Ilusões

- Você é tão bobão.
- Sim, mas você me ama.
Pág. 49

*** Se não leu nenhum volume da série, cuidado: Contém spoiler! ***

No volume anterior, Laurel e Tamani brigaram e ele prometeu sumir de sua vida. Laurel ficou arrasada, mas ela escolheu David e precisava seguir em frente. O primeiro dia de aula começa. Adivinhem quem é o novo aluno de intercâmbio? Isso mesmo, Tamani!

Mas, ele não é o único aluno, há também uma novata, Yuki e, por mais estranho que pareça, ela é protegida de Klea – a caçadora sinistra de trolls. Mais um motivo para Tamani ficar próximo de Laurel, Yuki é mais do que aparenta ser e ele precisa descobrir o quê.

- É briga! – gritou um aluno no meio da multidão. Outros começaram a cantarolar: - Briga! Briga! Briga!
Ah, sim, pensou Tamani. Um animal acuado sempre irá lutar.
Quando o punho de David atingiu o queixo de Tamani, este se viu obrigado a admitir que o garoto tinha um braço bom. Mas a dor de Tamani foi superada pela satisfação; David tinha dado o primeiro golpe. Agora estava liberado.
Pág. 213

O ciúme de David explode e ele acaba brigando com Tamani. Laurel não aguenta mais ser o centro de tanta confusão e pede um tempo aos dois. Ela está cansada de brigas, discussões e de nunca poder sair sozinha. Ela só quer uma vida normal, ou melhor uma vida normal de fada.

Ilusões, de Aprilynne Pike (Bertrand Brasil, 350 páginas, R$ 35,00), está cheio de ‘se’ e ‘talvez’. Novas descobertas, novos segredos e nenhuma resolução. A autora simplesmente deixou todas as tramas em aberto. Isso foi um pouco frustrante, não sabemos por quem Laurel se decidirá, quem está por trás da nova horda de trolls, quem Klea é realmente... Só temos certeza de uma coisa: O círculo está se fechando e está cada vez pior para as fadas e elfos.

A personagem de Laurel cresceu bastante, ela está conseguindo ser uma fada de outono e tal qual, uma misturadora. Ela tem insights e, com um pouco de estudo e prática, consegue obter resultados fantásticos de soluções e poções. Seu relacionamento com os pais decolou, ela não mente para eles e sempre tenta mantê-lo atualizados sobre os trolls e os problemas que poderão enfrentar. Já em outros momentos, em se tratando de sua vida amorosa, ela é imatura e um pouco infantil.

O triângulo amoroso David-Laurel-Tamani me cansou. Laurel ama David mas gosta de ficar se agarrando com Tamani. Ela não se decide e todos vivem infelizes. O ponto positivo fica por conta de Chelsea e Yuki, que estão ‘ameaçando’ o reinado de Laurel com David e Tamani, respectivamente. Competitividade fará ela se decidir.

Essa não é minha série favorita de fadas, mas a história possui um ritmo intenso, coisa que adoro. Você pega e lê de uma vez; há sempre uma trama a ser descoberta, um mal entendido a ser resolvido e quando percebe já chegou à metade do livro. E mais um ponto a favor da Aprilynne por abordar histórias de fadas de uma maneira diferente; uma parte bem divertida de ler foi sobre histórias do folclore e contos populares serem derivados de histórias reais de fada, como A Bela e a Fera, Rapunzel e O Pequeno Polegar.

O final foi explosivo... como o final de Encantos! Ah, e antes que me perguntem, sou Team David, tenho um fraco por nerds bonzinhos :D

Série Fadas
1. Asas
2. Encantos
3. Ilusões
3. Destined
Raquel_Moret 04/08/2012minha estante
Eu queria saber onde você comprou o livro... Se puder me responder, agradeço! =)

Naty 04/08/2012minha estante
Oie Kekel, não comprei, recebi da editora.

Tenta ver no e-mail de vendas da Editora: mdireto@record.com.br

Bjs!

Rai Lira 16/08/2012minha estante
Caramba!! Ainda tem mais 1....ohhhhh....

Nina 21/08/2012minha estante
Nossa, no livro 2 eu tb fiquei divida entre Tamani e David, mais sou David forever!
E de fato todo triangulo amoroso quando demora a desenrolar fica cansativo!
Estou anciosa!

