A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...

Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha

Ana Ira! 25/08/2014

Mágico e encantador!!!!!! <3
Cinco Minutos começa com o narrador-personagem contando como ele é péssimo em seguir horários, super não pontual, mas que pelo menos, ele não é regido por um relógio. Achei bárbaro isso! Que incrível percepção!
"Entusiasta da liberdade, não posso admitir de modo algum que um homem se escravize ao seu relógio e regule as suas ações pelo movimento de uma pequena agulha de aço ou pelas oscilações de uma pêndula." - P. 71
Ao se atrasar, apenas cinco minutos, perde o busão kkkk e tem de esperar uma hora por outro. Chegando lá, ele que não presta muita atenção nas coisas, as vezes em algumas pessoas, as vezes nas conversas, as vezes em sua própria vida. Nesse dia, ele repara bem numa moça coberta com o rosto num véu sentado ao seu lado.
Essa moça então, pronuncia com todas as palavras num francês sem tradução que me deixou louca da vida, kkk que o ama e o quer, e ele fica estupendo, feliz e ao mesmo tempo surpreso com a tal revelação!
A moça desce num ponto. Ele fica. Sonha com ela quase um mês. E depois em uma baile, ouve as mesmas palavras e sente a mesma fragrância do perfume dela (que conseguiu absolver no ônibus).
"É coisa singular, minha prima! O amor que é insaciável e exigente, e não se satisfaz com tudo quanto uma mulher pode dar, que deseja o impossível, às vezes contenta-se com um simples gozo d'alma, com uma dessas emoções delicadas, com um desses nadas, dos quais o coração faz um mundo novo e desconhecido." - P. 86
Como é curtinho, vou resumir bem: ele segue algumas 'pistas' sobre quem é ela. ~ frisando ~ ele não viu seu rosto, não sabe como ela é, mas a ama, ponto final. kkkk Ele a encontra (ele, porque esse narrador-personagem não tem nome :( ). Quando ele a encontra, vê sua formosa face, ama-a mais ainda, porém, descobre um fato surpreendente: o destino pode findar o romance dos dois - uma doença, morte certa, sem tempo, um pouco de esperança, muita ansiedade e é claro, muito atraso te fazem prender a respiração até o fim desse inevitável talvez, mas lindo e genial romance de um dos maiores escritores brasucão!
"O mais tu sabes; eu te amava, e era tão feliz de ter-te ao meu lado, de apertar a tua mão, que nem me lembrava como te devia parecer ridícula uma mulher que, sem te conhecer, te permitia tanto." - P. 98
Não tem como não gostar, não se apaixonar por essa história, é fofuxa, graciosa demais! Não percam!
A Viuvinha é outra coisa particularmente fofa e alucinante! Te dá raiva, esperança, ansiedade, amor pelos personagens, enfim, é uma coisa de louco!!!!! E profunda demais!
Carolina e Jorge são um casal grandioso. Sabe daqueles poucos casais que vemos por aí, que se comunicam pelo olhar?! Aqueles que de longe você percebe a sintonia, o respeito, a dignidade e o amor que nutrem?! Então! Esse é um deles!
Entrementes, o passado surge, como tantas vezes faz com a gente, da vida real, e vem, parece que com toda força e com vontade, de nos destruir, atacar, pestanejar, amaldiçoar a nossa felicidade presente, e caminhante para o futuro.
É o que acontece com esse casalzinho. Jorge era rico. Seu pai morreu e ele ficou sob a tutela de um grande amigo do pai, o Sr. Almeida, este que é pobre. Lembrando que naquela época havia uma divisão entre ricos e pobres muito grande (este livro foi publicado em 1857). Quando Jorge, ao atingir a maior idade, pode dirigir os negócios de seu pai, ele gasta tuuuuudo na esbórnia, faz mais dívidas, e esquece de pagar uma dívida deixada pelo pai. Resumindo: foi pra lona! Seu pai perdera a honra, iria ser marcado para sempre na sociedade carioca!
Na véspera de seu casório, o Sr. Almeida, bem chatão, porém sábio - por sinal, o avisa sobre sua falência, e Jorge fica enlouquecido, perdido.
Casa-se n'outro dia, mal escondendo sua tristeza e preocupação de sua esposa, Carolina, de sua sogra, dona Maria, e de uns dois ou três convidados, já que o casamento se passa na casa da noiva e da mãe - ambas também são pobres.
Na noite de núpcias, Jorge fica sem saber o que fazer kkkkkk, dá um negócio lá, Chartreuse, não sei bem que tipo de bebida é, mas no livro diz ser licor, deve ser estrangeiro, ok.
Carolina então dorme. E Jorge foge. No outro dia de manhã, recebemos, os leitores e a Carolina, que Jorge havia se matado, com um tiro no rosto, deixando-o desfigurado, com uma carta e um pouco de dinheiro pedindo (seguindo instruções da carta) para que quem o encontrasse, faça o seu enterro.
"A angústia e o desespero que se pintavam nas feições de Jorge tocavam quase à alucinação e ao desvario; às vezes, era como uma atonia que lhe paralisava a circulação, outras tinha ímpetos de fechar os olhos e atirar a matéria contra a matéria, para ver se neste embate a dor física, a anulação do espírito, moderavam o profundo sofrimento que torturava sua alma." - P. 19
Cinco anos depois, aparece na cidade vindo direto dos Estados Unidos, um jovem de quase trinta anos, que trabalhou muitooooo interessando em comprar as dívidas de certo homem morto. Esse jovem, Carlos, como é chamado, têm dinheiro, embora viva num tipo de porão, come num lugar horrível (parece ser bem sujo), para economizar bastante, e não tem amigos, não conta a ninguém aonde mora nem se envolve em nada da sociedade. Você já deve suspeitar o porquê...
"Sonhava no passado; diferente nisso das outras moças, que sonham no futuro." - P. 60
Como é um livro muito antigo e conhecido, muita gente já deve saber o final, mas não vou contar, não! Só posso dizer, que Carlos procurará Carolina, mas ela ainda ama seu falecido marido... E Carlos está desesperado para tê-la, mas com uma condição!
"Como o amor purifica, D...! Como dá forças para vencer instintos e vícios contra os quais a razão, a amizade e os seus conselhos severos foram impotentes e fracos!" - P. 11
Quer saber que condição é essa?! LEIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

