Belo Desastre

Belo Desastre Jamie McGuire

Resenhas - Belo Desastre

Sarah 05/02/2022

50 pontos negativos e 1 positivo.
O livro chegou a mim como indicação de um amigo, que me pediu para ler porque estava lendo a versão do ponto de vista de Travis Maddox; já conhecia um pouco da história, tinha uma ideia do que iria encontrar aqui, mas não sabia que seria tanto chorume ao ponto de me engatilhar, não me deixar rir (mesmo nas situações mais toscas) e ficar genuinamente preocupada com o que adolescentes consumem por aí (digo essa faixa específica, porque sei que é a que mais consome essa literatura). Então vamos para a seção de detonação desse livro.

É nítido o desejo de atenção que a autora manifesta por meio de Abby, nossa protagonista, pois ela é uma moça sem atrativos iniciais - não é a mais bonita, a mais bem vestida, a mais inteligente - e mesmo assim ela é capaz de atrair a atenção de um mulherengo que tem pode escolher a dedo com quem vai ficar. Se isso não é a síndrome de Bella Swan, não sei mais o que poderia ser. Posteriormente, nós vamos vendo mais sobre a Abby e o mais doloroso é que não há nada para observar. Sim, ela tem um passado estranho, uma família complicada, mas como isso a moldou não é explicado, todas as ações da personagens são voltada para a fuga de conflitos e nos momentos de confrontos ela também não é capaz de argumentar, por voz ou pensamento, o que sente ou deseja. Abby é como um saco vazio em que a situações acontecem e ela vai de acordo com o vento. Isso me irritou muito, pois não há um pingo de personalidade que torne essa mulher minimamente interessante ao olhos de qualquer um; em muitos momentos ela se deixa dominar, por Travis ou por amigos, não é capaz de fazer escolhas. É extremamente frustante.
Travis por sua vez é exatamente como um personagem posteriormente descreve: um psicopata tatuado. Ele não possui controle emocional, é agressivo, não sabe se comportar em situações de estresse, é vingativo e obsessivo. Não tem nada, nada, que justifique esse tipo de comportamento da parte dele. Você pode até tentar justificar com o fato de ele não ter uma mãe em casa, mas o pai dele é descrito como uma pessoa calma e equilibrada (e se não era, que pena, a autora falhou mais uma vez em desenvolver conflitos importantes e aprofundar personagens). Em muitos, muitos momentos eu fiquei amedrontada com o comportamento desse garoto.
Além desses, todos os outros personagens têm um pézinho em Chernobyl ou são completamente inúteis. A melhor amiga da Abby parece mais a maior inimiga dela, trabalha contra constantemente e Shep é uma mosca morta. Meu destaque vai para Parker e Finch. Mais uma vez a autora demonstra não ter noção alguma de seus personagens e de construção evolutiva de personagens. Parker é o segundo interesse amoroso de Abby e ele é apresentado como um cara gentil, educado e interessante, porém como a autora precisa facilitar a escolha de Abby, da noite para o dia ele se torna um babaca nojento (para depois voltar ao estado normal e a Abby o perdoar. Gente... todo relacionamento construído aqui é um pouco abusivo, é assustador). E por fim, Finch. Finch é o amigo que completa o trio de amizade de Abby, ele é super engraçado, todos os momentos que ele participa da narrativa são leves, mas ele também tem um tato surpreendente para lidar com a Abby. Infelizmente, a autora some com ele por boa parte da narrativa, quase parece que ele não existe.

Falando da história em si, essa também é bem mal desenvolvida. O romance não é aprofundado, o leitor simplesmente tem de acreditar que porque a autora disse que em 2 semanas eles se tornaram próximos, então é verdade. Não há conversas profundas, enriquecedoras, íntimas entre eles dois que seja descrita de fato no livro. A autora surge e some com fatos na hora que ela quer, quando vai ajudar a história ela aparece (do absoluto nada) com uma história que não vimos acontecer, simplesmente porque vai funcionar para um reconciliação - e você leitor, tem que acreditar. Os únicos momentos que tem uma descrição completa são os que levam à beijos ou sexo. Agora nas brigas, a autora investe capítulos e mais capítulos nestas. São narradas à exaustão e isso me preocupa. Veja bem, se você é adolescente e lê esse livro, vai ver um casal que briga horrores e depois se resolve por pedidos bobos de [desculpa, não faço mais], para logo em seguida fazer de novo e voltar de novo. E no final, tudo dá certo para os dois. O que você vai absorver? Que esse é um romance que deu e vem dando certo, que essas são as maneiras corretas de se resolver conflitos, que fugir e destruir portas alheias e revirar casas são maneiras naturais de lidar com raiva e frustação. Eu fiquei muito revoltada com esse livro, muito machucada também; em determinados momentos tive gatilhos inesperados que me deixaram em prantos.