Nathaly 21/08/2012minha estante
nossa.. eu não sabia que tinha o livro 3 e 4. preciso comprar imediatamente. É viciante *-*

Aline Ramos 01/09/2012minha estante
A seria toda sao 4 livros? achei q eram tres.. Vou começar a ler hoje o Ilusoes e ja me falaram que é chato, então estava com o pé atras antes de ler sua resenha. Acho que tem chance de eu curtir então.

Vanessa Sueroz 10/01/2013minha estante
Torcendo para ela escolher o Tamani

Priscila 26/10/2012

Espero que o próximo seja melhor.
Eu esperava mais desse livro.

A Série em si é ótima, afinal a Aprilynne é a primeira autora que eu leio que se refere as fadas ao que seria mais lógico para o mundo das fadas, afinal de contas faz todo o sentidos elas serem plantas.

Mas definitivamente Ilusões não foi o meu preferido da série, achei irritante demais o triângulo amoroso, até porque a autora não dava tanta importância pra isso na estória e foi umas das coisas que mais me agradou no Asas e Encantos, o foco era outro e não tanto essa obsessão pelo amor ou por quem amar.
Enfim, espero que o último seja melhor.

KellyJ 04/11/2012minha estante
Também não gosto do David e quase não termino de ler o livro 2 por raiva dele. Confesso que pulei algumas partes do David. É tanto que nem me deu vontade de ler os próximos.

AndyinhA 10/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Depois dos acontecimentos em Encantos, achei que a autora finalmente ia deixar de lado o mimimi e partir para o mundo das fadas ou começar a explicar melhor porque Lauriel ser tão importante.

Por isso fiquei meio chateada quando a autora voltou com o drama triangulo amoroso. Ok, eu curto um draminha as vezes, mas no livro anterior a menina meio que dá um basta, então ver isso novamente e se arrastar por quase todo o livro não fez muito sentido.

Não temos muitos personagens novos, na verdade apenas uma nova fadinha, mas nada acontece, nada é falado. Ali tinha um grande potencial, me senti enrolada pela autora. Por isso talvez não tenha muito o que explicar como me senti na resenha, pois praticamente este livro é uma cópia do anterior.

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/12/poison-books-ilusoes-aprilynne-pike.html

Neyme 22/05/2020

Neste livro Laurel toma muitas decisões importantes, e com adições de novos personagens a trama se altera. Vamos ver se agora o final vai ou não surpreender.

Pri 26/11/2016

Cada dia mais apaixonada por esse elfo!
Finalmente consegui ler o terceiro livro dessa série linda! ❤ Desde que terminei Encantos, estava doida para ler! Enfim pude dar continuidade à história de Laurel.

"— Mas o amor é algo que deve ser ao mesmo tempo egoísta e generoso. Você não pode se obrigar a amar alguém porque acha que deve. O mero fato de querer amar alguém não é suficiente. (...)
— Eu o amo, mãe.
— Sei que sim. Mas existem vários tipos diferentes de amor."

No final de Encantos, Tamani nos deixa intrigados para saber o que ele está aprontando. Porém, já na sinopse de Ilusões esse mistério é quebrado. Então não fiquem chateados comigo achando que estou contando spoiler. haha
Em Ilusões, já passou quase um ano desde os acontecimentos finais do livro anterior, em que Laurel e Tamani brigam e ela pede para que ele se afaste dela. Desde então, Laurel tem vivido normalmente sua vida humana: a relação com seus pais está melhor do que nunca, seu namoro com David está super bem e a amizade com Chelsea cada vez mais forte. Apesar da falta que sentia de Tamani, estava se acostumando a ignorar isso.

"Desde o dia em que Laurel partiu de Avalon, fiz tudo que podia para ser designado seu guardião. Todas as escolhas que fiz na vida, todos os minutos de treinamento, foram em busca dessa posição. Porque eu queria que quem quer que estivesse lá fora vigiando-a fosse alguém que a amasse... e não um comandante indiferente. Quem melhor para guiá-la e protegê-la do que alguém que a amasse tanto quanto eu?"

