Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

mariaelise 29/01/2013

Nojento e doentio, tive que largar.

Andressa Albert 03/10/2012

Se não fosse baseado na saga crepúsculo o livro seria muito melhor, e a autora poderia desenvolver muito mais a história,o que acabou acontecendo foi uma história muito superficial, porém mesmo assim faz com que você queira ler o final logo, se a autora tivesse aprofundado mais seria sim um grande livro, mas deixou a desejar!Mas fez um bom trabalho Grey é um homem que todas as mulheres iriam querer.

Daniel Batista | @somdodan 15/12/2012

Não Se Deixe Levar Por Tudo a Que Te Expõem
"(...) A autora E L James constrói uma narrativa libertadora e totalmente viciante, que domina a atenção do leitor até a última linha uma viagem de autodescoberta surpreendente. (...)" EDITORA INTRÍNSECA

"(...) O livro Cinquenta Tons de Cinza, maior best-seller dos últimos tempos, chegou este mês ao Brasil e promete revolucionar sua vida sexual. (...)" REVISTA ABRIL

"(...) Pelo que parece, as mulheres finalmente encontraram seu livro oficial de cabeceira: um romance erótico que trata de temas até hoje tão proibidos na cama e nas mesas de bar, como BDSM (bondage e disciplina, dominação e submissão e sadomasoquismo). (...)" REVISTA NOVA

"(...) CHRISTIAN: Você é muito bonita, Anastasia Steele. Mal posso esperar para estar dentro de você.
ANASTASIA: Puta merda. As palavras dele. Ele é tão sedutor. Fico sem fôlego. (...)"

Vai todo mundo à merda.

Não começarei a resenha pedindo de volta os dez dias que me tomou a leitura desse livro. Foram perdidos por uma boa causa (e agora finalmente entendo o que ela é). Foram dez dias de uma excruciante tarefa para encontrar nas palavras muito mal-escolhidas de E L James uma autora literária de sucesso merecido.

Não consegui terminá-la.

Que essa é uma história que se originou de "Crepúsculo", acho que todos sabem. Que é um 'romance' sobre submissão, aceitação e 'amor acima de tudo' que envolve uma estudante universitária nos seus vinte e poucos anos e um magnata maníaco, todo mundo sabe. Queria saber quem de vocês aqui leu e não achou est(a merda d)e livro uma boa opção para leitura.

Para começar, Anastasia Steele é uma universitária estudiosa que nunca teve namorados, amantes, ficantes ou casos, é virgem, tem uns vinte e dois anos (não me lembro mais a idade, tão envolvente que é o livro), nunca se apaixonou de verdade e nunca se interessou por ninguém. Aliás, ela nunca mexeu em um computador e dirige um fusca 'muito perigoso', segundo Christian. Detalhe: O livro é ambientado em 2011.

Falando em Christian, aqui estão algumas de suas Decepções: ele é um magnata riquíssimo, solitário, vive com seus quadros pela casa de cinquenta quartos e um piano grande no centro da sala, toda branca, cor que já expressa a solidão em si, e tem em todas as suas empregadas e empregados o poder de mandá-los fazer o que quiser. Não faltam vezes em que Christian manda... Como era o nome dele...? Taylor(?) buscar coisas para Anastasia, como lingeries e o fusquinha de sua garagem (para habilmente trocar pelo último carro em lançamento). Mandão, metido, nada modesto e podre de rico, esta é a figura masculina durante a maior parte do livro.

Aptidões de Christian: Pau grande.

É a única coisa sem a qual Anastasia não consegue viver. Impressionante como uma frígida tardia de vinte e poucos consegue, na primeiríssima conversa com Christian Grey, apaixonar-se como se ele fosse o único homem da Terra capaz de 'amá-la do jeito que espera'. Para vocês terem uma ideia de como é a primeira cena dos dois no livro, Ana tropeça na porta do escritório de Christian e cai de quatro no chão. Ele a levanta. Nisso que ele a levanta, ela sente uma misteriosa corrente elétrica que perpassa todo o seu corpo na velocidade da luz e ela sente as vibrações decorrentes nas áreas mais íntimas primeiro - sempre.

