4.98913 5152

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Tay Carvalho 22/06/2015

É com muita dificuldade que me vejo despedindo da série "Os Instrumentos Mortais". Cidade do Fogo Celestial é o sexto e último volume, e traz um desfecho impossível de ser diferente.
O livro já começa com o caos predominante, mostrando Sebastian e seus seguidores, denominados Crepusculares, fazendo maldades no Mundo de Sombras e destruindo vários Institutos no mundo todo, enquanto Clary, Jace, Simon, Isabelle, Alec e o restante dos Caçadores de Sombras estão em uma luta desesperada para derrotá-lo.
No entanto, muitos Caçadores de Sombra ainda tem duvidas de que Sebastian seja uma real ameaça para eles e o mundo. A Clave não foi capaz de localizar Sebastian e isso acaba dificultando que eles criem um plano de ataque contra este. E enquanto os Irmãos do Silêncio fazem inúmeros testes para tentar tirar o fogo celestial de Jace, eles precisam descobrir uma forma de usá-lo contra Sebastian.
Durante uma reunião de emergência no Instituto, Maryse anuncia que seis outros Institutos foram atacados tendo todos os Caçadores presentes mortos, com exceção de seis jovens do Instituto de Los Angeles, sendo a principal Emma Carstairs. Após todos aceitarem que Sebastian estava envolvido nos ataques, todos os Caçadores de Sombras são convocados para ir à Idris, mas nem as torres de demônio de Alicante são capazes de deter Sebastian.
Mesmo que esse livro não esteja focando muito em Clary e Jace, eles estão mais envolvidos emocionalmente do que nunca, mas fisicamente estão relativamente afastados, já que Jace não sabe como controlar o Fogo Celestial dentro dele, mas essa é a única arma capaz de destruir Sebastian.
Do ponto de vista de outras personagens, começamos a notar quem são os traidores que estão ao lado de Sebastian, nos permitindo saber o que se passa na mente maléfica dele.
Apesar de todas as duvidas com relação ao desfecho e as muitas promessas de Clare, o livro se tornou algo inesquecível e ela cumpriu com sua palavra. Queria poder dizer mais desse livro e contar detalhadamente cada página, porque não gosto de fazer resenhas tão curtas quando gosto muito de um livro, mas acho que por ser o desfecho da saga, você terão que ler.

site: http://vielavivre.blogspot.com.br/2015/06/resenha-18-cidade-do-fogo-celestial.html

Leisiane Peloi 05/06/2015

Perfeito!
-Essa resenha pode conter SPOILERS dos livros anteriores

Cidade do Fogo Celestial é o sexto livro da serie Os Instrumentos Mortais que traz um desfecho emocionante e épico. Não sei como escrever alguma coisa depois de ler as últimas linhas deste livro sabendo que esse é o fim da série maravilhosa. Cassandra Clare não me decepcionou, ela fez uma finalização bastante grandiosa.

“ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando.”

O livro começa em meio ao caos com os ataques de Sebastian junto com seu exercito de Crepusculares no Instituto de Los Angeles onde vivem as famílias Blackthorn e Castairs. Devo dizer que amei Emma Castairs, uma personagem que conseguiu extrair múltiplos sentimentos de mim, inicialmente a tristeza em ver todo o seu sofrimento, porem como todo Caçador de Sombras, ela é uma guerreira corajosa que não mediu esforços para ajudar aqueles que ela ama, principalmente em ajudar seu melhor amigo Julian Blackthorn.

“Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.”

A partir daí que a historia se desenrola, com Clary, Jace, Simon, Isabelle e Alec entrando em um mundo desconhecido indo de encontro com o inimigo para salvar os Caçadores de Sombras de uma Guerra Maligna.

"E agora uma única palavra: VENI. Cheguei."

Nesse ultimo volume Jace e Clary estão mais próximo emocionalmente, e nem tanto fisicamente, já que o Fogo Celestial ainda esta preso no corpo de Jace e ele acredita que pode machucar Clary. Mas eles têm esperança que esse fogo possa derrotar Sebastian.

