Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Cat 24/09/2012

Um livro erótico... Brochante!!!
AVISO: Nesta resenha não vou criticar somente a trama, mas também a autora, as leitoras e os resenhistas (Sim, porque têm muitos resenhistas fazendo merda por aí).

Resenha: A Trama

Cinquenta Tons de Cinza conta a história de amor entre Anastasia Steele e Christian Grey.
Anastasia tem 21 anos quase 22 e ainda é virgem. Sua vida vira de cabeça para baixo quando a pedido da melhor amiga, vai em seu lugar entrevistar o bilionário Christian Grey para o jornal da universidade.

Logo ao entrar no escritório de Grey, Anastasia beija o chão e por causa de seu jeito chama a atenção de Grey, que é um predador sexual de primeira.

Após o 1º encontro Grey começa a seguir Anastasia despertando nela uma paixão avassaladora. Ela quer romance e sexo, mas Grey não.
Para que Anastasia possa ficar com ele deve ser submeter as suas exigências. Ela deve assinar um contrato onde permita que Grey faça tudo o que quiser com ela. Tornando-a sua submissa e ele o dominador.

Falando assim parece que o livro é grande coisa, mas não é.
Gostaria de dizer que amei o livro, que foi a melhor coisa que já li, mas meu amor próprio e o amor que sinto em por ser mulher me impedem.

Cinquenta Tons de Cinza é uma ofensa as mulheres. E não é por causa das cenas de sexo. sexo é bom, importante e não é sujo. E confesso... Sou à favor de apimentar as coisas, desde que fique entre quatro paredes.

A mulher pode até ser submissa durante o sexo, como um fetiche para agradar o ego do companheiro, mas ser submissa em outros momentos, não.

A mulher não pode ser proibida de ver a família e amigos. Também não pode ser tratada como uma idiota que não sabe se alimentar, Não deve ganhar presentes caros se ela é pobre. Coisas caras dão a impressão que ela está sendo comprada. E principalmente, se a mulher encontrar um homem dominador, deve se afastar dele o mais rápido possível, mesmo que esteja apaixonada. Não se deve amar alguém sem antes amar a si mesma.

Apesar de degradação o livro tem algumas piadas, que até te distraem no meio de tanta asneira.
Também acho que a autora teve uma ideia legar, mas se atrapalhou na hora da execução.

Ao invés de tentar transformar a história de Steele e Grey no clássico "A menina comum encontrou o príncipe encantado", a autora deveria ter pego a parte Dominado e Submissa e transformá-lo num suspense. Mais ou menos como o filme Dormindo com o Inimigo. Aí teria ficado show.

Critica: Leitoras e Autora.

Vejo muito pelas redes sociais um monte de mulheres enchendo a boca (Na verdade os dedos) ao declarar sua paixão, admiração e de como elas gostariam que Christian Grey fodesse com elas e com força (Como o próprio personagem diz).

Sei que de 100% de suas admiradoras, talvez metade ou mais dizem isso da boca pra fora. Como uma brincadeira.
O problema é que no meio dos 100% tem aquelas que dizem da boca pra dentro. e isso me deprime.
Como alguém pode querer um homem controlador, louco e só porque tem dinheiro acha que pode ser o dono de tudo e de todos.

Mas ai elas dizem... "Ele é lindo, gostoso, perfeito e bom de cama".
Beleza! então agora a razão. o bom senso, o amor próprio e o cérebro ficam entre as pernas?.
Tá, eu sei! É um livro fictício. Mas as chances de encontrarmos um Christian Grey da vida é muito maior do que darmos de cara com um Edward Cullen.
E desde que eu fiz a enquete: Se vampiros existissem, você pediria para ser transformado (a) Se sim, por quê? E 57% disseram sim e todos queriam pela imortalidade, poder e a chance de ficar no topo da cadeia alimentar.
Fiz a enque como base para um tema a ser usado nos meus livros. Pedi para que as respostas fossem honestas, já que elas entrariam num livro que estava escrevendo.
É por isso que eu tenho medo das admiradoras de Christian Grey.

