Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial
4.96947 4914

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Nuccia 24/05/2015

Resenha - Blog "As 1001 Nuccias"
Cidade do Fogo Celestial, último da série Instrumentos Mortais. Li os 6 livros da série em 2 meses (comecei em meados de janeiro e terminei no final de fevereiro), mas, para evitar lotar o blog de postagens seguidas da coleção, espacei as resenhas ao longo dos meses. Definitivamente não são livros que você demora para ler: há urgência em saber tudo!
Este último livro traz novos personagens e novas facetas dos personagens mais do que conhecidos. Em meio ao caos da nova Guerra, temos conflitos amorosos, relações desfeitas, novas relações (e alianças) feitas. O livro mostra tudo o que ocorre nos vários núcleos centrais (Bando de Lobos, Clã dos Vampiros, Ídris, Reino das Fadas, Cidadela de Adamantis, Edom), sob diferentes pontos de vistas de cada personagem.
A Guerra Maligna se passa essencialmente em Edom, o reino demoníaco onde Sebastian escolheu se assentar. É o reino governado por Lilith e Asmodeus, um reino que já foi habitado por Caçadores de Sombras, que perderam sua própria guerra, deixando este reino devastado, morto e super-povoado de demônios e Crepusculares. Essencialmente, mas não totalmente, claro. Sebastian quer subjugar os Caçadores, quer Clary como sua Rainha, e até conseguir vai arrasar Ídris, a Cidade de Vidro, e todos que estão lá.

A narrativa ainda é fluída, e alterna o ponto de vista de acordo com o personagem narrador. Ainda é uma narrativa em terceira pessoa com narrador onisciente, ou seja, apesar de não ser o próprio personagem quem narra, é capaz de descrever pensamentos e emoções dos demais personagens envolvidos. Não observei erros de digitação/tradução, gramática.

Apesar de esta nova Guerra não ter tido as proporções da Guerra Mortal (entre Caçadores, Demônios e Valentim) do 3º livro, a história deixou mais 'ganchos' para futuras outras obras literárias, como as que já estão lançadas.

Como exemplo, "As Crônicas de Bane", uma série que conta as histórias da vida do feiticeiro Magnus Bane, baseada no caderninho que ele dá ao Alec. Outro exemplo é a trilogia "As Peças Infernais" que conta a história dos Caçadores de Sombras em Londres, num mundo ANTES da paz ser estabelecida com os integrantes do Submundo. É protagonizada por Tessa Gray, uma feiticeira que é mencionada em alguns dos livros de instrumentos Mortais, mas só é apresentada ao final de Cidade do Fogo Celestial, e por vários membros das famílias Herondale, Carstairs, Fairchild, Lightwood e outros.
Neste último volume, temos também algumas cenas mais do que esperadas (se você não esperava, lamento, lá vai spoiler), como a morte de Sebastian, a noite de sexo entre Clary e Jace, o casamento de Jocelyn e Luke. E outras bem surpreendentes, como a ascensão de Maia, a identidade do papai de Bane e o que acontece com Simon (não, eu não vou dizer o quê).

De muitas formas, uma saga muito, mas muito boa. Como dito em resenhas anteriores, a autora demonstrou grande capacidade literária ao unir tantas criaturas fantásticas em um único enredo, além de conseguir estender uma história em 6 livros grandes; uma saga que estava programada para encerrar no 3º. Os personagens amadurecem ao longo de todo esse tempo, que parece ser enorme, mas na verdade a história dos 6 livros é narrada ao longo de alguns meses. E o último livro me surpreendeu por não fazer um final clichê, ao estilo "... e foram felizes para sempre". Pelo contrário, mostrou que guerras resultam em retaliações, e retaliações podem gerar futuras guerras; que ninguém, nem mesmo crianças, sentem-se totalmente seguros ao final da guerra; que felicidade é conquistada e nem sempre conseguimos como queremos.