site: http://www.anairados.blogspot.com.br/2014/08/dica-de-livros-resenhas-cinco-minutos-e.html

heve 21/08/2022

Li esse livro faz uns 4 anos pra fazer uma prova na escola e mds que coisa chata, eu não sou fã desse tipo de história mas quem for eu aprecio mto

rafa 14/06/2015

cinco minutos e a viuvinha
O livro ``Cinco Minutos e a Viuvinha`` de José de Alencar é composto por duas partes, onde o primeiro conta a história de amor entre Carolina e um rapaz que o encontrara no onibus, já no segundo mostra o que aconteceu antes de encontrar o rapaz do onibus, pois ela havia se casado com Jorge um jovem rico.
Na primeira parte carolina encontro um jovem no onibus, mas eles não se vêem, pois Carolina estava com um veu sobre o seu rosto, o jovem fica louco sem saber quem era aquela moça que mexeu tanto com ele, fica meses a procura-lá e finalmente quando a encontra não se falam, e então ele duvida do amor dela por ele. Em um certo dia ela manda uma carta para ele dizendo que não duvidasse do sentimento dela por ele. Carolina é uma minina doente, sua mãe faz de tudo para que ela melhores atravez de cartas eles se comunicam e diz que o observava a tempos, mas ele nem imaginava. Umdia ela mandou uma carta para ele dizendo que ía viajar para Italia, e ele fez sacrificos para chegar ao encontro dela a tempo. E então eles foram viver uma vida feliz no campo.
Na segunda parte Carolina encontra um jovem chamado Jorge que era filho de um negociante que deixara uma fortuna para, e que ele gastara com luxos e mulheres, ao ver a moça ele logo cente a pureza sobre a face dela, e se apaixona e esse amor é que faz ele mudar, e mesmo na vespera de seu casamanto descobri que está falido e se envergonha do fez e logo despois seu casamento suícida-se e carolina fica viúva.
Esse livro é perfeito ao enteder como as pessoas do século XIX se relacionava as historia são dividida, mas tem uma relação no final das contas.