"(...) Existe coisas que queremos, por baixo do que sabemos, por baixo até mesmo do que sentimos. Existem coisas que nossas almas desejam, e a minha é você."

"(...) Com Esperança,
Maia Roberts"

O livro teve aquele clima de final de serie, onde você sabe que a qualquer momento um personagem pode morrer e que tudo pode acontecer. É aflição o tempo todo, queria devorar o livro, engolir cada palavra, mas não queria que chegasse ao fim por causa da falta que ele ai me fazer.

Vale dizer que Sebastian foi um ótimo vilão, cruel e psicopata, cada vez mais obcecado por ser aceito por Clary e tão igual ao seu pai Valentim Morgenstern que era doente para acabar com a Clave, mas Sebastian não só queria acabar com a Clave como exterminar a raça dos Caçadores de Sombras.

"(...) Valentim Morgenstern praticamente acabou com os Caçadores de Sombras, e seu filho é duas vezes mais inteligente e seis vezes mais cruel. E ele não virá sozinho. (...)"

É incrível como Cassandra Clare escreveu de forma brilhante Cidade do Fogo Celestial, ela pensou em cada detalhe, em alguns momentos fez ligações com As Peças Infernais, foi uma autora criativa, mudou o percurso da historia tantas vezes que era quase impossível de adivinhar o que vinha pela frente. A narrativa foi incrível, é aquele tipo de leitura que não cansa o leitor, fazendo-o avançar na historia sem perceber o tempo passando.

Assim como o desenvolvimento do livro, o desfecho da série também foi perfeito, Cassandra Clare pensou até na forma como continuaria escrevendo seus livros baseados na serie Os Instrumentos Mortais. Sem duvidas estou ansiosa pela serie The Dark Artificies que contará a vida de Emma e Julian e os Contos da Academia Shadowhunter que vivera a história de Simon o personagem carismático da serie Os Instrumentos Mortais. Estou tão animada para mais Simon e mal posso esperar para me aventurar com ele e outros amados personagens de Os Instrumentos Mortais.

Este último livro da Saga sem duvidas é o melhor, a cada parágrafo é uma surpresa. Não consegui por em palavras tudo o que senti lendo o livro, apensas recomendo muito a leitura dessa serie.
Bruna Martins 05/06/2015minha estante
Como foi bom viver essa aventura...pertencer a esse mundo...não consigo acreditar que esta no fim! Serio!
Essa serie que nos fez rir, chorar, se apaixonar....e fez nossa amizade crescer...na companhia da leitura diaria...em dividir o amor pelos personagens e acontecimentos...
Sua resenha esta perfeita...super bem escrita...me deu a verdadeira sensação do livro...a adrenalina, angustia e delicia que foi esse desfecho...

Leisiane Peloi 05/06/2015minha estante
Realmente gêmea, como foi bom viver essa aventura e foi melhor ainda pq tive sua companhia... O difícil é aceitar o final dessa serie maravilhosa...
Juntas compartilhamos tantas coisas através desses livros, mas o mais incrível foi ver nossa amizade se fortalecendo...
Que bom q você gostou da minha resenha, sua opinião é muito importante para mim... E minha intenção era transmitir mesmo a mesma sensação de estar lendo o livro...

Bruna Martins 05/06/2015minha estante
Linda!!! Vc escreve super bem...mas fico feliz de querer a minha opinião.. :D
Mas...serio...como superar esse fim? Psicologo?ahuag

Leisiane Peloi 05/06/2015minha estante
Já vou procurar um psicologo aqui na minha cidade ahuahuah

Bruna Martins 09/06/2015minha estante
hauhauauahauahua vamos!! demorou.... :D

Leisiane Peloi 09/06/2015minha estante
Infelizmente coube a vc gêmea ser minha psicologa.... #GêmesShadowHundersPsicologa ahuaha

Bruna Martins 10/06/2015minha estante
hauahuahu temos uma especie de terapia em grupo aki gemea..hihihi ;)

