Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Vic 05/08/2012

Ah! Por favor! Onde está o romantismo? Sr. Grey precisa de ajuda profissional!
O livro tem uma escrita agradável e flui muito bem. Li em apenas 2 dias porque queria saber mais sobre os aspectos psicológicos do Sr. Grey e até que ponto Anastácia iria chegar neste jogo! Tem partes muito bem escritas, outras cômicas, chocantes, e alguns diálogos bem sem graça. Os emails trocados entre eles formam muito divertidos. Na verdade, cinquenta tons de cinza não deveria ser considero um ROMANCE e não concordo que Grey seja maravilhoso (como muitas mulheres estão afirmando por aí). Muito pelo contrário. Esta estória poderia ser considerada um drama: o homem, muito perturbado (por acontecimentos da adolescência que se trata CLARAMENTE de um abuso sexual e merece um tratamento psicológico e/ou psiquiátrico), envolve a mulher (Ana) em um relacionamento ABUSIVO. Não é nada romântico ser controlada desta maneira. Decidir o que vestir? Comer? Como se comportar? Não se trata apenas de um jogo sexual entre quatro paredes (que esporadicamente pode até ser divertido - apimentar um pouco as coisas), Não, trata-se de um modo de vida, de uma total submissão definida por CONTRATO e sujeito a PUNIÇÕES. Será que as pessoas enlouqueceram? Perderam a noção do que é romance? Me preocupa o fato de algumas mulheres consideram isso legal, bonito, romântico, etc. Na realidade é HORRÍVEL e ERRADO. Garanto que muitas mulheres passaram por relacionamentos assim, do qual não conseguiram sair tão fácil e que acabam deixando sequelas emocionais muito sérias. Isto é para estimular as mulheres a aceitarem este tipo de relacionamento? Para iludi-las com a ideia de que um homem tão perturbado pode MUDAR apenas pela força do amor? Pura ILUSÃO! Ninguém muda outro ser humano tão fácil. O Sr. Grey precisa de ajuda profissional, isso sim. REPITO: Não digo que a liberdade sexual não seja saudável, na verdade é isso que todos querem, não é? Mas qual é o limite? Apenas entre quatro paredes, né? E em todos os momentos de sexo? Ah! Por favor! Assim ninguém SÃO (e enfatizo aqui esta palavra) aguenta! Acredito que a autora deveria ter enfocado mais os traumas e os problemas psicológicos do Sr. Grey e o relacionamento abusivo dele com Anastácia (e de uma forma diferente!). O livro seria muito mais interessante. Mostraria o lado obscuro do ser humano, que cada um esconde dentro de si e que só passamos a conhecer quando olhamos BEM de PERTO. Em resumo: A autora deveria alertar para o PERIGO e não incentivar as mulheres a aceitarem o inaceitável.
Vic 09/08/2012minha estante
Fico contente em saber que a estória será melhor explorada. Na verdade é um assunto muito interessante que deveria mesmo ser melhor trabalhado. Talvez eu também seja muito feminista e não sabia (às vezes me considero quase do século XIX!). É... você tem razão, o livro rende muitas gargalhadas mesmo, principalmente com a deusa interior da Anastácia. Ao mesmo tempo me deixa P... da vida com a ideia de uma mulher se sujeitar a isso. Não me refiro ao SM (entre quatro paredes), mas a TUDO aquilo (a perseguição, as palmadas, o medo constante de apanhar...) É demais! Vou seguir seu conselho. Lerei os outros livros. Só espero que as mulheres não sejam influenciadas negativamente pelos livros (como já estou vendo algumas por aí). Abraços.

Simone 30/09/2012

Uau !!!
Esse livro deu um UP no meu casamento. rsrsrs.

Nanda Mello 19/11/2012

Como muitas (e muitos) já falaram, falar que o livro é maravilhoso é exagero. Pelo fato de ser um tema tão pouco explorado, o livro realmente é uma novidade para nós mulheres "comuns".

Apesar deste exagero (culpem a mídia) gostei do livro e li em menos de 5 dias, o tema diga-se de passagem deixou todo mundo curiosa e ao mesmo tempo encantada pelo Grey

Já estou na metade do segundo e curtindo a trilogia!

