O Segundo Suspiro

O Segundo Suspiro Philippe Pozzo di Borgo

Resenhas - O Segundo Suspiro

gleicepcouto 14/08/2012

Uma linda história de vida, mas não necessariamente um bom livro

***

O Segundo Suspiro (Intrínseca) é uma não-ficção escrita pelo francês Philippe Pozzo di Borgo. O livro foi o responsável por inspirar o filme Intocáveis, que conquistou o mundo, tornando um dos filmes francês mais visto.

Di Borgo tinha uma vida perfeita: jovem empresário bem sucedido, casado com uma linda mulher a qual amava. Um acidente, entretanto, em 1993, faz a sua vida mudar radicalmente. Philippe cai enquanto pilotava seu parapente e nunca mais consegue se levantar sem ajuda: ele fica tetraplégico.

Diante dessa nova realidade de vida, ele tenta (sobre)viver em sua delicada condição de saúde, enfrentando medos, preconceitos, perdas. Em um momento da vida quando Philippe perde sua esposa amada para o câncer e a vontade de viver, aparece Abdel, um companheiro inusitado, que o irá ajudar a voltar a ver como a vida vale a pena ser vivida.

O Segundo Suspiro é uma linda história de superação. Uma verdadeira lição de vida. É tocante e comovente.

Uma pena que a narrativa não consegue acompanhar essa grandiosidade.

Parte disso deve-se ao fato do autor não ser um escritor, obviamente. A narrativa é entrecortada, com vários parágrafos dentro de um mesmo capítulo contando fatos diversos - sem ligação entre eles. Dessa forma, a narrativa não flui e somente temos vários recortes da vida de Philippe, não conseguindo vê-la como um todo.

Philippe se destaca mais nos trechos que relatam as dificuldades físicas pelas quais passou. O cara sofreu, gente. Perdi a conta do número de vezes que quase morreu e que foi internado. Os episódios com a Beátrice (sua esposa) também são emocionantes. Mesmo com câncer, sofrendo com sua própria doença, ela se mostrou uma companheira real, o motivando e ficando ao lado dele em todos os momentos. A força que ele não tinha, ela tinha pelos dois.

Agora, as partes filosóficas, quando Di Borgo fica escrevendo a esmo sem chegar a lugar algum são chatas. Esperava mais também da história quando Abdel, o ajudante brutamonte, aparece para cuidar de Philippe. Ele até tenta, mas o toque de humor e descontração do livro não faz efeito. Talvez pelo tema não ser leve. Talvez pela escrita não conseguir atingir o leitor.

Se Philippe tivesse contado suas memórias para um escritor escrevê-las, tenho certeza que o livro teria outro resultado. Acredito que, por isso, tenha dado certo na linguagem do cinema. Pois outra pessoa contou a história: o roteirista que arrumou esse emaranhando de pedaços de vida, como num quebracabeça. Mesmo não tendo visto o filme, acredito que ele tenha conseguido repassar a emoção que infelizmente, o próprio dono da história não conseguiu passar por meio de palavras.

Mas vamos dar um crédito: algumas situações não conseguem ser traduzidas em palavras. Ainda mais quando são fortes e angustiantes como as de Pilippe Pozzo Di Borgo.

Autor(a): Philippe Pozzo di Borgo
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 230
Valor: $20 a $25 (Compre na Saraiva. Clique no banner ao lado. ;) )
Extra: Esperei pelas lágrimas e... Elas não vieram.
mura 14/09/2012minha estante
Gostei da tua resenha. Foi exatamente isso que sento ao ler o livro. Se fosse um escritor contando a história o livro poderia ganhar na narrativa.

29/09/2012minha estante
Oi gostaria de saber se esse é realmente o livro que inspirou o filme, porque fui a saraiva e vi dois livros esse O Segundo Suspiro e o Você Mudou a Minha Vida nos dois tinham na capa a descrição que é a verdadeira história que inspirou o filme os intocáveis. Achei um tanto estranho.

gleicepcouto 30/09/2012minha estante
Oi, Renata! Acho que trata-se do mesmo livro, mas um é lançado pela Intrínseca e outro pela Record. Da próxima vez, dá uma olhada nas primeiras páginas e tira a prova. :)

Beijos!