Leisiane Peloi 10/06/2015minha estante
Verdade! hihihi

Mary-chan 05/06/2015

Nunca decepciona
Não importa o quão cheio de expectativas temos para os livros de Instrumentos Mortais, Cassandra Clare faz questão de quebrar todas elas.
Ela escreve para um público juvenil sobre o ser humano. Ela ensina sobre empatia, amizade, perda, dor, redenção, perdão e, sobretudo, o amor. A história é bem construída, o desenrolar é detalhado e os desfechos são recompensadores. Não há como ter esperanças, porque a história é desenvolvida totalmente diferente do quer a gente quer. Assim como a vida. Acontecem adversidades e vamos sendo modelados através delas, como Jace com o fogo celestial.
Em uma visão ainda mais pessoal, nunca fui uma pessoa romântica. Tenho asco em tentar ler algum livro de Nicholas Sparks ou John Green só pra me poupar do drama da leitura. Não faço por mal, mas sei que não serei romântica como as outras garotas. Não importa o quanto eu tente. No entanto, o romantismo da Cassadra Clare é cativante. Os discursos de Jace e Clare são lindos. Fez-me sentir aquela pontada de doçura que eu sei que devia ter sentido quando li “Querido John”. Mas John não me conquistou, tirou meu fôlego e me ensinou como o amor é importante para sermos fortes; Eu não vi John ser modelado livro após livro tentando ser uma pessoa melhor, enfrentando diversidades...
Hoje acho que é tudo questão de perspectiva. Eu vi Jace e Clary, Simon e Isabelle, Alec e Magnus (amo esses dois) crescerem e se tornarem fortes: na amizade, nos laços, fisicamente... Deixei-os entrar em meu coração e é lá que permaneceram até mesmo depois da saga.

Júnior 26/05/2015

Resenha: Cidade do Fogo Celestial
Eu acabei de terminar a leitura de Cidade do Fogo Celestial. São 22:51, da noite de domingo, 24/05/2015. Comecei a leitura do livro na quinta-feira, 21/05/2015, e intercalei-a nos períodos livres dos dias seguintes, até hoje. E tudo o que posso aliás, tudo o que quero, dizer é: THANK YOU, Cassandra Clare. Obrigado, muito obrigado! Foi uma saga épica, fantástica. Cheia de altos e baixos, carregada de emoção e sentimento. Fazia tempo que uma saga não em tocava tanto. Foi lindo. Foi doloroso! Muito doloroso! Foi divinamente doce e amargo. Com toda a certeza, a saga entrou no top 3 das minhas leituras. A saga merece o título de best seller, eu fiquei preso, refém de cada página, de cada livro por vir.

O que dizer sobre essa conclusão? Teve de tudo, teve tudo o que precisava: ação, aventura, amor, sacrifício, amizade, dor, muita dor, e felicidade. Tudo levado ao extremo, tudo sucumbindo num cenário de um lado desolador, do outro angustiante. Eu senti as emoções das personagens. DOEU! Doeu mesmo. Eu chorei lendo o livro, eu ri alto, eu me senti feliz, eu me senti agradecido, eu me senti em pânico. Eu fui surpreendido, e é isso que todo leitor quer, uma obra que te surpreenda a cada página, que te acrescente, que te some. E Cassandra alcançou isso com louvor.

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/05/resenha-os-instrumentos-mortais-cidade_25.html

Mônica 26/05/2015

Cidade do Fogo Celestial
Enfim após seis livros posso dar minha opinião sobre a série Os Instrumentos Mortais.
A princípio quase dei um chute no livro por causa da citação de Meyer (Crepúsculo), achei uma falta de sensibilidade tremenda, como se a coisa que ela escreveu, sim coisa mesmo, nunca fosse superada. SUPERA ISSO MULHER!
Apesar da capa bonita o livro contém muitos erros de impressão e erros de digitação, achei horrível isso vindo de um livro que tem dezenas de edições impressas.
Me irritei muito com a protagonista Clary, teimosa como uma mula e foi com satisfação que li no quarto livro as chicotadas que ela levou no lombo.
Também me irritei com Jace com sua crise de identidade.
Apesar de várias vezes achar que o livro deveria ter terminado no terceiro volume, adorei ler todos os seis, e achei que a autora fechou com chave de ouro, dando um final mais que espetacular.