Enfim, uma série primorosa, apesar de bem comercial. Mas, também, se não tivesse esse apelo comercial, não teria feito esse sucesso todo. E, além de todas estas novas histórias baseadas nesta saga, temos à venda o Códex dos Caçadores de Sombras, livro citado várias vezes ao longo da saga e cuja citação de contracapa encerra a saga neste último livro.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-cidade-do-fogo-celestial.html

Kah_Mello 22/05/2015

Resenha
Confira a resenha da saga completa no meu blog!!!

site: http://ateliedakaah.blogspot.com.br/2015/05/estreia-livros-saga-os-instrumentos.html

Lucas 16/05/2015

Dois mundos colidiram!
Um livro uma saga muito deliciosa de se ler Cassandra Clare consegue isso com uma maestria incrível mesmo com as tragédias. Bom fiquei feliz pelo final de alguns personagens outros me cortaram o coração, a resolução das tramas, laços familiares renovados. Ao mesmo tempo me choca o jeito como existe o preconceito nesse mundo criado pela Cassandra. Talvez ela não tenha que ter ido muito longe pra apresentar isso pra gente.
Bom no fundo eu como fã esperava bem mais dessa conclusão como é o último livro os fãs sempre esperam algo realmente épico pra encerrar a história. Pois não consegui sentir isso mas enfim não me arrependo de ter pedido meu tempo com a saga. Ao contrário vou ler e reler sempre! Belíssima história belíssimos personagens. E que venha a série Shadowhunters!

*Pra quem tem interesse de ler As Peças Infernais ( que se passa antes de Os Instrumentos Mortais) CUIDADO POIS ESSE LIVRO TEM ALGUNS SPOILERS DA SÉRIE!

Jenny 04/05/2015

Resenha: Cidade do Fogo Celestial (Cassandra Clare)
É muito difícil começar essa resenha, e vou explicar cada motivo, quem sabe isso faça ficar mais fácil.
Primeiro motivo por ser tão difícil é porque é o último livro de uma série, segundo por ser o último livro de uma série que gosto muito, terceiro por ter sido um livro que gostei muito e quarto e último por ser um livro me trouxe fortes emoções.
Agora sei como começar, belo obvio, se compararmos com o primeiro livro da serie "Os Instrumentos Mortais" vemos um grande amadurecimento, tanto no quesito das personalidade dos personagens, quanto na escrita da Cassandra Clare.
Pelo livro ser muito extenso pode ser um pouco cansativo, em algumas sim é um pouco cansativo, mas não foi por isso que enrolei esse livro, mas sim porque não queria dizer adeus para a Clary, Jace, Sebastian, Izzy e outras personagens... Realmente não queria que acabasse.
Nesse livro somos apresentados a varias novidades, como: Somos apresentados a novas personagens e que são personagens das nova série da Cassandra Clare de Cassadores de Sombra, Artifícios das Trevas. Outra novidade é que não vemos apenas o ponto de vista Clary, Jace, Izzy, Alec, Simon, vemos também de outros pontos de vistas de outras personagens que até então eram secundários.
Começamos a entender quem está do lado de quem, e posso dizer que começamos a entender o que se passa na mente do Sebastian,, e devo dizer que o Sebastian é o melhor vilão presente em qualquer livro que já li, e é muito melhor que o Valentim.
Sobre o final, o que dizer sobre aquele final, acho que descrever ele em uma palavra seria inesquecível, no último livro a Cassandra fez algumas coisas que me fizeram duvidar se ela conseguiria finalizar bem o livro e sim ela conseguiu. Um coisa que ainda estou em duvida sobre o final é que ainda não sei gostei e se estou feliz com o que aconteceu com o Sebastian e com o Simon, mas nem isso abala o meu amor pela serie, pelo livro, pela Cassandra.
A cada livro a Cassandra abre e nos mostra cada vez mais o Mundo das Sombras, estou muito ansiosa para ler As Peças Infernais e Artificio das Trevas, para saber cada vez mais sobre esse universo.
Se você também pretende ler As Peças Infernais, antes de ler esse deve ter em mente que nesse livro tem spoilers de As Peças Infernais, não posso dizer se são muito grandes que podem estragar a sua leitura de As Peças Infernais, ou não mas duvido muito, esse spoilers só me deram mais vontade de ler.