Falando em corrente elétrica, acho melhor nomear Christian Grey como ChristiAmpère Grey, porque puta que pariu. Em TODOS os capítulos (TODOS, EU CONTEI), há a citação de "corrente elétrica do toque de Christian". Não obstante, os vícios de linguagem como "Puta merda!", "Caralho, como isso é gostoso!", "Enrubesço.", "Enrubesci.", "Senti o rubro em minha pele.", "Olhei para baixo, envergonhada", "Você. É. Muito. Gostosa. Anastasia." (essa fala é dele, claro. Agora imagine-a sendo proferida em meio a estocadas rápidas. Conseguiu...? Pois é. Segunda fase do Romantismo isso aí)."Minha deusa interior (mais precisamente a vagina dela, a única coisa que a guia o livro inteiro) está dançando com pompons como uma líder de torcida!". Conseguiu visualizar?

Nem eu.

De fato, não só a extremíssima solidão de Christian, combinada com a ingenuidade de Anastasia para com o sexo (e também com todos os outros aspectos de sua vida, que não convém citar por justamente se tornar irrelevante no decorrer da trama), o que me irritou mesmo não foi os vícios de escrita ou as piadinhas completamente dispensáveis no meio do sexo e fora dele (em uma cena, Christian rouba a calcinha de Ana e guarda no bolso. Só que isso acontece logo no dia em que ela vai conhecer os pais dele. Detalhe mísero: Ela está de vestido. Espantado? O pior: Para fazer birra, ela decide não pedir a calcinha). Não foi lá para a metade do livro (mais ou menos duas semanas de caso sexual), em que ela diz que o ama. (AMA, AMA, AMOR, AMAR. EU DISSE QUE ELA ACHA QUE O AMA COM DUAS SEMANAS DE SEXO). Não foi o fato de Christian 'precisar tanto espancá-la no quarto do sadismo que não pode se controlar', o que não passa de uma evolução daquele tremelique que Edward tinha por Bella em Crepúsculo; nem o fato de que Jacob-- quer dizer, José (!!!), o amigo malhado, latino, queimado de sol e de cabelo curto de Anastasia, é um completo inútil para o desenvolvimento do livro (ele tenta ficar com ela numa festa em que passa mal e vomita). Não foi nem mesmo a cena em que Ana viaja para a Geórgia para visitar a mãe e, surpresa!, o maníaco por controle sem-noção viciado em sadomasoquismo está, por coincidência, cadastrado no mesmo hotel que ela, e é o responsável pela mudança de classe (econômica para primeira classe) da viagem do avião! Que generoso da parte dele! Christian simplesmente não consegue viver sem querer machucá-la. Ele mesmo diz diversas vezes, "eu não faço amor, eu fodo com força", "eu queria muito poder espancar você nessa cama agora", "ah, Anastasia Steele, o que eu não faria se pudesse arrebentá-la de porrada...?". O QUÊ...?!?!?!

O que me irritou mesmo foi aquela porra de contrato. O QUE ERA AQUILO DE "PLUGUES ANAIS"? "PREGAS GENITAIS"? "ELETROCUTAMENTO DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES"? DO QUÊ VOCÊS ESTÃO FALANDO, GENTE? Da metade do livro até o final, Ana fica cogitando se aceita ou não o contrato formal que dita todas as regras a que deve obedecer e conta todas as formas de sexo das quais tem que fazer parte para apenas louvar Christian Grey, o deus do sexo, o kid-bengala dos Estados Unidos (ou seria Reino Unido? Ou Canadá? Eu nem lembro onde é ambientado esse livro). Para ser sua submissa. Para. Ser. Sua. Submissa. Ela cogita se devia assinar o contrato que diz que deve se submeter a tudo que o enrustido adorador de fio-terra mandar. ELA SE PERGUNTA O LIVRO INTEIRO, E SABEM POR QUÊ? PORQUE ELA ESTÁ PROFUNDAMENTE APAIXONADA POR ELE, E NÃO CONSEGUE MEDIR O NÍVEL DO AMOR EM SEU SANGUE (sangue esse que lateja até a vagina até quando ele a OBSERVA de longe).