No primeiro dia de aula do último ano do colégio, porém, ela tem uma surpresa enorme. Tamani está lá, sem os cabelos verdes e com olhos claros, vestindo roupas normais, agindo como um estudante normal, e com um sotaque escocês muito sexy que arrebata o coração de todas as garotas da escola. Apesar de ficar feliz em revê-lo, Laurel entende que provavelmente a presença de seu guardião ali indique que perigos estão mais próximos do que imaginava. Será que mais trolls estão à espreita?

"Ela queria fazer tantas coisas: gritar com ele, estapeá-lo, beijá-lo, agarrá-lo pelos ombros e sacudi-lo. Entretanto, mais do que qualquer coisa, queria passar os braços em volta dele, apertar-se de encontro a seu peito e confessar quanto havia sentido sua falta. Podia fazer isso com um amigo, não podia?"

David não fica nem um pouco feliz com essa proximidade de Tamani. Ele tem motivos de sobra para ter ciúmes do elfo. Laurel sente que as coisas entre eles podem ficar abaladas, mas tenta equilibrar o bom relacionamento com o namorado e a amizade com Tamani. Apesar das faíscas que os dois trocam quando se encontram, ela tem esperança de que com o tempo pode melhorar.

"— Nós temos dezessete anos, David. Eu gosto de você, e gosto de Tamani, e acho que talvez precise parar de me preocupar com o 'para sempre' por algum tempo. Já estou tendo bastante dificuldade para decidir se vou fazer faculdade no ano que vem, que dirá saber com quem deveria ficar pelo resto da vida."

Como se não bastassem os problemas de sempre, Klea está de volta, e dessa vez quer a ajuda de Laurel para ficar de olho em uma misteriosa garota, Yuki, uma aluna de intercâmbio que veio do Japão. Yuki é muito tímida e discreta, mas esconde segredos demais. Laurel e Tamani não sabem o quanto podem confiar em Klea, nem se os segredos de Yuki podem fazer com que ela seja uma inimiga de Avalon. Além disso, os trolls também estão estranhamente resistentes, o que contribui para a dúvida em saber se Klea é aliada ou rival.

"Por dois anos, Tamani tinha sido um segredo dela — sua pessoa especial. Exceto por algumas vezes com David, ela nunca o dividira com ninguém. Às vezes, desejava poder voltar a como as coisas costumavam ser. Quando ele tinha olhos verde-escuros e cabelos compridos e não usava sapatos nem calça jeans. Quando ele era somente dela."

Laurel está mais madura nesse livro. Mais velha, mais experiente, está conseguindo avançar bem nas suas técnicas de fada e levar a vida humana normalmente. Mesmo estando constantemente preocupada com a presença dos trolls, sabe que está em segurança com a quantidade de sentinelas sempre ao seu redor, e a presença de Tamani é ainda mais tranquilizadora. Fiquei muito feliz com a boa relação que ela está tendo com o pai e a mãe agora. Tamani está mais charmoso do que nunca, apesar de ter perdido um pouco aquela graça que tinha por não entender nada do mundo humano. David continua o mesmo cara legal e inteligente, mas minha preferência pelo Tamani só aumentou. Esse elfo é perfeito! A amizade com Chelsea também é muito importante, mas não tem tanto destaque quanto o triângulo amoroso em que Laurel se encontra.
A narrativa é em terceira pessoa, e dessa vez, além do ponto de vista de Laurel, também acompanhamos o de Tamani. Isso foi muito bom, para compreendermos melhor o que está acontecendo e acompanharmos a rotina dele, o que serviu para fazer com que me apaixonasse ainda mais. haha

"(...) David sempre fora primeiro seu amigo. E talvez essa fosse a maior diferença entre ele e Tamani. Com David a amizade viera primeiro; com Tamani, sempre fora a paixão. Não tinha certeza se poderia imaginar a vida sem cada um daqueles extremos. Será que escolher um significava deixar o outro para trás para sempre?"