+ bônus: se ouvir os últimos capítulo ao som das mais tristes de Bruno Mars e as mais tristes da Lana Del Rey (tipo, todas) passa o tempo mais rápido e até combina com a narrativa, em alguns momentos.
Vitoria 05/02/2022minha estante
Que resenha perfeitaa!

Carol- Books and Tea 15/10/2012

Impossível deixar de ler
Belo Desastre
Jamie Mcguire- Verus
392 Páginas
Belo Desastre é um livro fascinante,realmente Jamie McGuire fez um ótimo trabalho.
Abby é uma boa garota,não fala palavrões,não bebe e tem muuuitos cardigãs em seu armário,sai de sua cidade com sua amiga América querendo fugir e esquecer seu passado sombrio,o que após conhecer em uma luta Travis Maddox um bad- boy muito bad- boy mesmo,tatuado, musculoso e que consegue seu dinheiro lutas em um clube- Que a propósito, sempre vence- sendo apelidado até de Travis "Cachorro- Louco Maddox", primo de Shep namorado de América torna-se impossível...
Estando intrigado com a resistência de Abby, Trav percebe que finalmente encontrou seu verdadeiro amor.
Um enredo que te prende do início ao fim, sem dúvida nenhuma,um dos meu preferidos se não o meu preferido nesse gênero.
Impossível não se apaixonar pela história e o sentimento dos dois, que se mostram "Durões" de mais para assumi-lo até um certo ponto, sendo até orgulhosos- muuuito orgulhosos- Travis se mostra suuuper romântico e completamente apaixonado por Abby... Com muitos obstáculos -muitos mesmos-, Ex,pai,admiradores,inúmeras diferenças...

Enfim em Belo Desastre,Abby e Trav mostram como o amor verdadeiro de ambos pode resistir á tudo isso, mesmo com muitos acontecimentos indo contra. Por culpa da, hiper, mega, super e fofa performance de (I Can't Get No) Satisfaction, de Rolling Stones, pelo Trav no intervalo claro, viciei ainda mais na música, e como todos que gostam de uma boa música, acrescentamos como um ponto positivo o, ótimo gosto musical da autora, não é? haha

E o filme, BD, ao que tudo indica teve seus direitos para as telonas comprados pela Warner, e claro ficamos naquele suspense de, quem vai fazer o Travis?

Belo Desastre vai sim, ter uma continuação, chamada "Walking Disaster", onde a trama será narrada por Travis, tá, você deve estar se perguntando, se é a mesma história qual a diferença? Epa, o Travis vai narrar o livro, está ai a grande diferença! Será lançado em 2013.

A D O R E I toda a família Maddox,os gêmeos,o Trent, Shep... Realmente a Jamie podia fazer uma espécie de conto falando sobre eles, eu particularmente iria adorar.

''- É perigoso precisar tanto assim de alguém. Você está tentando salvar o Travis, e ele espera que você consiga. Vocês dois são um desastre.
Sorrio para o teto.
- Não me importa o que seja ou o porquê. Quando é bom, Kara... é lindo."

clarice 18/06/2021

Chernobook
Esse livro só tem personagens tóxicos. O Travis é tóxico, e o fata de eu me sentir atraida por ele só prova o quão tóxico ele é. A Abby é toxica, além de só me estressar. A America e o Shepley são tóxicos por não verem o quão tóxicos os amigos são (por mais que em muitas situações eles foram os mais sensatos)

Enfim, não quero julgar o livro ou quem gosta do livro, ele só não foi bom para mim. Passei muita raiva lendo e não indico.
ceci 18/06/2021minha estante
amg lê desastre iminente, é a versão do Travis, mas parece outra história completamente diferente kkkkkkkk. No livro da Abby ela tem uma visão mt errada sobre ele e no livro dele ele tem uma visão mt diferente dela, sérioooo

ceci 18/06/2021minha estante
mas n deixa de ser tóxico kkkkkk

anabomi 18/06/2021minha estante
Eu li quando tinha uns 14 anos e eu ficava "wooow travis é hot e blah blah blah" fui reler aos 18 e eu só fiquei TOXIC TOXIC TOXIC mds que tóxico esses personagens

clarice 18/06/2021minha estante
Ai amg sei n, eu passei mta raiva lendo esse livro n sei se consigo ler de novo kkkkkkk msm sendo outra perspectiva

anabomi 18/06/2021minha estante
Mas é pq você já tem uma boa cabeça formada. Eu já tenho 23 anos né, meus 14 anos não eram repleto de informações sobre oq é boy lixo kkkkkkkk por isso que para mim foram duas fases. Ainda bem que a sua é só uma, nem perca tempo relendo!! Você já entendeu o livro da maneira mais certa

mary_raiodeletras 13/05/2023

Se eu tivesse lido esse livro na minha adolescência com certeza eu teria amado. Mas, com a cabeça que tenho agora e certos traumas que carrego não foi uma leitura muito confortável.
Travis e Abby tem uma dependência emocional muito forte, o que torna o relacionamento tóxico.
Abby tenta a todo custo fugir do seu passado e não percebe que, no fim era o que ela precisava, já que passava metade do tempo fingindo alguém que não era.