Falando em vagina, quais são mesmo as três expressões que E L James usa desnecessariamente repetidas vezes para designar essa parte do corpo feminino...? "Lá em baixo", "meu vértice", "minha deusa interior". Ela ainda usa "vagina" algumas vezes, o que fica MUITO feio, mas fica ainda pior quando você lê "bocetinha", proferida por ninguém mais, ninguém menos que o nosso adorador de um enfiar-chicote-no-rabo-até-passar-pela-boca. E L James não tem UM eufemismo para a vagina - E NEM PARA O PÊNIS, PARA O QUAL ELA USA O NOME CIENTÍFICO MESMO! "E ele enfiou seu pênis em minha vagina, puta merda, que delícia!"

Em diversas partes do livro eu me perguntava se o que eu estava lendo era real. Livros como "Sexus", do eterno Henry Miller (um dos mais impactantes livros de conteúdo erótico que a humanidade conheceu) e "Lolita", do Nabokov, escandalosíssimo para a época e quebrador de barreiras para a narrativa sexual adulta sobre pedofilia, nunca foram considerados "o sucesso editorial do ano". Nunca venderam 200.000 exemplares em dois meses no Brasil e nunca o farão. Houve até movimentos contra as tiragens de "Lolita", por ser preocupantemente real e perturbador para dizer o mínimo.

Me diz o que "Cinquenta Tons de Cinza" tem de perturbador (além da deusa-interior dela, é claro). Me diz o que Fifty Shades tem de erótico, envolvente, "romântico, libertador e completamente viciante"? Ou mesmo de real? Quem em 2011 nunca viu um computador e dirige um fusca; aos vinte e poucos anos? Quem sente uma atração doentia por uma menina sem-sal e passa a persegui-la por todos os lugares, forçá-la a comer, fazê-la obedecer a todo custo e bater nela para mostrar superioridade? Que mulher, em sã consciência, por mais virgem que for, vai, não só na primeira vez ter três orgasmos e não sentir dor alguma, passar a viver sua vida em prol de fazer sexo com um homem que quer espancá-la para obter prazer, sem nenhuma justificativa para tal e com um contrato ultrajantíssimo (essa palavra nem existe) para obrigá-la? E que mulher, antes frígida e sem nunca ter se masturbado uma única vez na vida, o aceita no segundo livro da série...?

Perdoem-me os spoilers e palavrões, mas este livro não merece a atenção que está recebendo. O Fantástico já babou ovo dele, a rede Globo inteira já babou ovo dele e, como de praxe, temos uma nova modinha em nossas mãos - a dos livros eróticos "para mulheres". Ou nenhum de vocês daqui viu "Toda Sua", "Cinquenta Tons de Prazer", "Belo Desastre", "Luxúria" e "Falsa Submissão" por aí? E o pior é que a editora Intrínseca já publicou títulos como "Precisamos Falar Sobre Kevin" e "A Menina Que Roubava Livros"... Títulos consagrados no cenário internacional por motivos óbvios... E na mesma medida, trouxe para todos nós "Crepúsculo", "A Hospedeira" (depois, dê uma olhada na minha resenha para esse livro ainda mais espetacular!) e, agora, o 'aclamado' "Cinquenta Tons de Cinza". Quer lê-lo? Faça-o. Tenho certeza de que, afinal, é entretenimento. Mas não compre-o. Se não fizer por você, faça por mim, ou pelos que odeiam esse livro. Não gaste quarenta reais com ele, definitivamente não vale à pena. Sério mesmo. Tudo que a mídia faz é levantá-lo para que você o possa comprar, ler até a deusa interior fazer bico e ter assunto para conversar com as amigas da sua mãe que leram o livro e acharam interessantíssimo. Est(a bosta)e livro não vai mudar a sua vida, alterar o curso da sua história, te envolver, te fazer apaixonar-se pelo enredo, pela riqueza de detalhes ou mesmo pelas cenas de sexo em si. Este livro é apenas o retrato do que o mundo de hoje consome, o retrato de até onde a indústria cultural chegou; 200.000 exemplares em dois meses para um livro piamente mal-escrito, desajeitado, desconcertante, fora de si e transitório na completude. Fugaz em cada palavra. Esquecível em cada linha.