André 17/12/2012minha estante
O "Você mudou a minha vida" é escrito pelo Abdel Sellou, ajudante dele.

gleicepcouto 17/12/2012minha estante
Obrigada pela informação, André!

leeh 23/01/2013minha estante
Sera que o livro voce mudo minha vida é melhor ?

Alex 11/07/2013minha estante
Ótima resenha. Sobre a narrativa, concordo de não ser boa, mas acho que é o reflexo do escritor pela dificuldades impostas pela infermidade que ela passa. Acho que foi opção dele deixar desse modo para que cada página lida representasse realmente o que ele viveu ou pelo menos a impressão dele sobre o momento.

Alex 11/07/2013minha estante
O livro "Você mudou a minha vida" é bem diferente do escrito por Philippe Pozzo di Borgo tanto na narrativa quanto no conteúdo. Esse livro retrata a vida de Abdel Sellou da sua infância até depois de ter convivido com Philippe.

Marcela 07/08/2015minha estante
Em algum dos dois livros existe alguma parte de diálogo que seja fiel a algum diálogo do filme?

Kah Cruz 12/07/2013

Contrariando as regras...
Pra quem assistiu o filme "Intocáveis" e, assim como eu, ficou alucinado pra ler o livro (já que na maioria das vezes os livros são beeeeem melhores) talvez tirem a mesma conclusão que eu: o filme NÃO FOI BASEADO NESSE LIVRO!
O livro é bom?... É... Mas a história do livro é voltada para a relação do Philippe com a sua esposa, com a vida, com algumas outras mulheres...
O Abdel aparece, mas bem pouco.
A narrativa é um pouco cansativa, não conseguia ter muita noção de quanto tempo se passava entre uma situação e outra, sem contar com o fato de ser um texto tão rebuscado, que algumas vezes precisei ler o mesmo parágrafo mais de uma vez até entender o sentido.
A história dele é interessante, mas faltou emoção!
Sendo assim, dessa vez, fico com o filme...
Elaine 09/09/2013minha estante
deve ser igual o livro " PARA SEMPRE ", o filme não tem nada em comum com o livro. mudaram tudo rsrs. nem vou perder meu tempo em ler esse. vou direto pro filme. apesar de ter preferido o livro, depois de ter visto o filme "para sempre". fiquei com muita raiva de terem mudado toda a história!

Carol.Correia 13/06/2021

"O livro nem sempre é melhor do que o filme"
O segundo suspiro conta a vida do executivo Philippe Pozzo, discorre sobre o seu sofrimento com a paralisia total e e relação com Adbel, seu assistente que se torna um amigo...
Diferente do filme "Intocáveis" de 2011, o qual temos uma história comovente, mas com uma dose de comédia e uma ampla amizade, no livro, o desenvolver do contexto é em volta do sofrimento do executivo, em longas discussões sobre suas perdas e uma dose de ressentimentos e sofrimentos.
Confesso que era um livro o qual eu muito me interessei pelo filme e talvez, não tenha alcançado a essência que o livro deseja apresentar, mas, ao meu ver, desta vez o filme é melhor do que o livro.

Valeria 20/07/2014

Chato !
Caso surpreendente em que o filme é muiiito melhor do que o livro. O filme só pegou a idéia do livro e romanceou bem o personagem do Abdel (o cuidador). Que livro chato, cheio de dor e sofrimento !

Paloma 17/02/2013

O ato de aceitar
Li "O Segundo Suspiro" somente após assistir o filme "Os Intocáveis"..para aqueles que ainda não leram aconselho fazer como eu fiz: primeiro o filme, depois o livro.

Indico a leitura deste livro, para quem trabalha com inclusão, pois ele nos permite refletir sobre a importância de respeitar as limitações do próximo e até mesmo da vida.

Então vamos lá..

O livro retrata a história de Philippe Pozzo di Borgo, um executivo herdeiro de uma empresa de vinhos em Paris e que possuía uma vida normal, até que em 1993 ele sofre um acidente de parapente, e fica tetraplégico.

No livro é possível compreender a relação de paixão entre Philippe e sua mulher. Ele dá enfâse ao amor que eles viviam e por todas as dificuldade que enfrentaram.

A esposa de Philippe não podia ter filhos, em virtude de um câncer raro. Devido ao acidente que ele sofreu, a vida familiar tornou-se um pouco mais complexa, no entanto, o amor continuava imaculado.