Por causa da fama, a autora E. L. James é sempre entrevistada, criticada por causa de sua obra. E é claro os pontos principais são: As Grey Lovers e a submissão de Anastasia.

Uma pequena declaração da autora:

"Essa história de amor é uma fantasia, não retrata o mundo real, e isso atraí as mulheres. Mas não somos idiotas e sabemos que não é verdade. No fim, o que realmente queremos é alguém que nos ajude a lavar a louça, e não alguém tão controlador como Christian Grey".

Belas palavras, mas falou merda!
Eu entendo a autora. É o trabalho dela, seu filho. E como boa mãe ela quer defendê-lo. O problema é que as vezes o filho é mal criado e a mãe não consegue enxergar ou não quer.

Primeiro: Não é uma história de amor.
Segundo: É fantasia, mas pode acontecer.
Terceiro: Nem todas as mulheres querem o cara que lava a louça. Porque se isso fosse 100% verdade os homens na literatura não seriam sempre iguais... Lindo, perfeito, bom em tudo que faz, rico, misterioso e perigoso.
Enfim... Tem caroço nesse angu.

Critica: Resenhistas.

Li várias resenhas para Cinquenta Tons de Cinza e em quase todas vi resenhistas falando merda.

O livro não é nacional. Ele é de uma autora inglesa e logo foi escrito em inglês.
Por isso quando um resenhista diz que a linguagem do livro é pobre e tem erros de português devo alertá-lo: Erros de português? Não sabia que ela escreveu o livro na nossa língua. Se há erros é culpa da tradutora.

E se a linguagem é pobre, o resenhista deve especificar se leu a versão em inglês ou traduzida.
Se for a original, culpar a autora e se a traduzida a tradutora.

Resenhistas Acordem!

Já chega! Escrevi demais!
Até!

Josy-chan 03/10/2012minha estante
só disse a verdade

Sté 10/10/2012minha estante
Olá! Concordo com vários pontos da sua resenha.
Tentei gostar do livro, tentei mesmo, mas eu amo ser mulher e não gostaria que um cara ficasse me menosprezando o tempo inteiro.
Eu li o livro em inglês quando ainda não tinha em português, e a escrita continuou pobre, os erros continuavam lá e depois que peguei o livro em português, me decepcionei ainda mais.

Cah! 11/12/2012

E.L. James - Cinquenta Tons de Cinza
Olha galera, eu marquei este livro na minha estante como "Abandonado" pois li várias resenhas e críticas sobre este, e TODOS disseram que o livro é péssimo. Mas porque o sucesso estrondoso de vendas, então? Acredito que por ser um livro "erótico", todos ficaram curiosos sobre a história. Porém posso afirmar que a maioria se desapontou.
Li que o livro é mal escrito, que possui diálogos sem sentido e que o erotismo nem é tão forte.
Como o livro é uma fan-fiction(ficção escrita por fã) de Crepúsculo, muito já se pode saber sobre a história.
Para os "haters" de Crepúsculo, não comprem o livro.

NÃO Recomendado.
Elis 12/12/2012minha estante
Oi Flor,
Respeito sua posição mas marcar como abandonado por causa do que os outros falam é estranho pra mim, eu só marcaria abandonado um livro que eu tentei ler uns 4 capítulos e não gostei. Eu também li os mesmo comentários ruins que você e não ia ler o livro. Mas ai decidi tirar a prova e gostei muito. Para quem tem imaginação e ousadia o livro é bom. Beijokas e boas leituras.

Carol Porto 12/12/2012minha estante
E eu achando que para se recomendar/não recomendar um livro era necessário lê-lo primeiro.

Bia Rodrigues 14/08/2012

Aviso: Essa resenha refere-se a um tema adulto, não recomendado para menores de dezoito anos.

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seu próprios termos...

