Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

Michelly 26/08/2014

Existem cem trilhões de células no corpo humano, e cada uma das minhas células te ama...
Quando eu terminei de ler Cidade do Fogo Celestial, minha irmã, que também acompanha a série, perguntou: e aí, gostou? E eu simplesmente não sabia o que responder... Por um lado fiquei satisfeita por Cassandra não ter estragado sua saga com um final nem sem graça nem forçado. Por outro não tinha certeza se o final de alguns personagens eram mesmo o que eles mereciam...
Sendo assim, decidi esperar para dar minha opinião a vocês, e depois de refletir bastante cheguei à conclusão de que gostei, sim, do desfecho escolhido para a saga dos Caçadores de Sombras.

O livro começa com Jace tentando controlar suas emoções para que o fogo celestial dentro dele não cause grandes estragos. Enquanto isso, Sebastian está invadindo os Institutos mundo afora e obrigando os nephilim a beber do Cálice Mortal, o que está fazendo com que seu exército do mal aumente mais a cada dia.
Um dos Institutos atacados foi onde viviam a família Blackthorn. Na hora do ataque, além de Julian Blackthorn, a jovem Emma Carstairs também estava lá, e junto com as outras crianças da família, conseguem escapar para Idris. Esses personagens serão os protagonistas da próxima série de Cassandra, um spin-off de Instrumentos que se chamará Os Artifícios das Trevas.
Com a situação saindo do controle, a solução encontrada pela Clave é mandar todos os Caçadores de volta à Idris, onde, supostamente, estarão seguros. É aí que Clary e companhia são obrigados a partir, deixando seus amigos do Submundo para trás, inclusive Simon.

Em Idris o clima é tenso e a Clave discute maneiras de parar Sebastian. O que eles não contam é com a traição de um de seus aliados, traição essa que custará caro para os Nephilim.
Em Nova Iorque, Simon tem seus próprios problemas para se preocupar, dentre eles a fixação que Maureen, a líder das Crianças da Noite, nutre por ele.

Como é um final de série, não há muito o que se falar sem que eu estrague as surpresas do livro, mas o que posso dizer é que a guerra contra Sebastian e seus Crepusculares levará Jace, Clary, Simon, Isabelle e Alec para outra dimensão, onde será ainda mais difícil derrotar o filho de Valentim. Batalhas sangrentas e inevitáveis perdas resumem bem o desfecho de Instrumentos Mortais.

História resumida, passemos às minhas impressões...
Com relação aos personagens, senti uma pequena mudança em Clary, que não me irritou nem uma vez e demonstrou ter amadurecido muito desde o primeiro volume. Gostei do fato de, nesse livro, ela pensar antes de tomar decisões e não sair fazendo tudo sem dosar as consequências. Já Jace, apesar de não ter sido o morto-vivo do livro anterior, não conseguiu recuperar toda sua essência, o que me deixou um pouco decepcionada com o personagem. Mesmo assim, ele continua sendo meu preferido. Simon, que já havia ganhado meu coração, empatou com Jace no quesito “meu queridinho”. Pra mim, o vampiro foi o personagem que mais evoluiu durante a série, e, digo mais, foi de extrema importância para o fim.
Sobre os outros personagens, continuo tendo a mesma opinião de antes. Magnus é incrível, Alec dá vontade de colocar no colo e cuidar, Izzy é a amiga que eu queria ter e Jocelyn é a mais insuportável da série.
O vilão da vez é o tipo de personagem cuja crueldade beira à insanidade. Ele quer poder, mas acima de tudo, quer amor, mesmo não enxergando isso. Adoro a construção de Sebastian, um rapaz atormentado, divido entre o mal, que toma quase todo o seu ser, e o bem, que se esconde lá no fundo de sua alma.

A dinâmica do enredo foi um pouco confusa, no meu ponto de vista. Os momentos de ação e calmaria são bem dosados, mas algo, que não consigo identificar muito bem o que, ficou fora do lugar. Contudo, não se preocupem, pois não é nada que prejudique drasticamente leitura.
O que me incomodou mesmo foram as referências feitas ao final de As Peças Infernais. Já vi por aí que quem leu a trilogia gostou muito de ver seus personagens entre os de Instrumentos, porém eu recebi muitos spoilers graças a essa junção, nem tanto no texto de Cassandra, porém mais nas resenhas que li de Cidade do Fogo Celestial. As pessoas esquecem que alguns dos que leram o último volume da história de Clary e Jace, ainda nem começaram a série de Will, Tessa e Jem, e eu já sei como essa história termina antes mesmo de começar a ler. Isso é extremamente frustrante e eu gostaria que os resenhistas tivessem mais cuidado e consideração ao escrever suas resenhas...

No final das contas, a maior causa das minhas dúvidas em relação a ter ou não gostado do desfecho da saga, foi graças ao final de um dos personagens, que por motivos óbvios, não vou falar qual. Mas, pensando bem, acho que foi um final digno para esse personagem e acredito que tudo ficará bem. Inclusive espero ter mais notícias dele em Lady Midnight, já que o primeiro volume da próxima série de Cassandra será ambientada 5 anos depois de Cidade do Fogo Celestial.
No mais, fiquei satisfeita com a autora por não ter estragado uma história tão querida pra mim e apesar de continuar achando que os três primeiros livros são bem superiores aos três últimos, gostei de ler a história dos Nephilim até aqui.
Já sinto saudade da arrogancia charmosa de Jace, da teimosia de Clary, da personalidade compreensiva de Simon, da experiência de Magnus e de todos os outros personagens. O que me consola é saber que eles estão logo ali, na minha estante, me esperando sempre que eu quiser voltar pro Instituto ou pra Idris. E com certeza, voltarei!