A diferença do livro para o filme:

** No filme: o foco é a relação de Philippe com o seu cuidador Abdel Sellou, um ex-presidiário argelino. O filme aborda a linda história de amizade, inclusão, respeito,aceitação, compreensão e estimulo entre Philippe e Abdel. Contudo, em alguns momentos, Philippe fala sobre o entre ele e sua esposa.

**No livro: o foco está mais na relação de Philippe com a esposa do que em sua relação com Abdel...

Boa leitura

Estephanie 01/07/2014

Confuso
Bom, O Segundo Suspiro não é nem de perto o que imaginei.
É uma narrativa confusa, chata, desestimulante. Foi uma tortura conseguir terminar esse livro.
Algumas passagens são bonitas, algumas frases impactantes, mas o todo do livro é muito fraco.
Penso que Philippe talvez não tenha conseguido passar de forma clara suas intenções ao escrever esse livro. Só consigo enxergá-lo como uma pessoa altamente dependente e muitas vezes egoísta, mesmo após o acidente. Não vi nada de tocante, por vezes admirei muito mais sua esposa.
São lembranças jogadas de forma desconexas, muitas vezes você não consegue acompanhar a linha do tempo porque ela vai e volta de maneira muito rápida.
Enfim, não seria nem de perto um livro que recomendo.

isaazm_ 01/01/2023

A invalidez é a ausência, não do corpo, mas do outro...
Eu simplesmente venero o filme, mas o livro... Só serviu para perceber que o filme não passa de mera ficção.
A escrita do livro é super entediante, rebuscada em muitos momentos e a falta de uma linearidade temporal me incomodou bastante durante todo o livro.

Lelê 30/04/2013

Resenha:
Quando eu leio um livro primeiro e depois vejo o filme, sempre acabo me decepcionando. Mesmo que o filme seja ótimo, eu sempre acho que faltou alguma coisa.
Por isso resolvi assistir o filme Intocáveis primeiro. Me apaixonei por ele. Não é à toa que Intocáveis é o filme francês mais visto no mundo.

Lendo "O Segundo Suspiro" descobri que o livro só inspirou a história do filme, ou seja, os dois protagonistas estão lá, porém tem muitas coisa que não foi colocado.

"Aquilo a diverte, e ela me dá um rolo de papel
para que eu escolha assinaturas. Desde esse,
nunca mais nos separamos. Desde esse
dia eu existo."
Pag. 52

Neste livro vamos conhecer Philippe. Ele conta a sua história desde o começo. Como e porquê ele é um milionário, mas o que eu mais gostei de descobrir foi sua linda e dolorosa relação com Béatrice.
Um amor tão puro e tão a frente do seu tempo. Amor à primeira vista. E quanto sofrimento eles aguentaram unidos!!
Béatrice não conseguiu gerar filhos, sofreu vários abortos. E quando ela foi acometida por um câncer, Philippe ficou ao seu lado, tentando diminuir sua dor.
Enquanto ela estava doente, aconteceu o imprevisto, Phillippe, que sempre foi aventureiro, sofre um acidente que o deixa tetraplégico. Agora é Béatrice que tem que cuidar dele, mesmo com suas limitações.

"Ele é bem pago, e ainda tem casa, comida
e roupa lavada. É a primeira vez na sua
vida, me confessa ele um dia, que
é tratado com respeito."
Pag. 104

É neste momento conturbado que chega Abdel, um negro argeliano, morador da periferia de Paris, um malandro mesmo. Abdel é forte, alto, na verdade ele tem uma força absurda, arrebenta a cara de quem se meter no seu caminho.

Assim Philippe, o aristocrata, se apega a Abdel, o delinquente.

"Agora, sou apenas um corpo de 1,80 metro,
cinquenta quilos de matéria inerte e
chumbada. Fora de combate."
Pag. 35

O desenrolar da história é emocionante, e o crescimento dos personagens é contagiante.

É narrado em primeira pessoa, por Philippe. Aliás, uma narrativa poética. É uma biografia daquelas!! Pois as vidas de Philippe e Abdel são inspiradoras.

"Eu não gosto daqueles que só pensam em Deus
quanto precisam dele. Agora, que a religião não
venha me impedir do que quer que seja; a
religião nunca proibiu de se fazer coisa alguma
e, frequentemente, as pessoas se escondem
atrás dela para não fazer o que deviam."
Pag. 185

Sinceramente, eu recomendo que você leia o livro, mas também assista o filme. Agora eles me parecem a mesma história, porém totalmente distintas. E mesmo assim os dois são perfeitos e se completam.

Amei!

Camila 28/06/2020

Uma leitura que te faz pensar.
Cativante e envolvente.
Uma história surpreendente.

Milla Carvalho 28/07/2015

"Não posso nem apreciar o passado nem me projetar no futuro. Tudo está neste instante."
Quando Intocáveis apareceu na grade de programação da TV a cabo, achei interessante dar uma olhadinha, já que o cinema francês vem evoluindo com histórias mais humanas, dramáticas e muito reais. Não fiquei desapontada! O filme é bem lúcido sobre um tema desconfortável. Depois do filme, corri para internet para saber mais sobre o livro que deu origem a história. É claro que a história de Philippe foi diretamente para minha lista interminável de leitura.

Este ano tive a oportunidade de lê-lo. E vou avisando não é algo fácil de digerir. As palavras de Philippe maltratam, assustam e te faz pensar sobre como o ser humano pode viver com tanta dor. A vida do empresário não é fácil e ele conseguiu pontuar com muita clareza os perrengues do cotidiano de um tetraplégico rico.

A abordagem de seu acidente, o relacionamento com sua esposa doente, a dependência de realizar as atividades mais comuns do dia a dia, a amizade com seu enfermeiro Abdel e o passado de sua família são fatos muito bem delineados e expostos pelo autor, sendo tudo narrado em 1ª pessoa, facilitando entendimento do que o empresário tem experimentado.

Volto então a repetir, não é um livro fácil. E sim um livro verdadeiro. Com sentimentos, amarguras, tristezas, descobertas, alegrias e conformismo. O Segundo Suspiro de Philippe Pozzo di Borgo traz a dura realidade de quem passou por um buraco negro e resistiu, seguindo em frente, através das limitações que a vida lhe propôs.

#DesafioDeLeitura2015 #Item22 #UmLivroBaseadoEmUmaHistóriaReal #PorSuaContaERisco #TemaDelicado #Tabu

Will 13/01/2013

Uma bela história triste
Um livro lindo, uma história fantástica que narra a história de um empresário que ficou tetraplégico, diante de todo o drama com sua esposa, um acidente sinistro o deixa imóvel, o filme trata de amizades, confiança, drama etc, faz vc repensar sobre sua vida, sobre o que vc é, e sobre o que vc realmente deseja ser, que vc não tem tanto problema na sua vida e que perto de muita coisa, vc é perfeito, vale muito à pena, livro curtinho, pequeno, boa história, uma boa leitura, só cuidado, pois podem surgir lágrimas.

Bia 24/02/2013

O Segundo Suspiro de Philippe...
Significado da palavra "suspiro" segundo o dicionário -s.m. "Respiração forte e prolongada ocasionada pela dor, por uma emoção etc.: soltar profundos suspiros".
No caso aqui do livro o "Segundo suspiro" seria aquele dado pelos atletas em momentos decisivos...uma analogia perfeita de Philippe... um milionário tetraplégico que vai em busca desse segundo suspiro todos os dias de sua vida,após encarar sua nova realidade.

PS.Assisti o filme depois de ler o livro,sensacional a interpretação dos autores,mas nada se compara com a riqueza descritiva dos textos do livro!

LidosdaCris 18/01/2023

Esse livro é muito triste. Conta a história de Philippe que é muito rico e fica tetraplégico e tem um passado de perdas familiares. Ele conhece Abdel e os dois se tornam muito amigos. É livro com muitas emoções e uma lição de vida. A adaptação é boa.

Flavinha 21/09/2013

Livro que inspirou o belíssimo filme "Intocáveis". O filme é tão incrível que partindo da premissa de que "o livro é (quase)sempre melhor que o filme" fui cheia de sede ao pote! Não que o livro seja ruim, na verdade formei uma opinião bem particular a respeito: ele tá + pra um diário do que pra um livro, sendo assim, não tem como a gente julgar como bom ou ruim aquilo que relata as experiências pessoais de outra pessoa, que somente ela pode compreender e sentir c/ a real intensidade c/ que as coisas se deram. Sendo assim, me limito a fazer uma avaliação geral e dizer que é uma bela história de vida e de amizade, dessas que me inspiram.