Terpsícore

Terpsícore Machado de Assis

Resenhas - Terpsícore

Ana 10/12/2021

Começo a acreditar que o livros possuem mesmo um instinto secreto que os leva aos leitores perfeitos para si, como nos diz a personagem Juliette Ashton, do filme A sociedade literária e a torta de casca de batata. Encontrei esse livro por acaso, numa das estantes da biblioteca pública que frequento e foi amor à primeira vista, pois é um conto que dá pra ler em uma tarde, e é muito prazerosa a leitura do mesmo.
Terpsícore, o título, faz referência à uma das nove musas da mitologia grega, a que se deleitava com a dança. Por que tal título? Por causa do casal protagonista, que se conhece graças a um baile onde o rapaz vê sua futura esposa dançando, se apaixona por ela, e assim, se casam. Mas a vida deles é muito difícil pois ambos não possuem muitos recursos, e aí acontece quase sempre de deverem aluguel, a venda da esquina, etc. Vivem assim se queixando da má sorte, sendo quase despejados da casa onde moram, até que um dia o marido aposta um valor e ganha quinhentos mil réis, e feliz, conta sua ventura à esposa. Pagam as dívidas atrasadas, e ele diz que mandará fazer para a mulher um belo vestido de seda, que ela usará numa festa de arromba que os dois promoverão sem se importar com o dia de amanhã. O conto parece simples, e mesmo assim nos faz refletir sobre alguns ditos populares: mais vale um gosto do que um tostão no bolso? Alegria de pobre dura pouco?
Enfim, leiam.
Tadeu Jr. 01/09/2022minha estante
Só para complementar, ainda temos o humor de Machado: "Da rua, Porfírio cravou nela uns olhos de sátiro, acompanhou-a em seus movimentos lépidos, graciosos, sensuais, mistura de cisne e de cabrita".

fl.gil 01/04/2020

TERPSÍCORE
Contada por um narrador onisciente um pouco diferente dos demais contos.
Faz lembrar O fio da navalha, de W. Sommerset Maugham. Acho que é em razão da opção que o protagonista faz no final do conto. Quando deciframos o título (Terpsícore = deusa da dança, na cultura grega), percebemos que estamos diante de um Machado mais leve e menos crítico.

Anderson.Silva 22/03/2023

O escritor Machado de Assis tem uma escrita envolvente e sempre me surpreende. Um dos grandes da literatura, não há dúvidas.