Helena de Troia

Helena de Troia Francesca Petrizzo

Resenhas - Helena de Troia

Soninha 23/09/2023

Helena
A história da guerra de Tróia narrada do ponto de vista de Helena de Esparta, de Tróia, uma menina que cresceu em companhia somente de sua escrava Calira, pois sua família não lhe dedicava muita atenção. Foi entregue pelo pai, Tìndaro, a Menelau, que se tornaria seu marido, em uma tentativa de manter a paz e a sobrevivência de seu povo, levando a um jogo de interesses que acabaria em tristeza e tragédia para ambos.
Helena, uma mulher de beleza inebriante, desejada por muitos homens, se tornou amante de muitos deles, mas amou verdadeiramente, Aquiles, pai de sua filha Hermíone, e os irmãos Páris e Heitor de Tróia. Quando ela decide fugir de Esparta para Tróia, com Páris, o conquistador, não imaginava que levaria a ruína de Tróia, em uma guerra que duraria 10 anos.
Francesca Petrizzo narra de forma poética, a vida, os sentimentos, a dor, o sofrimento, os amores, mostrando o lado humano da mulher que cresceu sozinha e encontrou em seus amores, um pouco de conforto para minimizar a solidão que sentia em sua vida e que por ser dona de uma beleza fora do comum, foi condenada a uma vida na qual jamais foi feliz.

Patty Lima 26/03/2023

Tragédia grega
Classificado como romance, mas narrado em forma de memórias, o livro é interessante e fácil de ler. Passamos por suas mais de 200 páginas envolvidos em tragédias grandes e pequenos. Adultério, amores e morte são descritos ao longo de toda a narrativa. Vamos do amor ao ódio por Helena a cada capítulo. Rimos e choramos com ela, especialmente na segunda parte. Esse livro é uma boa pedida aos amantes dos clássicos históricos e das belas tragédias...

Flor do Mandakaru 07/07/2022

Lirismo
Texto repleto de um lirismo apaixonante e de visões de mundo muito além do que costuma-se ver em pleno século 21. Uma Helena de certa forma a frente de seu tempo e ao mesmo tempo conformada. Resistente , mas não invencível. Uma mulher de envergadura maleável e o que poderia ser uma fuga , foi na verdade sua liberdade.

@babi.teixeira 25/10/2021

Eu sempre fui apaixonada pelas histórias gregas e sua mitologia, por isso acho que esperava mais do livro. poderia ter sido melhor trabalhado. Mesmo assim a autora conseguiu mostrar uma versão mais humana da personagem, com suas falhas e desejos em uma época onde as mulheres eram vistas como troféus.

@injoyce_ 02/06/2018

Helena de Troia
Se você, que tinha opiniões a respeito daquela mulher que não eram tão bons quanto as minhas, recomendo que leia o livro para você se certificar da sua opinião ou ter outra a respeito.
Helena era uma mulher que sofria muito por não ter casado com alguém que ela amasse de verdade e acabou que só conseguia a felicidade nos braços de outros homens, que, depois de um curto período de tempo não a queria mais.
Mas Helena bela e de tão bela era amaldiçoada, Pois o homem que pensava ser seu verdadeiro amor, era ainda pior que seu marido abandonado.
A história de Helena de Troia é contada em duas partes: Esparta e Troia.
O livro é pequeno, para quem tem tempo, consegue lê-lo no máximo 2 dias.
O bom do livro também, é que os capítulos são curtíssimos, deixando parecer uma leitura mais rápida que o habitual.
Se você é fã da guerra de Troia, e quer saber os pensamentos da mulher que desencadeou toda a guerra e o que lhe acontece depois da guerra Épica com ela, este é o livro ideal.
Achei Helena burra,uma tola, ela poderia pelo menos tentar amar seu marido, mas como dizia ser de pedra,só pensava no ódio de ter casado com alguém que não amava.
Sei que deve ser horrível casar-se com alguém que não se ama, mas antigamente era assim. Se não o amava, pelo menos tentasse amá-lo. Por esse motivo...por ela só pensar nela, por ela só pensar nela e por ter encontrado muitos erros de digitalização irei da ... 3 estrelas.

Nat 06/02/2014

Helena sempre se sentiu distante de todos. Sua irmã mais velha, Clitemnestra, a odeia e seus dois irmãos, Pólux e Castor, lhe são indiferentes. Sua infância é rica, como a de uma princesa, mas sua vida é vazia. Ela cresce sob o estigma da beleza, possuindo um nome de significado funesto. Tem a sorte de se apaixonar por alguém que também a ama, Diomedes, de Argos. Sua felicidade dura pouco, no entanto, pois após seu pai Tíndaro permitir o compromisso, Agamêmnon, rei de Micenas manda um emissário a Esparta.

“Era uma ordem, a do grande rei. Uma ordem contra a qual não era possível rebelar-se. As saudações de minha irmã e todo seu afeto feriam como chicotadas. Viriam a Esparta somente para o casamento, não antes.”

Assim, Helena de vê forçada a casar com Menelau, irmão de Agamêmnon. E sua infelicidade começa. Até que um príncipe de Tróia chamado Páris, aparece para saudar Menelau em nome de seu rei, Príamo. Alguma coisa no olhar dele chama sua atenção, algo que ela não viu em nenhum outro homem. Embriagada por um prazer que havia esquecido e por um amor que achava estar vivendo, Helena foge com Páris para Tróia. Uma decisão que trará conseqüências fatídicas para todos.

