Uma Breve História do Islã

Uma Breve História do Islã Tamara Sonn

Resenhas - Uma Breve História do Islã

Matheus Nunes 07/01/2024

Nada apologético! - Um breve comentário.
Poderia escrever um monte sobre os primeiros capítulos desse livro, mas eu acredito que o que confirma a honestidade intelectual da professora Tamara Sonn é o ultimo capitulo, a forma como ela encerra o seu breve projeto de contar uma historia tão vasta como é a do Islã. Não vi nada de apologético na escrita da autora, ao contrario, ela é extremamente histórica, há poucas interferências da "voz da autora" no texto, (inclusive se eu fosse fazer uma critica seria essa), e uma quantidade enorme de fatos históricos.

Claro que há momentos em que ela critica uma coisa ou outra de forma bem sutil, mas não passa disso. Uma coisa que me chamou bastante a atenção no ultimo capitulo é o quão bem ela consegue dizer algo se precisar ser extremamente categórica, ela só apresenta a historia como ela inevitavelmente é e o leitor sendo um bom entendedor tirará a conclusão de todo arranjo feito pela autora. Em uma historia que como eu já mencionei, é longa, mesmo que tente ser breve, na minha opinião tal habilidade é imprescindível.

Solange 26/08/2016

Conhecendo o Islã
Este livro me cativou em primeiro lugar, pela forma como a historiadora descreve a história do Islã, nos levando a ter um novo olhar sobre os países árabes, sua cultura e a religião.
Em segundo lugar, nos contextualiza sobre como chegaram a atual situação, não que seja uma justificativa para a barbárie que vemos hoje, mas nos faz compreender melhor e como podemos agir de modo a não mais deixarmos essa herança para as futuras gerações das nações.
Uma leitura que vale a pena. Não deixem de ler.