A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Jeh 25/12/2021

Exaltando o amor
São duas histórias contadas em forma de carta. Nos sentimos a própria prima D., e isso nos envolve na história em nível diferente.
Neste livro, especificamente, as histórias estão invertidas: cinco minutos deveria vir antes de a viuvinha. Pois nos deixa confuso sobre Carlota. Pelo menos eu fiquei...
Enfim, cinco minutos conta um lindo romance que se passou pq nosso protagonista se atrasou 5 minutos... E isso mudou a vida dele.
Uma moça misteriosa no ônibus, virou seu mundo de ponta cabeça e ele ficou obcecado por saber quem era ela... Um amor improvável, mas que salvou a vida de ambos de formas diferentes.
Já a viuvinha chega até nós pq Carlota era uma grande amiga de Carolina.
Carolina com quem aconteceu uma tragedia um dia após o casamento. O passado libertino de seu marido, Jorge veio cobrar as contas.
Após esse episódio, conhecemos Carlos, (que não é Carlos) e que tem envolvimentos com o passado de "Jorge".
O drama que se passa, com a história de "Se tivesse esquecido teu marido para amar-me sem remorso e sem escrúpulos, eu estava resolvido... A fugir-te para sempre!". Aaaaah me poupe neh? Depois de tudo que ela passou e por causa dele... Achei muito exagerado. Mas deu tudo certo no final e é disso que gostamos... Finais felizes!

jenni 15/10/2022

Non ti scordar di me!
José de Alencar nunca erra. Duas histórias lindas que possuem ligação, ambos voltadas para o romantismo com um pouco de sofrimento que não podemos deixar de confirmar que nos trás angústia diante do que os personagens passam diante de suas vidas.
A primeira vez que li o livro foi no ensino fundamental e confesso que não entendia, foi necessário a presença de professores para facilitar o linguagem do livro, mais hoje relendo vejo que a linguagem não é difícil de ser compreendida e mesmo assim continuo gostando das obras do autor.
Non ti scordar di me! "Não te esqueças de mim!"
Cinco Minutos
A Viuvinha

Rosinha.Correia 14/08/2020

Comecei esse livro sem muitas expectativas, acabou que amei. São duas histórias incríveis sobre dedicação e amor.

Byannca.VerAssimo 16/11/2020

Duass histórias curtinhas, adorei, como não amar literatura brasileira.

Cassia 29/06/2021

O Romancismo Brasileiro
Eu queria falar mil coisas sobre essa obra mas nada que eu falasse chegaria aos pés do que me transmitiu esses textos. Eu particularmente não sou chegada ao romantismo brasileiro, mas nossa essa obra deixou meu coração quentinho, me deu esperanças os dois textos tratam de amor, esperanças, perseverança e tudo que deve envolver um relacionamento a dois eu acredito que por sua vida Alencar escreveu inúmeras obras que falassem da sociedade da época e nestas em específico ele falou de costumes, jeitos, cotidiano e nossa a parte do cortejo a uma dama nossa essas cenas são lindas fora que a todo momento eu me imaginava com os trajes dos oitocentos, andando pelas ruas do Rio de Janeiro esse livro me fez viajar.

Nildo 20/11/2010

Depois de ter lido Cinco Minutos, fiquei impressionado com a facilidade de comover e deixar todos os seus leitores em um clima de expectativa surpreendente, trazendo em cada palavra uma emoção gigantes, elevando os leitores em estado de espírito e compaixão como se o acontecimento tive-se fazendo parte de sua vida. Sem sombra de duvida Jose de Alencar é para mim entre outros escritores um mestre da literatura brasileira.

Cinco Minuto retrata um característica muito forte nos livros de Jose de Alencar, que é a luta contra os empecilhos da vida em busca de um grande amor. De um encontro em um ônibus que durou apenas cinco minutos, a uma pela historia de amor.

Leiam, e pequeno tenho certeza que vocês vão adorar!

Elyninphadora 29/12/2010minha estante
Já li, e gostei bastante. Enfim, era um romântico de marca maior e, tenho certeza que fez - e ainda faz! - muita gente suspirar em seus romances.

Gigi 23/02/2023

Os dois contos são ótimos e caracterizam bem essa pegada do romantismo da amada ser esse ser inacessível e perfeito... Gostei bastante

Mariana 31/01/2022

Vale a pena ler, mas depende?
Bom, vamos lá, inicialmente como são histórias contadas em forma de carta, acredito que quem lê se sente mais próximo e imerso nos acontecimentos; entretanto, particularmente, acho que é uma leitura que deva ser realizada com calma para aqueles que não estão acostumados com a escrita do autor (e autores da mesma época) para que possam realmente compreender, não desanimarem e não acabarem abandonando a obra.
Segundo, o que eu gostei também foi que senti uma pontada de mistério em ambos os romances o que aguçou a minha curiosidade em saber o desfecho e eu não me decepcionei ao finalizar.
Se eu recomendo? sim, mas eu recomendaria diferentemente da maioria das escolas. Para mim, foi recomendado há 8 anos atrás, e com 14 anos eu infelizmente não consegui ler de forma satisfatória. Então, eu recomendaria para alguém com mais maturidade na vida e principalmente maturidade no hábito da leitura para que de fato possa apreciar todas as nuances existentes (inclusive, acredito que daqui a alguns anos, caso eu leia novamente, aproveitarei melhor ainda e talvez possa ter novas percepções).
Eu também recomendaria não só por serem boas histórias mas também a título de conhecimento quanto aos autores que são importantes para a literatura brasileira.