Bom acho que não a quem não conheça o livro não é? e saiba em que se baseia a historia. Muitos estão simplesmente descrevendo como Porno para mulheres, porem não considero o livro assim, acho que para intitular qualquer livro como porno ele não deve conter uma historia com personagens tão bem construídos.
Por mais que Ana lembre muito a Bela no inicio ( todos sabem que o livro nasceu de uma fanfic erótica de Twilight não é?) depois ela vai criando uma personalidade mais forte que me conquistou, por incrível que pareça a personagem feminina do livro conseguiu isso, afinal é raro eu achar uma que não seja chatinha demais.

"Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste muito tempo na companhia de meus heróis românticos literários, e consequentemente minhas ideais e expectativas são extremamente altos. Mas na verdade, ninguém nunca me fez sentir assim."

Acho que toda leitora quando leu esse trecho se identificou com a personagem, fazendo com que ela se torna-se melhor.
Com relação ao enigmático Christian Grey o caso é diferente, ele é o tipo personagem que você tem um turbilhão de sentimentos, sente raiva, depois pena, carinho e raiva novamente e eu adorei isso.

"Eu não faço amor. Eu fodo...com força."

Um dos fatos que eu mais gostei no livro é esse mistério em torno dos motivos que levaram Grey a inciar isso, e até o final do primeiro livro não foram completamente esclarecidos o que me deixa louca para o lançamento do segundo, onde esta minhas esperanças de entender as razões dele.
A polemica criada em torno das cenas de sexo que contem no livro são inúmeras, eu acho que quando se lé a sinopse já da para saber do que o livro se trata e se você não gosta ou tem algum preconceito em ler cenas do tipo eu te faço uma pergunta: Porque leu o livro?
O Romance de Grey e Ana é muito mais que as cenas de sexo e mesmo nelas observamos atitudes deles que vão mostrando eles se apaixonando e com isso o livro vai se tornando viciante e muito bom.

Silvia 22/11/2012minha estante
Não vi spoller nesta resenha, aliás muito boa por sinal.

Camila 12/02/2013minha estante
Achei sua resenha excelente. Falou a verdade sobre o livro. Não é uma obra prima da literatura, mas é uma história envolvente, apesar de seus defeitos.

Gisele Santos 04/02/2013

No final das contas isso é mais um relato pessoal do que uma resenha... Acabei de ler o livro neste instante e estou chorando intensamente... Ler essa história foi algo completamente intenso pra mim, porque em diversos momentos reflete a vida ao lado do meu namorado e o homem que quero ter ao meu lado como meu marido num futuro não muito distante. Não que nossa vida seja regada pelo BDSM, muito pelo contrário, essa é uma prática que começamos depois que meu namorado leu o livro e achamos interessante, mas porque em muitos momentos eu vi as complexidades da nossa relação sendo descritas no meio da história. E bem... O final me lembrou uma parte muito triste da nossa relação, que felizmente foi resolvida e hoje estamos muito feliz... Vou seguir em frente, cheia de emoção e esperando ver mais em Christian Grey e Anastasia Steele o que eu e meu namorado somos um para o outro.

Joner 04/12/2012

A Selvageria D'alma Humana
Diferentemente do que muitas pessoas acharam, não achei o ato do coito, em si, como a maior selvageria do romance, mas sim as oscilações humorísticas que chegam ao ápice e em um anti-clímax em uma pequeníssima fração de tempo. Nós, Humanos, somos tão simples e tão complexos, um eterno e inexorável paradoxo.
E eis a música, que involuntariamente, define o rico enredo do Romance.

Kid Abelha - Como Eu Quero

" Diz prá eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...

Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar...

O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final...

Agora não tem jeito
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada...

Longe do meu domínio

(Bem melhor!)...

Uuuuuuuuuuhhh!
Uuuuuuuuuuhhh!... "

Aline 31/03/2013minha estante
Bom, mais percebe - se que a autora é bem inexperiente.

