A gente ama, a gente sonha

A gente ama, a gente sonha Fabiane Ribeiro

Resenhas - A gente ama, a gente sonha

Cici 08/10/2022

Muito bom, não gostei do final, mas achei justo! Ensina que nunca devemos desistir dos nossos sonhos!

Mariza27 11/09/2022

Favoritado
A gente ama a gente sonha, não tem nada de sonho bom, é uma história futurística onde o nosso planeta não é mais da forma em que conhecemos, ar, água, mares, céu.... Nada disse é como nos dias atuais.

Nesse mundo, tudo é sem cor sem brilho, sem graça e muito difícil de viver, principalmente para pessoas de classe baixa.

Vanessa mora com seus dois irmão e toda a tecnologia que esse mundo pode oferecer, e só pode ter contato com o mundo cheio de árvores, água, ar puro, em seus sonhos.

Vanessa era dividida entre sua realidade cruel, e seu sonho de um dia poder mudar o que era governado por máquinas e robôs.

Nesse livro nada do que pensamos que vai acontecer acontece ??. O final é inesperado, o amor que a Vanessa tanto procura não é quem pensávamos que é, tudo tem um desfecho totalmente diferente e inesperado.

Uma leitura envolvente, fluída de fácil entendimento e que nos faz querer mais dessa narrativa só pelo fato de tantos plots que nos deixa de coração acelerado o tempo todo, parece novela mexicana com tantos acontecimentos.??

Recomendo de mais, pois não é novidade pra ninguém que a Fabiane Ribeiro é minha autora favorita ??!

claudia.vicente.1422 20/07/2022

MARAVILHOSO
Como ninguém fala desse livro ? Que surpresa maravilhosa, comprei por acaso porque estava muito barato e me surpreendi com a história, onde se passa no futuro e narrando como seria nosso tão próximo futuro, sem natureza,mar e o céu azul.
O livro narra com tanta clareza que se sente lá, apesar que muitas coisas descritas já ocorrem aqui no nosso presente mesmo .
É um livro lindo que vale muuuuitooo a pena ser lido e dar uma super reflexão sobre nosso momento atual e de como queremos ver nosso planeta no futuro que não está tão distante assim. Leiam sem medo .

be! 10/05/2022

o livro é incrível, a maneira como ele aborda temas futuros sobre o Planeta Terra é absurdamente triste e feliz ao mesmo tempo.

Sabrina 03/05/2022

Como será no futuro/ou já está sendo...
Muito bom! Tem uma ideia de um futuro que nos aguarda se continuarmos com atitudes que fazem mal ao planeta. E também sobre como as pessoas estão perdendo os seus sentimentos (empatia) com o passar dos anos. Tem tudo a ver com o nosso mundo atual.

Isabeli Charão 23/01/2022

LEIAM!!!!!
Eu nunca vi ninguém falando desse livro. Por isso to aqui. Esse livro é completamente maravilhoso, ele é um livro nacional, escrito pela Fabiane Ribeiro.
A protagonista se chama Vanessa e ela é uma jovem que mora na ?cidade que nunca dorme?.
A história se passa no futuro, depois de séculos de destruição progressiva da Terra. É muito poluído, não tem ar para respirar, o céu não é mais esse azul que nós vemos, agora o céu é laranja com manchas escuras. O mar agora é totalmente podre, sujo, cheio de lixo. E tem o governo, que é chamado de maquinário. O governo proibiu as pessoas de terem sentimentos!! ?Mas como assim???
Poisé, o governo proibiu todo mundo de ter sentimento, não podia sorrir, não podia chorar, ter raiva, medo, qualquer emoção/sentimento. Tinha que ser neutro.

Já falei de mais, espero que comprem esse livro, ele é perfeito.
Classificação idade: 12+
Tem alguns gatilhos.

