Voo

Resenhas - Voo

@APassional 13/09/2013

Voo * Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Após as Asas vem o Voo!

Em Asas, Edward ganhou belas e grandes asas negras que por enquanto não lhe servem para nada, pois o garoto não sabe voar. Ele precisa ser treinado não só para se defender de Terrícolas (guardiões caídos dos Lugares Altos que servem o Chacal), mas também para se tornar um grande Construtor de Pontes.

“Há sete pontes entre os mundos
e cinco delas se partiram.
A sexta não tem amurada para se agarrar
a sétima foi roubada.
Cativos então, os mortos errantes
por uma época giraram pelo mundo.
Quando a meio caminho do reino mortal,
um construtor retornará,
sua língua enrolada entoará a canção,
os campeões se levantarão,
mas o Terrícola decaído ou o gentil guardião
sua sorte decidirá.”

Após surpreendentes revelações sobre suas origens, Edward descobre que é o tal Construtor de Pontes (responsável de arrumar as pontes entre os mundos que o Chacal destruiu quando caiu e assim permitir que as pessoas do Vinhedo possam ir aos Lugares Altos quando chegar a hora certa) e que ele pode salvar sua mãe, que lutou muito por ele enquanto o garoto estava preso no horrível reformatório chamado Fundição.

Mas parece que ninguém acredita que Edward pode ser útil de alguma forma. O menino a todo momento sente vontade de ser um herói e mostrar que não é um inútil. Mas como Sr. Spines disse, ele é precioso, assim o menino se vê constantemente fugindo enquanto seus amigos estão lutando contra o malvado Chicotada Scruggs para salvar sua pele. Isso o deixa irritado, por que ele não pode lutar por si mesmo?

Edward se mostra mais forte e decidido que antes, agora ele tem um objetivo e sabe quem é de verdade, também tem amigos que o estão ajudando, como Tabitha e Bridgette. O menino continua com sua mania de montar casas com cartas de baralho para conseguir pensar melhor, ele se refere a elas de uma maneira muito legal:

“Para Edward a caixa rasgada não estava cheia de cartas, mas de cinquenta e dois amigos. E eram as melhores cartas para construir castelos que jamais tinha visto.”

Minha cena preferida foi quando Edward teve que lutar contra seus medos (literalmente), onde se superou de verdade e mostrou que é um herói. Torci a narrativa inteira por ele e continuarei torcendo no outro volume, pois esse passou a ser meu personagem preferido da trama.

Amei o texto que tem no fim do livro, ele fala sobre o Sr. Spines (ou Melchior), esclarecendo bastante a história e respondendo às dúvidas que podemos ter durante a leitura.

Adorei o livro “Asas”, mas “Voo” tem mais aventura e ação, personagens novos, maravilhosos e com objetivos em mente. A história do Vinhedo continua do mesmo jeitinho que amei no primeiro livro! A narrativa é leve, rápida e prende o leitor, esse é um daqueles livros que dá vontade de matar o vilão e sussurrar uma dica no ouvido dos mocinhos em situações de aflição, sem nunca parar de torcer!!!

Preciso urgentemente ler “Cântico” e me deliciar com mais uma história surpreendente de Jason Lethcoe!

Uma ótima leitura juvenil com muita ação, aventura e perigos!
Super recomendado!

Até logo... Samantha Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 13/09/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/09/resenha-voo-jason-lethcoe.html