. E que experiência fantástica! É um livro de contos, total de 9 contos. O livro é baseado em uma entrevista da Dra. Susan Calvin, psicorobótica, da U. S. Robotics, onde ela vai nos mostrar a sua experiência durantes os anos que esteve em contato com os robôs da industria. Vemos com o passar do tempo a evolução dos robôs, desde aqueles que não falam, até aqueles que advinham pensamentos. Simplesmente uma obra prima da ficção científica.

Lee 14/09/2021

Se você levar em conta que o livro foi escrito em 1950, ele é genial. Achei muito interessante e visionário, porém, a história não me prendeu.

Mari Ayub 21/03/2024

Minha primeira leitura de Asimov. Simplesmente amei. Normalmente não gosto de contos por achá-los muito rápidos e ficar com sensação de que algo ficou faltando. Porém não senti nada disso nesse livro. Gostei demais. Pensando qual o próximo livro dele que eu lerei.
Akemi 21/03/2024minha estante
Recomendo o Cavernas de aço. Leitura rápida, divertida. Fala de robôs...
Eu amei.

Allan.Lucena 15/09/2010

Espetacular!
Isaac viu o mundo de maneira totalmente inovadora e acertiva quando escreveu este livro.
Grandioso na forma como fala da psicologia, política e economia.

Além de tudo engraçado e emocionante!

Uma obra completa e maravilhosa!

Fernando.Francisco 26/09/2021

Simples captar, complexo de absorver
Um daqueles melhores livro 'cebolas', com no mínimo 3 camadas:
1. a ficção especulativa, com as tecnologias e seu prognóstico social frente a elas;
2. as relações diretas ou indiretas de comparação e reflexão de conceitos apresentados para versarem sobre o desenvolvimento da robótica e as religiões e preceitos dogmáticos, sociologia e relações humanas de poder, filosofia do autoconhecimento de nossa espécie;
3. essa outra camada, só enxergada com distanciamento da época de criação da obra e sua apreciação, afinal não se pode negar acertivas previsões apresentadas nos contos, no entanto a diversão penso eu, é refletir sobre quais pontos eram planejados para serem distópicos ou utópicos pelo autor, e quais hoje parecem só ingênuos e em outros, assustadoramente realistas.

Isac.FeijAo 06/05/2023

MUITO melhor que o filme
Sinceramente não faço ideia de como tornaram esse livro um filme tão raso( era meu filme favorito na infância). Essa é a minha primeira história lida sobre robôs que não cai no clichê "robôs malignos destruirão o mundo", Asimov trata da mais pura sociologia nesse livro, os impactos que as máquinas onipotentes teriam( ou terão) sobre nossa espécie. Maravilhoso.

Daniel Fernando 15/11/2020

Robôs... Uma relação de amor, ódio e medo.
Eu, Robô nos leva, junto às lembranças da personagem Susan Calvin, à trajetória da evolução das máquinas pensantes, que vão desde simples robôs que não falam até grandes máquinas que controlam todo o destino da humanidade.
É nessa obra que Asimov introduz as célebres 3 leis da robótica.
De maneira geral, os 9 contos de Eu, Robô, são pequenas análises de como as 3 leis se comportam em diferentes situações. Nos fazendo ter diferentes reações com cada robô, seja odiando-os ou até gostando de alguns deles.
Não é uma grande história em si, mas uma leitura indispensável pra quem gosta de pensar como seria viver com essas "seres" ao nosso lado.

Maria Clara Mendes 10/08/2021

Implantei meu chip ?
Em homenagem a minha 1° dose e consequente implatação do meu chip, trago esta humilde resenha sobre este livro incrível: Eu, Robô.

(GALERA, VAMO VACINAR, HEIN?!)

Já disse que a resenha é humilde, né? Galera, que livro sensa! Não consigo estar a altura e fazer a resenha que ele merece. Fica o aviso.

São 9 contos com mais ou menos 25 páginas. E ao fim o autor faz um apanhado sobre a história por trás dos romances de robô que eu particularmente
amei ler.