Recomendo!

Lais.Alencar 23/08/2012

Tenho ouvido falar bastante desse livro como uma literatura erótica, mas quando comecei a ler não sabia exatamente o que esperar, já que nunca tinha lido nada do tipo. Confesso que esperava um pouco mais de consistência na história.

Anastasia é uma jovem quase se formando na faculdade, vive em uma "cidade grande" junto com a melhor amiga que tem uma vida sexual ativa. Até ai tudo bem, mas a autora tentou empurrar a ideia de que Anastasia, aos 21 anos, era tão inocente ao ponto de não saber métodos contraceptivos! Por favor né!?

confira o restante em: http://laisdoce.blogspot.com.br/2012/08/livro-cinquenta-tons-de-cinza.html

25/10/2012

LEITURA FÁCIL, BOM ENTRETENIMENTO
Ler ou não ler um livro tão comentado ultimamente, pelas redes sociais, colegas de trabalho, amigos, televisão e tantos outros lugares? É claro que eu tinha de ler o best-seller do momento, sem nenhum tipo de preconceito, seja em relação ao tema do livro ou pelo fato de o livro ser um best-seller.

E, sem nenhum tipo de preconceito, posso dizer que valeu a leitura. Foi um entretenimento divertido, apenas isso. Foi com esse propósito que li o romance e ele me atendeu perfeitamente. A linguagem é simples e a leitura é muito fácil. É uma comédia romântica e, para quem gosta do gênero, certamente irá apreciar a obra.

A história é bem conhecida: jovem bonita, legal e romântica se apaixona por jovem bonito, complexo e bilionário. Não encontramos aqui a vilã apaixonada pelo herói que irá fazer de tudo para acabar com o romance (como geralmente os romances açucarados conduzem a narrativa), mas um mocinho com personalidade complexa, Cristian Grey, e com alguns problemas pessoais que podem abalar o relacionamento com a mocinha, Anastasia.

Um ponto forte do livro, em minha opinião, são as cenas de sexo muito bem descritas pela autora. (mas apenas isso. Não entendo o porquê do estardalhaço em relação ao tema...). O livro termina já com a continuação do segundo, que comprei e dei prosseguimento à narrativa.

julia 08/08/2012

eu adorei a capa estilosa,o titulo que aguçou minha curiosidade e por fim a sinopse.mas esse livro não tem nada de..convencional..
é uma historia erotica,interessante e com um conflito emocional entre o mocinho e a mocinha.
ela querendo flores..romance...
ele querendo algo puramente fisico,escondendo segredos e vivendo uma estilo de vida inesperado...

apesar de não ser adepta a esse estilo literario ainda assim gostei dessa trama e quero ler os proximos dois volumes dessa trialogia.
eu tenho a curiosidade de saber como tudo terminará afinal..

ps:por vezes tive a impressão de ver nos personagens nuances da Bella e do Edward,de Crepusculo.
é como se a autora tivesse lido o livro e pensado como seria escrever uma bella e um edward fora do convencional..do esperado.

jecarlo_ 08/08/2012minha estante
Não adquiri o livro ainda, mas estava eu olhando pela internet e consegui achar o primeiro capítulo e lendo eu tive essa impressão de ter cara de um Crepúsculo meio erótico.

Daniela 09/08/2012minha estante
O livro era uma fan fic de crepusculo, por isso as similaridades.

julia 22/08/2012minha estante
quase cai da cadeira com essa informaçao..caramba!

Ray 08/08/2012

50 tons - sucesso editorial e personagens cativantes ?
Publicado originalmente no meu blog : http://selvadeestilo.blogspot.com.br/

