Mate-me por Favor (Please kill Me)

Mate-me por Favor (Please kill Me) Legs McNeil

Resenhas - Mate-me por Favor

Francieli 14/10/2012

Um livro que vale muito a pena ler pela sua grande abordagem, pois como bem se sabe, o movimento punk surge em Nova York e se torna grande no mundo não só como música. Por meio da organização de entrevistas concedidas por aqueles que viveram a época e que participaram daquilo, (fotógrafos, empresários, groupies, e os integrantes das bandas) os fatos mais relevantes vão sendo expostos sem interferência dos autores.
O punk pode ter sido o precursor da máxima: “Sexo, drogas e Rock N’Roll”. Havia muita droga na vida das primeiras bandas punks e isso foi o que, praticamente, os tornou populares e o que acabou com eles. A loucura que a droga causava quando levada para palco era que chamava a atenção, uma vez que os jovens estavam querendo algo mais simples, mais acessível, diferente do que os Beatles ou o Pink Floyd faziam como arte. E pra quem era um jovem “fodido” sem esperança, o punk caiu como um caminho legal. Nem era preciso saber tocar um instrumento muito bem.
O punk americano era feito mais por diversão, pra achar alguém com quem passar a noite, já o punk inglês foi um grito de revolução, mais ideológico. A abordagem maior fica com o punk americano, mesmo trazendo algumas passagens dos Sex Pistols ou do The Clash.
Por fim, é um livro muito rico em informações que são dadas por que tava lá, ou seja, são confiáveis. Trata do que ocorreu entre 1965 até 1992.
Eu recomendo.

death 06/05/2012

Please Kill me
Estou com o livro em casa, ainda não li, mas conta a historia do movimento punk, des dos seu primórdios, para quem gosta do movimento da anarquia tem interesse na historia, ou é punk e que saber como tudo começou, eu dei uma olhada nas paginas, o livro mostra através de relatos reais, numa ordem cronológica que vai de 1967 até o ano de 1992 como tudo começou.

Parece um livro muito bom, sendo realmente baseado em fatos reais, e realmente contado pelas pessoas que construíram o movimento punk.

Paula 07/02/2012

do it yourself!
um documentário sobre a cena underground nova yorkina, surgimento e auge do punk 77. com depoimentos das bandas frequentadoras do Max e do CBGB, comportamento contra-cultura e ideologia adolescente. o livro remete pouco a cena londrina porém, não deixa de fazer referência. uma leitura divertida e de conteúdo bibliográfico onde se constata um universo alternativo, altamente artístico e experimental desenhado por garotos do subúrbio com ímpeto de mudança e criatividade à flor da pele.

Fábio Vermelho 14/10/2011

Ótimo livro! Altamente recomendado para pessoas que, assim como eu, se interessam pela subcultura punk. O livro é muito melhor aproveitado e absorvido se você é alguém com o mínimo de conhecimento sobre essa subcultura e seus respectivos "personagens". Não que não possa ser lido por alguém que nunca ouviu falar de nada disso, mas é sempre muito chato ficar indo e voltando para o final do livro para checar o nome dos integrantes de bandas, roadies, fotógrafos, empresários e etc.
Muito interessante também é a narrativa, composta por entrevistas com as diversas pessoas que participaram da cena punk, mesmo que algumas vezes com relatos mal-contados ou contraditórios - mas é a isso que o livro se propõe: "uma história do punk sem censura". Talvez se o livro fosse como os demais - com um narrador contando a história e alguns trechos de entrevista -, talvez ele não fosse tão interativo assim. Enquanto lia, imaginava o Iggy Pop, Wayne Kramer, Danny Fields, em frente à câmeras, como quando se dá entrevistas para um documentário; era como ver seus ídolos meio que conversando com você, haha.
Ler pelas palavras dos próprios caras que participaram de tudo como começou a surgir a cena punk de Nova Iorque; ler sobre as primeiras bandas a tocar no CBGB's antes do local se tornar o local "ícone" do punk rock; todas as bandas que tocaram antes do surgimento dessa cena, como os Stooges, o Velvet Underground, MC5, New York Dolls...
Enfim, altamente recomendado.

Rafael 23/07/2011

Leia-me, por favor
Depoimentos do começo ao fim, sem interferências nem juízo de valor. Excelente. Se fosse uma música, teria três acordes. Começaria com Dee Dee rosnando "One, two, three, four..."

Ich heiÃe Valéria 11/01/2011

Leitura obrigatória para os admiradores da cultura Punk. Os 'bastidores' de bandas que marcaram toda uma geração e que ainda hoje encantam os fãs... Nada de punk de vitrine. É musicalidade hipnotizante...

Jéssica Stern 07/01/2011

muito bom (y)
é uma leitura envolvente, que mostra algumas coisas que você talvez não soubesse sobre as suas bandas favoritas do punk e sem censura. o livro é muito bom, mas se você estiver esperando para ganhar a continuação de alguém, como eu estou, nem espere hahaha e é melhor sair para comprar.

Botinho 21/09/2010

Livro essencial para quem gosta de rock´n roll.
É bom lê-lo com o youtube aberto para escutar as bandas não tão conhecidas que os entrevistados citam.

Cyd 25/01/2010

Interessante coletânea de depoimentos dos principais nomes envolvidos, direta ou indiretamente, com a pré e posterior história do punk. Recomendado aos que já têm uma relativa familiaridade com essa história e com seus envolvidos, uma vez que, por tratar-se de um relato de história oral, há poucas notas especificando aquilo que é abordado - na versão lançada no Brasil pela L&PM, ao menos, consta apenas um breve resumo sobre quem são os autores dos depoimentos contidos ao longo do(s) livro(s).
Aos que já têm familiaridade, tenho certeza de que valerá cada linha lida. Informativo(trazendo várias versões sobre alguns fatos, como todo bom relato oral) e divertido ao mesmo tempo.

amandalgnf 07/11/2009

Vale a pena
Eu não conheço muito da cena punk, então achei que seria interessante ler esse livro e entender esse fenômeno. É curioso ver como uma "cena" se forma, a cabeça dos jovens daquela geração e seu relacionamento com as drogas. Não é o livro mais brilhantemente construído - o "coro de vozes" que conta as histórias ás vezes me confundia e eu tinha sempre que ir até o fim do livro para ver quem era quem na sinopse de "personagens". Com esse livro percebi o quanto o movimento punk é subestimado. Há várias referências de músicas, livros e filmes que ajudaram a compôr o movimento e que agora vão fazer parte do meu acervo. Estou ansiosa para ler o vol.2

humelhor 08/05/2009

Muito bom!
O jeito de contar a história do punk através de trechos de entrevista ficou perfeito, é muito legal ver a diferença de opinião sobre um mesmo acontecimentos em cada relato.
Fora a questão se ser um livro de bolso e de rápida leitura.

Markera 23/01/2009

Doideira total.
Quando li, há uns oito anos, fiquei louco para montar uma banda de rock e entrar no mundo das drogas. Consegui, no máximo, aprender toscamente violão, além de tocar guitarra no playstation. As drogas não rolaram, mas continuo amando o rock n' roll. O próximo passo é tocar bateria no playstation, ehehehe.
Dorian0 08/02/2022minha estante
Amg vc queria ser drogado? Dkd ??

Alê T. 15/01/2009

O livro é muito bom, mas há momentos que a leitura é cansativa, meio que desanima continuar...
Antonio Maluco 19/08/2016minha estante
to lendo o livro espero que seja legal quando chegar ao fim