Jesus Cristo Libertador

Jesus Cristo Libertador Leonardo Boff

Resenhas - Jesus Cristo Libertador

Andre Luiz 09/12/2016

Capitulo II - O que quis Jesus afinal?
Passagens marcantes:

"Jesus inicialmente nao pregou nem a si mesmo nem a Igreja, mas o Reino de Deus".

"Jesus nao veio alienar o homem e leva-lo para outro mundo. Veio confirmar uma boa noticia: esse mundo sinistro tem um fim bom, humano e divino".

"Reino de Deus nao quer ser outro mundo, mas o velho mundo transformado em novo. O egoismo sera superado por uma nova ordem das coisas deste mundo".

"Reino de Deus que Cristo anuncia nao e a libertacao deste ou daquele mal, da opressao politica dos romanos, das dificuldades economicas do povo ou so do pecado. Reino de Deus nao pode ser privatizado a este ou aquele aspecto: ele abarca tudo, mundo, homem e sociedade, a totalidade da realidade deve ser transformada por Deus".

"Reino de Deus, ao contrario do que muitos cristaos pensam, nao significa algo de puramente espiritual ou fora deste mundo. E a totalidade desse mundo material, espiritual e humano agora introduzido na ordem de Deus".

O grande drama da vida de Cristo foi tentar tirar o conteudo ideologico contido na palavra "Reino de Deus" e fazer o povo e os discipulos compreenderem que ele significa algo de muito mais profundo: que exige conversao da pessoa e transformacao radical do mundo da pessoa, no sentido do amor a todos e da superacao de todos os elementos inimigos do homem e de Deus".

"Ele assumiu nossos anseios mais profundos. A encarnacao de Deus nao significa apenas que Deus se fez homem. Quer dizer muito mais. Ele participou realmente de nossa condicao humana e assumiu nossos anseios mais profundos. Utilizou nossa linguagem marcada fortemente de conteudos ideologicos, como era a ideia do Reino de Deus. Tentou esvazia-la e dar-lhe um novo conteudo com sinais e comportamento tipicos. O Reino de Deus que ele pregou ja nao e mais uma utopia humana possivel, ele e uma realidade ja incipiente dentro de nosso mundo. Com Ele ja podemos dizer: "Eis que faco novas todas as coisas".