Cidade das Almas Perdidas

Cidade das Almas Perdidas Cassandra Clare

Resenhas - Cidade das Almas Perdidas

Karine 06/09/2013

Perfeição existe. E desta vez, está em forma de livro.
Mesmo sendo suspeita para falar sobre Os Instrumentos Mortais e sobre o talento de Cassandra Clare, eu ainda consigo me surpreender com a criatividade dessa mulher.
Pelo Anjo cara.... Por Raziel, de onde esta mulher veio?
Talvez EXISTA Caçadores de Sombras. Talvez ela seja uma! Ou talvez ela seja uma mundana, mas que possua o dom da visão.
É tudo tão sublime. A narrativa, a forma como os diálogos acontecem tão naturais como se eu estivesse ali ao lado de Jace, temendo por Clary, odiando Sebastian/Jonathan.

Cheguei a ter que parar a leitura algumas vezes. Estava ficando tão nervosa que achei que fosse morrer. É sério, eu sentia como se meu estômago queimasse de tanto desespero.

Ai meu Deus, Clary é tão forte. Está tão madura.
Uma palavra: MALEC ♥

Desta vez, Jace é um servo do mal DE VERDADE.
Ele, por vontade meio que própria tem uma plano maligno bem dos malignos que fazem Valentim parecer um adolescente rebelde com a clave. Desta vez, o mundo MORTAL está em perigo. A alma de Jace está praticamente condenada e Isabelle, Simon, Alec, Magnus, Maia e Jordam terão que compactuar com inimigos... A Rainha das Fadas e até com demônios maiores.

Estou estupefata. Desejo CIDADE DO FOGO CELESTIAL o quanto antes!
Karoline.VitAria 22/09/2021minha estante
Oie

Maria3262 27/01/2023minha estante
Como faz pra ler

Juh 05/03/2021

Jace está sob controle de Sebastian, e Clary, sendo obstinada como sempre, se recusa a desistir de seu amado. Ela se arrisca mais do que nunca para talvez conseguir derrotar seu irmão, e para isso acaba se aproximando dele e do Jace ?fake?. Enquanto isso, os outros personagens se reúnem e formam um tipo de QG para ajudar de alguma maneira.

Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br
Thamih 05/03/2021minha estante
Marca como spoiler, amada. Sorte que eu já li essa parte da série pq se não você já teria acabado com quase toda a graça aqui.

Priii Reis 29/01/2023

No amor,e na guerra vale exatamente tudo,ainda mais se Jace estiver envolvido.
- No livro anterior Jace foi sequestrado por Jonathan,quando todos acreditavam que o ritual de ressucita-lo teria sido anulado.
Todos estavam em busca deles,o demônio irmão de Clary era temido depois de ajudar Valentim,por ter matado muitos caçadores e seres do submundo.
- Tudo está prestes a mudar e mais uma vez Jace será usado,e fará parte de muita coisa ruim.
- Alec procura Camille quanto a possibilidade de Magnus se tornar mortal.
- Simon é impedido de entrar em casa,porque a mãe lembra que ele é um vampiro.Coloca simbolos de proteção na entrada,ele não pode nem entrar em confronto,que a marca de Caim destrói a todos.
- Clary faz de tudo para salvar Jace. Como fazer acordo com a Rainha Sellie,a se entregar para Sebastian fingindo querer aliança,para saber os planos e ficar de olho no namorado que nitidamente mudou.
- Izzy ama Simon mas é muito orgulhosa para declarar isso,e ele acha que ela não precisa dele por parecer tão durona e livre.
- Sebastian planeja melhorar os caçadores de sombra com sangue demoníaco,tendo as habilidades e força sobrenatural. controlar demônios maiores e provavelmente estinguir o submundo e os humanos.
________________RESUMO COM SPOILERS_________________________

Clary,Alec e Izzy são os mais atingidos pelo desaparecimento de Jace. O restante da Clave está ligada em capturar Jonathan, passadas duas semanas sem notícias.Eles precisam se unir para restaurar as barreiras que estão caindo em diversos pontos do mundo,o que lembra muito o que ele fez em Ídris.