Continuo achando a história inventada por Aprilynne maravilhosa. Ela teve muita criatividade para criar essas fadas tão incríveis e reais. O enredo continua como os anteriores, com muito mistério e romance. Ainda que um triângulo amoroso normalmente me incomode um pouco, não consigo ficar irritada com a Laurel em relação a isso. O que me fez não gostar tanto desse livro quanto dos outros foi que a autora focou muito mais nesse triângulo do que nos perigos que rondavam a Laurel, e as revelações acabaram ficando para o final. Foi como se o livro todo servisse só como uma introdução para o próximo. Mas, mesmo com esse fator negativo, o livro ainda é muito bom e gostoso de ler, a leitura é viciante e flui rápido.
A diagramação está perfeita, os capítulos são curtos e as letras grandes, o que contribui para a leitura mais veloz. A capa é linda demais e com uma textura legal, como as outras.
Como puderam notar, nesse terceiro volume da série, mistério e romance é o que não falta. Gostei muito do livro e estou mega ansiosa para ler o último!

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/11/resenha-ilusoes-3-serie-fadas.html

Gabrieli Gudniak 27/02/2017

Tão ruim quanto os outros, mas com menos coisas acontecendo.
Após os acontecimentos dos dois primeiros livros, Laurel está feliz e namorando com David, Tamani se afastou e as aparições de trolls são raras. No meio dessa calmaria, Yuki, uma fada selvagem, aparece para bagunçar um pouco as coisas.

Eu não consigo pensar em muitas coisas boas sobre esse livro, então vou começar por elas. A escrita da autora melhorou desde o primeiro livro, eu li quase metade dele em um dia só e o livro é bastante engraçado.

Agora a longa lista de problemas com o livro.

Todos os personagens são o mais puro estereótipo, Laurel é a garota perfeita, David é o nerd, Tamani é o galante, Chelsea é a melhor amiga, Yuki é a garota tímida com um segredo, Shar é o soldado que faz as vezes de pai para Tamani, Aaron é o melhor amigo 2.0, Klea é a misteriosa. É a isso que se resume todos os personagens, não há profundidade neles, seus conflitos são trabalhados de uma maneira preguiçosa ou então sequer trabalhados.

O triângulo amoroso. Não sei dizer se nesse livro nós tivemos dois triângulos amorosos ou um quadrado amoroso, mas é ridículo. Se você leu os outros dois livros, sabe que a Laurel e o Tamani vão ficar juntos, está claro desde as primeiras páginas, então por que se dar ao trabalho de criar todas essas situações ao invés de focar em coisas que realmente importam? É algo muito desleixado por parte da autora, você não consegue se preocupar com o que está acontecendo com os quatro personagens. A Laurel é muito chata nesse sentido, absurdamente egoísta e infantil, ela quer que os dois garotos estejam lá para ela quando ela quiser, como ela quiser. Se algum deles faz qualquer coisa que não seja estar disponível para ela, eles estão errados. Sem contar que ela começa a sentir ciúmes em certa parte do livro e não tem o menor direito a isso.

A Yuki é um dos mistérios menos misteriosos que já vi. Tudo sobre ela é muito óbvio e cheguei a sentir pena da garota pelo modo como ela estava sendo usada por todos. Eu não acho nenhum pouco justificado o que as outras fadas fizeram com ela, tudo poderia ter sido tão, mas tão mais simples.

Potencial perdido. Em coisas que realmente poderia — e deveria — haver conflitos, isso é totalmente deixado de lado. Por que não falar dos sistemas de casta de Avalon, da história das fadas, da magia, do trabalho que há em manter vigilância constante em uma só fada, do conceito de família em Avalon, das festividades, de qualquer coisa que não seja a Laurel tentando decidir quem vai beijar? Clichê do pior tipo.

Os acontecimentos, justificativas e explicações são muito ridículos. Eu disse que o livro havia sido engraçado, mas isso é porque é impossível levar as coisas que acontecem a sério, então elas se tornam hilárias, enquanto os momentos que deveriam ter sido engraçados só me fizeram revirar os olhos pela falta de senso de humor e sensibilidade da autora.

Não dá nada acontecendo no livro, apenas umas coisas aqui e ali, além disso, é só um bando de garotos indo para o colégio. O livro não tem uma estrutura narrativa com começo meio e fim, algo que faz muita falta, já que o clímax nunca chega, o livro acaba do nada, deixando o leitor frustrado. As 350 páginas poderiam ter sido resumidas em 75.

