Daniel Batista | @somdodan 15/12/2012
Não Se Deixe Levar Por Tudo a Que Te Expõem
"(...) A autora E L James constrói uma narrativa libertadora e totalmente viciante, que domina a atenção do leitor até a última linha uma viagem de autodescoberta surpreendente. (...)" EDITORA INTRÍNSECA
"(...) O livro Cinquenta Tons de Cinza, maior best-seller dos últimos tempos, chegou este mês ao Brasil e promete revolucionar sua vida sexual. (...)" REVISTA ABRIL
"(...) Pelo que parece, as mulheres finalmente encontraram seu livro oficial de cabeceira: um romance erótico que trata de temas até hoje tão proibidos na cama e nas mesas de bar, como BDSM (bondage e disciplina, dominação e submissão e sadomasoquismo). (...)" REVISTA NOVA
"(...) CHRISTIAN: Você é muito bonita, Anastasia Steele. Mal posso esperar para estar dentro de você.
ANASTASIA: Puta merda. As palavras dele. Ele é tão sedutor. Fico sem fôlego. (...)"
Vai todo mundo à merda.
Não começarei a resenha pedindo de volta os dez dias que me tomou a leitura desse livro. Foram perdidos por uma boa causa (e agora finalmente entendo o que ela é). Foram dez dias de uma excruciante tarefa para encontrar nas palavras muito mal-escolhidas de E L James uma autora literária de sucesso merecido.
Não consegui terminá-la.
Que essa é uma história que se originou de "Crepúsculo", acho que todos sabem. Que é um 'romance' sobre submissão, aceitação e 'amor acima de tudo' que envolve uma estudante universitária nos seus vinte e poucos anos e um magnata maníaco, todo mundo sabe. Queria saber quem de vocês aqui leu e não achou est(a merda d)e livro uma boa opção para leitura.
Para começar, Anastasia Steele é uma universitária estudiosa que nunca teve namorados, amantes, ficantes ou casos, é virgem, tem uns vinte e dois anos (não me lembro mais a idade, tão envolvente que é o livro), nunca se apaixonou de verdade e nunca se interessou por ninguém. Aliás, ela nunca mexeu em um computador e dirige um fusca 'muito perigoso', segundo Christian. Detalhe: O livro é ambientado em 2011.
Falando em Christian, aqui estão algumas de suas Decepções: ele é um magnata riquíssimo, solitário, vive com seus quadros pela casa de cinquenta quartos e um piano grande no centro da sala, toda branca, cor que já expressa a solidão em si, e tem em todas as suas empregadas e empregados o poder de mandá-los fazer o que quiser. Não faltam vezes em que Christian manda... Como era o nome dele...? Taylor(?) buscar coisas para Anastasia, como lingeries e o fusquinha de sua garagem (para habilmente trocar pelo último carro em lançamento). Mandão, metido, nada modesto e podre de rico, esta é a figura masculina durante a maior parte do livro.
Aptidões de Christian: Pau grande.
É a única coisa sem a qual Anastasia não consegue viver. Impressionante como uma frígida tardia de vinte e poucos consegue, na primeiríssima conversa com Christian Grey, apaixonar-se como se ele fosse o único homem da Terra capaz de 'amá-la do jeito que espera'. Para vocês terem uma ideia de como é a primeira cena dos dois no livro, Ana tropeça na porta do escritório de Christian e cai de quatro no chão. Ele a levanta. Nisso que ele a levanta, ela sente uma misteriosa corrente elétrica que perpassa todo o seu corpo na velocidade da luz e ela sente as vibrações decorrentes nas áreas mais íntimas primeiro - sempre.
Falando em corrente elétrica, acho melhor nomear Christian Grey como ChristiAmpère Grey, porque puta que pariu. Em TODOS os capítulos (TODOS, EU CONTEI), há a citação de "corrente elétrica do toque de Christian". Não obstante, os vícios de linguagem como "Puta merda!", "Caralho, como isso é gostoso!", "Enrubesço.", "Enrubesci.", "Senti o rubro em minha pele.", "Olhei para baixo, envergonhada", "Você. É. Muito. Gostosa. Anastasia." (essa fala é dele, claro. Agora imagine-a sendo proferida em meio a estocadas rápidas. Conseguiu...? Pois é. Segunda fase do Romantismo isso aí)."Minha deusa interior (mais precisamente a vagina dela, a única coisa que a guia o livro inteiro) está dançando com pompons como uma líder de torcida!". Conseguiu visualizar?
Nem eu.
De fato, não só a extremíssima solidão de Christian, combinada com a ingenuidade de Anastasia para com o sexo (e também com todos os outros aspectos de sua vida, que não convém citar por justamente se tornar irrelevante no decorrer da trama), o que me irritou mesmo não foi os vícios de escrita ou as piadinhas completamente dispensáveis no meio do sexo e fora dele (em uma cena, Christian rouba a calcinha de Ana e guarda no bolso. Só que isso acontece logo no dia em que ela vai conhecer os pais dele. Detalhe mísero: Ela está de vestido. Espantado? O pior: Para fazer birra, ela decide não pedir a calcinha). Não foi lá para a metade do livro (mais ou menos duas semanas de caso sexual), em que ela diz que o ama. (AMA, AMA, AMOR, AMAR. EU DISSE QUE ELA ACHA QUE O AMA COM DUAS SEMANAS DE SEXO). Não foi o fato de Christian 'precisar tanto espancá-la no quarto do sadismo que não pode se controlar', o que não passa de uma evolução daquele tremelique que Edward tinha por Bella em Crepúsculo; nem o fato de que Jacob-- quer dizer, José (!!!), o amigo malhado, latino, queimado de sol e de cabelo curto de Anastasia, é um completo inútil para o desenvolvimento do livro (ele tenta ficar com ela numa festa em que passa mal e vomita). Não foi nem mesmo a cena em que Ana viaja para a Geórgia para visitar a mãe e, surpresa!, o maníaco por controle sem-noção viciado em sadomasoquismo está, por coincidência, cadastrado no mesmo hotel que ela, e é o responsável pela mudança de classe (econômica para primeira classe) da viagem do avião! Que generoso da parte dele! Christian simplesmente não consegue viver sem querer machucá-la. Ele mesmo diz diversas vezes, "eu não faço amor, eu fodo com força", "eu queria muito poder espancar você nessa cama agora", "ah, Anastasia Steele, o que eu não faria se pudesse arrebentá-la de porrada...?". O QUÊ...?!?!?!
O que me irritou mesmo foi aquela porra de contrato. O QUE ERA AQUILO DE "PLUGUES ANAIS"? "PREGAS GENITAIS"? "ELETROCUTAMENTO DOS ÓRGÃOS REPRODUTORES"? DO QUÊ VOCÊS ESTÃO FALANDO, GENTE? Da metade do livro até o final, Ana fica cogitando se aceita ou não o contrato formal que dita todas as regras a que deve obedecer e conta todas as formas de sexo das quais tem que fazer parte para apenas louvar Christian Grey, o deus do sexo, o kid-bengala dos Estados Unidos (ou seria Reino Unido? Ou Canadá? Eu nem lembro onde é ambientado esse livro). Para ser sua submissa. Para. Ser. Sua. Submissa. Ela cogita se devia assinar o contrato que diz que deve se submeter a tudo que o enrustido adorador de fio-terra mandar. ELA SE PERGUNTA O LIVRO INTEIRO, E SABEM POR QUÊ? PORQUE ELA ESTÁ PROFUNDAMENTE APAIXONADA POR ELE, E NÃO CONSEGUE MEDIR O NÍVEL DO AMOR EM SEU SANGUE (sangue esse que lateja até a vagina até quando ele a OBSERVA de longe).
Falando em vagina, quais são mesmo as três expressões que E L James usa desnecessariamente repetidas vezes para designar essa parte do corpo feminino...? "Lá em baixo", "meu vértice", "minha deusa interior". Ela ainda usa "vagina" algumas vezes, o que fica MUITO feio, mas fica ainda pior quando você lê "bocetinha", proferida por ninguém mais, ninguém menos que o nosso adorador de um enfiar-chicote-no-rabo-até-passar-pela-boca. E L James não tem UM eufemismo para a vagina - E NEM PARA O PÊNIS, PARA O QUAL ELA USA O NOME CIENTÍFICO MESMO! "E ele enfiou seu pênis em minha vagina, puta merda, que delícia!"
Em diversas partes do livro eu me perguntava se o que eu estava lendo era real. Livros como "Sexus", do eterno Henry Miller (um dos mais impactantes livros de conteúdo erótico que a humanidade conheceu) e "Lolita", do Nabokov, escandalosíssimo para a época e quebrador de barreiras para a narrativa sexual adulta sobre pedofilia, nunca foram considerados "o sucesso editorial do ano". Nunca venderam 200.000 exemplares em dois meses no Brasil e nunca o farão. Houve até movimentos contra as tiragens de "Lolita", por ser preocupantemente real e perturbador para dizer o mínimo.
Me diz o que "Cinquenta Tons de Cinza" tem de perturbador (além da deusa-interior dela, é claro). Me diz o que Fifty Shades tem de erótico, envolvente, "romântico, libertador e completamente viciante"? Ou mesmo de real? Quem em 2011 nunca viu um computador e dirige um fusca; aos vinte e poucos anos? Quem sente uma atração doentia por uma menina sem-sal e passa a persegui-la por todos os lugares, forçá-la a comer, fazê-la obedecer a todo custo e bater nela para mostrar superioridade? Que mulher, em sã consciência, por mais virgem que for, vai, não só na primeira vez ter três orgasmos e não sentir dor alguma, passar a viver sua vida em prol de fazer sexo com um homem que quer espancá-la para obter prazer, sem nenhuma justificativa para tal e com um contrato ultrajantíssimo (essa palavra nem existe) para obrigá-la? E que mulher, antes frígida e sem nunca ter se masturbado uma única vez na vida, o aceita no segundo livro da série...?
Perdoem-me os spoilers e palavrões, mas este livro não merece a atenção que está recebendo. O Fantástico já babou ovo dele, a rede Globo inteira já babou ovo dele e, como de praxe, temos uma nova modinha em nossas mãos - a dos livros eróticos "para mulheres". Ou nenhum de vocês daqui viu "Toda Sua", "Cinquenta Tons de Prazer", "Belo Desastre", "Luxúria" e "Falsa Submissão" por aí? E o pior é que a editora Intrínseca já publicou títulos como "Precisamos Falar Sobre Kevin" e "A Menina Que Roubava Livros"... Títulos consagrados no cenário internacional por motivos óbvios... E na mesma medida, trouxe para todos nós "Crepúsculo", "A Hospedeira" (depois, dê uma olhada na minha resenha para esse livro ainda mais espetacular!) e, agora, o 'aclamado' "Cinquenta Tons de Cinza". Quer lê-lo? Faça-o. Tenho certeza de que, afinal, é entretenimento. Mas não compre-o. Se não fizer por você, faça por mim, ou pelos que odeiam esse livro. Não gaste quarenta reais com ele, definitivamente não vale à pena. Sério mesmo. Tudo que a mídia faz é levantá-lo para que você o possa comprar, ler até a deusa interior fazer bico e ter assunto para conversar com as amigas da sua mãe que leram o livro e acharam interessantíssimo. Est(a bosta)e livro não vai mudar a sua vida, alterar o curso da sua história, te envolver, te fazer apaixonar-se pelo enredo, pela riqueza de detalhes ou mesmo pelas cenas de sexo em si. Este livro é apenas o retrato do que o mundo de hoje consome, o retrato de até onde a indústria cultural chegou; 200.000 exemplares em dois meses para um livro piamente mal-escrito, desajeitado, desconcertante, fora de si e transitório na completude. Fugaz em cada palavra. Esquecível em cada linha.
Não se deixe levar por tudo a que te expõem.