A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Juju Pevensie 29/02/2024

Meu Deus, que livro especial é perfeito. A história é muito boa e bem articulada, envolta em dois contos de romance parecidos. Recomendo muito. É um clássico fácil de ler e entender.
Juju Pevensie 01/03/2024minha estante
e**

Camy.Costa 19/01/2024

Amei !
5 Minutos
"O amor que é insaciável e exigente e não se satisfaz com tudo quanto uma mulher pode dar, que deseja o impossível, às vezes contenta-se com um simples gozo d'alma, com uma dessas emoções delicadas, com um desses nadas, dos quais o coração faz um mundo novo e desconhecido".

Eu estava na correria e esse livro ( conto ) foi de extrema importância para o meu dia , eu queria ler mas não tinha tempo e foi o primeiro livro que Li de José de Alencar .
Ele nos envolve no início como se estivesse do meu lado me contando o que aconteceu onde imaginei cada cena que se passou , o modo como ele lutou pelo amor desconhecido me fez refletir sobre lutar pelo meu algum dia , acho que desejaria lutar com tanta devoção por alguém quanto ele lutou .

A Viuvinha
"Há dois momentos, Carolina, em que o amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; é o momento em que se possui, ou aquele em que se perde, o objeto que se ama".

Mesmo em sua narrativa diferente, ainda sim senti como se estivesse dentro da história. Achei muito divertida a forma como os personagens nos envolvem e surpreende, num amor lindo e terno .

maymoon0 27/09/2023

"E tudo isso se sucedeu porque eu me atrasei cinco minutos."
Talvez seja crime falar que é ruim um clássico da literatura brasileira, que foi escrito por José de Alencar, que estreiou o romantismo no Brasil, seja algum tipo de crime.

Sei que cada leitor tem seus gostos e gêneros literários favoritos, e eu tenho certeza que livros de romance românticos do romantismo, não é um dos meus favoritos. Entretanto, não deixa de ser um livro bom.

O livro é bem didático e autoexplicativo, antes de começar cinco minutos e a viuvinha ele explica sobre o contexto histórico, as críticas que ele faz e o que ele irá falar (Isso ajudou bastante, porque teve momentos que eu não está compreendendo nada). No fim, fala sobre o romantismo e a importância dele no Brasil, bastante intrigante.

Sinceramente, eu gostei bastante de cinco minutos, a Carlota e tal do marido dela, que eu não tenho a mínima ideia do nome, são um casal adorável e super românticos. Diferente de A viuvinha, com um plot em relação ao Jorge que eu não esperava e realmente me surpreendeu. Até peguei um pouco de afeição por eles, mesmo as histórias sendo curtas.

LAia.Mariah 14/09/2023

Demorado, mas vale a pena
Beeeem chatinho de ler no começo, é o clássico livro de época, mas vale muito a pena, as histórias te prendem mesmo você não querendo ler por ser demorado você não consegue parar de ler, mt louco, recomendo (se tiver coragem)

sasa 25/08/2023

Li esse livro na tentativa de voltar a ler todos os dias. Perdi as contas de quantos dias faziam desde que eu havia lido um livro.

Enfim, é um livro bem interessante e legal de se ler em uma sentada. Rápido, engraçado, cômico e que acho que todos devem dar uma oportunidade.

Belaaa 01/08/2023

Não amei, não odiei
Eu espera mais, porém não é tão ruim. Talvez seja um pouco? questionável, principalmente a primeira história.

No geral é legalzinho, mas não leria novamente.

Lhv 21/07/2023

Simplesmente a leitura escolar mais prazerosa que já tive, curti muito o livro e a escrita apesar de bem curto. Só isso mesmo.

É isso, xau!

Victor.Ponzani 03/07/2023

Leitura cansativa e difícil de entender para iniciantes da literatura brasileira, entretanto se pegar o rumo da história você se prende muito fácil e cativa a curiosidade em descobrir oq vai acontecer ou oque os personagens vão fazer agora.

Dani - Amando Leitura 16/05/2023

Clássicos fáceis de ler
Duas novelas do período do Romantismo no Brasil. São muito fáceis de ler e de compreender. José de Alencar foi um grande escritor, ainda pretendo ler mais livros do autor.

Thalyta52 27/04/2023

Duas histórias que se complementam. É amor e mais amor! Reviravoltas e paixões que sobreviveram ao tempo e as convergências da vida e aos dramas da alta sociedade!

filiÏ 16/03/2023

Cinco minutos / A viuvinha
Mais uma leitura em agradecimento ao meu colega Daniel, obrigado por me trazer cultura brasileira mano. eu acho que minhas cáries aumentaram de tanta melosidade, mas eu sempre gostei de coisas doces.

Gigi 23/02/2023

Os dois contos são ótimos e caracterizam bem essa pegada do romantismo da amada ser esse ser inacessível e perfeito... Gostei bastante

Editora QQ 21/02/2023

Cinco Minutos / A Viuvinha - 2023
No geral eu gostei das duas histórias, mas ...

Em "Cinco Minutos" passei o livro todo pensando no desperdício de dinheiro que o protagonista faz, fora isso, eu achei o final muito lindo, mas acho que seria lindo se tivesse finalizado com a morte dela.

Em "A Viuvinha" achei meio idiota todo o sofrimento ser ele ter ficado pobre, e no mesmo espaço dessa "tristeza" ele tenta se diferenciar de um escravo. Esquecendo essa parte que me desconectou da história, eu gostei do final, a analogia de amar sombras.

Isadora 08/01/2023

Viuvinha e Cinco minutos
Contos melancólicos sempre me agradam, amo ver histórias românticas, perfeito para quem quer algo dramático.

Thamires 06/01/2023

" á noite na solidão do seu quarto, que o coração vivia ainda no passado, no meio das tristes recordações que despertavam quando o mundo dormia."