As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dosvel 02/10/2012

Mitologia Nórdica
O livro narra de forma fantástica algumas Eddas. Histórias como o surgimento de Sleipnir, o cavalo mais rápido do mundo que possuia oito patas, filho de Lóki e que foi dado de presente a Odin. Esta e algumas outras são contadas atravez do livro que também possui, no final, um adicional com a versão romanceada da ópera "O Anel dos Nibelungos" que também fez parte da mitologia germânica.

Mih 27/07/2012

Nossa odiei esse livro, achei muito monótono.

Nat 04/11/2011

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica reúne, num único volume, as principais lendas relativas à mitologia dos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida Islândia. Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão alcançou os povos de língua inglesa e deixou sua marca na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor", e Friday, "dia de Freya".)
Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas próprias obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien e o argentino Jorge Luís Borges. Também o compositor alemão Richard Wagner utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos, que apresentamos sob a forma romanceada de uma pequena novela, na segunda parte deste volume. Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transitam pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais "raízes" das modernas sagas de RPG.
A leitura foi ma-ra-vi-lho-sa! Eu simplesmente amei esse livro porque contem, como eu já disse, duas versões do mesmo mito (como eu sou apaixonada por essa história dos nibelungos e seu tesouro, consegui identificar de cara as semelhanças e diferenças entre as variações), e sempre quis ler uma versão, digamos, melhorada, daquela existente na Wikipédia da ópera de Wagner. Como eu não consegui até hoje, mesmo procurando feito uma louca, achar o poema original na internet (mesmo em inglês), eu queria muito saber mais sobre a ópera, mesmo sabendo que existem muitas diferenças. Eu também já havia visto o filme Maldição do Anel (que eu conheci porque virei fã de Robert Pattinson quando descobri que ele faria Cedrico Diggory no quarto filme de Harry Potter – viu só, uma coisa leva a outra), inspirado em Wagner, e queria saber mais sobre Siegfried e as valquírias. Adoro as mitologias nórdica e germânica porque foram as maiores fontes do grande mestre Tolkien e porque ao mesmo tempo, diferem e assemelham-se bastante as mitologias mais conhecidas, grega e romana (que eu adorava, mas como tudo que é demais enjoa,...)

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/11/as-melhores-historias-da-mitologia.html
Goth0 09/02/2012minha estante
Tu copiou a introdução do livro? xD

Nat 10/02/2012minha estante
Na verdade, eu coloco a sinopse que é encontrada na descrição do livro pra depois dar minha opinião.

mura 23/08/2011

Muito bom. Histórias sobre deuses, mitologia, Thor. Aqui a gente descobre a fonte que J.R.R. bebeu para se inspirar quando escreveu O Senhor dos Aneis.

AleSweetie 10/12/2010

Não tem como não interagir com as artimalhas de Loki e as histórias de Freya! Super engraçados!

Ayeka 22/07/2010

Muito bom!!!
Super recomendado!!!
Amo histórias de mitologia em geral, esse é uns dos motivos de eu gostar tanto de Sandman, logo para uma fã de mitologia fui arrebatada por este livro.
Tem várias histórias que são bem interessantes, mas eu acabo reafirmando o meu gosto, definitivamente Loki é o meu preferido, um tremendo "vacilão" como alguns diriam, mas ora bolas é o Loki se ele não se metesse em confusão ou fizesse besteira não seria o mesmo.
A que eu acho mais trágica é a história do Sigfried, nossa me deixou até meio depre lendo isso, não só ele como a antecedência dele já não era lá abençoada pelos deuses.
A história o anel dos Nibelungos foi bem interessante, com algumas mudanças na história dita como original, mas nada que estragasse, pelo contrário foi feita modificações que ficaram muito boas no contexto geral, nenhuma ponta solta.
Livro muito bom!!!^^

Filipi 02/05/2009

Vamos dizer que eu esperava bem mais pelo livro.

J. Modesto 21/03/2009

Bom!
É um livro bom e de leitura agradável, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado. O livro As melhores historias da Mitologia Africana é infinitamente superior a este. Talvez por ser um ávido leitor de HQ, tenha a Mitologia Nordica do Thor da MARVEL, muito enraizada e a comparação torna-se inevitável. Mesmo assim, gostei do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5