É o livro da polêmica hahahaha. Se você nunca ouviu falar sobre ele , vai ouvir , acredite. 50 tons começou como uma fanfic da saga Crepúsculo , a EL James era uma "twilight mom" que é um grupo de mães ou mulheres mais velhas , totalmente piradas em Crepúsculo, dai , a James resolveu escrever em um fórum , e no metro ela escrevia de pedacinho em pedacinho a fanfic , que depois virou a trilogia 50 tons. A história é quase totalmente diferente da sua inspiração , alguns diálogos são iguais , assim como personagens semelhantes , mas não tem vampiro em ligar nenhum ok ok ? Os livros 50 tons de cinza , 50 tons mais escuros e 50 tons de liberdade prometem uma alta vendagem no Brasil. 50 tons mais escuros será lançado em 15 de setembro e 50 tons de liberdade em 1° de novembro. A vendagem dos livros no primeiro semestre , bateu o número de vendidos do Crepúsculo em 3 anos , ficando em primeiro na lista dos mais vendidos do New York Times. Agora vambora pra resenha.
Anastasia Steele é uma desastrada ( Bella ?) morena de olhos azuis , que se acha feia e magra demais. Com 21 anos ela acaba de se graduar em literatura em inglesa quando conhece Christian Grey, um moreno, alto, lindo e sensual, megaempresáriotipomilionário de 28 anos. Acontece que Grey não é um homem simples e comum , ele faz parte do mundo BDSM ( Bondage , Dominatrix/Disciplina , Sadismo/Submissão , Masoquismo). Ana ainda é virgem e se vê apaixonada e completamente a mercê dos desejos de Christian , mas antes de assinar o contrato de submissão , eles vivem uma tórrida paixão e ela passa a conhecer mais sobre o passado e a mente do misterioso homem pelo qual esta apaixonada. Não vou mentir , o livro é realmente um pornô para as mulheres. As passagens são descritivas de detalhes e sensações , alem de ilustrar o uso de diversos "brinquedos sexuais" como por exemplo algemas , chicotes , e bolas tailandesas. Eu me afeiçoei ao livro e aos personagens , mas , sou dividida entre amar/odiar Christian. Acho degradante a forma como ele trata Ana em alguns momentos (leia-se quando ele enche ela de porrada , sim , isso mesmo , surra) , mas , acho que isso faz parte do mundo dele , e em outros momentos amo e quero um Grey , ainda não sei como vou me sentir ao final da trilogia. Claro , muitas pessoas acham o livro sofrível , com uma linguagem péssima e sem noção. É claro que a partir da segunda passagem de sexo, você ja sabe como tudo vai ser e terminar , mas acho que é pela linearidade dos personagens. Em alguns momentos Anastasia parece ter 16 anos e o Grey aparenta ser uma quarentão , fico em duvida se isso era intenção ou somente um exagero para os personagens. Por fim , acho que devo me conter e evitar os spoillers , mas parece que a série ainda vai render muito , ainda mais com as filmagens do filme em negociação.

Ju 12/11/2012

Cinquenta Tons de Cinza: O desafio
Comecei a ler o livro por que senti que era quase um desafio. Além é claro, do fato de ser o livro mais comentado do momento. Li críticas positivas e negativas. Ouvi comentários do tipo "menina que for ler esse livro tem que ter muito estômago", "é um livro muito pesado". Li até uma resenha que dizia que se fosse realmente ler o livro era para pensar bem antes de fazê-lo. Enfim, pensando bem e até com certo receio, comecei a leitura, na internet mesmo e na versão de Portugal. Mas não resisti e acabei comprando o livro. E não me arrependo.
(...)
E.L. James, não é a pior escritora do mundo, como dizem por aí. Ela conduz a narrativa muito bem, prende a atenção do leitor. É claro que tem pontos negativos, como o fato da Anastascia pensar demais em coisas desnecessárias, a ponto da sua mãe lhe dizer para parar com isso. Não que pensar seja errado. O problema é que ela para pensar e analisar tudo. O cara diz “Oi”, e ela precisa de um espaço para parar e analisar a forma como ele disse “Oi”.

Leia a resenha completa aqui>>http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/2012/11/resenha-cinquenta-tons-de-cinza_5.html

