Educação dos Sentidos e mais ...

Rubem Alves

Resenhas - Educação dos Sentidos e mais ...

Joyce 11/11/2013

Esse livro me amou
É impressionante como um livro escrito por um pedagogo, psicanalista, teólogo e filósofo possui uma linguagem tão acessível, que proporciona uma leitura leve, que flui facilmente. Independentemente da sua área de atuação ou de seus interesses, essa com certeza é uma leitura interessante, pois trata de algo a que todos nós seres humanos, somos ou fomos submetidos: a educação acadêmica.

E será que o sistema educacional adotado pelo mundo ocidental é realmente assertivo? Será que a forma de ensino é eficaz no seu "objetivo" de desenvolver a criatividade e originalidade das crianças e dos jovens, ou não passa de uma ferramenta alienadora e escravizadora, que nos transforma em seres que não pensam por si mesmos?

Essa obra aborda essas dúvidas de uma maneira cativadora, com a construção de imagens que facilitam o entendimento. Para finalizar, digo apenas algo: Boa leitura!

Marcelo Araujo 21/04/2009

Um livro para se pensar
O livro Educação Dos Sentidos e Mais...é uma coleção de crônicas em que Rubem Alves aborda as infinitas possibilidades do aprendizado de uma forma leve, mas com bastante profundidade. Citando Santo Agostinho, Freud, As Escrituras Sagradas, Barthes, entre outros, o autor propõe um novo olhar sobre a educação através dos sentidos: o ato de ver, de ouvir e até mesmo do tato.

Os sentidos, muitas vezes usados como meros componentes biológicos do homem, são aqui transformados em órgãos de prazer e nos ensinam a amar, a sonhar e a valorizar as coisas simples da vida.

Em um tema que nas mãos de muitos teóricos seria árido como tende a ser a linguagem científica, o lirismo de Rubem Alves, cerceado de filosofia e literatura, conduz docemente o leitor a uma profunda reflexão quanto à educação, à arte e ao vestibular, sempre com senso crítico, numa postura que é ao mesmo tempo desafiadora e apaixonada.

logo skoob
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor