Beethoven

Beethoven Bernard Fauconnier

Resenhas - Beethoven

Bia 30/06/2020

Nada demais
Este ano de 2020, Beethoven completaria 250 anos e há uma série de temporadas de orquestras homenageando-o. Ouvi esta informação num podcast e me aguçou a curiosidade de saber mais sobre sua vida. Eu, como amante de biografias, achei este livro interessante mas nada demais. acho que o autor não conseguiu cativar e costurar bem a história de vida de Beethoven. De todo modo, é um livro interessante

Ju 22/08/2022

Mestre da música
? Beethoven - Bernard Fauconnier

"Não há linguagem que possa exprimir o que se encontra tão acima da simples afeição. Somente em música? - Beethoven

Ser um gênio não era apenas o destino de Ludwig van Beethoven (1770-1827): era a única alternativa a uma vida destinada ao fracasso e à miséria desde o berço. Filho de um músico alcoólatra e de uma mãe tuberculosa e cercado de irmãos ineptos, mesmo assim não submeteu seu caráter indomável à ameaça da mediocridade.

Dono de uma personalidade forte e melancólica, escapou do papel de menino prodígio que o pai tentou impor-lhe na esteira de Mozart. Em vez disso, fez brilhar com luz própria seu desejo de criar obras-primas e ofereceu à humanidade ideais de liberdade por meio de melodias perturbadoras e surpreendentes.

Afligido por amores platônicos, pelo terror de uma doença misteriosa e, enfim, pela surdez que o tira dos palcos, mas que não o impede de compor, eternizou-se como um marco na história da música ? que se divide em um antes e um depois de Beethoven.

#BernardFauconnier
#Biografia

Cesar Garcia 02/02/2023

Uma biografia de um mestre da música
A trajetória de Beethoven como todos sabem é trágica e cheia de inspiração e obras eternas. Essa biografia conta um pouco dessa trajetória, de amores, de seu gênio difícil, das amizades, dos encontros e da criação da sua incrível obra. Vale muito a pena.

alessandro 21/07/2015

Uma vida de intensidade
A vida de Beethoven foi intensa, oriundo de uma família nada promissora e tendo um pai bêbado e um músico medíocre, Beethoven teve que superar suas limitações pessoais, vencer seus dilemas pessoais e essa superação fez dele o músico além do seu tempo e que quebrou diversos paradigmas, recriando estilos e estruturas músicas muito além do seu tempo.
Biografia surpreendente e que recomendo inteiramente a leitura.

Jotta Cavalcanti 16/12/2020

Finita est comoedia - A comédia acabou!
O titulo dessa resenha são as últimas palavras ditas por Ludwig van Beethoven - assim o autor disse que diziam. 😊

Um vida intensiva/ dura / de amargura com momentos de felicidade.

Felicidade que encontrava na paixões por mulheres que quando não correspondia - maioria das vezes - entrava em amargura que era ignorada pelo prazer em seus trabalhos - aliás que homem que amava trabalhar... entre tantas dificuldades continuava a exercer o que no fundo via de mais precioso ( e foi certeiro, admiro essa força).

Sua arrogância parte de uma criação de um pai alcoólatra - também um músico medíocre - que tratava o com aspereza ao treinar sua criatura prodígia.

Beethoven que tem a princípio uma infância intensa, logo conhece o outro lado em uma nova família acolhedora aonde desenvolve seus talentos e uma paixão pela existência...

Já uma figura destacável, conhece seus ídolos, compõe diversas músicas prestigiosa admiradas por muitos, enquanto doenças seguiam junto consumindo-o..

Ludwig van Beethoven foi um homem que atravessou seus limites enfrentando-os , incansavelmente, focando no objetivo de ser o único do seu tempo indo além, criando estilos, quebrando paradigmas, para ser finalmente lembrado pelos homens - o que se cumpriu.

Lembrado para todo o sempre.

A biografia não é uma das melhores mas seu conteúdo é interessante para os olhos do amante das músicas de Beethoven.

Parabéns pelo seus 250 anos!

Marcelo Minal 22/02/2024

Um Beethoven humano
À medida que o tempo passa, ídolos do passado tendem a ser mais e mais romantizados. Projetamos sobre eles a idealização de um ser perfeito, naturalmente e extremamente talentoso e dotado de uma retidão moral inquestionável.

Todavia, todos somos seres humanos, falíveis e imperfeitos, até mesmo em nossos campos de competência.

O autor desta biografia busca mostrar o Beethoven humano. O Beethoven que falha, 2 vezes, ao tentar escrever sua primeira ópera. O Beethoven de saúde frágil, desde tenra idade. O Beethoven nada atraente fisicamente, de temperamento difícil e por vezes explosivo. Mau-humorado e rabugento, com pouca habilidade social e solitário.

Também conhecemos, por outro lado, um Beethoven, progressista e inteligente, dono de um bom coração. Alguém que nos exemplifica uma enorme força de vontade ao continuar escrevendo, com algumas grandes entraves, como dificuldades econômicas, problemas familiares e especialmente sua surdez, grandes obras para alegrar a humanidade. Notadamente, um grande e eterno presente: a 9a sinfonia.

Durante a leitura percebemos que todo talento, por natural que pareça, precisa de muito trabalho. Notamos que nossos grandes ídolos são pessoas como nós, que tem frustrações e vícios. Que podem errar e acertar. Assim, após esta reflexão, nos aproximamos deles enquanto seres humanos.

Este é um ótimo livro para quem gosta de música clássica. Vale a pena a leitura desta pequena biografia, simples, acessível e de agradável leitura.