Habibi

Habibi Craig Thompson

Resenhas - Habibi

Jonas (@castelodepaginas) 29/06/2020

Habibi
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/habibi.html
Marilia258 29/06/2020minha estante
Essa hq é tudo pra mim ??

meriam lazaro 02/07/2020minha estante
Maravilhosa hq

Adonai 05/10/2021

História(s) pesada(s)
Mesmo não curtindo histórias em quadrinhos me aventurei em Habibi e não me arrependo. É uma narrativa bem complexa, com muitos nós em uma trama cheia de personagens articulados.
Eu tenho dificuldade de ler imagens e esse livro definitivamente é construído também pelo visual, são cenas transbordando detalhes e que um olhar pouco atento deixa escapar muita coisa.
Não é uma história leve, não é um daqueles livros para descansar a cabeça. É HQ que faz você alterar a postura, engolir o incômodo e seguir a leitura.
Mazute, Jeferson 06/10/2021minha estante
Você sempre escreve comentários medidos. Estudou letras desde a infância?

Cinara... 31/05/2021

a partir
de água
com areia.

Lama."

Não é uma história fácil! É triste, é violentamente gráfica e ao mesmo tempo terna.
Os traços nem preciso falar! Adoro os trabalhos do Craig e fico imaginando o trabalho que deu desenhar esse calhamaço!

Thamiris.Treigher 22/07/2022

Uma obra de arte
Habibi é uma história de amor bem diferente dos clichês que conhecemos. Nessa graphic novel LINDA (cada ilustração é uma obra de arte cheia de detalhes incríveis) conhecemos a história de dois escravos fugitivos, que precisam lutar todos os dias pra sobreviver. E essa sobrevivência é mais difícil a cada dia.

Dodola é esperta desde pequena, quando foi vendida por seus pais para o seu então marido, que aparenta ter idade para ser seu avô. Depois de vários acontecimentos, ela consegue fugir de seus captores e leva consigo uma criança, Zam. Eles crescem juntos no deserto, isolados de tudo e de todos. Em meio à solidão e tantas incertezas, eles sobrevivem contando histórias.

A história de Dodola e Zam é contada numa mistura de Corão e Mil e Uma Noites, em um estilo singular que mostra elementos da cultura islâmica, da caligrafia árabe e das narrativas dos textos sagrados dos mulçumanos de uma forma majestosa.

O desenrolar da história apresenta amores, tensões, fugas, preconceitos, lendas, erotismo, fantasia, luta pela sobrevivência, religião, filosofia, tragédias, patriarcado, o poder das histórias e os laços eternos do verdadeiro afeto.

Esse livro é um verdadeiro tesouro!
Carolina.Gomes 25/07/2022minha estante
Parece ótimooo!!

Thamiris.Treigher 25/07/2022minha estante
É demais ?

joaoggur 11/11/2023

Excursão pelo chorume humano.
A valorização da dita ?nona arte? (histórias em quadrinhos) precisa ser efetivada em território nacional; sinto que o ideário da população limita-se a crer que as histórias em quadrinhos concluem-se nas genéricas edições do eixo Marvel/DC ou na Turma da Mônica. Errôneo. No estrangeiro, há uma sinestesia muito maior entre a suposta ?literatura em prosa? e a história gráfica.

Habibi é a cabal prova que mesclar balões com desenhos pode ser algo muito maior do que podemos esperar. Na história, se passando em um país fictício do oriente médio, acompanhamos a história da dupla Zam e Dodola, que após várias separações, tentam se encontrar.

Os desenhos (que as vezes mescla cenas de pensamentos, planos abertos e fechados) são lindos, passando a estética árabe.

A história, em si, não é a muito de se encher os olhos: entendo a poética do autor (em meio a trama, há inúmeras partes onde a cena corta-se e adentramos a uma lenda Bíblica ou do Alcorão l), mas não me fisgou. Ha várias inverossimilidades, tal como o autor gasta muito tempo em momentos desnecessários.

Recomendo com certas ressalvas; páginas abundam e o conteúdo, algumas vezes, se escassa.

Nah Moura 03/09/2012

Desde Retalhos, HQ que me envolveu e sensibilizou bastante, almejava ler outra estória de Craig Thompson. Todas as críticas e expectativas me motivaram ainda mais frente esta pretensiosa obra do autor, cuja produção desenvolveu-se por sete longos anos. Habibi, como em Retalhos, aborda uma história de amor, aspectos existencialistas e conflitos que moldam um caráter, e, mais uma vez, o pano de fundo é a religião. Dodola e Cam são dois escravos fugitivos que ficam presos no deserto, se alojando em um navio naufragado na areia. Esse período é uma demonstração das tentativas de lutar pela existência, das dificuldades que moldam ou não a personalidade e de como os sentimentos se transformam. Como maior distração, vivem de histórias. Assim, somos introduzidos na história do Islamismo, suas tradições, seus sentidos e, sobretudo, na ideia das narrativas universais se relacionarem entre si.
A arte é cativante, seus desenhos são ricos em detalhes, profundos, belos. Mais do que em Retalhos, fica evidente a inspiração e semelhança com Will Eisner, propriamente quando abordado o vilarejo, na qual os eventos e personagens parecem compor as histórias de cortiço do mesmo.
Habibi é forte, trata sem maquiar sobre aspectos cruéis da humanidade. Entre eunucos e prostitutas, a sexualidade é abordada em meio ao céu, inferno, os instintos naturais, desejos e fantasias da paixão.
Creio que não seja uma obra para uma leitura apenas, é um trabalho complexo, em que devemos sempre voltar.