Dani Resende 01/07/2021

A gente ama, a gente sonha!
Gennnnnmte, nem sei por onde começar!!! Que loucura deliciosa esse livro! A escrita muito detalhada, mas fluída ao mesmo tempo, faz a gente não querer largar o livro...
A história acontece num futuro muito distante há séculos à frente. O ser humano já acabou com a natureza e a poluição é tanta que existem redomas nas casas com ar puro para as pessoas viverem. A sociedade é governada pelo Maquinário um governo que separou as pessoas em 4 classes os M de miseráveis, os P de pobres, os R de ricos e os E de extremamente ricos. A protagonista Vanessa é da classe R, vive feliz da vida em sua redoma com dois irmãos e cada um com seu robô particular que acompanha a pessoa do nascimento até a morte. O problema aparece quando Vanessa começa a sonhar, isso mesmo, naquela sociedade era proibido sonhar cada cidadão tinha uma máquina de sonhos já programados de acordo com aquilo que o Maquinário queria que vc sonhasse. Mas Vanessa começou a sonhar sem a máquina e isso era crime. A partir daí muitas coisas acontecem e levam Vanessa a ter mais contatos com o mundo dos Antigos, isto é a sociedade que viverá antes dela no século 21.Naquela época também estavam proibidos todos os tipos de sentimentos eles eram treinados a não sentir. E mais uma vez nossa protagonista desobedece o Maquinário e sente amor pelos irmãos, outro crime. Bem dar spoilers admito que esse livro tocou meu coração, a maneira como ele trata a nossa geração e o que estamos fazendo com o meio ambiente é muito importante. A autora Fabiane Ribeiro já havia me conquistado com seu primeiro livro Jogando xadrez com os anjos e agora esse também me surpreendeu. Super indico, leiam!!!!!

Bianca1268 28/04/2021

Sonhar
Simplesmente perfeito, um simples livro abriu meus olhos pra algo que muita vezes não demos valor.
O ar que respiramos, o azul do céu, a estrela que brilha de noite. A liberdade que temos de demostrar sentimentos.

Erika508 21/03/2021

Meu novo xodó!
Incrível!!! Não sei descrever a emoção que senti enquanto lia este livro. Chorei e ri junto com a protagonista inúmeras vezes.
Essa história, nos mostra uma época do nosso mundo onde a natureza está totalmente extinta e o planeta está em uma fase caótica. Mas junto com todo esse desespero e melancolia, ele nos mostra a importância dos sonhos e do amor.

Uma obra perfeita!

Marcelo.Oliveira 18/07/2020

Distopia de um futuro não tão distante
Romance com tons ficcionais futurísticos, e história muito bem amarrada pela autora.
Ao longo da obra, é possível observar diversas interessantes metáforas que a autora insere na narrativa, esta que é repleta de sentimentalismo, e com sútis momentos de reflexão e aprendizado sugeridos ao passar da obra.
Particularmente, nunca fui o maior adepto de livros de romance, entretanto, posso dizer que esse engrandeceu, e enriqueceu minhas perspectivas.
Débora Galter 18/07/2020minha estante
Gostaria de saber se o livro de alguma forma "roubou seu coração"? A fim de sabe se devo me preocupar com meu posto em seu coração.?

Marcelo.Oliveira 18/07/2020minha estante
Digamos que ele foi cinco estrelas, com um asterisco hahaha. Já você tem um espaço cativo, pode ficar tranquila ?

Débora Galter 18/07/2020minha estante
Hahaha posso ficar em paz ?

IDL @irmasdelivros 12/12/2019

A história desse livro, se passa no futuro, onde o mundo é comandado pelo maquinário, onde não se pode respirar sem ser em cápsulas ou capacetes, porque o ar é extremamente poluído, onde não se pode sair na rua sem roupas especiais, porque os raios solares estão fortes de mais, e podem ferir sua pele. É apenas as classes R’s e E’s tem direitos a esses benefícios, os M’s e P’s sofrem tanto que a estimativa de vida é de apenas 26 anos.
A principal da história é Vanessa, uma jovem da classe R’s que trabalha no hospital, na parte de gerar Bebês, ela cuida dos seus dois irmão mais novos, com a ajuda dos seus robôs.
Vanessa fez o que era inaceitável pelo maquinário, ter sentimentos. O livro te prende, você precisa saber quem é o verdadeiro amor de Vanessa, ela o encontra em seus sonhos (algo proibido pelo maquinário) mas ela não consegue ver o rosto do amado, isso é um mistério para ela e para o leitor, o que vai acontecer com Vanessa? O que está reservado para ela? Você vai se emocionar nesse livro, de tão bom que é.
Motivo de não ter dado 5⭐️, é pelo fato de que o começo do livro é um pouco chato, não faz muito sentido, apesar de que no meio do livro você entende o início. Mas o livro é ótimo e eu recomendo! Esse me fez refletir sobre como pode ser o nosso possível futuro e como nossas ações afetam o meio ambiente e a vida das pessoas ao nosso redor.

