Auto-estima e os Seus Seis Pilares

Auto-estima e os Seus Seis Pilares Nathaniel Branden

Resenhas - Auto-Estima e os seus Seis Pilares

jehanfilipi 15/01/2021

Essencial para quem quer reconstruir a auto estima.
Após anos me odiando, me sabotando e me frustrando comigo mesmo, decidi mudar de vida durante a quarentena, começando pela leitura desse livro. No início, achei que seria uma leitura parecida com livros de auto ajuda, que fornecem soluções fáceis para problemas extremamente difíceis mas me enganei! O autor apresenta de forma coerente, todos os problemas que temos por ter uma auto estima deficiente (algumas vezes isso pode soar extremamente familiar), como diversas áreas de nossa vida são afetadas por isso e expõe a necessidade de construirmos uma auto estima saudável, tudo isso sem fórmulas milagrosas e chamando a responsabilidade para nós mesmos (a parte mais difícil é aceitar que somos os responsáveis por isso). Os seis pilares fazem parte da construção da auto estima e durante a leitura fica evidente, que é impossível construir uma auto estima saudável, sem trabalhar exaustivamente no desenvolvimento deles. Mesmo sendo um livro antigo, seu impacto pode ser muito positivo, se todas as lições forem aplicadas de forma efetiva. O livro tem uma narrativa leve mas consegue ser firme e incisivo em sua proposta e fará parte do desenvolvimento de minha auto estima nos próximos meses. Com certeza será meu livro de cabeceira durante muitos anos!

LaraF 09/05/2009

O autor tem uma linguagem fácil, acessível e ainda assim, trata de uma assunto de fundamental importância - a auto-estima - para a nossa vida em todos os aspectos e campos. Só achei chato a parte do exercício para dar continuidade as frases....No mais, vale a pena ler. Pensar. Reler....
Jefferson 14/08/2016minha estante
Ola Lara tudo bom?
Gostei da sinopse do livro Autoestima e os seis pilares e me despertou interesse pelo livro.

Pesquisei e achei vários artigos sobre os 6 pilares que sao
1-viver conscientemente 2-autoaceitacao 3-autorresponsabilidade 4-autoafirmação 5-intensionalidade 6-integridade pessoal.

Procurei o livro para comprar porém está esgotado.

Tenho interesse em compra o livro usado ou adquirir uma copia.

Tenho vários livros na área de autoajuda e posso trocar com você caso deseja.

Meu WhatsApp é 41 9820 2095

Telemi 27/09/2016minha estante
Olá, bom dia! onde conseguir esse livro? digital, download ou tradicional? não tô conseguindo encontrar!

Carla.Parreira 13/10/2023

Auto-estima e os seus seis pilares
A auto-estima é definida como a saúde da mente. O nível da nossa auto-estima influencia nossos atos, e a maneira como agimos influencia o nível da nossa autoestima. Nosso prazer deve estar em como somos e não em sermos melhores que as outras pessoas. Quando temos uma auto-estima isenta de conflitos, somos movidos pelo prazer, não pelo medo. Queremos experimentar a felicidade, não evitar o sofrimento. Nosso propósito é expressar quem somos, não nos evitar ou nos ficar justificando. O que nos move não é provar o nosso valor, mas dar vida às nossas capacidades. A auto-estima tem dois componentes interrelacionados. Um deles é um senso básico de confiança diante dos desafios da vida: a auto-eficiência. O outro, um senso de merecer a felicidade: o auto-respeito. Em algum nível, o valor de nossos atos ficam registrados de modo indelével em nossa psique, criando em sua esteira sentimentos positivos ou negativos em relação a nós mesmos. Quer os valores por meio dos quais implícita ou explicitamente nos julgamos, sejam conscientes ou subconscientes, racionais ou irracionais, úteis ou prejudiciais à vida, todos julgam a si próprios a partir de algum padrão. O auto-respeito é afetado na mesma medida em que não conseguimos corresponder a esse padrão, e na mesma extensão da distância entre os ideais e a prática. Dessa forma, a integridade pessoal está intimamente relacionada com o aspecto moral da auto-estima. Para otimizar a realização de nossas possibilidades, precisamos confiar em nós mesmos e nos admirar; e a confiança e a admiração têm de estar assentadas na realidade, e não serem geradas pela fantasia e por ilusões a nosso próprio respeito. Nem o orgulho nem a auto-estima podem ser mantidos pela busca de valores de segunda mão que não refletem quem de fato somos.
Os seis pilares da auto-estima são assim definidos no livro:
1. Viver conscientemente;
2. Auto-aceitação;
3. Auto-responsabilidade;
4. Auto-afirmação;
5. Intencionalidade;
6. Integridade pessoal.
Quando lutamos contra um bloqueio, ele se torna mais forte. Quando o reconhecemos, vivenciamos e aceitamos, ele começa a se dissolver. Quando somos desafiados pelo inesperado, quando as pessoas discordam de nós, quando repentinamente só podemos contar com os nossos próprios recursos, quando o casulo do grupo não pode mais nos proteger das tarefas e dos riscos da vida, quando precisamos pensar, escolher, decidir e agir sem ter ninguém para nos guiar nem nos aplaudir, aí sim nossas premissas mais profundas se revelam e podemos verificar a nossa auto-estima genuína. E somente com uma boa autoestima conseguimos, nesses momentos, vencer a preguiça, o cansaço e o impulso de evitar o desconforto.

adrian_rodriguesr 19/02/2024

Tava ruim, e agora está pior
Sinceramente, eu nem ia fazer algum comentário sobre esse livro, pois no fim das contas, não me foi tão útil assim.

Eu particularmente esperava mais(se é que dava pra ter essa expectativa), fui lendo e acho que ao decorrer de tudo ele foi ficando repetitivo.

Sem contar que ele só apontou na minha cara tudo que eu tinha de errado e todos os problemas que tenho que resolver comigo mesmo e até com as outras pessoas, isso em uma época que já não estou nada bem.

Esse livro só me fez ficar pior com relação a minha auto estima e com todos os problemas na minha vida, terminei ele em um momento totalmente caótico.

De qualquer forma, a única nota que acho adequado de forma sincera pra esse livro é dó.

Talvez ele tenha sido pior pra mim pela ?época? da minha vida que estou, mas espero que ajude quem tiver coragem e ânimo de ler esse livro por vontade própria.