Recomendo.
Ligyane 09/08/2014minha estante
É um livro maravilhoso e muito original. Os desenhos são lindíssimos e fiquei super ansiosa pra ler as outras obras do autor. *-*

Rafa569 13/08/2022

????? Habibi
Uma das HQs mais lindas que já li, uma obra monumental de Craig Thompson, fruto de mais de 7 anos de pesquisa.
Acompanhamos a história de Dodola e Zam, de seus encontros e desencontros, com muita dor e muita miséria humana.
Cada página é um show, e muitas vezes os quadrinhos tem verdadeiras molduras, bem trabalhadas, e ao longo da história dos personagens vamos tendo contato com a riquíssima cultura muçulmana, até mesmo com as passagens do Corão.

Nat 30/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Uma história linda enriquecida com um traço ainda mais lindo! É um mundo fictício, como se fosse a atualidade, porém com elementos de outros períodos, como a venda de escravos a céu aberto. Dodola e Zam são escravos, ela é mais velha e consegue fugir, levando-o consigo. Eles vivem afastados da cidade em um navio encalhado, e Dodola faz o que é preciso para sobreviver. Até que eles são afastados. Cada um vai viver sua vida de misérias e tristezas, até o reencontro e a necessidade de se viver com as consequências de seus atos. O livro traz muito das Mil e Uma Noites e do Corão. Vale a pena!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
wallace_thx 30/04/2021minha estante
Um dos meus autores favoritos. Tive a oportunidade de participar de um bate papo com ele quando veio para o Brasil. Tenho 3 livros dele, todos são incríveis!

Nat 30/04/2021minha estante
o traço dele é muito lindo! Confesso q eu posterguei a leitura por ser romance, mas no fim adorei e não foi nada meloso

Luiza1290 11/03/2023

Esse livro é maravilhoso, a história prende demais. Eu li inteiro em uma noite.
Conta a história de dois escravos que crescem juntos e depois se separam, mas nunca esquecem um do outro. Uma história que emociona muito.

Rapousa (Andreia) 22/11/2012

Melhor HQ dos últimos tempos
Sou fã do trabalho de Craig Thompson desde que ele escreveu a obra prima Retalhos, porém, em Habibi ele se supera de forma ainda mais rica. Essa HQ está sem sombra de dúvidas no meu top 5 de melhores coisas que já li na vida. Estória rica, poética, bela, até certo ponto realista (em relação aos humanos), traço belíssimo e um enredo de tirar o folego (seja pela beleza ou pelas reviravoltas).

Indico a todas as pessoas que gostem de ler. Indico os trabalhos de Craig Thompson até para aqueles que não gostam de quadrinhos, pois é tão maravilhosamente trabalhado e executado que ninguém deveria perder essa experiência!

Milena 17/10/2022

A HQ com os desenhos mais lindos que já vi
Não tenho o que dizer da arte disposta nesses quadrinhos. A riqueza em detalhes é bem típica das artes e construções muçulmanas, lindo demais! A cada quadrinho me impressionava mais.

Referente à história, Craig Thompson é mesmo MUITO versátil! Li outra HQ dele, Retalhos o nome, é auto biográfica, e é TOTALMENTE diferente dessa, em história, arte, contexto, referências... bem doido! Aliás, Habibi é, visivelmente, uma obra fruto de muita pesquisa, há muito conteúdo sobre a cultura muçulmana aqui.

Acontece um fato ali no meio do livro totalmente inesperado, isso é bem legal de acompanhar e nos tira da zona de conforto. No entanto, essa extrema sexualização da personagem no decorrer do livro me incomodou um pouco, ainda mais sendo um livro escrito por um homem... acho um tanto desnecessário. Isso é diferente de expor, por exemplo, os abusos sofridos por mulheres, esse sim necessário de se abordar para repensarmos, pois faz parte de nosso cotidiano, infelizmente.

Bem, ao meu ver é um ótimo livro, mais uma vez enfatizo que a arte é tremenda, e a história como um todo também bem bonita. Recomendo!

Jaqueline 06/11/2022

Eu estava há muito tempo atrás dessa hq para ler e nos últimos tempos encontrei dois exemplares disponíveis na biblioteca que frequento. Por ser um volume muito pesado, optei por ler ali mesmo, o que fez com que a minha experiência de leitura fosse bem fragmentada. Na maioria dos casos, diria que isso teria atrapalhado a compreensão da obra como um todo, mas acredito que nesse caso acabou ajudando porque Habibi é uma obra extremamente densa.

Em primeiro lugar, tem muito conteúdo histórico. Thompson fez uma ampla pesquisa para trazer todos os elementos que foram apresentados ao leitor, histórias e simbolismos retratados na escrita e na própria arte. Contudo, mais do que isso, Habibi traz um cenário de violência contra a mulher que é bem forte, chegando muitas vezes a gerar desconforto.

Habibi não é uma obra que indicaria para muitas pessoas devido a temática e por poder gerar vários gatilhos, mas sem dúvidas foi uma experiência válida para mim.

@rodolfo_lab 28/06/2022

Abstrato e completo
Um livro bem fora da caixa. Imaginava uma coisa totalmente diferente mas é surpreendente o nível de detalhe além de todos os assuntos que ele aborda. Indico pra todos que possuem uma mente mais abeta a novas percepções.

sbvrsve 29/05/2021

Emocionante
Que história! Habibi foi uma grata surpresa, é impossível não ficar imersa nas 600 páginas até acabar a última palavra.

Alysson - @alyssonhp 14/02/2020

Maravilhoso!
Uma das fábulas de amor mais lindas que li! E cheio de referências a cultura árabe e ao Corão... Uma história de amor puro,singelo e uma reflexão sobre o mundo moderno e as relações humanas. Recomendo bastante!!!