O que ela não contava é que Jace, parece super a vontade com o demônio,como melhores amigos.
Sebastian apunhala Luke com lâmina demoníaca,ele está entre a vida e a morte.

Jocelyn foge com Clary para casa de Magnus,onde descobrem pelo Irmão Zacariah que o ritual realizado por Lilith,ligou Jace e Sebastian como um só corpo e mente.Uma garantia,para que não matassem *seu filho* demônio.

Depois dessa declaração,Clary pensa logo nas irmãs de ferro e se podiam produzir uma espada que desfizesse esse elo.Mas foi impedida de ir pela mãe, e ambas brigaram.
Jocelyn só tem uma certeza o relacionamento dos dois não tem futuro e a filha está sempre em perigo desde que conheceu Jace,o que ela lutou por anos pra que não acontecesse.

Mas Clary não aceitaria e fugiu...

*Além disso,tratava-se de Jace.
Faria qualquer coisa para salvá-lo,qualquer que fosse o preço, independentemente do que pudesse dever ao Inferno ou ao Céu, não faria? *

Maia quer confiar em Jordan de novo,mas não consegue apagar os traumas do passado.E se joga no momento,amando e aceitando o amor que passaram tanto tempo sem.

O grupo não descobriu uma arma ainda que separe os dois,e apelaram para um Demônio maior Azazel.Que parecia ser a última chance,como também uma ideia terrível. Todos finalmente descobriam sobre a marca de Caim de Simon,e até o Demônio correu dele.

Clary teve sorte,e Sebastian deixou que fosse junto na missão deles. Ela não esperava lutar com demônios,quase ser morta e tudo pela espada de adamas direto dos céus.

Descobrindo aos poucos o plano de Sebastian,seguiu a farça mesmo sem o anel precisava manter a confiança,até conseguir falar com alguém...Sua percepção do "seu Jace" está se perdendo e ela teme ser tarde demais para separa-los.
Ele retorna ao controle do seu corpo,e decide se entregar a clave e aceitar ser sacrifício para destruir sebastian.Clary precisa pensar numa opção melhor...

Enquanto isso o "time do bem" Izzy, Alec,Simon,Magnus, Maya e Jordan (quando não estavam matando a saudade,ajudavam) a missão suicida era,invocar o anjo Raziel e torcer para a marca de Cain ser estímulo para que entregue a arma.

Mais uma vez Simon se provou um amigo leal,ao invocar o Anjo Raziel e correr tamanho risco por Jace, pelo mundo que queimaria se tal arma não lhe fosse entregue.
Ele também pagou o preço,e perdeu sua marca,sua maldição e sua proteção.

*Você é um teimoso,falou. Um verdadeiro guerreiro dos seus,como aquele cujo nome o batizou,Simon Maccabeus. E assim como ele deu tudo para o irmão Jonathan,você fara por seu Jonathan. Ou não está disposto?*

*Não é só por ele. Mas sim o que quiser. Darei.*

Diria que Simon para um simples mundano como era muito julgado,teve muitas provas de que seu mundo é o das sombras,mesmo sem ele querer.

Clary consegue avisar os amigos do plano de Sebastian. Descobre que a Rainha Seelie sabia de tudo que falavam pelos anéis,e impede que ele escute sobre a Gloriosa. Uma grande briga acontece,Sebastian tenta abusar de Clary,que movida pelo ódio o corta de várias maneiras e quase chega a matar mas resiste por Jace.
A batalha ocorre e bem na hora que Sebastian obriga Clary a tomar do cálice o time do bem aparece,e a batalha começa. Magnus é atingido por Amantis,mas se recupera logo. Clary só teve tempo de pegar a espada e correr para Jace que apareceu na sua frente,mesmo que o plano fosse acabar com Sebastian.Então o apunhalou,as chamas o queimaram,ela torceu pra que ele acordasse não podia ser o fim. E não foi.

Magnus descobriu o que Alec planejava pra ele,e isso o machucou.Camille era sua aliada,sua ex e o fato de ele não confiar em Magnus para contar seja a mínima proposta o fez querer seguir em frente. Magnus nunca quis abrir tanto seu passado e isso também fazia Alec pensar se a confiança era mútua.(tudo que se faz em segredo acaba mal..)

Jace para Clary:
* Eu me apaixonei por você,porque é uma das pessoas mais corajosas que já conheci. Então, como poderia pedir que você deixasse de ser corajosa só porque a amo? Você foi atrás de mim.Você me salvou quando quase todo mundo já tinha desistido,e mesmo os que não desistiram não sabiam o que fazer... *
*Clary. Você salvou a minha vida. *

bloodinthewine 21/11/2021

?? Pode conter spoiler! ??

Eu gostei bastante desse livro. Não diria que é um dos meus favoritos nem um dos melhores porque tem muitas coisas que eu não lembro embora tenha cenas e acontecimentos muito bons e importantes.

Eu pude me conectar bastante com os personagens nesse livro, especialmente a Clary. Percebi que ela mudou bastante, ainda não está cem porcento, mas com certeza já é uma Clary mais madura do que a do primeiro livro e eu gostei de ver essa evolução.

Outro ponto desse livro são os casais, basicamente todo personagem namora, algo que eu não acho ruim mas ótimo porque a Cassandra traz mais diversidade para o universo. Ela introduz o casal Helen e Aline que, se não me engano, é o primeiro casal sáfico da saga e tenta desenvolver mais a Maia e o Jordan como um casal, o que pra mim não funcionou. Eles não são um casal com tanta profundidade assim, embora já tenham um passado, e não me conectei nenhum pouco com eles. A Clary e o Jace, estou começando a gostar mais deles mas ainda são fracos em comparação aos outros. Magnus e Alec, é complicado porque eu me enxergo nas inseguranças do Alec e o entendo mas o que ele fez, eu não esperaria menos do Magnus e, por fim, Izzy e Simon são perfeitos, não mudaria nada, os maiores!!

Não posso deixar de falar do vilão, Sebastian, que é bem melhor do que o Valentim, mas ele me irrita muito com todo aquele negócio ridículo com a Clary. Realmente queria "gostar" dele igual muita gente gosta mas quando lembro do que ele fez com a Clary e as coisas que ele fala me dá muito nojo, raiva e apenas isso.

A escrita da Cassandra tá ótima nesse livro. Te prende de verdade e você fica com mais vantagem de ler o proximo capítulo. Ela consegue desenvolver cada vez mais o universo, dando detalhes ainda mais intrigantes que são apaixonantes!

AlanVinicius 20/01/2024

Gostei! O livro tem um bom enredo e me prendeu desde o início, mas mesmo assim acho que poderia ser um pouco menor já que em alguns momentos parecia que estava só enrolando.
Porém é bem dinâmico e tem um final que promete muito para o último livro da saga, já ansioso para ler! ?
Nem acredito que estou acabando mais uma saga desse universo, vai faltar só as outros 3785 agora. ?
TatiDevesAll 20/01/2024minha estante
amo esse livro

Debbye 09/12/2020

Cidade das Almas Perdidas
Dizer que eu amei a leitura é pouco! O livro me abocanhou de início, ao final, tudo que eu mais esperava aconteceu tão rápido que nem tempo para suspirar eu tive. E então, acabou, veloz, certeiro e aterrorizante. Só consigo pensar que agora sim, a guerra teve início, mas como ela irá acabar? bem, só a autora para dizer.

?? isso não muda o que somos um para o outro. É como se sempre estivesse faltado um pedaço da minha alma, e esse pedaço está dentro de você, Clary. Sei que uma vez falei que, quer Deus exista ou não, estamos sozinhos. Mas quando estou com você, não fico sozinho.?

Graziella23 19/12/2021

Mostra o que precisa
Livro muito bom e conta a história que precisa ser contada. Provavelmente vai ser o melhor livro da série na minha opinião pois todos os personagens são bem desenvolvidos e com o decorrer do tempo a história não fica chata ou cansativa.
Indico principalmente para pessoas que gostam de fantasia e romance porque a Cassandra realmente deixa essas dois temas bem evidentes nos livros.

Raissa861 07/02/2013minha estante
''I think lonely monsters fascinate us all because we all know what it's like to be lonely, and so, however horrible they are, there may be a creeping part of us that feels a twinge of sympathy. As Clary says:
She had seen Sebastian looking at Jace, even at herself, and knew there was some part of him as echoingly lonely as the blackest void of space. Loneliness drove him as much as a desire for power-loneliness and a need to be loved without any corresponding understanding that love was something you earned.''

Complementando o que a Cassandra Clare disse no texto acima, acho que o Sebastian/Jonathan Morgenstern nos fascina tanto justamente porque, apesar de sua óbvia mente deturpada, nos conseguimos entender sua lógica, bem como um pouco do seu ponto de vista. Além do que, apesar de ser um ''monstro'', inicialmente ele foi apenas mais uma das vítimas de Valentin e seus ideais do que um caçador da sombra deveria ser, só que diferentemente da Clary e do Jace, ele nunca teve a oportunidade de criar laços afetivos com ninguém ou muito menos de ter um bom exemplo para seguir. Acho que nem mesmo antes de sua morte Sebastian tinha uma vida e esse fato, ao menos no meu caso, me fez questionar o que ele poderia ter se tornado se as coisas tivessem sido diferentes.

A obsessão do Sebastian pela Clary e pelo Jace também me atraiu tanto quanto me repudiou - tipo, por mais perturbadora que seja, consegui entender o porque dessa fixação dele por eles. Assim como você disse: ''Ele se liga a Jace para subjugar a única pessoa que acredita ser superior à ele e se conecta à Clary por ser ela a última Morgenstern, acreditando que ela, melhor do que qualquer pessoa, seria a única a compreendê-lo por ser igual à ele''.

Em relação a esse fato, a Cassandra Clare também respondeu a algumas perguntas dos fãs:

1) Sebastian is fixated on the idea that Clary is like him - maybe his only chance at finding someone in the world like him, which is his idee fixe - and 2) he hasn't given up hope that she will turn out to be like him/a compatriot/on his side.
So why would that change? That Sebastian is fixated on his sister in a weird way has been part of his character since Day One, since part of his character is that he is unique - ''there is no one else in the world like you'' - and that he both likes that and suffers loneliness because of it. And that Clary is his main hope for ''someone like him'' has also been part of his character since he first showed up.
I think it's also interesting to be asked why I ''made Jonathan/Sebastian love Clary'' when it's entirely a matter of interpretation that he does love her at all. He never says he does. Neither does anyone else say he does. Why assume he does when it's an open question whether he can love at all? (I'm not really asking you, asker, just tossing the questions into the air.)
But indeed, of all the people in the world, Clary and Jace are the only ones who even seem to register to Sebastian as actually existing and possibly mattering. And in both cases he's obsessed with either finding or creating ''someone like me'' - he does it with Jace with literal possession, and with Clary with mind games - ''You have a dark heart in you, Valentine's daughter'' - and physical attempts to control and possess her. But that's what he wants, basically,someone like him, and he thinks he can have that only with Jace or Clary.
I mean, I am not saying, I suppose, one way or the other -- given that the series isn't over, we really don't have any idea what Sebastian/Jonathan's final plans are, or what he thinks he feels - whether he thinks he loves his sister or whether he thinks he doesn't. He talks and thinks a lot about belonging and owning and controlling but not ever about love. He's obviously obsessed. He wants to hurt and upset and control her. And he seems willing to kill her if required. But it does seem like he'd rather not? ...I leave it up to you whether this constitutes love or not.