Simone 01/01/2017

Uma maravilhosa surpresa!
A história se passa no futuro, quando o mundo está bem diferente do que já foi um dia: não há mais um céu azul, mares cristalinos, animais, natureza e os humanos não podem respirar um ar saudável. As pessoas são treinadas a não terem sentimentos e viver numa humanidade dividida em classes: M (miseráveis), P (pobres), R (ricos) e E (extremamente ricos), onde, é claro, os ricos e extremamente ricos seguem os dias de melhor forma, com mais regalias e protegidos pelas redomas de proteção. Cada humano tem o seu robô, que ajuda nos afazeres do dia a dia, além de armazenar dados de suas vidas. As camas, mesas, carros (entre tantas outras coisas) flutuam, e todos devem sair nas ruas protegidos para não se queimarem com o Sol escaldante, ou até mesmo morrer intoxicado com o ar poluído. A Máquina dos sonhos é de suma importância na vida de todos, pois por meio dela os humanos são comandados a sonhar com coisas que apenas "O Maquinário" — instituição que comanda o mundo — deseja. Desta forma são proibidos de saber sobre o passado, ou seja, sobre "OS ANTIGOS".

"A situação poderia levar o fim das classes baixas, P e M, que não tinham a proteção e os direitos destinados às classes altas. Mas, perdê-los não seria vantajoso para o Maquinário, visto que prestavam serviços fundamentais à sociedade (que membros E ou R jamais prestariam). Portanto, muita discussão e longos anos de decisões errôneas acabaram por conduzir uma interessante solução: os cidadãos das classes P e M, ou seja, pobres e miseráveis, passaram a fazer parte de um sistema no qual acumulavam pontos para ganharem aparelhos que poderiam garantir-lhes certa sobrevida." (Livro: A gente ama, a gente sonha — Pág.21)

Vanessa — ou Nenê — como é conhecida, tem 26 anos e faz parte da classe R (ricos), além de ter dois irmãos: Dominique, de 13 anos; e Junior, de 9 anos. Seus pais morreram anos atrás, de forma misteriosa. Ela tem sua robô/empregada chamada Lucy; ela trabalha ao lado de Victor (seu melhor amigo), no Hospital dos Embriões, onde ajuda no nascimento de tantos novos bebês; ademais, ela tem um vizinho chamado Johnny, o qual intitula como "vizinho mala", e um namorado chamado Bernardo. Porém, Nenê nutre fascinação pela história dos Antigos, algo que é proibido, e assim como seu irmão mais novo, Junior, sonha com um mundo onde todos possam viver livremente, apreciar um céu azul, a natureza, animais e tantas outras coisas, que somente séculos passados puderam vivenciar.

"Talvez, pelo fato de estar tão perturbada pelos sonhos que estavam invadindo sua mente quando dormia, havia surgido dentro de Nenê uma vontade irresistível de visitar o píer, que era prova de que, um dia, as coisas haviam sido diferentes no mundo. Um dia a realidade havia sido como nos seus sonhos." (Livro: A gente ama, a gente sonha — Pág. 34)

Por uma razão desconhecida, a Máquina dos Sonhos de Vanessa começa a falhar, remetendo-a a sonhos no mundo dos Antigos: com mares e um céu azul, entre tantas outras coisas. De imediato ela teria de reportar essa falha ao Maquinário, porém ela não o faz. E cada vez mais começa a ter sentimentos e desejos que é proibida de ter. E numa manhã, mesmo correndo risco, resolve seguir até o píer, depois de ter tido um lindo sonho com o tempo dos Antigos. Ela encontra uma garrafa, a qual leva para casa e descobre que dentro dela há uma mensagem do passado, mais especificamente de 2012. Além de saber um pouco mais do passado, Nenê passa a ter sonhos com um homem desconhecido, homem este que a faz sentir um novo sentimento, sendo este o Amor... Algo que ela conhecera através dos Antigos.

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2017/01/falando-em-gente-ama-gente-sonha-de.html

Beca 16/07/2016

COMO FAZ PRA LER????
Quero ler, mais não conseguido????!!!

Arca Literária 14/08/2014

Por: Danielle Peçanha

A gente ama, a gente sonha de Fabiane Ribeiro, é uma distopia e o terceiro livro da autora.

O livro é distópico e futurista, um mundo destruído pelos seres humanos, onde o céu e o mar não são mais azuis, o ar é tão poluído que as pessoas que ficam expostas a ele (os pobres) vivem até os 30 em média. Os ricos vivem em redomas e os pobres a mercê deles quase que escravos, a sociedade foi separada por castas P: Pobres M: Miseráveis R: Ricos e E: Extremamente ricos.