Ana 18/07/2021minha estante
amei *duas estrelas*

Samantha Silva 15/08/2012

Resenha do Livro Cinquenta Tons de Cinza
O livro de E.L.James e um desperdício de dinheiro e de tempo, pois o leitura do livro em nada me surpreendeu, muito pelo contrario não consigo imaginar como este livro pode ter batido recordes de vendas. A história que gira em torno de Christian Grey o bonitão de olhos cinzas(que alias e falado tanto isto no livro que chega a irritar) de 27 anos e milionário, que se envolve com Ana,uma mulher chata que torna o livro um insulto a qualquer mulher que tenha amor próprio em sua vida. Embora eu esperasse muito do livro ele apenas me mostrou não possuir nenhum dialogo proveitoso, claro apenas as partes hot,que infelizmente chegam até a irritar com alguns momentos tão sem noção. Que fico até sem motivação para terminar a leitura, pois por mais que eu tente gostar dos personagens não consigo nem me encantar pelo chato e controlador Christian Grey,que mesmo tento momentos fofos, so me faz sentir mais repulsa, e Ana e a personagem que mais me irrita no livro, em cada pagina virada sinto mais raiva pelo fato de ela ser tão burra de embarca na louca deste louco, nos deixando com uma narração vazia e sem conteúdo, mas acho que, o que as pessoas mais querem ler no livro, são aos partes picantes entre os personagem que foram originalmente criados e moldados para serem Edward e Bella só que numa versão mais picante do que Crepúsculo, o que é irritante porque eu odeio a Bella, mas gosto do Edward, e Christian infelizmente não possui nada de Edward Cullen. So o modo obsessivo de ser. O livro não e pessimo so que poderia ter sido melhor se os personagens tivesse mais conteúdo e fossem mais humanos, acho que se a Ana fosse uma mulher forte e mais madura em suas opiniões eu conseguiriam me identificar mais com ela, ao inves de sentir pena de uma personagens que não tem opinião e nem amor proprio que so sabe dizer sim a tudo sem se impor. Não curti o livro mais também não me arrebento de ter comprado, só infelizmente ele não me agradou em nenhum aspecto. Mas há quem goste.

Manuel 10/09/2012

Não acredito que caí no conto do título
Livro que parece Sabrina...não acredito que caí no conto do título.

Tainá.J 19/08/2012

Identifiquei-me muito com a Ana, seu inconsciente e sua deusa interior! rsrsrs
Muuuuuito bom!
Adoro livros, que como este, citam músicas e outras detalhes, permitindo que eu consiga entrar ainda mais no clima da história. Adorei todas as músicas citadas! A maioria eu não conhecia. Agora preciso experimentar a champanhe Bollinger Grande Année Rosé 1999!!
Ansiosa para ler a continuação!
P.S: Quero um Sr.Grey pra mim!!
Lysi 20/08/2012minha estante
Já eu não aguento esse papo de deusa interior. rsrsrs

May 06/08/2012

Cinquenta tons de cinza
Acabei agora mesmo de ler Cinquenta Tons de Cinza.

Não vou dizer que odiei o livro, porque li ele bem rápido, mas sinceramente achei muito cansativo. Muito repetitivo, esperei o livro todo algo de diferente acontecer , e nada.

Não sei o que pensar sobre a protagonista, tem horas que ela parece muito certa de si mesma, e parece que vai tomar as rédeas da situação, mas em varias coisas ela acaba cedendo muito fácil.

Quanto ao Grey, não imagino ele como um homem perfeito NUNCA, para nenhuma mulher.
Não sei como podem achar ele maravilhoso. Ele realmente pode te conquistar ao poucos, mas da pra ver que ele é muito problemático, e não um problemático sexy. E ninguém pode suportar alguém tão controlador.
Tem horas que sentia medo pela protagonista.

Quanto as parte de sexo, tem uma hora do livro que cansa. Diálogos repetitivos seguidos por sexo. Ponto.

E não digam que esse livro é romance, a menos que romance seja algo doentio.

Provavelmente vou ler a continuação da serie, mas sinceramente espero algo melhor do que a menina que consegue mudar o moçinho no final, mesmo achando difícil que isso não aconteça, se for seguir a linha previsível de até agora.

Nany 11/02/2013

50 Tons de Cinza
Extremamente sedutor, envolvente e enigmático.

A Autora se inspirou na Saga "Crepúsculo", e não é que deu certo?

Ana Steele e Christian Grey, duas pessoas totalmente diferentes.
Ela, a nossa mocinha virgem de classe média,insegura e teimosa. Ele, um homem charmoso, misterioso, maníaco por controle e milionário.

Kate sua amiga, fica doente e pede para Ana ir ao lugar dela na Entrevistar o Christian. E é logo ai que a vida dos dois muda completamente.

Grey fica deslumbrado com Ana após a entrevista digamos de passagem, bem mal sucedida. Após isso, Grey passa a aparecer em todos os lugares
em que ela está, seduzindo-a em cada momento.

Ana fica apaixonada por Grey, mas oque ela não sabia é que ele queria outro tipo de relacionamento, não uma relação comum, mas algo que Ana jamais pensou em que pudesse se meter. No lado mais obscuro de Grey. O lado Dominador x Submissa.

Mas Ana era teimosa e não facilitava as coisas para o Senhor 50 Sombras.

Uma história apaixonante e envolvente.
Este livro contem sim, cenas de sexo explicitas.

A história é muito complexa, Grey é um homem controlador, possessivo, muito problemático, que não acredita em amor e o trata como um negócio. Tão diferente de Ana.Que apaixonada, vai trilhar o caminho mais obscuro para conseguir trazer Christian para o mundo dela.

Uma obra maravilhosa de E.L.James.

R.S.Merces 05/08/2012

PUTA MERDA!
É muito difícil decidir por onde começar a falar a respeito do livro, pois muito já foi dito pela mídia em diversos veículos. O sucesso que levou Cinquenta tons de cinza para a lista de best-seller mundial, talvez seja do conhecimento dos antenados em literatura. Para quem ainda não ouviu falar sobre o livro, um breve resumo:

Fifty Shades of Grey é sucesso em vendas entre as donas de casa estrangeiras, chegando a ser apelidado de "Mommy Porn". A narrativa é total e completamente erótica. O livro, para a surpresa de muita gente, bateu recordes consideráveis. As cópias ultrapassam 15 milhões, os direitos foram vendidos para a o cinema em um total de 5 milhões de dólares que será adaptado pelos mesmo produtores de A Rede Social e ainda relatam leilões disputadíssimos para as traduções.

Aqui no Brasil a editora Intrínseca reservou o direito da trilogia, já com datas marcadas para os lançamentos e pré-venda nas livrarias online.

Não vou ficar enrolando como essa conversa que vocês já conhecem do livro e vou logo falar da minha visão.

Resenha:

Logo de cara preciso expressar o quanto a narrativa me deixou desconfortável. As cenas de sexo duram dois ou mais capítulos e são desenvolvidas sob uma visão muito detalhista, até aí tudo bem, porém quando achei que alguns pontos importantes da vida da protagonista fosse ser desenvolvido a autora simplesmente encera. Ninguém vive somente de sexo e para a nossa construção da personagem fica um vazio. Claro que não posso deixar de mencionar a forte convicção com que são criados, sendo possível facilmente identificar quem é quem dentro de um diálogo. Sendo mais claro, refiro-me ao fato de ocultar as relações da protagonista com a mãe, o padrasto e o mundo sem Christian Grey.

Com certeza não é o melhor livro do mundo e a explicação mais óbvia para o estrondoso sucesso pode ser a atração humana por sua sexualidade. E se você é um desses interessados no assunto o livro fica super indicado, como disse anteriormente as cenas de sexo duram 10, 20 folhas.

Há muitas referências de Crepúsculo em Cinquenta tons de cinza, visto que este surgiu de uma fanfiction escrita pela autora para a série de Meyer. Esse é um ponto marcante, porém a narrativa de James toma seus próprios rumos.

Por fim, antes da minha conclusão considero o livro muito verdadeiro e fiel ao público para o qual foi escrito.

Então? Quatro estrelas é minha avaliação final, simplesmente pelo dito acima. Enquanto milhares de romances fantásticos tomam conta do imaginário humano precisamos de obras que transcrevam um ser humano normal em suas aflições, desejos e receios.

Leiam e tirem suas próprias conclusões.