Wonder R. J. Palacio

Resenhas - Wonder

literan.du 19/05/2021

"Escolha gentileza"
Passei por vários momentos e sentimentos ao longo da leitura desse livro contagiante de R.J. Palacio. É o tipo de obra que pode e deveria ser lida não pensando no seu gênero e público-alvo, mas sim como uma via de aprendizado. Muito aprendizado, e uma leitura fácil e fluída. Excelente para quem quer começar a ler livros em inglês.

Raiva, tristeza, alegria, empatia. Foram os sentimentos que me veio à tona ao longo da leitura. De cara, já nos apaixonamos pelo Auggie e por sua família. E seus futuros amigos na escola. Como todos são como barreiras amáveis que tentam protegê-lo da crueldade de (alguns) seres humanos.

O livro me surpreendeu bastante ao apresentar outros pontos de vistas (POVs) ao longo das páginas. Achei que o livro seria inteiramente narrado por ele, porém, foi uma boa ideia narrativa acrescentar outros personagens à história: dessa forma, conhecemos suas relações com o Auggie e também acompanhamos o desenvolvimento de alguns deles.

Acontece que, em determinados momentos, a entrada desses POVs não aconteceu pra mim. Existem alguns pontos de vistas bastante dispensáveis — podemos utilizar essa palavra — porque não necessariamente acrescentam algo para a linha narrativa e enredo central da história. Em alguns momentos, foi até mesmo decepcionante fechar um capítulo e ver que o próximo era um ponto de vista de um personagem não tão interessante.

Esse foi o motivo de eu ter abaixado meia estrela da avaliação geral. Seriam 4 estrelas, mas os acontecimentos finais da obra — tudo sob o ponto de vista do Auggie — me fez acrescentar mais meia estrela. E, sem dúvidas, merece entrar na minha lista de favoritados.

Preparem os lenços na hora da leitura. "Wonder", ou "Extraordinário", não importa em qual língua você leia, vai te ensinar bastante.

Gabriela 17/05/2021

Livro escrito em uma linguagem fácil, excelente para aqueles que estão começando a ler em inglês.

É tocante. A maior lição que eu pude tirar é que não devemos julgar pela aparência. Os personagens são interessantes, até os que a gente sente raiva acaba que entendemos o lado deles quando vemos seus pontos de vista. O livro por si só já é emocionante, mas tem uma fatídica parte em que arrancas muitas lágrimas, chorei horrores, mesmo porque é um assunto muito sensível para mim.

A única parte que me incomodou foi o ponto de vista de um personagens, mas me encodou por causa do recurso utilizado, no caso, a falta de letras maiúsculas e aspas para inssinuar a fala de personagens. Não entendi a finalidade desse recurso. Imaginei que fosse para mostrar que é um adolescente meio largadão, mas se nem nos pontos de vista das crianças era assim, não fez muito sentido pra mim.

Enfim, é um livro gostosinho e fácil de ler.

Mayara1111 16/05/2021

Be kind
It feels more than just the story of this 10 year old boy, Auggje, who got to have a serious medical condition that?s impossible to hide. It shows how important is to stop look to our own hurt and look up for others.
I like how this book shows us some of the kids? views which to be honest is how life feels all the time. It?s a story that fits on everybody.

Laura 14/05/2021

Esse foi meu primeiro livro em inglês e fico grata por isso.
A história é linda, faz uma reflexão enorme sobre ser empático e ser cuidadoso com suas palavras e ações.
Além de mostrar as diversas versões de uma mesma história (Miranda e Via).

Pat 10/05/2021

Se tornou um dos meus favoritos da vida ??
Um livro cheio de emoções e lições incríveis que fazem o leitor amar cada página ? amei demais o jeito da autora de descrever cada pensamentos de cada personagem, fazendo isso com certeza da melhor forma possível!! Uma fofura de livro que todos deveriam ler ?:)

lucianathauany 05/05/2021

Um ótimo livro pra quem está começando a dominar o inglês
Li durante meu intercâmbio, já havia lido a versão em português mas posso afirmar que é indispensável sua leitura.

Isa 26/04/2021

Simplesmente perfeito. Auggie conta como é a sua rotina no quinto ano tendo uma deformação no rosto. Mostra o quanto as pessoas geralmente julgam os outros pela aparência. Esse livro traz como ensinamento que devemos julgar as pessoas pelo o que elas são por dentro, e não por fora.

Moisés 13/04/2021

Wonder
Eu gosto muito de livros infantis, principalmente quando to com ressaca literária gosto de pegar um livro mais simples assim

Eu gostei bastante desse aqui, é um livro muito fofo e tras visão interessante sobre alguns assuntos.

Não funcionou inteiramente pra mim, gosto muito mais do início dele, mais ou menos em 70% pra trás perdeu a força q ele tinha pra mim e algumas pequenas coisas me incomodaram um pouco, mas no geral é um livro bem bom que vale a leitura
Lou 14/04/2021minha estante
Não achou o final emocionante ?

Moisés 14/04/2021minha estante
Não kkkkkkk

Sofia.Magalhaes 31/03/2021

Que livro incrível! Amo livros que me fazem sentir diversas emoções e que me trazem reflexões sobre a vida. Esse livro me trouxe isso e muito mais. Criei um carinho enorme por todos os personagens explorados no livro; e termino essa história com um carinho enorme pelo august, sempre vou me lembrar dele e da forma como ele se comporta diante situações que ele poderia agir completamente diferente. Se tiverem oportunidade, leiam esse livro e levem os ensinamentos que ele nos traz pro resto da sua vida.

falando sobre o inglês: é um ótimo livro pra começar a ler em inglês, a linguagem é bem tranquila, leiam sem medo.

Vi | @dulcevibooks 27/03/2021

Que livro, meu Deus! Ao mesmo tempo que ele é fofo, é tenso pelas situações que o Auggie teve que passar. Mas foi lindo ver a relação dele com a família, o cuidado e amor que eles tem um com o outro e principalmente o desenvolvimento dos personagens. August cresceu e aprendeu muito durante a história, ver essa diferença e que ele tirou coisas boas do que ele passou aqueceu meu coração.

Ps.: O inglês é SUPER tranquilo, foi meu 2 livro em inglês e depois que peguei o ritmo foi super de boa!!

Rick 23/03/2021

incrível
é um livro muito levinho com ótimos ensinamentos, os personagens são cativantes, você fica preso até a última página sentindo todas as emoções que a família de auggie sente, angústias, felicidades, tristezas..
é um bom começo pra ler em inglês porque a escrita é simples, recomendo

Adiene 13/03/2021

Wonder
Livro muito fofo que mostra que temos que ser gentis o máximo que pudermos. Tem uma linguagem fácil, então é ótimo para quem quer começar a ler em inglês

Raquel.Fernandes 20/02/2021

Amazing!
O livro é em inglês mas a resenha foi em português. Talvez isso até incentive alguém que queira iniciar alguma leitura na língua inglesa.
A história é contada por Augusto, um menino que ainda criança já mostrou muita coragem e vontade de viver, por ter passado por vários procedimentos cirúrgicos e estéticos em um curto período de tempo. Sua alteração genética e as frequentes cirurgias o deixaram diferente das outras crianças, um tanto estranho na fisionomia comum que todos conhecem. Mas quem conhece Auggie, conhece um menino de inteligência invejável, um amigo de verdade, e uma pessoa com um coração gigante ??

Gui Figueiredo 14/02/2021

esse livro é simplesmente incrível, ele consegue ser fofo e pesado ao mesmo tempo, passa umas mensagens muito legais, e achei q a autora fez um trabalho impressionante colocando múltiplos POVs ( pontos de vista) pois enriqueceu a história ainda mais, os capítulos são MUITO curtos ( de 1 a 5 págs) o q deixa o livro muito dinâmico. Para finalizar, esse foi o meu primeiro livro em ingles q eu li, e recomendo demais, pois tem um inglês bem fácil e acessível.

Jotape 09/02/2021

Sensível
O livro é intenso e simples ao mesmo tempo, nos fazendo refletir diversas atitudes e decisões que tomamos em nossa vida. Devo admitir que me conectei mais com a Via do que com o August, mas ainda assim me emocionou bastante.