Flavia Souza 13/09/2012

Cinquenta Tons de Cinza - E L James
A Srta. Steele tem 21 anos é virgem, e esta se formando em literatura, enquanto o Sr. Grey é uma espécie de Tony Stark – gênio, bilionário, playboy e filantropo (li isso numa resenha e achei sensacional, pena eu não lembrar quem escreveu para creditar devidamente), além de ser misterioso e experiente, o tipo de personagem que nos instiga a continuar lendo para saber o que motiva suas atitudes.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana Steele e conta a historia dela e de Christian Grey. Os dois se conhecem quando Ana entrevista Grey para o jornal da faculdade, onde sua amiga Kate é editora. Ocorre que Kate ficou doente e depois de tanto sacrifício para conseguir essa ‘reunião’ ela não podia simplesmente não ir. A entrevista é interessante (e é uma das cenas que eu mais gosto neste primeiro livro), você ri em quase todos os momentos (eu senti vergonha alheia da Ana em tipo... 50% da entrevista?). Pra começar ela cai ao entrar na sala, não conhece bem o entrevistado e as perguntas que Kate escreveu para ela vão de chatas/comuns até as pessoais/constrangedoras (“o senhor é gay?”).
Evidentemente o Sr. Grey se interessa por Ana, mas como nada é perfeito, o bilionário é adepto ao BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) e quer que a Srta. Steele seja sua submissa sexual (sim você leu certo!) não desejando qualquer outro tipo de envolvimento com a jovem. Ana se assusta (só a ela?) com esse estilo de vida e fica indecisa entre ficar e se submeter às vontades do Sr. Grey, ou fugir para as montanhas. Alias só fazendo uma pequena observação, o que era aquele contrato determinando até as horas de sono ou o que ela comeria?
Eu concordo que o Christian é um maníaco por poder, que sufoca a menina e fica em cima marcando território a todo segundo, isso além de ser um tanto sádico. Enquanto a Ana é romântica, chata, mimizenta (sério, é muito mimimi pra uma pessoa só), mas ainda assim corajosa (ela quer experimentar o mundo dele e vai com tudo). È evidente que ele ama ela, e da vontade de gritar isso pra ela toda hora, ele dorme com ela, apresenta ela pra família, leva ela pra andar de helicóptero e planador, tenta proteger ela de tudo (ok aqui ele exagera um pouco), enfim, ele quebra todas as suas preciosas regras quando esta com ela e com isso acaba perdendo um pouco seu poder, só que ela não percebe e continua com o mimimi.
Uma coisa que me incomodou no livro foi o final (eu sei que não é o fim da historia, mas sei lá), acho meio estranho todo o drama feito em cima de algo que ela pediu, quando você pede alguma coisa você tem que ter noção da onde ta se metendo, mas enfim...
O livro é mesmo um pouco clichê e a historia não se desenvolve muito. Mas vamos concordar com uma coisa, mesmo sendo clichê a autora conseguiu abordar o tema de uma maneira diferente, e se a historia não se desenvolve é porque ela fará isso nos próximos livros (eu espero!). A favor da historia podemos citar o fato dela pegar uma história simples, comum e muito, muito antiga – a da garota certinha e virgem que se apaixona pelo cara experiente e misterioso – e transformar em um grande best-seller.
Por fim, não vou julgar a escrita da Sra. James ou o aprofundamento de seus personagens, e não o farei por duas razões. Primeiro porque eu faço economia e não literatura ou português, sendo assim não tenho conhecimento para julgar e mesmo que o tivesse não faria afinal quando eu comprei o livro eu não esperava por um clássico. Segundo porque sinceramente quem espera aprofundamento e escrita digna de um clássico, de um livro que tem como objetivo ser somente um divertimento? Acho besteira ficar pensando neste tipo de coisa.
O livro vai ser adaptado para o cinema e vários atores estão sendo cotados para os papeis da Anastasia Steele e do Christian Grey, entre eles Emma Watson, Alexis Bledel, Matt Bommer, Ian Somerhalder, e mesmo o Ryan Gosling. Tenho uma idéia de quem eu gostaria mais sei lá não consigo me decidir em definitivo. E com certeza vou assistir ao filme, embora não ache que uma adaptação para a telona vá ser de longe o que é o livro, pois a historia é realmente muito explicita e acho difícil eles conseguirem contar toda a história amenizando as relações que os protagonistas mantêm (afinal não dá pra passar o filme inteiro mostrando sexo sem ser um filme adulto), contudo devo confessar que seria uma boa oportunidade para mostrar mais como funciona a cabeça do Christian.

Gostei de Fifty Shades e recomendo!

