Filosofia Francesa

Filosofia Francesa François Cusset

Resenhas - Filosofia Francesa

Victor Anderson 12/07/2017

Observação.
- - - Não desejo escrever uma resenha, apenas destacar um aspecto que, particularmente, não considerei relevante. Quando comprei este livro esperava uma abordagem minuciosa da Filosofia Francesa, porém cometi o erro de não olhar o subtítulo, a influência dos filósofos franceses. Assim, o livro retrata principalmente da recepção nos Estados Unidos dos filósofos franceses da geração que percorreram a segunda metade do séc. XX. Portanto, os leitores que desejam ler este livro encontrará 70% de análise do meio acadêmico e intelectuais norte-americanos, o restante 30% de Filosofia Francesa.
- - - Quero deixar aqui uma sugestão bem mais interessante, para aqueles que desejam aprofundar na temática primordial (Filosofia Francesa), o livro: Filósofos da Tormenta, da psicanalista lacaniana Elisabeth Roudinesco, onde a autora analisa alguns aspectos essenciais da Filosofia Francesa (Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Deleuze e Derrida).
- - - Todavia, o livro Filosofia Francesa (François Cusset) é brilhante, conteúdo vasto, denso e perspicaz na abordagem desta recepção além-atlântico da Filosofia Francesa. Recomendo sim, porém não deveriam esperar uma análise aguçada dos filósofos.
Cristian 08/09/2017minha estante
Valeu a dica!!!!

Maria.Eunice 26/09/2017minha estante
Agradeço a sugestão caro colega. Podemos considerar a filosofia francesa como fonte inesgotável.