Cidade das Trevas

Cidade das Trevas Pedro S Ekman

Resenhas - Cidade das Trevas

Guilherme 18/12/2015

Cidade das Trevas: A Terra Sagrada - Pedro S. Ekman
Presumindo que quem não leu os dois volumes anteriores da trilogia não leria essa resenha, não vou me preocupar com possíveis spoilers, até porque são inevitáveis a essa altura.

Jordana e Rafael Tebaldi continuam sua Busca pelo Espírito do Bem, contando agora com quatro Armas Sagradas. Isso os fortaleceu para seguir adiante e para a Grande Batalha Final as forças parecem estar começando a se equiparar.

As reviravoltas não param de acontecer, na verdade parecem ocorrer com mais frequência do que em qual outro livro da trilogia. Agora o Mestre dos Mestres entrou no jogo pessoalmente o que torna as coisas ainda mais difíceis. Eles precisam mais do que nunca encontrar a Última Arma Sagrada e reunir seu exército para o grande combate, aquele que poderá decidir o rumo não apenas das pessoas e criaturas que vivem na Cidade das Trevas e as almas inocentes lá perdidas, mas também o rumo do nosso mundo, pois a vitória poderá garantir a hegemonia de uma das forças.

Confesso que durante a leitura eu diminuí o ritmo de propósito porque não queria concluir a trilogia, porém é óbvio que não consegui porque ao término de cada capítulo a minha vontade era descobrir o que aconteceria no seguinte. Os capítulos passados na Última Cidade foram alguns dos mais interessantes do livro, pois nos apresenta os eventos que levaram até a destruição desta cidade, a transformação dos Santos em Armas Sagradas e o poder conquistado pela Cidade das Trevas, até mesmo o que garantiu à ela a capacidade de surgir no nosso plano.

Mais uma vez o livro foi muito bem escrito e mesmo com um tom muito mais sombrio, o autor conseguiu misturar humor e tensão (presente o tempo todo). A trilogia "Cidades das Trevas" foi uma das minhas maiores surpresas em questão de Literatura Fantástica Nacional e melhor que algumas das séries fantásticas internacionais que li. Eu recomendo demais a trilogia e convido vocês à entrarem na Cidade... e por mais estranho que seja, você hesitará em deixar ela.

Nazca 02/01/2014

Ao longo de todos os capítulos da trilogia adentramos nos mais diferenciados cenários, com toda a riqueza de detalhes possíveis formando um verdadeiro filme na mente do leitor conseguindo perfeitamente visualizar os ambientes e conhecendo vários personagens nos quais nos identificamos e criamos laços.
Mesmo com todo clima macabro conhecemos as facetas humanas nas piores situações e várias reações que a mente humana pode desenvolver em extremo desespero.
Capítulos que te prendem numa teia de acontecimentos que fazem verdadeiros nós na mente do leitor e logo mais são desatados facilmente.
Chorei em diversos capítulos ao longo de toda trilogia, odiei e amei vários personagens que se desenvolveram perfeitamente a cada página lida, me surpreendi comigo mesma percebendo que mudei várias vezes de ideia com muitos deles e isso é maravilhoso como na vida real, que você só conhece as pessoas com o tempo de convívio se surpreendendo cada vez mais.
Eu amei o livro e recomendo sem dúvidas! Todos precisam conhecer a Cidade Maligna e adentrar totalmente nas trevas.

Kamila 18/01/2013

Resenha: Cidade das Trevas, A Terra Sagrada – Pedro S. Ekman [VÍCIO DE LEITURA]
Esse é o terceiro e ultimo volume da saga Cidade das Trevas. Você pode conferir a resenha do volume um aqui e do volume dois, aqui.
Confesso que enrolei bastante para ler esse livro e para resenhá-lo, pois seria como dar um “adeus” a toda essa trama maravilhosa. Na dedicatória do livro, o autor escreveu assim: “torça para sair da Cidade enquanto eu torço para que ela não saia de você.” E com toda certeza, ela não saíra de mim.

De inicio, foi um pouco difícil lembrar do que tinha acontecido, para poder me situar na história. Mas depois que as coisas vem vindo, a trama só flui. A escrita do autor, é magnífica. Te faz entrar dentro do livro, sentir cada ventinho que passava na cidade, é como se o leitor fosse um personagem, e vivesse tudo aquilo.

O final, não podia ter sido melhor. Muitos acontecimentos na mesma intensidade dos livros anteriores. E quando deu aquela “calmaria” na história, dá mais uma reviravolta (de tirar o fôlego!!!) e o leitor se sente vidrado na ação novamente.

Mais uma vez, o autor trouxe novos personagens, novas histórias e novos cenários. Que fez com que nada ficasse monótono ou repetitivo. Eu realmente sou muito fã de todo esse mundo que o Pedro conseguiu criar.

Vale muito, muito a pena meeeesmo conferir toda a saga de Cidade das Trevas. É um livro fantástico e ainda por cima brasileiro. A única coisa que me deixa triste, é saber que a saga chegou ao fim. Queria mais, mais e mais...

Rafael perdeu-se olhando para a mata distante. Teve a impressão de ver algo brilhando ali, lentamente. Cruzara algumas folhas, flutuando e desaparecera na escuridão do matagal. E ele voltou a gritar, olhando para cima, com lágrimas escorrendo de seus olhos sem que soubesse por quê. Sentia-se vivo e renovado. Sentia-se livre. Pg: 383

Avaliação Completa:

Classificação: 5/5
Capa: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5

Feita para o blog Vício de Leitura, http://www.vicio-de-leitura.com ACESSEM!!

Fernanda 30/10/2012

Resenha publicada no blog Caçadora de Livros
Veja a resenha original, aqui: http://www.cacadoradelivros.com/2012/10/resenha-cidade-das-trevas.html

Boa tarde, caçadores.
A resenha de hoje é o término da trilogia Cidade das Trevas.
Se você não acompanhou as nossas resenhas, antes de ler e comentar essa, por favor, veja as resenhas do livro 1 e 2.
Eventualmente posso revelar detalhes, que não são apresentados nos livros 1 e 2, porém como esse é o livro de fechamento da trilogia, fica difícil não soltar algum detalhe de impacto.

Ed. Novo Século
Blog do Escritor

Capa: 10
Conteúdo: 8.5
Diagramação: 7.0

Se no livro dois, Phantomas é a estrela, aqui ela continua com seus atos detalhistas, porém não se deixe influenciar pelo sorriso meigo e doce, duas forças poderosas e contrastantes estão próximas do último combate e nem tudo o que parece ser, é na Cidade das Trevas.

O uso de flashbacks apresentam respostas para várias dúvidas, que eu tinha, porém não responde todas...

- Qual seu nome?
-Hã?
- Seu nome.
- Lara. Lara Bringul. E o seu?
- Magnum
P. 15
Os estudantes (ao menos, os que sobraram) continuam na caminhada e na esperança de voltar para as suas casas, porém o medo, os ataques e o cansaço são demais e quem antes olhava a luz no final do túnel, já não consegue mais...

- Você... - Phantomas parecia procurar as palavras com cuidado, com os olhos muito grandes de excitação. - Dá até pena de te castigar com toda essa habilidade para fazer coisas ruins! - deu risada.
P. 125

Claramente o foco do 3º livro é a luta do bem contra o mal. Porém, o passado das armas revela justamente como tudo começou, fazendo o fechamento da história. O que achei bem criativo foi como o Pedro conseguiu mesclar essas duas frontes, apresentando justamente como o mundo real é, ou seja, ninguém é 100% bom ou 100% mau.

- Vocês fazem parte de mim, o meu conhecimento é de vocês - continuou o Espírito do Bem. - Contudo, às vezes suas almas humanas acabam interferindo em seu raciocínio.
P. 255
tai 05/09/2014minha estante
Li o primeiro e o segundo livro da trilogia, e estou meeeeeega ansiosa para ler o último, e como não encontrei na biblioteca tive que encomendá-lo pela net... E nossa, num vejo a hr dele chegar! Me apaixonei por essa história, muito legal mesmo!

Fernanda 07/09/2014minha estante
Confinada, o 3º livro é surpreendente. ^^