Enders

Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Everton 01/04/2021

Gostei
Assim como o 1 livro Starters, a continuação Enders não deixa de lado a busca de Cally por desmascarar o velho e acabar com a prime, nesse 2 livro a garota se junta a novos personagens e passa por grandes aventuras para tentar acabar com os planos maldosos do seu inimigo e poder salvar os metais que até então correm sério risco de terem seus corpos alugados permanentemente pelos enders. Já tinha lido esse livro anos atrás e decidi reler os dois novamente, e é incrível como a leitura foi tão boa quanto. São livros não muito famosos porém que se tornaram um dos meus favoritos, sem contar que tem as capas mais belas que já vi.

Kenia 16/05/2014

“Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida, questione essa confiança.”

Depois que a Prime Destinations foi destruída, Callie acredita que pode levar uma vida normal ao lado de seu irmão e Michael. Porém, o fato de a Prime não existir mais, não significou o fim das atividade do Velho, que agora consegue falar com Callie diretamente em sua mente, através de seu neurochip. O Velho está ainda mais poderoso, e em uma demostração de seu poder de controle sobre os Starters doadores, ele mostra a Callie que os chips podem ser utilizados como bombas, explodindo não somente o Starter em si, mas também tudo ao seu redor. Callie precisa então encontrar uma forma de bloquear o Velho de sua cabeça, proteger seu irmão e seu amigo Michael, e ainda tentar impedir que outros Starters sejam mortos.

E é nesse momento de tensão que algo inusitado acontece. Uma nova voz surge em sua cabeça, não a do Velho, e sim de alguém que ela acreditava estar morto a muito tempo: seu pai. Mas ela está em dúvida, se é realmente seu pai, ou mais um truque do Velho querendo dominar tudo!
Quando Callie está prestes a se entregar ao Velho, que está louco para colocar as mãos em seu neurochip adulterado que lhe permite matar quando está sendo controlada, ajuda vem de alguém inesperado: Hyden, o filho do Velho, que aparentemente é um dos cientistas que o ajudou a desenvolver os chips, e que agora luta para destruir a tecnologia e dar um fim ao trabalho de seu pai. Callie e Hyden se juntam em uma busca a todos os "Metais” que são Starters que possuem o chip, para garantir a segurança e impedir que o Velho possa utiliza-los para atingir seus objetivos.

Bom, o que dizer de Enders? Eu demorei pra terminar de ler esse segundo volume. Starters fluiu tão bem, e Enders, poxa, eu demorei pra avançar, e olha que o livro é curto. Achei o começo bem chato, mas como queria saber o desfecho e as respostas para as várias perguntas que eu tinha, eu persisti. Gostei do rumo que as coisas levaram, a Callie foi uma protagonista forte e determinada até o final. Minha personagem favorita. Só tenho a reclamar da escrita, que poderia ter sido mais cativante, como a do primeiro livro.
Apesar de tudo, eu recomendo que leiam, é um bom livro para quem gosta de distopia.
Lucas C. 28/12/2015minha estante
Esse é o último livro ou é uma trilogia?

Antonia 11/02/2023

"Nem todo mundo quer ser encontrado"
O que falar do encerramento de Starters?

Após finalmente ter se livrado da Prime Destinations, Callie pensa finalmente estar livre, morando na casa de Helena e tendo deixado de morar nas ruas.

Entretanto, a jovem órfã continua sendo uma Metal, com o chip ainda inserido em sua cabeça e ouvindo as constantes ameaças do Velho através deste ? e sendo a única com a capacidade de ferir alguém.

Com a ajuda de um aliado inesperado, Callie irá formar uma revolta composta por outros Metais como ela, enquanto ainda tenta descobrir quem é o dono da voz em sua mente e lidar com as revelações e empecilhos que encontra no caminho.

Antes de qualquer coisa, acredito que a autora foi sagaz ao dividir a história de Callie em duas partes ? não mais. O universo, apesar de interessante, provavelmente teria bastantes furos se tivessem mais prequeis.

Entretanto, a execução do livro final não foi tão bem planejada.

A narrativa foca mais em citar os acontecimentos do que em mostrar de fato, e tudo acontece muito ligeiramente. Não há muitos obstáculos verdadeiros no enredo ? diferente de Starters ? e as coisas ocorrem como se planejado. Acredito que o livro poderia ter mais páginas para desenvolver de maneira mais certeira o encerramento da duologia.

"De mãos dadas, juntos, caminhamos em direção a um futuro em que nós mesmos seríamos responsáveis por nossos destinos"

Espero que tenha uma boa leitura ?