Apesar de parecer, também não estou defendendo o Sebastian, apenas acho que ele é um personagem com um grande potencial que poderia ser mais amplamente explorado, porém que, infelizmente, provavelmente terminara morrendo em COHF.

É como você disse: ''Humanizá-lo seria descaracterizá-lo, mas matá-lo seria um desperdício e prejuízo enorme para a série, que poderia ser aproveitado em The Dark Artifices''.

P.S.: Sério, a-d-o-r-e-i sua resenha! Você conseguiu transcrever em palavras até mesmo os pensamentos que eu nem sabia que tinha em relação ao Sebastian e todo o contexto de City of Lost Souls! Fiquei até com vontade de reler o livro agora! @_@ ~

Anna. 07/02/2013minha estante
Achei alguém que pensa como eu, FINALMENTE! kkkkkk.

Particularmente, eu o acho um dos melhores personagens de TMI (Senão o melhor)! Só queria que a Cassandra escrevesse mais sobre ele, porque mesmo já aparecendo em 3 livros, ainda sabemos tão pouco dele.

Pra mim, este foi o melhor livro da série, justamente por causa dele! Sebastian é um daqueles personagens terrivelmente cruéis que, por mais aterrorizante que seja, é indispensável para o andamento da trama e o bom desenvolvimento do enredo. O que seria de "Cidade das Almas Perdidas" sem ele? Uma pena que ele não durará muito, apesar de eu continuar achando que Cassandra pode aproveitá-lo em The Dark Artifices.

Cassandra publicou há um tempo um POV de Sebby que mostra um pouco mais sobre como ele pensa e age. Nele, dá pra entender um pouco sua obsessão por Clary e seu ódio por Jace. (Tem aqui: http://idris.com.br/tornando-se-sebastian-verlac/)

"Clarissa era filha real de seu pai também, e quem saberia o que seria a estranha combinação do sangue do pai deles e o poder do paraíso correndo nas veias de Clarissa? Ela poderia não ser muito diferente de Jonathan. O pensamento o deixou excitado de um jeito que ele nunca ficou antes. Clarissa era irmã dele; ela não pertencia a mais ninguém. Ela era dele."

Como bem salientou Cassandra, ele nunca disse que amava a Clary (ou mesmo qualquer pessoa que não fosse ele). O que sente por ela nada mais é do que obsessão, atração e desejo, por acreditar que ela é a única e última esperança dele não ficar sozinho.

Afinal, não seria muito mais divertido destruir o mundo acompanhado do que sozinho? HAHA.

Maira Gil 12/08/2013minha estante
Cara, AMEI sua resenha! Cê disse TUDO o que eu sentia! concordo com o que a Raissa disse também *-*
Principalmente a resposta da Cassandra aos fãs.

Ana 09/12/2013minha estante
Amei a resenha, TMI tbm é minha série favorita, kkkk . Ansiosa demais!

Ana 27/09/2021

Mais um de TMI concluído, achei que esse livro trouxe otima versão da batalha que vai acontecer no proximo livro, trouxe também mais momentos da izzy, simon maia e jordan, além de mostrar as inseguranças do alec com o magnus. O sebastian ta se mostrando ser um dos melhores vilões dos livros da Cassie! Queria dizer que eu amo a Cassei que ela não mudou o humor e nem a forma da escrita durante esses 5 livros e como sempre perfeita
Amandita28 27/09/2021minha estante
Eu também amo ela! Cassie rainha ? ela criou tantos personagens maravilhosos!

Lizia.Yohanna 16/12/2020

Adorei
Como sempre continuo apaixonada pelos livros da Cassandra e esse não foi diferente, mais estou anciosa pra reler o final dessa série e finalmente vê o fim do Sebastian.

Bia.Ribeiro 24/06/2021

“Faria qualquer coisa para salvá-lo, qualquer que fosse o preço, independentemente do que pudesse dever ao Inferno ou ao Céu, não faria?”
Minhas expectativas estavam baixíssimas já que falam que esse é o mais fraco dos Instrumentos Mortais. Eu gostei. Entendo o porquê de algumas pessoas terem essa opinião e concordo totalmente com os argumentos negativos . Mas achei divertido , e rapidinho.
Tonha 24/06/2021minha estante
Ao contrário de todo mundo, esse foi o meu livro favorito haha por conta de conhecermos melhor o Sebastian, e também dos lugares que eles visitam

Bia.Ribeiro 26/06/2021minha estante
Simm. a casa muito é muito legal e da abertura pra conhecer o mundo.

QueenFury 11/07/2023

Quero mais Simon e Iz pls
Cara depois de um milênio que eu tinha começado esse livro, finalmente terminei.
Mas gente não é porque o livro é ruim não, pelo contrário o livro é muito bom! Principalmente quando o Simon e a Iz aparecem e drama entre a Maia e o Jordan, confesso minhas partes favoritas :)
Preciso confessar que ainda não engulo a Clary e a Mãe dela é insurpotável e desnecessária (sempre se metendo e não ajudando em quase nada...)
O Jace continua maravilhoso, mas mano fiquei com uma dó do Sebastian, tipo ele é a maior vítima dessa história, pq ele é mal tá, mas ele n teve escolha de nada desde o início... E como o bixinho é solitário, mas como ele n tem salvação só fica pior...
Devia odiar ele pelas maldades? Mas n consigo, só tenho pena mesmo...
Rafa.F 12/07/2023minha estante
Leia Contos da Academia dos Caçadores de Sombras e terá mt de Simon e Iz haha

Rafa.F 12/07/2023minha estante
Mas só dps que ler o último livro de Os Instrumentos Mortais, pq se não não vai entender e ainda pegar mt spoiler lj

QueenFury 12/07/2023minha estante
Eitaaaa demorou vou ler simmm, obg pela indicação ??????

Aline.Oliveira 12/07/2023minha estante
Eu amo esse livro e amo tanto Simon e Izzy são tudo?eu também não consigo odiar o Sebastian tenho pena dele também

QueenFury 13/07/2023minha estante
Simmm eles salvam uma boa parte do livro, Aline top q a gnt pensa igual tbm haha

Aline.Oliveira 13/07/2023minha estante
Verdade eles são um do meu casal preferido que bom que você também pensa igual em relação ao Sebastian ??

QueenFury 20/07/2023minha estante
Simmm o Sebastian é o verdadeiro coitado de toda a história...

sosuene 06/10/2020

Bom, uma leitura fácil e cheia de expectativas pra saber o que vai acontecer.
Ana 05/12/2020minha estante
Sim, eu AMO esse livro e li em 2 dias

sosuene 06/12/2020minha estante
Kkkkkkkk

Aline.Momm 28/03/2021

Me prendeu do começo ao fim!
Nesse quinto livro, Cassandra consegue se livrar da maioria dos defeitos dos anteriores. A Clary cresce muito nele, o relacionamento dela com o Jace também, o que fazia tempo demais que precisava acontecer, e eu finalmente posso dizer que gosto dos dois como um casal sim e que, apesar do começo ter sido incerto, agora estou convencida do amor deles.

A história de Magnus com o Alec teve afinal um pouco mais de destaque também, mas eu queria que tivesse tido lá no primeiro livro.

O livro é muito bom, tem pontos de vista de vários personagens e o desenvolvimento é bem bacana.

Esse livro, além de ser um dos melhores da série até agora, conseguiu logo no começo me animar para o próximo.