Sentimentos não existem mais, um mundo cruel controlado pelo Maquinário (Governo), robôs fazem parte desse novo mundo e até os sonhos são controlados.

Vanessa a protagonista descobre no mar uma garrafa com uma mensagem dos antigos do ano de 2012 que deixa Vanessa intrigada sobre como era o antigo mundo.

Vanessa é uma jovem da classe Rica que perdeu os pais de uma forma estranha, vive com seus dois irmãos Júnior e Dominique.

Fabiane mais uma vez me emocionou, um livro que nos manda uma linda mensagem, encanta e emociona.

Recomendo a todos que gostem de distopias, romances e ficção cientifica

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Anna Gabby 04/03/2014

Sonhar e proteger o diferente pode custar caro
Vanessa nasceu e vive na Terra, mas em um mundo muito diferente do que vemos hoje. Do céu ao mar há muito laranja, o azul é uma cor extinta. Nenê, como nossa protagonista é chamada carinhosamente, cuida dos dois irmãos mais novos, Junior e Dominique. Cada um deles tem um robô que os acompanhará durante toda a vida, são eles, Lucy, Adrielle e Flummys. Além deles, frequentam a casa, Marina e Violeta, humana e andróide responsáveis pela limpeza.
Nessa época, a Terra está poluída, a população está dividida em classes e dependendo delas terá um qualidade de vida melhor, as ameaças estão em todos os lugares e a vida é mantida na marra, a base de muita tecnologia e controle. Controle até sobre os sonhos das pessoas.
Mas Vanessa está com problemas na máquina dos sonhos, isso tem feito com que ela sonhe por conta própria, o que se descoberto poderá causa-lhe uma punição. Nos sonhos ela encontra uma natureza bela, um céu azul, uma alma semelhante a sua e uma criança que muda de face, mas mantém a pureza. E são eles que dão a ela força.
Acordada Nenê trabalha em um hospital, ela é responsável por cuidar dos fetos (em uma gestação extracorpórea) e “descartar” os que não são saudáveis. Em uma dessas câmaras embrionárias ela vê um bebê diferente, mas algo nela não permite que ela dê a descarga e aos pouco ela vai cuidando do bebezinho que cresce ali. Ela também encontra uma carta em uma garrafa... que a toca profundamente.
Tudo isso trará muitos problemas a Nenê que terá que aprender a crescer com todos os problemas e dramas, sem deixar de cuidar dos irmãos, dos robôs, do bebê que ainda está escondido e de todos mais que a cativam. Nenê ainda terá que lutar pelo que acredita e pela alma que vê nos sonhos e precisa conhecer de verdade.
Essa é uma história para refletir e nos tocar, como é característica da Fabi (outras resenhas aqui e aqui), ela nos faz ri, suspirar e nos emociona. Mas nesse ela foi além, despertou minha revolta, insatisfação e medo pelo futuro de alguns personagens e de nós seres humanos reais.
O inicio é meio parado, pois são momentos de auto descoberta, mas aos pouco nós vamos entendendo tudo que acontece na Terra do futuro e a ação vai surgindo a medida que Nenê tem que enfrentar o “mundo” para salvar o que lhe é precioso.
Muitos personagens aparecem e nos encantam, não há um que não nos envolva de alguma forma. Mas preciso destacar Junior, pois sua doçura de criança e sabedoria quase ancestral faz dele um personagem que marca e que me fez ficar imóvel por horas sem quase respirar só pensando no pequeno. Outro que marca é a alma que Vanessa encontra nos sonhos, que permanecem um mistério... suspeitos há vários, mas a certeza demora a vir, então não esperem beijos longos e apaixonados no meio da história, esse não é o foco.
A narrativa é em terceira pessoa, mas focada no ponto de vista de Vanessa. Então nós entendemos todo o psicológico dela e não conhecemos a fundo os outros, mas a narração conseguiu abordar bem as ações deles.
Como eu disse foi uma leitura parada em alguns momentos, mas mesmo assim ela é envolvente e cativante. Preparem-se para sorrir e chorar. Mais uma vez uma história da Fabiane arrebatou meu coração. Haha
De todas as mensagens que a história nos passa uma deve ficar marcada... Reinvente-se! E leiam para entender, é claro! :D

site: http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/02/a-gente-ama-gente-sonha-fabiane-ribeiro.html