Thananda 06/12/2022

Fraco
Pra quê matar o cavalo?
Pra quê?
PRA QUÊ?
P R A Q U Ê ?

Nunca gostei muito dos romances de José de Alencar. Acho meio xoxo, capenga, manco e inconsistente.
Tem muita tempestade em copo d'água ( tipo....matar o cavalo?!)
Não recomendo :(

Leandro 05/05/2015

Cinco minutos (1856) e A viuvinha (1857) foram romances escritos pelo jornalista, romancista e político José de Alencar no começo de sua carreira. O livro Cinco minutos e A viuvinha (Ciranda cultural, São Paulo, 2009, 127 páginas) reúne estas maravilhosas histórias no tempo do romantismo que ficam melhor juntas, pois as duas possuem uma sequência cronológica e são narradas pela mesma pessoa. Em Cinco minutos, o narrador conta a história fazendo referência a sua prima, ele mostra que conhece o amor da sua vida, Carlota, em um ônibus por causa de um atraso de cinco minutos ao tentar pegar o anterior, após isso ele passa a amar profundamente e descobre que Carlota possui uma doença sem cura, mas no final percebe que era curável e se rendem ao amor. A viuvinha também é narrada pelo mesmo narrador e com a mesma referência a prima, mas a história é focada na vida de Jorge, um jovem que gastou todo o dinheiro de seu falecido pai e restou-lhe apenas as dívidas do mesmo. Jorge se apaixona por Carolina antes de saber que ficou pobre e na véspera de seu casamento Sr. Almeida, um velho amigo de seu pai, alertou sobre o prejuízo que teve. Após se casar ele forja sua morte para trabalhar sozinho durante cinco anos afim de conseguir dinheiro para pagar as dívidas do pai, deixando Carolina só e a fazendo pensar que ela era viúva ficando conhecida como “a viuvinha”. Após pagar todas as suas dívidas Jorge faz uma surpresa a sua mulher retornando para casa. O interessante é que o narrador, com quem se casou com Carlota, é vizinho de Jorge e Carolina e tem uma boa relação com o casal. São ótimas histórias que falam do verdadeiro amor à primeira vista, pois, em ambas as histórias, o primeiro olhar foi o que deu o início das histórias.

Mawkitas 18/11/2014

Li esse livro há anos quando estava passando uma temporada em casa de parentes. Como não gosto muito de algumas vertentes do Romantismo, seria difícil ter entrado em contato com a obra de outra forma. De um modo geral, José de Alencar é um autor que considero excelente dentro do que ele se propõe. Embora eu não goste muito de seu estilo e frequentemente também da temática, é impossível não me curvar diante de boa técnica e de uma capacidade ímpar de contar histórias. Cinco Minutos e A Viuvinha são, sem sombra de dúvida, suas obras que mais me agradam. Por sua brevidade, por serem deliciosamente escritos, por seu exagero de amor e mais amor ainda, por terem um ar de pequenas anedotas amorosas, adoro esses pequenos romances que retratam, entre outras coisas, aspectos da burguesia carioca e dos costumes da época.

Luísa 06/10/2022

Stalker- o Joe já existia no sec XIX
Esse livro possui duas histórias de José de Alencar do período literário romantismo, especificamente Romance Urbano.

Amei os dois livros e deixando minha mente do século XXI de lado, eles são maravilhosos. Pessoas se apaixonando, obstáculos da vida para concretização desse amor e por fim final feliz.