P.S.: Se tivesse de definir uma 'música tema' para o livro, eu escolheria 'No Light, No Light' de Florence and The Machine. Simplesmente perfeita para a história.
Renata 10/09/2012minha estante
Sobre a descrição de Tony Stark, é só a reprodução de uma fala do próprio personagem em 'Os Vingadores'. Ele é genuinamente modesto, se é que você me entende...Hihihihi

Flavia Souza 10/09/2012minha estante
Então Renata, eu sei que é uma fala do filme, mas eu queria lembrar quem foi a pessoa que fez essa comparação, porque eu achei sensacional... Mas não consigo lembrar escreveu a resenha!

Alias acho os dois Grey e Stark igualmente modesto! #ornot hehehe

Graziella.Aoki 15/10/2012

Baunilha ou não... eis a questão!
Realmente, não sabia o que esperar quando comecei a ler... Talvez apenas algumas cenas quentes e nada mais... Mas uau!, essa série realmente me prendeu, porque há uma história, não apenas contos eróticos soltos, com pouca coisa a oferecer.
Christian Grey faz meu coração palpitar, seja de tristeza ou de alegria. Desde que Ana tropeçou, literalmente, para dentro de seu escritório que me apaixonei pelo casal e pelo livro. Já naquele começo, sabia que valeria a pena lê-lo.
A história começa quando o CEO, Christian Grey, se vê atraído por uma universitária prestes a se formar, que lhe faz algumas perguntas em nome de sua amiga para uma matéria do jornal universitário. Logo fica claro que Ana também está interessada e ele, mesmo hesitante, lhe faz uma proposta: Grey a queria como submissa.
Ingênua e desejosa, Ana toparia qualquer coisa para ficar com Christian, mesmo que isso pudesse a machucar mais tarde; seja fisicamente ou emocionalmente.
Na primeira noite em que iriam passar juntos, o empresário acaba descobrindo que a garota ainda é virgem. Isso o assusta e o excita. E é aí que começa o relacionamento amoroso dos dois e é quando eu piro geral, lógico.
Como seria a primeira vez de Ana, ele topa um sexo mais leve, nada que estava em seu contrato, com limites rígidos, Amos e Submissas, chicotes, etc.
De certa forma, seria a primeira vez dele também, nesse tipo de copulação.
Nem Christian Grey poderia manter-se controlado enquanto se perdia nas curvas de Anastasia Steele, e depois ele encontra sentimentos que não deveria estar sentindo. Neste quesito, idem Ana, que sabe que já o ama, mas que também sabe que isso só a levaria a ruína.
Ele pode foder duro, mas sinceramente... quem não se apaixona por um baunilha?
E como fugir de um sentimento?
Ana terá que aprender como amá-lo da forma que Christian é, e ele, terá de lutar com seus próprios demônios para não se ver afastado da garota que o deixou louco.
Porém, o que fazer quando se é cinquenta tons fodidos de cinza?
Ah, Sr. Grey... Você terá que aprender, tanto quanto a Srta Steele terá que apanhar. Duro.
Joyce F. B. 15/10/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha. Disse tudo.

Bennet 28/10/2012

Problemático até demais!
Primeiramente, nunca li um livro que falasse tão abertamente sobre sexo e sadomasoquismo. Me assustei um pouco no início, mas cada vez que pensava: Uii...que sinistro! A história voltava a ter um romantismo. E assim, cosegui terminá-lo.

Livros sem romantismo, sem história não são comigo. O primeiro da trilogia, apesar de fugir a tudo que eu li, me deixou com vontade de ler o segundo.

Sobre os personagens:

Grey: Muito dominador, problemático. Em alguns pontos do livro ele me irritou e mais ainda a Anastacia. Por favor, haja paciência para aguentar homem assim. Porém, em outros momentos ele se demonstrou bem normal rs e isso fez com que eu quisesse continuar a leitura. Ver até onde ia tudo isso.

Anastacia: inocente até certo ponto. Ela se entregou muito rápido às fantasias de Grey porque o cara era bonito. Isso é óooobvio! E de inocente, ela passou a ser bem safadinha! hahaha Apesar do jeitinho desastrado dela, eu gostei de seu jeito inicialmente, mas ao final do livro, ela também me irritou. Eu acho que o cara é muito chato e ela muito apaixonada.Tão apaixonada a ponto de aguentar a todo momento que o cara controle a vida dela, não podendo sequer ter o direito a nada que não seja a vontade dele? Ahhhh! Isso é demais pra mim! Um saco!

Sobre a parte do sadomasoquismo. Eu nem sabia que existiam certos brinquedinhos. Fiquei assustada e a imaginação rolou mesmo! Cada coisa! Geeeeeeeeeteeeeee! rs

Emfim, eu gostei do livro porque quero ver se as coisas vão melhorar ou a personalidade de cada personagem continuará marcada assim. Eu espero que não.

Respondan ustedes a la encuesta en la barra lateral del blog sobre quién debe ser el Sr. Grey. ;)

En primer lugar, nunca leí un libro que hablaba tan abiertamente sobre sexo y el sadomasoquismo. Me asusté un poco al principio, pero cada vez que pensaba: UII ... que asustador, aparecia en la historia el romanticismo. Y así cosegui terminarlo.

Libros poco románticos, ni historias sin sentido no son para mí. Me quedé con ganas de leer el segundo. Mismo que sea mi primer vez en lecturas eroticas.

Acerca de los personajes:

Gris: muy dominante y problemático. En algunos puntos en el libro, me molestó aún más Anastacia. Por favor! Paciencia para estar allí con el hombre así. Pero en otras ocasiones él se mostró bastante normal y eso me dió ganas de seguir leyendo al libro y ver hasta donde se iba todo.

Anastacia: inocente hasta cierto punto. Ella se ha entregado muy rápido a las fantasías de Gris porque el tipo era lindo. Esto es óooobvio! Y de inocente, ella pasó a ser muy safadita! jejeje A pesar de la difícil habilidad de ella en caminar, su torpeza, me gustó su forma inicialmente, pero al final del libro, también estaba irritandome. Creo que el tipo es muy aburrido y ella muy enamorada .Tan enamorada a punto de pasar todo el tiempo con un tipo que le gusta controlar su vida y no puede tener incluso derecho a nada que no sea su voluntad? Ahhhh! Eso es suficiente para mí!

Por parte del sadomasoquismo. Yo no sabía que existian ciertos juguetitos me asustando y por desconocerlos, mi imaginación voló! Cada cosa!Persooonas! jajajaja

En fin, me gustó el libro porque quiero ver si las cosas mejorarán o la personalidad de cada uno se mantendrá así de aburridas.Espero no.

Ana Camina 14/11/2012

Muito mais ou menos
Achei as cenas de sexo muito chatas e os personagens mal explorados.
Vou ler as continuações só pra saber o final da história dos dois, mas achei o livro muito dispensável.

Jorge 23/09/2012

Um fanfic de Crepúsculo que virou sucesso internacional... por nada
Escutei tanto falarem de Cinquenta Tons de Cinza que, apesar de não parecer muito com o meu estilo, dei uma chance e fui atrás do livro. Confesso que fiquei surpreso com a maneira como uma história tão sem graça conseguiu cativar milhões no mundo inteiro. E, até mais, até onde vai o poder das fanfics. Para quem não sabe, Cinquenta Tons de Cinza nasceu como um fanfic de Crepúsculo. É só trocar o nome dos personagens principais por Bella e Edward e você rapidamente sente aquela náusea característica da saga.

Mas não foi só por ser um fanfic que Cinquenta Tons de Cinza decepciona. A história sem sentido, os diálogos toscos. Até as tão faladas tórridas cenas eróticas não tão fortes. Não são gratuitas, como algumas pessoas acham, mas também não têm charme ou sentimento algum. Não sou contra o uso do sexo em livros - Gabriel Garcia Marquez e Haruki Murakami abordam muito o tema de maneira explícita em seus romances, por exemplo - mas o livro de E. L. James o faz de uma maneira tão sem graça, sem sal e sem paixão que me surpreende que ainda tenha gente radicalizada com o livro.

Apesar de vê-lo pelas ruas nas mãos de adultos e gente que se diz inteirada em literatura, acho Cinquenta Tons de Cinza um Crepúsculo com roupagem nova e que conseguiu enganar os adultos travestido de livro maduro e polêmico.

Em suma, achei muito fraco.