A Linguagem das Flores

Sheila Pickles

Resenhas - A Linguagem das Flores

Ruth167 10/09/2021

Beleza
Acima de tudo é um livro muito belo. Cada página com a representação de grandes obras de arte ilustrando cada flor é de tirar o fôlego. Quanto a parte de falar sobre o significado de cada flor poderia ser maior, mas sem dúvidas é um livro lindo.
isabela 09/07/2023minha estante
Aonde vc comprou?

Ruth167 13/07/2023minha estante
Comprei um um sebo em Salvador

Sah 25/03/2024minha estante
Como lê o livro???

Ruth167 25/03/2024minha estante
Tenho ela físico, é bem antigo, acho que não tem em ebook

Ana Negherbon 26/03/2022

A linguagem das flores ?
Poemas, poesias e sonetos definitivamente não são a minha praia. Cada flor tem um breve poema/poesia/soneto e em seguida uma explicaçãozinha sobre o significado dela. A parte do significado é legal, mas o mais incrível com toda a certeza são as obras e ilustrações contidas no livro, que são simplesmente perfeitas, obras primas geniais.

Carla.Parreira 12/10/2023

A linguagem das flores
No prefácio diz que a atribuição de significado às flores começou na Antiguidade. Os homens homenageavam os heróis com coroas de louro e a mitologia grega relata bastante sobre as flores. Foram os poetas que criaram o código floral exaltando tais significados e formas de uso. Vou resumidamente escrever o significado de alguma delas:
Alfazema (lavanda): desconfiança. Segundo o folclore, as cobras venenosas conhecidas como áspides gostavam de descansar sob o arbusto de alfazema e era preciso desconfiar antes de chegar à planta. Amarílis (Açucena): orgulho. Palavra de origem grega significa deslumbrante. A espécie em italiano é chamada belladonna.
Amor-perfeito: representa os pensamentos por causa do seu nome em inglês adaptado ao francês. De toda forma, o nome amor-perfeito é o mais conhecido por se relacionar a crença de que, levando consigo uma dessas flores, a pessoa asseguraria o amor de seu eleito.
Anêmona: abandonado. É uma florzinha triste. A branca significa desesperança.
Aquilégia: popularmente é a flor da leviandade, entretanto também aparece nos quadros religiosos como símbolo do Espírito Santo pela associação do seu nome em latim com as pombas.
Camélia: representa a beleza perfeita e a branca a virtude despretensiosa.
Campainha: perseverança. É uma flor silvestre resistente que cobre os bosques, mas não gosta de ser colhida, o que faz o pé definhar.
Capuchinha: patriotismo.
Centáurea (escovinha): sensibilidade.
Clematite: beleza espiritual.
Coroa-imperial: majestade e poder. Diferente da maioria das flores da família dos lírios, esta possui um perfume não muito agradável.
Cravo de defunto (tagetes): luto. Muitos conhecem pelo nome calendula (seu gênero).
Cravo: varia o significado conforme a cor - o variegado é rejeição, o amarelo é desprezo e o vermelho é o simbolismo do sangue de Cristo.
Crisântemo: vermelho é paixão, amarelo é amor desdenhado e o branco é sinceridade.
Dedaleira: falsidade. São consideradas as flores das fadas, pois cada flor parece um sino e pela lenda era nelas que se escondiam as fadas.
Dente-de-Leão: oráculo do futuro e sinceridade.
Flox: harmonia. Possui um aroma estonteante. Genciana: injustiça.
Gerânio: dependendo da coloração pode representar tristeza (escuro), amizade verdadeira (carvalho), preferência (rosa) ou consolo (escalate)
Girassol: altivez. É a planta mais alta de um jardim. Foi venerado pelos incas do Peru como símbolo do sol. Goivo: fidelidade no infortúnio.
Hera: fidelidade. Assim como o azevilho era usada pelos druidas para espantar o demônio e até hoje ainda é vista em gravuras de natal como representação de uma proteção celestial. Tais plantas eram dependuradas até na cocheira para que o leite não azedasse.
Íris: mensagem. Íris era a mensageira dos deuses gregos e aparecia para os mortais da terra em forma de arco-íris.
Jacinto: mágoa. O significado provém das historias da mitologia grega.
Jasmim: amarelo é graça e elegância, o branco é amabilidade e o espanhol é sensualidade. É famoso pelo aroma exótico e excitante.
Lilás: primeiras emoções do amor.
Lírio do vale: retorno da felicidade. É considerado uma das flores mais encantadoras pelo aroma de frescor. Lírio: pureza. Uma lenda conta que o primeiro lírio surgiu das lágrimas derramadas por Eva quando teve de deixar o Jardim do Éden.
Madressilva: índole meiga. Seu perfume doce é evocativo natural.
Malva-rosa: ambição feminina. Na China é símbolo da fertilidade.
Margarida: inocência. Na Escócia é conhecida como flor infantil por ser a favorita das crianças.
Miosótis: amor verdadeiro. Diz uma lenda que um casal andava a beira de um rio quando a moça pediu que seu amado colhesse algumas flores para ela. Nisso ele escorregou caindo com sua pesada armadura dentro do rio e foi levado pela correnteza, mas antes conseguiu jogar as flores para ela pedindo-lhe para que nunca o esquecesse. Daí o nome popular da flor ser Não-me-esqueças.
Narciso silvestre (Asfódelo): afeição e fidalguia. Muita gente acha que dá azar tê-los dentro de casa por causa das crenças gregas de Plutão.
Narciso: vaidade. A mitologia clássica explica bem o porquê desse significado.
Nenúfar (ninféias): pureza de coração.
Orquídea: uma bela dama. É uma flor extremamente apreciada.
Papoula: extravagância fantástica. A branca é a flor da sonolência.
Peônia: vergonha e timidez. A planta gosta de ter paz e quando mexida (principalmente se removida) deixa de florescer por vários anos.
Prímula: juventude.
Rosa: vermelha é amor, branca é pureza e amor espiritual, amarela é enfraquecimento do amor e infidelidade. Uma única rosa representa simplicidade. É a flor mais antiga e a mais popular, inclusive para uso de adornos ou presentes, apesar de seus espinhos desagradáveis.
Tulipa: vermelha é declaração de amor, amarela é amor sem esperança. Sua popularidade passou por muitos altos e baixos.
Verônica: fidelidade feminina.
Violeta: modéstia. É uma flor humilde e possui delicado perfume.

Pattr_ 09/04/2023

Gostaria de ser fluente nessa linguagem.
"Elas expressam a linguagem do amor.[...] Quando cultivadas em caramanchões, as donzelas ficam imaginando, se mais doces são as flores ou as intenções."

Esse livro é um poço de sensibilidade e delicadeza. Ele inspira, com seus poemas, relatos e pinturas, a mesma essência garrida dos bosques e florestas. Suas citações à poetas clássicos e escritores célebres torna ainda mais bela a experiência de o ler; Cada página, um suspiro e uma nova ideia.
O que encanta ainda mais é o senso artístico que permeia suas páginas. Toda a disposição das imagens e dos textos faz referência à poesia arcadista e fantasiosa do século XVIII, e aos românticos do século XIX. Sua variedade de quadros e pinturas é belíssima, indo desde a estética renascentista, até os pré-rafaelitas ingleses e aos impressionistas franceses. Para quem aprecia os romances e a poesia desta época, "A linguagem das flores" é uma obra essencial.
Ah, se as escolas de idiomas oferecessem esta língua tal em seus respectivos currículos... eu seria o primeiro a me matricular!

Coruja 12/04/2017

Quem gosta de romances de época talvez já tenha encontrado alguma cena em que os protagonistas da história declaram seu amor usando um código de significados escondido num buquê de flores (só penso em Cranford quando isso me vem à mente...). Esse livro não é um dicionário exaustivo, mas é um bom livro de referência caso você esteja querendo escrever um romance vitoriano. As explicações de significado das flores vêm acompanhadas de trechos selecionados de grandes poemas e reproduções de pinturas famosas. É um livrinho delicado, com um projeto gráfico primoroso. Pena que tenha saído de circulação e só seja possível encontrar em sebos.
Rebeca 12/04/2017minha estante
Vi há uns meses num sebo que tem num shopping aqui em Salvador, mas tava sem din-din e não levei (estava novinho, com caixinha e tudo). Pena, quando voltei não estava mais lá. :(

Lari 27/03/2019

Para quem ama flores
Mais um livro incrível da Sheila Pickles, eu sou apaixonada pela coleção Penhaligon's Tesouro Perfumado, este livro estava na minha lista de desejados há muito tempo, enfim consegui e estou aqui para falar um pouco sobre.
Neste livro são mencionadas 43 espécies de flores, entre elas algumas das minhas preferidas como a Alfazema, Margarida, Rosa, Dente-de-leão, Orquídea, Papoula, Tulipa e muitas outras que eu nem se quer conhecia.
Como todos os livros dessa coleção temos poesia/trechos de livros que se relacionam com a flor mencionada, além de um pequeno texto falando um pouco sobre o significado de cada flor, como a Clematite que representa beleza espiritual. Além das belas ilustração das flores, possui imagens de várias obras de arte que se relacionam com os textos.
Rico em detalhes, algum dos poetas encontrados são: John Keats, William Shakespeare, Mary Webb, Robert Browning entre outros. Um livro incrível, daqueles tesouros que só encontramos nos sebos e se estivermos bem atentos. Para os amantes de poesia, flores e arte.

__ElaMartins 30/12/2022

Delicada e simples. É uma boa obra, tem uma seleção de versos e prosas para cada flor, trás seu significado de forma abrangente e não ditatorial. Bom de se ter na estante para consultas aleatórias
Monny.Nyever 09/02/2023minha estante
oii, eu to querendo ler ele, você leu em pdf? se sim, pode me dizer onde pfv

Tarsii ;) 13/04/2023

Ehhh...
É complexo e não sou fã de poemas antigos, pois acho o linguajar bem complicado e muitas vezes sem sentido. Mas é legalzinho; pra ler quando se está entediado.