Nuccia 24/05/2015

Resenha - Blog "As 1001 Nuccias"
Cidade do Fogo Celestial, último da série Instrumentos Mortais. Li os 6 livros da série em 2 meses (comecei em meados de janeiro e terminei no final de fevereiro), mas, para evitar lotar o blog de postagens seguidas da coleção, espacei as resenhas ao longo dos meses. Definitivamente não são livros que você demora para ler: há urgência em saber tudo!
Este último livro traz novos personagens e novas facetas dos personagens mais do que conhecidos. Em meio ao caos da nova Guerra, temos conflitos amorosos, relações desfeitas, novas relações (e alianças) feitas. O livro mostra tudo o que ocorre nos vários núcleos centrais (Bando de Lobos, Clã dos Vampiros, Ídris, Reino das Fadas, Cidadela de Adamantis, Edom), sob diferentes pontos de vistas de cada personagem.
A Guerra Maligna se passa essencialmente em Edom, o reino demoníaco onde Sebastian escolheu se assentar. É o reino governado por Lilith e Asmodeus, um reino que já foi habitado por Caçadores de Sombras, que perderam sua própria guerra, deixando este reino devastado, morto e super-povoado de demônios e Crepusculares. Essencialmente, mas não totalmente, claro. Sebastian quer subjugar os Caçadores, quer Clary como sua Rainha, e até conseguir vai arrasar Ídris, a Cidade de Vidro, e todos que estão lá.

A narrativa ainda é fluída, e alterna o ponto de vista de acordo com o personagem narrador. Ainda é uma narrativa em terceira pessoa com narrador onisciente, ou seja, apesar de não ser o próprio personagem quem narra, é capaz de descrever pensamentos e emoções dos demais personagens envolvidos. Não observei erros de digitação/tradução, gramática.

Apesar de esta nova Guerra não ter tido as proporções da Guerra Mortal (entre Caçadores, Demônios e Valentim) do 3º livro, a história deixou mais 'ganchos' para futuras outras obras literárias, como as que já estão lançadas.

Como exemplo, "As Crônicas de Bane", uma série que conta as histórias da vida do feiticeiro Magnus Bane, baseada no caderninho que ele dá ao Alec. Outro exemplo é a trilogia "As Peças Infernais" que conta a história dos Caçadores de Sombras em Londres, num mundo ANTES da paz ser estabelecida com os integrantes do Submundo. É protagonizada por Tessa Gray, uma feiticeira que é mencionada em alguns dos livros de instrumentos Mortais, mas só é apresentada ao final de Cidade do Fogo Celestial, e por vários membros das famílias Herondale, Carstairs, Fairchild, Lightwood e outros.
Neste último volume, temos também algumas cenas mais do que esperadas (se você não esperava, lamento, lá vai spoiler), como a morte de Sebastian, a noite de sexo entre Clary e Jace, o casamento de Jocelyn e Luke. E outras bem surpreendentes, como a ascensão de Maia, a identidade do papai de Bane e o que acontece com Simon (não, eu não vou dizer o quê).

De muitas formas, uma saga muito, mas muito boa. Como dito em resenhas anteriores, a autora demonstrou grande capacidade literária ao unir tantas criaturas fantásticas em um único enredo, além de conseguir estender uma história em 6 livros grandes; uma saga que estava programada para encerrar no 3º. Os personagens amadurecem ao longo de todo esse tempo, que parece ser enorme, mas na verdade a história dos 6 livros é narrada ao longo de alguns meses. E o último livro me surpreendeu por não fazer um final clichê, ao estilo "... e foram felizes para sempre". Pelo contrário, mostrou que guerras resultam em retaliações, e retaliações podem gerar futuras guerras; que ninguém, nem mesmo crianças, sentem-se totalmente seguros ao final da guerra; que felicidade é conquistada e nem sempre conseguimos como queremos.