Não se deixe levar por tudo a que te expõem.
Bia 27/10/2012minha estante
O livro é uma bosta. Na verdade, não, não é não.
Imagine uma bosta. Multiplique sua aparência e sua essência por mil. Você tem, agora, Cinquenta Tons de Cinza.
Livro ruim, mal-escrito, idiota, sem história, personagens saem do além, diálogos saem do além e todas as cenas que não têm sexo são COMPLETAMENTE dispensáveis. Aliás, TODO O LIVRO é dispensável. Sinceramente, perdeu tempo lendo esta merda²³²³²³².

joyce pretah 27/10/2012minha estante
Sou claramente a favor de seu apelo por não comprar este livro. Comprei o primeiro e gastei 33 reais muito mal. Só leiam de ganharem ou se emprestarem, se, a nível de curiosidade acerca deste ''pornô-brega-melento'' , quiserem ler... Mas se querem ler um ÓTIMO livro erótico, por favor, leiam A CASA DOS BUDAS DITOSOS.

Litta 28/10/2012minha estante
Concordo plenamente. Tire o sexo e o que sobra da história? NADA.
Ainda bem que apenas baixei por curiosidade e li rapidamente apenas entretida pelas cenas sexuais, mas honestamente? É BIZARRO.

Ariadne 24/12/2012minha estante
Adorei sua resenha. ChristiAmpère Grey foi demais!

Marcela 18/02/2013minha estante
Eu já li esta resenha muitas e muitas vezes, mas sempre acho graça.

Kaah 14/03/2015minha estante
Concordei com tudo que você disse, mas não compare Belo Desastre com 50 Tons, até porque são gêneros diferentes. Belo Desastre tem historia e é muito bem escrito, nem se quer considero Belo Desastre como livro erótico, porque são pouquíssimas as cenas de sexo, e a descrição é muito leve, nada pesado.

Gilstéfany 11/03/2016minha estante
Que resenha maravilhosa. Parabéns.

Giselaine 18/05/2016minha estante
Ri muito com a sua resenha!

Kammy Krysthin 05/08/2012

Fascinante e Quente!
Quente e sedutor esse livro vicia do começo ao fim, Ana é tão delicada e sozinha que a proposta desse misterioso e sedutor empresário a encanta, o primeiro homem de sua vida, aquele que faz com que ela se torne mulher, o Quarto Vermelho da Dor é o medo que assombra, mas por incrível que pareça ela começa a se libertar, tendo prazer na dor. Mas ela quer "mais" e Christian Grey não consegue isso, ele a usa para sentir prazer em sua dor, mas ela o ama, e isso faz com que eles tenham um relacionamento complicado. Entre desejo, prazer e dor, esse livro faz com que a gente se aventure nas sombras de Grey, desse Amo sombrio, desvirtuado por uma mulher ao qual Ana odeia por tê-lo transformado em sombras, nesse livro você vê o começo dessa relação entre dominador e submissa, onde Christian Grey e Anastasia Steele começam a se amar, sem saber amar. Esse best seller é digno de várias estrelas, e com toda certeza esse filme que está por vir vai encantar vocês. Ian Somerhalder vai ser perfeito pro papel do lindo e delicioso Christian Grey. Estamos na torcida. I Love Mrs. Grey! Xoxo

Dayane 19/12/2012

Eu Chorei com 50 tons de cinza
Ok, chorei só nas últimas 5 páginas ao perceber a agonia de Christian Grey, que vou dizer, é um personagem muito bom.
Durante as 455 páginas deste livro, mal consegui me conectar com Anastasia, não sei, ao longo do livro sinto que nossa relação se tornou aceitável, pois até a metade do livro, mal conseguia ler as partes em que Christian não aparecia, de tão chata que ela me parece, nossa, não consegui.

Particularmente adoro as cenas de sexo escritas, e essas, apesar das reações de Ana, são legais.

Ao enigmático Christian Grey, apenas vou dizer que vou ler os outros livros por ele, que fez de sua história um plano de fundo palpável e muito instigante...

Vou esperar um pouco, mas logo leio 50 tons mais escuros.
Leia 50 T d C além das cenas de sexo e vc irá gostar.

Vale ressaltar também que é um livro que não te ensina nada, é um livro de puro entretenimento e que quando ler não espere ficar cheia de sede para terminar, pelo menos não foi o que aconteceu comigo normalmente quando leio séries fico maluca para ler as continuações, mas não aconteceu com essa.

PS: Espero que Taylor tenha uma participação menos enigmática nos próximos livros, ele me pareceu um personagem interessante.

Aninha 05/09/2012

Cadê o amor?
Todo mundo leu e...fiquei curiosa, claro!
Em resumo temos: a inocência de Anastácia x a perversão de Grey.
Pra quem leu a saga Crepúsculo e sentia falta de um pouco mais de pimenta da relação de Bella e Edward, vai se fartar aqui.
O "quase" de lá se consuma aqui, com os jogos sexuais de seu parceiro (não, ele não quer ser um namorado comum, não quer que o toque, nem quer amar).
Onde foi parar o romantismo e o amor?
Se é isso o que o público quer, to fora!

Jac Bagis 30/11/2012

Um romance nada comum
Durante a leitura fiquei fascinada com o fascínio existente entre o casal e ri muito dos e-mails trocados entre eles. Adorei ver que Anastácia não se deixa seduzir pelo Império de Cristian (muitas mulheres interesseiras sairiam correndo e se venderiam por alguns trocados). O contrato que aparece em determinado capítulo para que Anastácia assine (e durante o livro fica no assina/não assina) revela o que há por detrás do sexo nada baunilha. A troca de olhares, o morder os lábios, o imprevisível recheia as páginas de um romance nada comum.

Amanda' 12/01/2013

Cinquenta Tons de 'desaprovação'.
Li até a pagina 230 do livro e não aguentei mais. Livro forçado e muito apelativo a imaginação do leitor. O que parece é que o autor busca que tenhamos um orgasmo lendo as cenas picantes de suas paginas.
Não sei onde estão com a cabeça os que dizem que o livro é muito bom.

Gabi 12/01/2013

50 tons de chatice
E.L. James que me perdoe, mas quando terminei de ler a última da página do primeiro livro da trilogia me perguntei: "Pq este livro é um sucesso de vendas?". Resposta: mídia!

50 tons de cinza trata sobre os enlaces pornoeroticos sadomasoquistas entre a universitária Anastasia Steele e o multimilionário misterioso Christian Grey.

Apesar da temática aparentemente interessante, o livro peca pela falta de profundidade dos seus personagens e repetição pouco criativa das sequências de sexo.

Este é um tipo de livro "Ame-o ou Odeie-o".

Particularmente, achei bem pobre! Leia e tire suas conlusões!

Juliana Kita 02/08/2012

Inimaginável!!!
CARA!!! Nunca achei que fosse ler um livro que me deixasse tão LOUCA!
Adorei!! A história suga você por inteira! Fora que desperta prazeres em coisas que eu nem imaginava que dava prazer!!!
Se alguem já leu os livros da Anne Gracie vai AMAR loucamente esse livro!! Aliás..os livros dela é só o Basico, uma introdução pra essa história tão cheia de tabus e tão sexual!!
AMEI, achei que seria apenas mas uma história com um assunto legal, mas, com sua leitura fácil e história direta me tirou de todas as outras coisas que estava fazendo só para me focar nesse livro delicioso! (Nem trabalhei direito)
Enfim...esse livro é ótimo pra te ajudar a acender paixões e desejos secretos!hehe

Juliana Kita 05/11/2012minha estante

MinhaKynha 08/08/2014minha estante
O Livro me decepcionou. Não é tudo isso que se disse.... Achei muito barulho por nada!
Á certa altura eu nem consegui mais continuar lendo... Christian Grey, pra mim, O Cara se acha mais do que é...metido á perfeito, que na minha concepção é sinônimo de Prepotência sexual....E a Anastasia, que isso?- em pleno século 21 uma mulher sem personalidade e com ares de escrava..taaa..muito sem noção, até pra mim que sou leiga!

Rafa Oliveira 18/10/2012

Cinquenta Tons de Cinza - E L James
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim e tão mal escrito!

No começo achei que fosse um livro divino, onde eu entenderia o porque tanto barulho, já que pra mim ele começou movimentado, me prendendo muito, mas depois, que chatice! Que sacrificio seguir com a leitura. E digo isso porque eu não aguentava mais a repetição de frases e palavras, que por sinal eram cafoníssimas! Chegou a ser muito irritante! Uma escrita fraquissima e sinceramente sem nexo, pois pra mim não houve uma historia boa de ser lida, porque independente de o livro ser erotico ou não, o que espero é que tenha uma boa historia. A autora se inspirou em Crepusculo para escrever Cinquanta Tons de Cinza, mas devia ter se inspirado no tipo da escrita também que é muito melhor do que esse livro (e olha que eu nem gosto da saga Crepusculo!).

Um livro cansativo. A historia é feita somente e basicamente de Anastasia Steele e Christian Grey, onde ela é uma virgem de 21 anos, chata pra caramba, que conhece Christian quando vai entrevistá-lo no lugar da amiga. Anastasia se apaixona pelo lindissimo e riquissimo Sr Grey, um cara muito misterioso que a quer como sua submissa atendendo a todos os desejos sexuais que ele tem, onde se ela não obedece, é punida. Anastasia quer mais do que isso, mas como está apaixonada, acaba se submetendo as vontades dele...

As partes interminaveis dos e-mails trocados entre os dois pra mim não passou de encheção de linguiça, pois não tinha o porque tudo aquilo. Tinha uns e-mails que eu só passava os olhos, de tão chatos. Também ficou numa eternidade ele tentando convence-la a assinar o contrato para ser sua submissa e ela pensando se aceitaria ou não, mas enquanto isso eles transavam. Por um bom tempo ficou só nisso e mais nada.
O livro é fraquissimo tanto em historia quanto na parte do sexo.

A unica coisa boa, ao meu ver, que esse livro trouxe é em fazer as mulheres lerem um livro erotico sem vergonha nenhuma! Ele realmente fez com que as mulheres se soltassem mais e se interessassem nesse tipo de leitura. Eu mesma nunca tinha lido um livro erotico e não tive vergonha nenhuma em le-lo em locais publicos, ate mesmo porque eu via muuuuitas mulheres o lendo também. Somente isso eu achei bacana nesse livro, porque pensar em que o livro faz as mulheres se libertarem mais sexualmente e se inspirarem nele é meio retrogrado, já que pensar na mulher como submissa o tempo todo, atendendo a todas as ordens do homem, seja entre 4 paredes ou não, o chamando de Sr, correndo o risco de ser punida se não fizer o que ele quer é algo realmente absurdo, que na minha visao é longe de ser algo sadomasoquista.

Mas pra quem gosta de historinha agua com açucar, não se importando de a historia ser cansativa, beleza, ele é otimo, mas pra mim não rolou.
Foi barulho demais, mas falando de marketing, funcionou. A jogada foi inteligentissima. Mas parei por aqui, nem penso em ler a continiuação desse livro porque pra mim seria um sacrificio tanto quanto foi Cinquenta Tons de Cinza.

Drik Ramiro 31/07/2012

Fiquei em cinquenta tons de bege, variando as vezes com o rosa choque.
Então...

Desde ontem não consegui me desgrudar deste livro e agora a pouco consegui terminá-lo. O tema abordado inaugura uma nova mania no mercado literário, onde até meses atrás estávamos atrás de vampiros, substituídos por anjos. Agora tudo leva crer que os seres humanos cheios de segredos, defeitos e alguns dos mais perversos, serão a bola da vez. O livro é inevitável, até a testura da capa faz nos imaginar maciez do terno cinza do poderoso e presunçoso Sr. Grey em comparação com a falta de amor próprio de Annastasia, a protagonista. Mas uma bela história de amor, necessitada dessas peças chaves e de equilíbrio. Por isso é fácil compreender o fascínio que ele exerce sobre ela e como em tão pouco tempo os dois se atraem de forma tão palpável.
Ana, é a garota sem muitos atrativos sensuais que ao ajudar a amiga se vê presa em uma armadilha do destino e acaba se apaixonando pelo misterioso, poderoso, rico e egocêntrico Sr. Christian Gray, que não é indiferente a ela, muito pelo contrário, tudo que Ana julga sem graça em sua pessoa é tudo que o atraia. Mas Grey não é tipo convencional de namorado, de flores, bombons e “eu te amo”. As exigências dele para que estabeleçam um “namoro”, vão de absurdas a insanas. Mas o que é o amor mesmo? Não é muita das vezes se dobrar as exigências do outro pelo simples fato dele ser tudo o que se quer ter? E tudo o que ele traz consigo pode ser apenas um detalhe ou um verdadeiro tormento, no sentido mais literal carregado de sensualidade e libido, dependendo do quanto se é capaz de suportar para estar com esse amor.
Na moral? O que eu li: um pervertido no sentido mais amplo da palavra, não mais dono de seus sentimentos, antes tão controlados e com a dura tarefa de lidar com a indisciplinada Annastasia Steele, pois apesar de parecer uma sonsa e desenxabida, desperta nele sensações jamais aceitas, que dirão permitidas, além do que é obvio para um sádico como ele sentir. Já Ana, é a garota que até o momento não teve nem um romance espetacular para contar e logo de cara vai se encantar pelo cara mais esquisito e complicado que já viu, mas sempre insaciável, sabendo que meramente impossível viver sem esse homem, que vai do anjo ao cavalheiro das trevas, do bom humorado ao introspectivo, além dos segredos que carrega com ele.
O que senti: Indo dos cinquentas tons de bege ao rosa choque, a história transcorre nesse ritmo entre o hot e o morno. Quando você pensa que o ritmo vai entrar na normalidade – isso é totalmente ambíguo e de duplo sentido, se é que me entende – e o leitor pensa que pode respirar dando folga na leitura, a próxima página o envolve em outra desenfreada torrente de sensações, tudo culpa do Sr. Grey.
Hot? Quanto?: São cinquenta tons de erotismo, e se estava procurando pelo sadismo prometido, desculpe, mas do meu ponto de vida, a história promove a verdadeira sensação de que ambos estão desesperados por amarem e serem amados. Às vezes o erotismo exacerbado cansa, a ponto de você perguntar: Não tem parque para passeios de mãos dadas, lugares normais, onde casais normais, normalmente vão? Lembrando, este é um livro erótico, de uma história erótica, com personagens anormais, logo os ambientes ao ar livres e normais não proporcionam a magia das quatros paredes envoltas pela miríades de sensações da protagonista. Esqueça a normalidade. Prefira virar a paginar e prosseguir, afinal o fim é muito bom. E o segundo livro promete.
Uma advertência: não caia na besteira das comparações. Apesar da Trilogia ser oriunda de uma fic da Saga Crepúsculo, Grey não é o Edward e nem Ana é a Bella. Claro que a autora trouxe algumas nuances que faz bem de longe lembrar o perigo dessa relação, mas esqueça Crepúsculo. Eu com certeza sou fã de seres humanos complicados e cheio de defeitos, estes rendem sempre as melhores histórias.