Ilusões é um livro rápido e fácil, feito para um público que ainda não foi inserido no universo da fantasia ou então conhece muito pouco dele. Os personagens são adolescentes, mas o público-alvo é claramente pré-adolescentes, ele segue a mistura que já vimos em vários outros livros desse gênero. Eu poderia recomendá-lo justamente para pessoas mais jovens que não têm muito conhecimento em fantasia, mas existem coisas muito melhores para leitores iniciantes do que isso.

Rotina Agridoce 08/10/2013

amei!
Ilusões é um daqueles romances que é um divisor de águas na série. Com tensão bem desenvolvida, é realmente excelente. De longe o melhor da série até agora!

Este livro deixa o leitor preso nas páginas, a tensão é tão grande em Ilusões que é difícil de largar a leitura até o fim. A autora usa "Ilusões" para mostrar ao leitor como cada ponto se conecta e expande no mundo de Laurel. A trama tem muitas reviravoltas e a autora é particularmente talentosa em equilibrar o perigo que paira sobre as cabeças dos personagens sem jogá-lo várias vezes na cara do leitor.

Começamos a história desse com Laurel no início do último ano do ensino médio. Ela está tentando levar uma vida normal, apesar dos ataques de trolls do último livro e de ter pedido para Tamani se afastar dela, já que ela tomou a decisão de ficar com David. Mas no primeiro dia de aula, um aluno novo chega a escola, adivinha quem? Tamani se matricula como estudante de intercâmbio em sua escola. Obviamente, isso complica o relacionamento dela com David. E tem uma aluna nova, Yuki, protegida de Klea, e Tamani agora tem mais um motivo para ficar perto de Laurel, já que Yuki não é o que parece ser.

Laurel está dividida neste livro. Ela está dividida entre dois meninos e dois mundos. Se você gosta de drama, você vai desfrutar Ilusões, porque há um monte dele. Não há drama com o triângulo amoroso e há mesmo drama entre David e Tamani. Obviamente, tem havido uma grande quantidade de raiva reprimida entre esses dois personagens e, definitivamente, ferve neste livro.

Fiquei completamente imersa nesse universo da mitologia das fadas e o mundo mítico de Avalon. E, assim como antes, há um suspense intenso que deixarão os leitores em estado de choque.

A capa como sempre é linda, e o trabalho de diagramação e revisão estão excelentes!!

Está é uma uma leitura espetacular. Depois de terminar este livro, os personagens e enredo ficaram na minha cabeça por dias. É raro encontrar uma série que fica melhor em cada livro, e a série Asas faz isso! Mais que recomendo.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2013/10/resenha-248-ilusoes-aprilynne-pike.html
Jessica 27/11/2013minha estante
Onde você conseguiu ler?? D:

Lohh4 28/10/2023

Desde que lhe implorou para deixá-la em paz no ano anterior, Laurel não teve mais contato com Tamani. Embora seu coração ainda esteja ferido, a protagonista tem certeza de que David foi a escolha certa. Porém, quando a vida começa a voltar ao normal, ela descobre que há um novo inimigo à espreita. Uma vez mais, Laurel deverá contar com Tamani para protegê-la e guiá-la, pois o perigo que agora ameaça Avalon é algo que o mundo das fadas jamais imaginou que fosse possível.

Pela primeira vez, o leitor verá a história não só pelos olhos de Laurel, como também, do elfo Tamani.

Renata 11/01/2015

Ilusões - Aprilynne Pike
No terceiro livro da série Fadas, Laurel está iniciando o terceiro ano da escola e no primeiro dia de aula dá de cara com Tamani na escola, oito meses depois de pedir para ele se afastar dela.

Bom, é óbvio que David não gosta nada da presença de Tamini na escola, e muitos conflitos entre os dois vão acontecer.

Em Ilusões, temos uma nova personagem, Yuki, que aparentemente veio do Japão e a responsável por ela é ninguém menos que Klea (Quem leu Encantos sabe de quem estou falando). Um dos mistérios de Ilusões e saber quem é Yuki e o que ela representa para Laurel e Avalon.

No fim do livro uma revelação muda as coisas e vai contra tudo o que Laurel, Tamani e Shar pensavam sobre esse problema.

Me surpreendi muito com Ilusões, o rumo que os acontecimentos tomaram que deixaram bastante curiosa e ansiosa para o último livro da série Destinos.