Fernanda 25/05/2014

Acho que não sou normal
Fico olhando as leitoras elogiarem esse livro, e eu me pego questionando? EU SOU NORMAL?
Poxa!Dizer que eu odiei,seria um eufemismo da minha parte.mas a mocinha a Abby é um pé no saco, e o cara tipo ruim Travis é um bad boy encrenqueiro,chave de cadeia.Serio, personagem descontrolado,desequilibrado.A historia por trás pode até ser legal.mas o casal principal não ajudou
Lily205 09/06/2014minha estante
Você é normal sim, tb achei o história muito fraca e os personagens nada criativos, um pé no saco mesmo!

Fernanda 10/06/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk
bom ouvir isso de alguém.Estava começando a me considerar uma louca Lily.
E vou te contar, eu ganhei o livro BELO CASAMENTO, e esse consegue ser ainda pior que os anteriores, cansativo e repetitivo

Pri Evans 19/09/2014minha estante
Pois é, parece que as mulheres estão procurando serem manchetes do cidade alerta. Pelo amor de deus! Desde quando um relacionamento possessivo e doentio desse é normal?

Fernanda 22/09/2014minha estante
Verdade Pri.
E parece qua quanto mais possessivo é o personagem,mais querido ele se torna.
Gennnnnte pelo amor de Deus,isso é perigoso e doentio.
No momento estamos falando de um personagem,mas na vida real existe muito disso por ai, e na sua maioria.As mulheres são as vitimas, e acabam num caixão

Lorena 03/06/2020

New adult. Daqueles livros envolventes, que você só descansa quando termina.
De ressalva, só que é mais uma vez o bad boy que não namora, até que conhece a personagem principal. Não gosto como o Travis muda depois de modo que fica até meloso.

mariana.vargas.lima 22/05/2023

Não sei como terminei de ler
Realmente não sei como terminei de ler esse livro, é extremamente problemático essa romantização de relacionamentos abusivos. Um livro extremamente machista com uma visão totalmente vulgar sobre mulheres.
skuser02844 22/05/2023minha estante
Peguei horror a este livro por causa disso.

Francielealinrâ¡ 22/05/2023minha estante
Eu li na força do ódio esse livro

Cami 10/06/2021minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo, mas foi com after, quando era menor não conseguia ver os problemas que tem no livro, bem pelo contrário amava o Hardin, mas, agr depois de crescer mais e ler vários livros com relacionamentos saudáveis, eu consigo enxergar os problemas.

rafinha 10/06/2021minha estante
Sim!!!! nunca li After mas vejo muita gente comentando sobre isso, é incrível como nossa mentalidade muda

Ari 20/10/2020

O que eu achei...
Vários leitores indicaram e devido a isso, eu li. A escrita faz a leitura se tornar viciante mas acho que não leria a coleção toda!

Neiva 16/07/2021

Explosão
Não suporto falar mal de livros mas isso aqui é um desserviço, bomba atômica.. que relacionamento abusivo, escroto, violento, ciumento e MUITO preocupante as pessoas acharem que é um relacionamento bom! Gente e vamos de terapia!!!!

Gabi Moreira 12/06/2023

Péssimo Desastre
Eu li o livro só por causa do filme. O que me pareceu foi que tentaram imitar after e falharam, por que não dá pra fazer uma obra tão apocalíptica quanto aquela. Mas a autora tava empenhada em fazer uma coisa que desse vergonha alheia. E ela conseguiu. Não gostei, não recomendo, mas tem gente que gosta...

Leka 15/07/2021

Literalmente um desastre
Acho que umas 20x durante essa leitura, eu parei, li de novo, e ri.. gargalhei. Não é possível, o nível de problematização desse livro é tão absurdo que c ri de vergonha. Tem umas situações ridículas de "não gosto da sua roupa, troca", " deu em cima de quem gosto, [*****]", "você TEM que perdoar minhas cagadas, porque eu não posso viver sem você.
É o famoso caso: preciso de terapia ou de uma namorada? NAMORADA com certeza.

Camila.Silva 15/07/2021

O desastre mesmo
A relação do casal é bem, na verdade, muito complicada.
A escrita é como se estivesse lendo uma fanfic no Wattpad. O desenrolar da história... Tudo acontece muito rápido sem ter tempo de realmente conhecer os personagens
Li rapidamente, assim como qualquer outro romance na mesma pegada.
Gabyz.z 15/07/2021minha estante
Um belo de um desastre