Esse livro é exatamente o que o subtítulo diz: as memórias de Helena, a mulher mais bela do mundo. Narrada em primeira pessoa, o livro mostra de uma maneira quase “real”, não romantizada, a vida daquela que é considerada a mulher mais bela já existente. Neste livro, a autora deixa a lenda de lado e traz à tona a mulher, com sentimentos e pensamentos, dona de vontade própria. Este livro, diferente de vários romances históricos, tem um toque mais ácido e feroz, sem muita baboseira romântica ou dramática. A capa já chama atenção, porque não retrata Helena como aquela lindeza loira com cachos de anjo. Só isso já foi suficiente para me levar a lê-lo. Vale muito a pena.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/02/helena-de-troia-francesca-petrizzo-dl.html

Dany 18/11/2013

Resenha: Helena de Troia
Confesso que não esperava muita coisa do livro. Até porque creio eu que todo mundo conhece a história entre Esparta e Troia, e o “famoso presente grego”. O livro é em primeira pessoa, contando como a história foi vista pelos olhos de Helena, do qual gostei muito, pois pude ter essa outra visão de como tudo aconteceu.

Helena é muito bonita, mais ao mesmo tempo chego a imagina-la feia devido a suas atitudes, o que na maioria das vezes me irritou bastante. Seu lema é dizer incansáveis vezes Eu sou de pedra.

Acho que isso se dá devido ao fato dela ser muito sozinha. Quase não têm amigas, a não ser sua escrava. Viveu longe da mãe e também assim sua filha foi criada. Talvez por falta de alguém com quem conversar, Helena se agarrou muito aos diversos amores que passaram em sua vida.

Isso era o que a mantinha viva. Seus amores e a esperança de se sentir especial e importante para alguém. Demorou um pouco para que eu gostasse de Helena, no começo a achava dramática demais mais à medida que fui conhecendo ela, passei a compreender suas atitudes.

No fundo, Helena só quer o que todo mundo procura: alguém que a ame incondicionalmente é poder se feliz ao seu lado. Por isso, ela foge de Esparta e parte para Troia acreditando ter encontrado a amor que tanto almejava.

"... e a voz que no vento responde era a voz sarcástica de Teseu ressuscitado dos mortos para me atormentar: era tédio, não amor, dizes tu, Helena, a covarde, sabes disso sozinha e muito bem, te agradaria sofrer por Páris, te agradaria chorar de amor; mas não sabes mais fazê-lo, teu coração foi queimado naquela pira, lembras? Deverias ter deixado que te levasse embora; és como eu, e agora não te resta mais que a marca daquele prazer morto." Pág. 140

Sua vida não foi fácil, sempre muito sozinha teve que se transformar em pedra para poder suportar tudo pelo que passou. Sua maior qualidade se tornou seu maior tormento. Pois sua beleza querendo ou não a condenou a uma vida da qual ela não pretendia viver.

Eu realmente gostei muito do livro. Nem todo mundo pode vim a gostar da história, a escrita também é complexa e se não prestar bastante atenção não consegue entender perfeitamente a história.
Isso foi um dos pontos fortes no livro, isso nos remete de volta ao tempo, fazendo com que a história fique mais viva.

O livro está super bem indicado. Achei a capa dele linda, para quem gosta desse universo vai gostar bastante.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2013/03/resenha-helena-de-troia.html

Naiade 29/01/2013

Livro 2/23 - 2013
Um livro bom, de literatura simples e bem fácil de ler.
Achei bem interessante, pois é a história da guerra de Troia contada pela maior causadora de tudo, a Helena.
Ela se mostra como uma menina que vive intensamente os momentos, o que é legal, vindo de uma rainha hahahaha
Indico esse livro, acho que ele agradaria gregos e troianos (piadinha) já que tem partes sobre amor, Helena e seus muitos amores, e tem também as partes das batalhas. Deixando claro que tudo é narrado do ponto de vista da Helena.
Não vai para a lista dos melhores, mas me agradou muito.
Agora tenho Helena como uma mulher de verdade, e esse é um dos motivos que todas as mulheres deveriam ler este livro.
Helena, a menina, a mulher, a mais linda, mais desejada, a cadela, a mulher de pedra.

Literatura 24/01/2013

Sobre a mulher mais bela
Helena. Sem pátria. Não de Esparta e nem de Troia. Só Helena. Uma mulher que perdeu tudo o que amou, uma mulher cujo destino não incluía a felicidade. A mulher por trás da motivação da guerra, a mulher.

Em Helena de Troia, Francesca Petrizzo (Lua de Papel, 208 páginas), numa narrativa lírica, nos apresenta as memórias da personagem histórica mais famosa da antiguidade. São suas visões, suas sensações, seus amores e seus pesares que conhecemos. É sua infância, o antagonismo de suas relações familiares que culminam no casamento com Menelau - um homem pouco atraente e digno de piedade -, o desvario que a leva embora de Esparta rumo a Troia com Páris que traria quase nada além da desgraça de uma cidade, de um povo, e das pessoas a quem realmente amou. É essa a história que a autora nos conta.

Francesca Petrizzo usa de sua liberdade poética para reimaginar detalhes da trama tão bem conhecida, que envolve Helena, Páris, Heitor, Agamemnon, Menelau, Cassandra e Príamo, entre outros.

Nunca li a Ilíada, nunca tive a oportunidade. Enquanto lia, reassisti o filme Troia, de 2004, com Brad Pitt, para buscar uma aproximação com o cenário e seus personagens. Não funcionou muito, confesso. Embora a autora não se dedique a detalhar o cenário para complementar a construção visual imaginativa do leitor, o pouco que existe em Helena de Troia é tão distinto do filme que não adiantou de nada e eu, assim, tive bastante dificuldade de mergulhar na história da mulher mais bela do mundo, segundo a visão de Petrizzo.

Veja resenha completa no site: