As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Iza 17/10/2021

Assassinato e robótica
O Asimov entregou tudo! Uma narrativa extremamente fluida e uma investigação policial que durou menos de 72 horas.

Me cativei demais pelo carisma (apesar de não demonstrar sentimento) do Robô Daneel.

Com um enredo inteligentissimo, Isaac Asimov conseguiu criar relações a pautas sociais bastante atuais, como a superpopulação, o futuro da humanidade, a terraformação de outros planetas, o uso de robôs para a substituição de mão de obra e muito mais.

Já pude dar uma olhada em outros estudos a cerca desse livro e é possível fazer uma relação com o mito da caverna, de Platão. Há tanto tempo as pessoas moram em suas cavernas com medo do que há do lado de fora, e quando alguem sai e fala que lá existe um paraíso, essa pessoa é chamada de louca. É exatamente o que ocorre nesse livro.

Enfim, muita crítica política e social. Isaac Asimov foi um visionário!
_

"? Há um impulso humano conhecido como misericórdia, um ato humano conhecido como perdão.
? Não estou familiarizado com essas palavras, parceiro Elijah.
? Eu sei ? murmurou Baley. ? Eu sei."

Paula.Leite 12/09/2020

4 estrelas e meia!
✨Nesse futuro não tão longe, temos robôs, inteligências artificiais, ligações, conexões e outros planetas. Mas o que ninguém imaginava, era um futuro tão sombrio. O detetive Elijah deve agora resolver um caso, mas ao lado de um robô. Ele vai redescobrir tudo que imaginava, e nós junto com ele.
✨Esse foi o meu primeiro livro do Asimov e já to vendo que não vai ser o único!
✨Adorei a escrita, o futuro e o caso! O mistério foi muito bem construído, fui completamente iludida e errei feio, mas adorei o desenrolar.
✨Só senti que foi um pouco difícil de entender todo o futuro que estava sendo descrito, foi um pouco confuso. Mas foi maravilhoso ler um livro que leva em consideração que o futuro não é só norte americano.
✨Não consigo recomendar esse livro o suficiente, leiam!

Alexandre 13/07/2023

Um bom mistério policial
Gosto muito de Scifi e gosto muito de mistério e investigação policial e esse livro entrega tudo que promete! Embora bem datado em algumas relações sociais (papéis de gênero etc e tal) tem muitos itens visionários e maravilhosamente explicados pela uma mente brilhante do escritor. Pode esperar por aquele enigma bem puxado até às últimas páginas do livro (beeeem típico do Asimov!)

bawbara 04/07/2021

eu queria ter terminado esse livro antes porque ele é absolutamente perfeito! Eu geralmente não leio a introdução, mas esse vale a pena pois tem várias passagens interessantes sobre conhecimento.

sobre a história, ela tem muitas reviravoltas, não tem um segundo que o livro fica parado. os capítulos são pequenos ou médios, o que eu acho incrível. no começo é incomodo a forma que o Baley trata o Daneel, mas a forma como essa "relação" (?) vai se construindo. eu até sentia empatia pelo robô porque ele era muito mal tratado.

também é muito legal a forma como a Cidade interage com o meio ambiente.

~acho que essa resenha não está condizente com o qual maravilhoso esse livro é. pelo amor de Deus, só leiam e é isso~

Henrique_ 22/02/2022

Um futuro imaginado
Criei muita expectativa sobre o livro e me frustrei. A leitura não fluiu como imaginava, porque o enredo se mostrou muito arrastado e sem grandes emoções como eu costumo esperar de uma investigação criminal. Por outro lado, gostei da contextualização do novo mundo no futuro, da realidade imaginada, trazendo formas de viver completamente diferentes das que conhecemos hoje, instigando nossa imaginação, o dilema da nossa relação com robô. O passado ainda ecoa neste futuro: a burocracia vem incorporada como que responsável pelo triunfo tecnológico alcançado pela sociedade do futuro.

Gabriel.Chiquito 25/05/2021

Esse futuro imaginado por Asimov tem muitos elementos que eu não esperava, foi uma ambientação muito rica e a melhor parte do livro, realmente maravilhosa. Com relação à parte policial, deixou um pouco a desejar. No começo parece ótimo, tramas mirabolantes aparecem, mas então elas morrem e outras nascem no lugar, quase como se o detetive estivesse tentando resolver o caso por tentativa ou erro, atirando pra todos os lados. Mas no geral, é um bom livro.

Canteli Marcio 18/06/2023

Tá na minha lista de favoritos deste ano
Mais uma excelente obra de Isaac Asimov

Fantástico como ele consegue mesclar elementos SCI-FI com suspense criminal e ainda fazer uma boa reflexão sobre o mundo e a humanidade.

Recomendo
Nota 10/10

Guilherme.Monteiro 20/07/2020

Quando a ficção científica encontra o romance policial
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Isaac Asimov e já me encantei pela escrita e narrativa do autor, fácil e acessível, o desenrolar da trama segue a clássica linha de investigação criminal (e que é bastante instigante e prende bem a atenção) em que Asimov foi brilhante ao acrescentar a ficção científica e casou perfeitamente esses dois grandes gêneros, pegando o melhor dos dois universos e fazendo uma excelente história.
E logo logo irei ler mais obras do autor, e também lerei as duas continuações desse livro.

Manezera 02/08/2020

Ficção científica, que apresenta um futuro, onde um detetive precisa esclarecer um assassinato ocorrido em um local onde o crime seria "impossível", e para isso conta com a ajuda de um parceiro com alguns "segredos".
Primeiro livro das histórias robóticas de Asimov.

Rodrigo Digão 15/05/2020

Uma obra prima, um clássico atemporal, o autor nos ambienta em um mundo futurista onde os humanos " convivem" com Robôs, uma história com ação, política , questões eticas e muito mais. O enredo gira em torno de um assassinato, porém quem eh o culpado? Quais as modificações? Ódio! Raiva! Racismo! Vale muitoooo a pena ler.

Charmssss 19/03/2021

Uma mistura de sci-fi com romance policial
Estava esperando algo mais no estilo sci-fi, e me deparo com um romance policial! O que não é nada mal, pois é meu gênero favorito haha. Achei muito interessante como o Asimov faz tudo isso, as divergências entre humanos e robôs, os preconceitos por parte dos humanos, a política envolvida nisso tudo e (o melhor!) um assassinato que pode estremecer toda essa relação. Acompanhar Baley e R. Daneel foi muito legal, as vezes Baley te dá um rancinho, mas depois passa. É legal ver o desenvolvimento de ambos! O crime em si é meio previsível, mas toda a história ao redor disso é maravilhosa!

Sabrina 04/08/2020

Asimov aparentemente não erra
Não sou fã de romances policiais e posso falar com toda a certeza de que esse livro não se resume a esse gênero. Personagens simples, mas com uma construção magnífica, Asimov consegue, de maneira sucinta, nos fazer mergulhar em seu mundo de robôs, futuros incertos e filosofia pura!
Wolf1 04/08/2020minha estante
É no mesmo universo da fundação?

Sabrina 04/08/2020minha estante
Não é não (pelo menos acredito que não. Fundação é o próximo da lista hehe)

Wolf1 04/08/2020minha estante
Vai fundo que é a melhor coisa dessa vida!

Wolf1 04/08/2020minha estante
Indico ler os três em seguência sem pausa, manter o feeling é a melhor coisa nesse série

Sabrina 06/08/2020minha estante
Aaaa então vou ler sim e te falo o que eu achei rs

Grazi Comenta 28/06/2021minha estante
É no mesmissimo universo da Fundação, todos os livros dele são, um acaba levando ao outro e quando você lê Fundação e Terra depois de ter lido a série de robôs fica MUITO MELHOR. Acreditem.

Wagner47 21/01/2021

Parceiro Elijah e Daneel sem R.
Confesso que daria pra resumir essa história em 100 páginas. Mas para início de uma série, complementou bem no quesito apresentação.
A obra também dá boas pinceladas a respeito do preconceito, que poderia ser melhor abordado

A trama policial é muito fraca. Muito. Queria saber do assassinato, mas fica praticamente em segundo plano.
Me incomoda bastante quando a gente tem um policial respeitado que atira pra todo lado passando vergonha. Ok que seus erros o ajudaram, mas seria mais condizente com sua posição se mostrasse que estava a par de toda a situação desde o início

Falando no final, muito bom. Achei óbvio, mas naquele esquema que a gente deixa passar algo importante. E nesse caso, de real importância.

Me identifiquei muito com Daneel. Como pode um robô tão inexpressivo ser tão legal.

Porsani 07/07/2022

Muito bom, dinâmico, contagiante, bem escrito. Futurista para época. Envolve ação, investigação, crime, política, sci-fi em uma visão bem legal. Gostei bastante