Enfim, uma série primorosa, apesar de bem comercial. Mas, também, se não tivesse esse apelo comercial, não teria feito esse sucesso todo. E, além de todas estas novas histórias baseadas nesta saga, temos à venda o Códex dos Caçadores de Sombras, livro citado várias vezes ao longo da saga e cuja citação de contracapa encerra a saga neste último livro.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-cidade-do-fogo-celestial.html

Kah_Mello 22/05/2015

Resenha
Confira a resenha da saga completa no meu blog!!!

site: http://ateliedakaah.blogspot.com.br/2015/05/estreia-livros-saga-os-instrumentos.html

Lucas 16/05/2015

Dois mundos colidiram!
Um livro uma saga muito deliciosa de se ler Cassandra Clare consegue isso com uma maestria incrível mesmo com as tragédias. Bom fiquei feliz pelo final de alguns personagens outros me cortaram o coração, a resolução das tramas, laços familiares renovados. Ao mesmo tempo me choca o jeito como existe o preconceito nesse mundo criado pela Cassandra. Talvez ela não tenha que ter ido muito longe pra apresentar isso pra gente.
Bom no fundo eu como fã esperava bem mais dessa conclusão como é o último livro os fãs sempre esperam algo realmente épico pra encerrar a história. Pois não consegui sentir isso mas enfim não me arrependo de ter pedido meu tempo com a saga. Ao contrário vou ler e reler sempre! Belíssima história belíssimos personagens. E que venha a série Shadowhunters!

*Pra quem tem interesse de ler As Peças Infernais ( que se passa antes de Os Instrumentos Mortais) CUIDADO POIS ESSE LIVRO TEM ALGUNS SPOILERS DA SÉRIE!

Jenny 04/05/2015

Resenha: Cidade do Fogo Celestial (Cassandra Clare)
É muito difícil começar essa resenha, e vou explicar cada motivo, quem sabe isso faça ficar mais fácil.
Primeiro motivo por ser tão difícil é porque é o último livro de uma série, segundo por ser o último livro de uma série que gosto muito, terceiro por ter sido um livro que gostei muito e quarto e último por ser um livro me trouxe fortes emoções.
Agora sei como começar, belo obvio, se compararmos com o primeiro livro da serie "Os Instrumentos Mortais" vemos um grande amadurecimento, tanto no quesito das personalidade dos personagens, quanto na escrita da Cassandra Clare.
Pelo livro ser muito extenso pode ser um pouco cansativo, em algumas sim é um pouco cansativo, mas não foi por isso que enrolei esse livro, mas sim porque não queria dizer adeus para a Clary, Jace, Sebastian, Izzy e outras personagens... Realmente não queria que acabasse.
Nesse livro somos apresentados a varias novidades, como: Somos apresentados a novas personagens e que são personagens das nova série da Cassandra Clare de Cassadores de Sombra, Artifícios das Trevas. Outra novidade é que não vemos apenas o ponto de vista Clary, Jace, Izzy, Alec, Simon, vemos também de outros pontos de vistas de outras personagens que até então eram secundários.
Começamos a entender quem está do lado de quem, e posso dizer que começamos a entender o que se passa na mente do Sebastian,, e devo dizer que o Sebastian é o melhor vilão presente em qualquer livro que já li, e é muito melhor que o Valentim.
Sobre o final, o que dizer sobre aquele final, acho que descrever ele em uma palavra seria inesquecível, no último livro a Cassandra fez algumas coisas que me fizeram duvidar se ela conseguiria finalizar bem o livro e sim ela conseguiu. Um coisa que ainda estou em duvida sobre o final é que ainda não sei gostei e se estou feliz com o que aconteceu com o Sebastian e com o Simon, mas nem isso abala o meu amor pela serie, pelo livro, pela Cassandra.
A cada livro a Cassandra abre e nos mostra cada vez mais o Mundo das Sombras, estou muito ansiosa para ler As Peças Infernais e Artificio das Trevas, para saber cada vez mais sobre esse universo.
Se você também pretende ler As Peças Infernais, antes de ler esse deve ter em mente que nesse livro tem spoilers de As Peças Infernais, não posso dizer se são muito grandes que podem estragar a sua leitura de As Peças Infernais, ou não mas duvido muito, esse spoilers só me deram mais vontade de ler.

site: http://apenaseugarotadoblog.blogspot.com.br/2015/02/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html

Rene 01/05/2015

Definitivamente gostei do livro. Bem melhor que o anterior, principalmente por não ter aquela chatice melosa, doentia e nada resolvida de Clary e Jace, santo Fogo Celestial que acabou quebrando esse chove não molha dos dois. rsss
Claro que nem por isso a autora deixava de enaltecer a beleza de Jace, sempre que podia lá vinha ela com as descrições desnecessárias. Mas, dessa vez até que foram "passáveis".
Enfim, gostei do livro, valeu a pena ler e ver o final da história. Recomendado.