Os contos são gradativos e são interligados, então a ordem de leitura é importante pra que se tenha essa linha do tempo bem construída. E uma história
puxa a outra.

Asimov procura ambientar o leitor acerca das leis da robótica, que são 3 e nos passa a ideia de que a introdução da robótica no cotidiano é possível e interessante para o próprio desenvolvimento humano.

Ele descreve a progressão dos robôs, desde aqueles que não possuíam a aptidão da fala até os robôs inteligentes projetados para tomarem decisões que
estão diretamente ligados ao psicológico.

O primeiro conto é daqueles: chore se você chorou. Asimov mexe com seu emocional ao passo que fala de robótica. GÊNIO! Diálogos fluidos, fáceis de ler e inteligentes! Eu já disse Gênio?! É sobre
isso, gente!

Quem sou eu pra falar de ficção científica, mas vou me arriscar dizendo que é uma ótimo começo para o universo. Prende muito a atenção e o fato de serem contos ajuda a se conectar a escrita do autor. Asimov é conhecido como o pai da ficção
científica e deu pra ver claramente o porquê!

Recomendadíssimo!

Kahh 28/04/2021

Perfeito!!!
Não tenho muita experiência de leitura de contos, então quando descobri que esse era um livro de contos me deu uma desanimada. Mas foi surpreendida pela narrativa, os pontos filosóficos colocados e as explicações dadas foram incríveis, abordando assuntos tão complexos mas de forma que você consiga entender de maneira muito fluída.
Fiquei perplexa com as 3 leis que de início não parece ser tão complexas, mas que no decorrer da leitura você se depara com várias formas de interpretar, que acabam sendo a resposta de vários casos e problemas que ocorrem em cada conto.
O final me lembro muito a base de um livro de distopia.

Clari.Monise 05/06/2020

Pecou no último
Os contos com Mike e Greg são muito divertidos e a forma como a Susan interpreta os robôs e lindo de se ver. O livro é bem bacana mas o último conto é bem chato e arrastado.
Wynícius 06/06/2020minha estante
O ultimo conto pode ser arrastado para uma primeira leitura, de fato. Mas experimente reler ele daqui uns dias. Ele se encaixa perfeitamente na narrativa de contos que é feita desde o início. E só mostra o quão o futuro com mais dependência dos robôs estava para surgir.

JoAo.Belos 05/09/2020

Limites do humano
O livro, com seus contos interdependentes, faz uma reflexão sobre o limite do humano, sua relação com as máquinas e, se assim quiserem, a própria uma outra ontologia. O livro, talvez, diz mais sobre o humano do que a máquina.

luisguedes 29/08/2020

Simplesmente perfeito
Acabei chegando nesse livro depois de conhecer o jogo Detroit: Become Human. Comecei a buscar referências para ler mais sobre robôs e descobri que esse livro é a "bíblia" do tema já que o Asimov criou as três leis fundamentais da robótica que não só moldou a cultura pop envolvendo robôs, mas impactou a ciência também. O livro traz 9 contos, onde todos são conectados entre si contando a história dos robôs de forma progressiva (do primitivo ao mais avançado).

O final de todos os contos é bastante surpreendente, além de o autor trazer excelentes reflexões, como questionar esse medo que os seres humanos têm sobre o avanço tecnológico além de mostrar a importância da defesa da ciência. Definitivamente é a melhor escolha para quem quer se aventurar no sci fi.
zeoskar 29/08/2020minha estante
Depois de ler esse recomendo ler a série "Robôs" do Asimov. É mt lgl. O primeiro é As Cavernas de Aço

luisguedes 29/08/2020minha estante
Já tá até na minha lista aqui haha, tô ansioso pra começar essa série

Miguel 03/09/2020minha estante
ocvrneto atualmente o eu robô faz parte da série robôs é o Vol1 por causa da ordem cronológica no universo já o vol2 é caça aos robôs, caverna de aço é da série lucky star e não robôs