Patricia.Jabour 30/08/2012

Cinco Minutos - A Viuvinha
Metamorfose Literária
Leia. Transforme-se.

José de Alencar, autor Romancista, nos presenteia com sua escrita de fácil compreensão (ou, pelo menos, de uma maneira que dê para a leitura ser compreendida sem se fazer necessária uma viagem pelo dicionário) e descrição da sociedade brasileira da época em que as histórias se passam.

Cinco Minutos

José de Alencar não era um adepto das convenções sociais marcadas pelo tempo cronológico, ou seja, hora para fazer isso, horário para fazer aquilo... Achava que os seres não podiam ficar submetidos a um aparelho com pequenos ponteiros e que esse ordenasse suas vidas. Isso fica evidente também na obra - Cinco Minutos - devido ao fato da personagem conhecer o amor de sua vida através de um atraso de cinco minutos em relação a sua rotina diária, ou seja, o atraso pode ser benéfico, segundo o autor. (Fonte)

Cinco Minutos” trata-se do atraso de cinco minutos tido pelo personagem principal, quando pegaria sua condução. Devido a este atraso conhece aquela que será o amor de sua vida – a qual lhe diz apenas as palavras “Non ti scordardi me!” – “Não se esqueça de mim!”.

Esse sentimento é marcado pelo mistério a respeito da identidade de sua amada, da qual somente conhece o cheiro e a voz. No decorrer da trama descobrimos os motivos que levam ao afastamento de “C.”, bem como o fato de a moça já estar apaixonada pelo homem, bem antes deste conhecê-la.

A obra possui grande apelo romântico, com declarações e muito sentimento.

A Viuvinha

Em “A Viuvinha” o cenário é um pouco diferente, embora também se trate de um grande amor. Jorge, que herda o dinheiro e as dívidas de seu falecido pai, se vê em uma situação horrível de se imaginar na época: pobre. Ele, noivo de Carolina, se vê desesperado pela ideia da vergonha e da humilhação. Assim, planeja seu suicídio, a fim de minar todo esse desprazer. Após cinco anos de sua morte, Carolina ainda vive o luto, e todos a chamam A Viuvinha. História também com mistérios e reviravoltas, super bacana!
Elda 22/05/2013minha estante
amei o seu comentário

Kleiton.Monteles 21/04/2015minha estante
A obra A viuvinha, de José de Alencar, publicado em 1857, é classificada como um romance urbano. De qualquer modo, a tradição do costume é substituída pela crítica aos modos burgueses, sobretudo aqueles movidos pelo interesse que, no caso de Balzac, vira um personagem central, ou seja, o dinheiro, pois a busca do sucesso material como condição de mobilidade na vida da cidade, mas é também, ainda que de longe, a busca de um lugar ao sol social ainda com os valores do antigo regime, pelos méritos da ousadia, numa sociedade de desiguais.

Jéssica Passos 25/04/2020

Me surpreendi
A escrita é maravilhosa e as histórias, apesar de simples, são cativantes. É o tipo de livro para uma tarde. Ademais, José de Alencar nos faz ter a sensação de ter uma agradável conversa com ele.

Duda Bock 16/08/2022

Que romance cafona. Nas duas histórias é amor à primeira vista e no caso de Cinco Minutos nem precisam se ver, só sentir a presença e pronto, estão se amando e é só sobre isso que fala o livro. Já A Viuvinha tem uma história um pouco mais interessante, mas também é uma amor tão irreal que perdoa tudo.

aally_souza 26/09/2021

"? Jorge, disse ela com a voz trêmula e cheia de angústias, tu não me amas.
? Não te amo! exclamou o moço tristemente; se tu soubesses de que sacrifícios é capaz o amor que te tenho!...
? Oh! não, continuou a moça, abanando a cabeça; tu não me amas! Vi-te todo o dia triste; pensei que era a felicidade que te fazia sério, mas enganei-me.
? Não te enganaste, não, Carolina, era a tua felicidade que me entristecia.
? Pois então saibas que a minha felicidade está em te ver sorrir. Vamos, não me ames hoje menos do que me amavas há dois meses!
? Há dois momentos, Carolina, em que o amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; é o momento em que se possui ou aquele em que se perde o objeto que se ama."

Na leitura desse livro, foquei mais em "A viuviunha", que narra a história de Jorge (filho de um homem de posses, que gasta toda a fortuna do pai) e sua noiva/esposa, Carolina (uma jovem pura, devota ao seu amado, que torna-se viúva logo após seu casamento).
Alguns pontos do livro não em agradaram, mas são "justificados" pelo período literário e a época em que foi escrito. É um romance bem curtinho e rápido de ler, então recomendo ele.