site: http://apenaseugarotadoblog.blogspot.com.br/2015/02/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html

Rene 01/05/2015

Definitivamente gostei do livro. Bem melhor que o anterior, principalmente por não ter aquela chatice melosa, doentia e nada resolvida de Clary e Jace, santo Fogo Celestial que acabou quebrando esse chove não molha dos dois. rsss
Claro que nem por isso a autora deixava de enaltecer a beleza de Jace, sempre que podia lá vinha ela com as descrições desnecessárias. Mas, dessa vez até que foram "passáveis".
Enfim, gostei do livro, valeu a pena ler e ver o final da história. Recomendado.

Lana Let 24/04/2015

Simplesmente sensacional!
Foi o melhor dentro oa livros da coleção. Super bem escritas e definitivamente algo que todos deveriam ler. A história tem muita ação e voce se sente preso a história do começo ao fim.
Ja amava a história antes, agora sou fã dr carteirinha. As reviravoltas do livro me deixaram bem excitada e a junção do tao esperado cadal me deixa ainda mais alegre...
Esperava um pouco mais do fim, mas nao seria isso q me impede de dizer q a escrita foi espetacular.

Ju 24/04/2015

Fantasticamente apaixonante
Até a última página do livro, você ainda se encontra ofegante, para saber o que vai acontecer.

Não tem mais nada que defina o livro além da palavra perfeição. É um dos livros que te encanta pela historia bem elaborada, pelas surpresas em cada capítulo, cada página. São poucas as partes que você só quer que aquela cena evolua logo, ate chegar a mais importante, porque você percebe que tudo é essencial para o próximo evento planejado.

Os nossos personagens favoritos parecem mais cheios de propriedade do que nunca, de modo que cheguei até os considerar reais, como meus amigos. Cassandra, você tem uma imaginação incrível. Quero ser como você, quando crescer -q

Como é o último livro da saga, sempre me encontrava em encruzilhadas do tipo "AI MEU DEUS. O QUE VAI ACONTECER? LER LER LER" e o "NÃO, NÃO QUERO ACABAR O LIVRO. FECHA FECHA FECHA". Mas não consegui me conter... a história te puxa muito.

Ou seja: é um livro que certamente você vai amar, se você já leu os outros livros da serie. E principalmente se você leu "As Peças Infernais" antes. Confiem, eu sempre ficava histérica quando faziam referencia à outra serie. E não eram poucas.

Feliz mesmo é quando você chega ao final do livro e se depara com uma mensagem subentendida de que os alguns personagens não irão morrer. Eles viverão, só que em outro universo, outro livro. Certo, Cassandra? hehehe

Alvaro 15/04/2015

Final maravilhoso.
O sexto e último livro da saga infanto-juvenil dos instrumentos mortais. Nesse, os 5 personagens principais - Clary, Jace, Alec, Simon e Izzy - tem a missão de resgatar seus entes queridos da ameaça de Sebastian ou Jonathan Christopher Morgestern (filho de Valentim). Sem dar mais spoilers do que eu já estou dando... embora tenha lá suas quase 600 pgs, é um livro rápido e intenso. Talvez pela urgência com que os fatos ocorrem.

Diferente dos seus antecessores, a autora fez com que esse livro fosse direto. Sem alguns personagens desnecessários. Todos - ou quase todos - os nós dados durante os outros 5 exemplares - foram desfeitos, a aventura (ou a roubada) em que os personagens se metem, de certa maneira possui uma criatividade e uma receita bem elaborada de ação + uma GRANDE dose de sarcasmos e piadinhas infames, garantem a leitura e a risada durante essa, aparentemente longa, caminhada.

Leitura boa, 4 estrelas. Atingiu o objetivo de me entreter durante os 5 dias que eu reentrei pela sexta vez no mundo dos Caçadores das Sombras.

Mila 15/04/2015

Camila
a melhor saga do mundo , simplesmente a melhor , sensacional !!

Adriana 06/04/2015

Melhor da serie
De todos é o melhor, mesmo ficando gancho para mais outra estória.
Final coerente e como contos de fada......e fomos felizes para sempre.....

Bruno Gueller 01/04/2015

Inesperado
Um final inesperado como costumar ser as histórias de Cassandra Clare. É muito bom.

Ana Claudia 24/03/2015

Cidade das Almas Perdidas é o último livro da série Instrumentos Mortais escrito por Cassandra Clare. E o que falar dessa série linda e maravilhosa?
O ultimo livro da série encerra com chave de ouro a história de Jace e Clare, só não gostei muito do final do Simon, mas fazer o que, nem tudo é flores. Mas é uma série super recomendada, e esse ultimo livro é maravilhoso e envolvente.

Kath 22/03/2015

A MELHOR SAGA JÁ ESCRITA NO MUNDO!
Como esse é o último livro da saga eu vou me abster de dar informações como nos outros livros, falando bem superficialmente do enredo, até porque ele vale a magia de enfartar a cada página! Aqui, acompanhamos Clary e Jace se preparando para a batalha final contra Sebastian, no meio de todos os ataques ao submundo e a Alicante, os clãs começam a entrar em conflito e, para evitar a destruição, Jace e Clary decidem se entregar à Sebastian na esperança que o fogo celestial possa destruí-lo. Alec, Isabelle e Simon acompanham os dois rumo ao inferno onde Sebastian está se escondendo, na tentativa de salvar os representantes do conselho que ele levou para lá e destruí-lo.
Cara, esse livro é tipo FANTÁSTICO! Em 500 páginas você tem tantos ataques de tensão e eu só fico me perguntando o que eu vou fazer da minha vida sem Jace daqui pra frente. Os Instrumentos Mortais foi a MELHOR série que eu já li na vida e seu último livro não deixa NADA a desejar. Ao contrário, você fica ávido por mais, Cassandra Clare desenvolve as histórias de uma forma maravilhosa, que deixa você em constante medo e, ao mesmo tempo, caindo de amores. ( SPOILER: e a primeira vez de Jace e Clary OMG!) eu realmente demorei um pouco mais para ler o livro, não apenas porque eu estava enrolando por não querer que acabasse - e eu preciso urgentemente das peças infernais, e já nem aguento esperar pelos Artifícios das Trevas! Ler Os Instrumentos Mortais foi a viagem mais incrível que eu já fiz na minha vida e, em 25 anos ouvindo e lendo histórias, foi a minha terceira DPL. Cidade do Fogo Celestial caiu em guerra com Cidade de Vidro pelo meu livro favorito da saga. Assim como em todos os livros, nós temos sempre ação, mistério e romance acontecendo simultaneamente, o que não deixa a história nunca se tornar cansativa ou monótona, ao contrário, você voa pelas páginas e já fica com saudade querendo ler de novo! É uma série que eu super recomendo e que acho que vale a pena conhecer.
Pry & Wy 23/03/2015minha estante
melhor msm

Kath 23/03/2015minha estante
Sem dúvida! Nenhuma consegue se comparar!

Tamyres 17/03/2015

I'm not impressed, Cassanda Clare.

Deia K. 27/02/2015

Previsível e decepcionante
O final era bastante previsível. Calma, sem spoilers. Mas achei bem decepcionante, essa é que é a verdade. Novos personagens, que não disseram a que vieram, e tampouco tiveram um final. Muita enrolação. Enrolação demais, para dar a Sebastian o fim que ele merecia. Enrolação entra Clary e Jace. Enrolação entre os demais personagens. Diria que a única boa surpresa foi Simon quem proporcionou. Mas que no fim teve um final previsível e aborrecido. Pois é Mrs.Cassandra Clare, deixou a desejar :(

logo skoob
"É maravilhoso fazer amigos por meio dos livros, sejam eles Harry Potter, Zibia Gasparetto ou Cortázar."

JB Online