Agora como uma pessoa do século XXI... Continua sendo bom, mas preocupante kkkkk. Cinco minutos o cara vê a mulher uma vez no ônibus e já começa todo um desvaneio de se ela é feia ou bonita, ela encosta nele uma vez e ele já acha que ela o ama além de que ele beija o ombro dela o que é um escândalo. Sai do ônibus e nas próximas semanas pega o ônibus no mesmo horário e vai a ópera só pra ver se encontra ela, segue uma voz desconhecida achando que é ela é depois vai até Petrópolis atrás da mina... Esse maluco é um stalker, se fosse hoje em dia chamariam ele psicopata. Mas como é romantismo, ele é apenas um homem loucamente apaixonado que encontrou sua amada, um HERÓI que não desiste do amor...

Já o segundo livro, viuvinha. O maluco se finge de morto por 5 anos porque torrou todo o dinheiro e precisa pagar as dívidas e não quer manchar a imagem nem da noiva nem do pai. Ai ele volta 5 anos depois e ela perdoa ele é vivem felizes para sempre, eu gostei porque faz sentido nesse contexto, mas se fosse hoje... Ela ia chorar, mas quando descobrisse que fingiu a própria morte era capaz de descer ele no soco kkkkkk.

Enfim, as graças do romantismo. MUITA idealização da mulher e do amor, crítica social ao homem como escravo do tempo e ao dinheiro, costumes que somente a burguesia tinha como ir a bailes e opera. São características do romantismo e são bem claras nesses livro

Recomendo

Isa 10/11/2021

Obrigada a ler
Fui obrigada a ler pela escola e o pior é que eu gostei.
Não tem desenvolvimento nem ação nem nada que torne um livro interessante, nem sei pq gostei, mas enfim
Achei que por ser um clássico ia ser pior, mas pros padrões me surpreendeu

Vicioouss 15/04/2022

Gente eu fico boba como José de Alencar é viajado das ideias kkkkkkk quase todo livro dele se repete a mesma narrativa

lilice 08/11/2022

2??
Como o livro é antigo, a escrita obviamente vai ser mais detalhada e com palavras difíceis, MAS NÃO PRECISAVA SER TÃO RUIM ASSIM.
Esse livro conta duas histórias que no final se entrelaçam. A segunda até que é boa, mas a primeira...
Livro previsível e os protagonistas tem umas ideias meio malucas. Eu não entendi nada desse livro, a única coisa que eu entendi é que eu não gostei e nem vou gostar.
Tava contando as páginas para acabar

bia 19/05/2021

assim... o cmc eu n entendi nada mas a segunda história (A viuvinha) me fez tod o sentido e o final eu real n esperava-- ent eu gostei, mas se n tivesse tanta hipótese e viagens na cbc do autor, acharia mlr!!

Aline 07/01/2013

2 livros otimos!!
5 minutos

Quando comcei a ler 5 minutos achei muito divertido e diferente das outras obras de Jose de Alencar que já tinha lido. Em uma carta o personagem princiál do livro escreve para su aprima como conheceu e se apaixounou por Carlota seu grande amor.

A viuvinha

Carolina é uma jovem de 15 anos que esta noiva de Jorge, herdeiro de uma pequena fortuna. Quando seu tutor, Almeida, lhe da a noticia que mudará a vida de ambos. Jorge estava falido, devido a 'vida boa', que levava no Rio de Janeiro.

Ambos romances são muito bons e curtos. O leitor consegui perceber um Jose de Alencar diferente.

@Renanlandim22 07/04/2011

Cinco Minutos / A Viuvinha

A linguagem do livro para mim é péssima. Sei que ela é sim porque é antiga, mas para ler hoje em dia é pessima! A historia de ambos os livro são muito enroladas e o autor se procupa demais com descrição de sentimenos e pouco com o desenvolvimento do enredo. Ambas histórias tem uma ideia de base muito boa, mas nao gosto do jeito que elas são levadas. Eu conseguiria resumir esse livro sem perda de conteudo em 3 páginas tranquilamente.

5 Minutos é melhor que A Viuvinha!

Bruna Marie 27/12/2009

A viuvinha e 5 minutos
Nosssaaa amei de paixão é um romance lindo demais.
Mas as vezes queria realmente saber se a dona D...
realmente era a mãe da Carolina.