Lana Let 24/04/2015

Simplesmente sensacional!
Foi o melhor dentro oa livros da coleção. Super bem escritas e definitivamente algo que todos deveriam ler. A história tem muita ação e voce se sente preso a história do começo ao fim.
Ja amava a história antes, agora sou fã dr carteirinha. As reviravoltas do livro me deixaram bem excitada e a junção do tao esperado cadal me deixa ainda mais alegre...
Esperava um pouco mais do fim, mas nao seria isso q me impede de dizer q a escrita foi espetacular.

Ju 24/04/2015

Fantasticamente apaixonante
Até a última página do livro, você ainda se encontra ofegante, para saber o que vai acontecer.

Não tem mais nada que defina o livro além da palavra perfeição. É um dos livros que te encanta pela historia bem elaborada, pelas surpresas em cada capítulo, cada página. São poucas as partes que você só quer que aquela cena evolua logo, ate chegar a mais importante, porque você percebe que tudo é essencial para o próximo evento planejado.

Os nossos personagens favoritos parecem mais cheios de propriedade do que nunca, de modo que cheguei até os considerar reais, como meus amigos. Cassandra, você tem uma imaginação incrível. Quero ser como você, quando crescer -q

Como é o último livro da saga, sempre me encontrava em encruzilhadas do tipo "AI MEU DEUS. O QUE VAI ACONTECER? LER LER LER" e o "NÃO, NÃO QUERO ACABAR O LIVRO. FECHA FECHA FECHA". Mas não consegui me conter... a história te puxa muito.

Ou seja: é um livro que certamente você vai amar, se você já leu os outros livros da serie. E principalmente se você leu "As Peças Infernais" antes. Confiem, eu sempre ficava histérica quando faziam referencia à outra serie. E não eram poucas.

Feliz mesmo é quando você chega ao final do livro e se depara com uma mensagem subentendida de que os alguns personagens não irão morrer. Eles viverão, só que em outro universo, outro livro. Certo, Cassandra? hehehe

Alvaro 15/04/2015

Final maravilhoso.
O sexto e último livro da saga infanto-juvenil dos instrumentos mortais. Nesse, os 5 personagens principais - Clary, Jace, Alec, Simon e Izzy - tem a missão de resgatar seus entes queridos da ameaça de Sebastian ou Jonathan Christopher Morgestern (filho de Valentim). Sem dar mais spoilers do que eu já estou dando... embora tenha lá suas quase 600 pgs, é um livro rápido e intenso. Talvez pela urgência com que os fatos ocorrem.

Diferente dos seus antecessores, a autora fez com que esse livro fosse direto. Sem alguns personagens desnecessários. Todos - ou quase todos - os nós dados durante os outros 5 exemplares - foram desfeitos, a aventura (ou a roubada) em que os personagens se metem, de certa maneira possui uma criatividade e uma receita bem elaborada de ação + uma GRANDE dose de sarcasmos e piadinhas infames, garantem a leitura e a risada durante essa, aparentemente longa, caminhada.

Leitura boa, 4 estrelas. Atingiu o objetivo de me entreter durante os 5 dias que eu reentrei pela sexta vez no mundo dos Caçadores das Sombras.

Mila 15/04/2015

Camila
a melhor saga do mundo , simplesmente a melhor , sensacional !!

Adriana 06/04/2015

Melhor da serie
De todos é o melhor, mesmo ficando gancho para mais outra estória.
Final coerente e como contos de fada......e fomos felizes para sempre.....

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia