As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Gustavo.Batista 11/02/2023

Boa investigação policial
O começo do livro pega muito o leitor. As suposições que o caso demonstra é muito interessante. O meio do livro fica um pouco parado com o desenvolvimento mas o 3/4 do livro é completamente frenético e desenvolve rapidamente. O plot é interessante e traz surpresas. Sub-tópicos que são apresentados durante a história tornam a leitura mais interessante e fazem o leitor pensar em um futuro não tão distante da humanidade. Ótima leitura.

Henrique Vaz Martins 10/02/2023

É fenomenal como Asimov conseguiu fazer um romance policial em um universo de ficção científica sem ficar chato ou óbvio demais... Super recomendo a leitura

Rayan Ibiapina 09/02/2023

Parceiro Elijah!
Excelente leitura. Para quem já curte os livros do Asimov As Cavernas de Aço se apresenta com as suas marcantes características de sempre. Impossível você não se apegar ao Baley e ao R. Daneel.

Este livro contém:
Personagens cativantes.
Uma sociedade futurista interessantíssima.
Uma investigação de assassinato diferente de caixinha.

Em resumo: nota mil. Mais uma excelente obra do mestre Asimov. Recomendo!

Simone 06/02/2023

Uma grata surpresa
Comecei a leitura já desconfiada que não ia gostar. Não sou muito fã de narrativas policiais, mas como é ficção-científica eu dei uma chance.
O enrendo foi elaborado de modo a nos prender na leitura. Asimov sabe muito bem com envolver o seu leitor. Gostei e fui surpreendida no final.

Marcos774 06/02/2023

Um mistura de sci-fi com romance policial
O livro apresenta uma terra em alguns milhares de anos no futuro e segue o investigador Baley e seu parceiro Daneel pra tentar resolver um crime aparentemente insolúvel.

O que eu mais curti no livro em si, foi a ambientação. Achei bastante curioso e criativo, a forma como eles vivem nesse planeta terra futurístico.

O mistério em si não achei tão impressionante. Praticamente durante a maior parte do livro, o protagonista vai de um canto ao outro totalmente perdido e aparentemente sem saber o que fazer, até que no final ele tem um insight milagroso e consegue desvendar o mistério. Apesar disso, o plot twist é legal, e eu mesmo não esperava que fosse o que era.

O livro com certeza vale a leitura, principalmente se você gostar dos livros do Asimov ou do gênero futurista.

Pedro.Xavier 05/02/2023

Uma ótima mistura de sci-fi e policial
Escolhi a leitura pela fama que Asimov carrega de ser um dos melhores escritos de sci-fi e tive uma ótima surpresa ao ter uma investigação policial como parte da trama.

Universo rico, bem descrito e que a cada descoberta te deixa com mais vontade de descobrir mais sobre seus detalhes. Isso tudo apresentado de forma muito natural enquanto ocorre a investigação de um crime que pode ter repercussões políticas importantes.

A grande estrela do livro, na minha opinião, é realmente o universo criado por Asimov. A evolução humana decorrida da exploração espacial, a evolução da sociedade no planeta Terra, problemas sociais e política... Como já disse anteriormente, rico e interessante.

Miris 03/02/2023

Investigação, política e ficção científica
As obras de Asimov sempre me surpreendem, e dessa vez não foi exceção!
Um dos meus pontos preferidos foi ver como diferentes temáticas foram misturadas e tão bem escritas. Aqui temos um romance policial que também é uma ficção científica, trazendo questionamento sobre robôs, sua utilidade, ética envolvida e como sua existência interfere no ser humano (a relação Humano - Robô). Mas não obstante, há um contexto político por trás de tudo, uma tensão e divisão entre os humanos e "siderais"; o reflexo do ego, desejo de poder e superioridade, quase intrínsecos do homem.
Acima de tudo, é livro divertido, com muitos plot twist no desenrolar da trama que fazem valer a pena a leitura.
(foi favoritado)

Rahisa.Helena 28/01/2023

Brilhante
Leitura empolgante do início ao fim. Quanto mais eu lia mais eu ficava sedenta por ler mais. Aqui o que fascina é a ficção científica em si, enquanto que a parte policial fica mais como pano de fundo. Sem dúvida um livro que eleva o pensamento, que traz muitas reflexões sobre a condição humana. Espero em breve ler a continuação.

Daniel1906 24/01/2023

Ficção Distópica
Romance policial, que apresenta um futuro distópico no qual a sociedade humana parece estar chegando ao limite de sua capacidade de gerir os recursos escassos necessários para manter a raça humana. Nesse contexto, um crime é cometido na Vila Sideral, uma vila onde somente robôs e humanos vindos de outros planetas vivem. O personagem principal, o detetive Elijah Bayley, é designado para solucionar o caso com a parceria inusitada de um robô de última geração.
Confesso que torci o nariz pra certas considerações do autor e certos rumos da história, mas não posso negar de que o livro tenha suas qualidades. A história flui muito bem e você não quer parar de ler até descobrir quem cometeu o crime. Achei o final satisfatório e fiquei curioso para ler os livros da série robôs.
Primeiro livro que li do Asimov, concerteza lerei outros.

Nayany 28/01/2023minha estante
Adoro os outros da série, vale a pena continuar. O que mais me surpreendeu foi os Robôs da Alvorada, nunca teria imaginado o rumo que a história teve.

Daniel1906 29/01/2023minha estante
Muito massa! Já fiquei com vontade de seguir adiante! ?

Guimarães 01/02/2023minha estante
Ui já quero ler

Léo 22/01/2023

As Cavernas de Aço
Um romance policial com ficção científica de plano de fundo. O policial Elijah Baley é escolhido para investigar um assassinato, e sem escolha tem que trabalhar com um parceiro robô, R. Daneel Olivaw.

A trama é interessante e a investigação não é previsível, tendo os seus momentos de reviravolta. Elijah e Daneel funcionam como dupla de detetives, e a relação dos dois é bem construída, e termina de uma maneira satisfatória.

Mas construção da narrativa não fica só na investigação do assassinato, Asimov constrói todo um contexto socio-econômico que enriquece a história, e ajuda a entender as motivações dos personagens e os conflitos presenciados naquela sociedade. E mesmo o livro sendo um pouco antigo, dá para fazer paralelos com a nossa sociedade atual.

A discussão homem vs robô trazida no livro é semelhante ao livro Eu Robô, com alguns pequenos diferenças devido ao contexto, mas ainda assim ainda é ótima e me fez refletir.

A conclusão do caso é boa, mas não é muito surpreendente quem é o assassino. Eu achei o livro bom, e me prendeu do início ao fim.

Recomendo.
Regis 07/02/2023minha estante
Que bom que gostou. ?

Luiza 18/01/2023

Adorei o ritmo da história
Mais uma vez comecei uma trilogia e agora vou ter que ir até o fim... A narrativa é muito boa e a visao que Asimov construiu desse mundo com robôs ainda é fascinante, até os dias de hoje.

thais.ponciano 17/01/2023

Uma mistura interessante
Este livro apresenta um mistura interessante, ficção-científica e romance policial.
O autor constrói uma trama envolvente que prende o leitor desde o início.

Ju Castanheiro 16/01/2023

Intrigante.
Meu primeiro contato com Asimov foi bom, não excelente, mas culpo a minha pressa e sede por ação e não a escrita do autor, que é muito cativante. A leitura é fluída e eu amei o final. Livro bom.

Gabriel Brasil 14/01/2023

Primeiro do Asimov que eu leio e agora quero ler todos.
Sci-fi da melhor qualidade, investigação e combate à robofobia ?

Cipriano42 07/01/2023

Muito interessante
O livro "Cavernas de Aço" é um romance de ficção científica escrito por Isaac Asimov. O livro é parte da série "Robôs do Espaço" e segue a história do detective Elijah Baley, que é chamado para investigar o assassinato de um cientista em uma colônia espacial.

O que é bom no livro é a forma como Asimov explora as questões éticas e sociais relacionadas à coexistência de humanos e robôs. Ele cria um mundo futurista convincente e personagens complexos que se envolvem em diálogos inteligentes e reflexivos. Além disso, a trama é interessante e mantém o leitor adivinhando até o final.