Mais Uma Página

GiselleC 24/08/2014

Cassandra Clare é uma autora genial. Acredito que até hoje nenhum livro me apresentou tantas emoções quanto Cidade do Fogo Celestial. É brilhante! Chorei em vários momentos, de felicidade, de tristeza, de alívio. Fiquei desesperada em certos momentos. O desenrolar da história é surpreendente, e o final realmente dá uma sensação de encerramento, apesar de saber que ainda veremos boa parte dos personagens na próxima saga, The Dark Artifices. Receio que se começar a entrar em detalhes posso dar spoilers, mas garanto que você terminará esse livro amando muito mais Simon, Jace, Clary, Isabelle, Alec, Magnus e até o Sebastian.

Rodrigo 24/08/2014

Sangue e Estrelas
Cidade do Fogo Celestial é o sexto e último volume da saga de fantasia escrita por Cassandra Clare.

Mais perigoso do que nunca, Sebastian reuniu um exército e está pronto para acabar com Idris e com a Clave. Temendo o pior, Clary, Jace, Alec, Izzy, Simon e Magnus acabaram sendo peças importantes na luta do bem contra o mal, onde apenas um lado será vencedor. O apocalipse está prestes a sucumbir ao universo dos caçadores de sombras.

É com está premissa que começamos Cidade do Fogo Celestial. Acho que todos ficaram meio apreensivos após ler a última palavra de Cidade das Almas Perdidas, e é com a tensão que terminamos o penúltimo volume que começamos o último volume. O prólogo já começa mostrando como Sebastian está poderoso, e eu achei isso uma sacada de mestre porque ao mesmo tempo em que ela ia mostrando em que ponto a situação estava, também ia introduzindo os personagens novos. Tais personagens serão os protagonistas de Os Artifícios das Trevas, a nova série da autora que também é ambientada no universo dos caçadores de sombras.

Quando a onda de horror de Sebastian e seu exército começa a se tornar realmente uma causa perdida, os caçadores de sombras começam a se juntar e formar um exército para deter o filho de Valentim. Mas devido às leis da Clave, o processo de combate contra o mal que atormenta os caçadores e ai que entra a equipe do Instituto de Nova York. Eles vão caçar Sebastian custe o que custar.

Totalmente diferente dos outros cinco primeiros volumes, esse traz um tom totalmente diferente à história. É perceptível notar a evolução na escrita da Cassandra. Ela nos traz uma visão de um quase apocalipse no mundo em que ela criou, mas não é só isso, junto com essa visão apocalíptica vem o tom sombrio que deixou a trama bem mais densa e complexa. Clare tinha vários artifícios e soube utiliza-los muito bem na história. O drama, o medo e a melancolia predominaram na maior parte do livro.

Os personagens evoluíram de uma maneira assombrosa. Clary que até o quinto volume não tinha conseguido me conquistar me conquistou neste. Com uma postura totalmente diferente, mostrou para o que veio e que se tornou uma mulher, uma guerreira.

O final é totalmente impressionante e impactante, de deixar o leitor mais boquiaberto com a capacidade de Clare para orquestrar finais majestosos.

Cidade do Fogo Celestial encerra com chave de ouro essa série que arrebatou milhões de fãs e leitores. O livro não trata só de concluir a trama, mas trata sobre valores inestimáveis como família e amigos. Ave atque vale Instrumentos Mortais. Vai deixar saudades.

site: arfortaleza.com

Way to Happines 21/08/2014

[Resenha] Cidade do fogo celestial - Cassandra Clare (1/10) (por Lígia Colares)
Bom, nem preciso dizer que eu estava pirada por esse livro, né? Li os cinco anteriores em uma paulada só (sim, paulada, acho que em questão de 10 dias haha!), e queria saber o final, e queria saber sobre Magnus e Alec e Jace e Clary e Simon e Izzy e ai-meu-Deus-o-que-o-Sebastian-ta-aprontando? Sim, então eu li o livro em dois dias! Haha! E, a primeira coisa que eu percebi é que o filme tinha me feito esquecer de milhares de coisas, como as conversas levemente irônicas dos personagens, como o sarcasmo da história é divertida, como o Sebastian é imprevisível, e como eu gostava do Magnus! Enfim... Ta, deixa eu focar! Haha!

A história tem um desfecho muito digno! A Cassandra desenvolve a história em uma sequência que não deixa o leitor parar... O tempo todo tem algo acontecendo, ou coisas acontecendo sucessivamente... Ela também insere novos personagens, e pelo que eu entendi dando espaço para os personagens da próxima série que ela lançará... Eu em poucas páginas já estava me sentindo em casa com os personagens, e por mais incrível que pareça, foi bem fácil lembrar dos secundários, mesmo que faça um bom tempo que tenha lido! E a escrita dela flui facilmente!

Mas, porque eu sou chata demais, no final, depois de um desfecho super angustiante, que confesso que me deu um aperto no coração e achei muito bom, os acontecimentos a seguir me lembraram muito novela da Globo! Não entrarei em detalhes... Mas nao sou muito fã dessas coisas não haha! Achei chato, e que ela poderia ter acabado antes... Mas né... Isso nao tira o mérito de tudo que ela desenvolveu, toda a trama na parte principal!

E, algo que me surpreendeu de forma negativa... Nunca tinha comprado um livro em pré-venda... E fiquei surpresa com os detalhes! Algumas letras simplesmente não foram impressas, alguns erros de português gritantes, além de o fato de o texto não estar centralizado na página - alguns textos acabavam quase ao final da página, e outras acabavam mais pra cima O.o Imagino que a correria para o lançamento deve ter causado isso, todo mundo é passível de falhas né? Mas aprendi que prefiro esperar segundas ou terceiras edições... Haha!

site: http://www.way-2happiness.com.br/2014/07/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura."

Jornal do Brasil