Despertar

Despertar Amanda Hocking

Resenhas - Despertar

Gabi 20/05/2021

Sem expectativas, pode ser uma surpresa.
Essa história traz um cenário clichê de filmes adolescentes: uma cidade pacata, uma garota aparentemente perfeita e criaturas sobrenaturais. Este é um livro sobre sereias, mais propriamente sirenas. No entanto, não comece este livro achando que vai encontrar sereias do tipo Ariel, as sereias desta história são más e o desenrolar do livro pode ser surpreendente nesse quesito.
O ponto positivo é que por mais que o enredo seja clichê, a obra consegue entregar alguns aspectos interessantes e criativos, como as criaturas mágicas diferentes do usual.
No entanto, é óbvio que nem os personagens ou o enredo em si são totalmente desenvolvidos ou complexos. Mas é importante lembrar que este é o primeiro livro de uma série ( que infelizmente não foi totalmente publicada no Brasil) e que o público alvo é mais jovem.
Por fim, considero a experiência geral divertida, não é um livro que vai te fazer ficar intrigada ou te fazer refletir, mas é uma boa história para se distrair ou passar o tempo.
Elizete 30/11/2022minha estante
Para uma leitura descontraída e leve é muito bom... livro de menininha, RS ...

Fulana Leitora 25/02/2013

Despertar, o primeiro volume da série Watersong, vem nos mostrar uma nova visão sobre nossas velhas conhecidas, as Sereias. Esqueça as lendas e desenhos de contos de fada. Essas Sereias, ou devo dizer Sirenas?, são bem diferentes da nossa doce princesa Ariel.

“Ela sabe como fazer os leitores voarem pelas páginas.” New York Times Book Review

Esse comentário está na contracapa do livro, e eu não poderia pensar em nada melhor para descrevê-lo. Eu comecei a ler e quando dei por mim já tinha acabado e eu só pensei “Cadê a continuação?”.
De início eu não gostei muito do livro, apesar da narrativa ser muito boa e fluida, o que faz você "voar pelas páginas", eu achei o enredo meio bobo. Vou contar um pouquinho da estória para vocês entenderem.

Gemma é uma adolescente de 16 anos apaixonada pelo mar e uma excelente nadadora. Vive com seu pai e a irmã mais velha e superprotetora Harper, na pequena cidade litorânea de Capri. Capri é uma cidade bem pacata, mas com a chegada de 3 belas jovens, Penn, Lexi e Thea, a tranquilidade da cidade é abalada. A beleza das jovens encanta e assusta. Nem toda a beleza consegue aplacar o medo e a apreensão que suas presenças causas. E, além das estranhas visitantes, a cidade passa por uma onda de acontecimentos misteriosos, o que acaba de vez com sua tranquilidade. Gemma começa um romance com seu vizinho Alex, que é o melhor amigo de sua irmã. Penn, Lexi e Thea criam um súbito interesse por Gemma, querendo que ela se junte ao seu grupo. Gemma tenta resistir a suas investidas, mas as garotas são persistentes. Harper, como sempre protetora, tenta alertar a irmã, mas Gemma nunca foi uma boa ouvinte... Gemma irá resistir ao encanto ou irá mergulhar no desconhecido?

Bem, o que posso dizer disso. No começo eu realmente não estava gostando, o tempo todo era “Oh, que garotas bonitas”, “Elas são bonitas, mas me assustam”. O medo e apreensão falados no inicio, para mim, pareceram sem propósito algum. Eu não consegui sentir essa “energia” que elas passavam, para mim eram apenas garotas sem importância.
Eu não senti tanta empatia pela Gemma, e nem por seu romance com o Alex. Eles tiveram lá seus 5 minutos de fofura, mas, pelo menos nesse primeiro volume da série, não me conquistaram por completo.

“- Prometa que você vai se lembrar disso – sussurrou Gemma.
- Do quê? – perguntou Alex, confuso.
- Eu, como sou agora. A Verdadeira eu.
- Como eu poderia esquecer de você algum dia?”

Eu gostei bem mais da interação Harper e Daniel. Enquanto eu lia ficava esperando a hora de aparecer alguma cena deles. A amizade que começou de uma maneira divertida e descontraída, as briguinhas e implicâncias... Daniel é de longe o meu personagem favorito. Estou ansiosa para saber mais sobre ele.
A estória só conseguiu me conquistar bem no finalzinho. Conforme foram se desenrolando os acontecimentos e os mistérios sendo desvendados e outros mistérios surgindo. O contexto em que a mitologia foi inserida foi perfeito. Adorei a forma como as sereias foram apresentadas. Em alguns momentos a intenção era dar medo, mas, ficou só na intenção mesmo. No geral a leitura é boa, rápida e agradável. Um pouquinho de mitologia e encanto para enfeitiçar você.

"Venha, viajante fatigado, eu o levarei através das ondas. Não se preocupe, pobre viajante, pois a minha voz é o caminho."

O que mais gostei no livro a principio foi a capa, não posso negar que esse foi motivo de eu ter comprado esse livro. A diagramação é perfeita. Em todos os capítulos a margem é ondulada para simular uma onda. E nos espaços entre cenas que, geralmente os autores usam asteriscos, tem peixinhos. A fonte está no tamanho certo e a folha é meio amarelada o que eu acho ótimo, por que força bem menos a vista do que a folha branca.

Eu fiquei muito em dúvida sobre que nota dar ao livro. Quando a estória estava começando a me ganhar, acabou rs Por enquanto fica com um 3, mas, estou dando essa nota confiando que o segundo volume vá merecer 4. Eu estou em um momento de leituras mais "adultas". Acho que uma pessoa mais nova vá gostar mais do livro do que eu. Então, aconselho que leia esse livro, mergulhe nesse mundo e desvende os seus mistérios, a canção do oceano está chamando...

Perth 04/08/2021minha estante
Realmente dá vontade de ser sereia kkk

Perth 04/08/2021minha estante
E um pouco da Harper (pouco sortuda ela kkk)

Rebeca.Heloise 04/08/2021minha estante
Mais a Harper com certeza kkk aiaiai

Carol 01/06/2020

Um amor por esse livro.
É uma pena que eu não tenha os outros volumes dessa coleção, li totalmente as cegas e não sabia sobre o que era a história, mais me surpreendeu, diferente de outros livros sobre essa mesma temática... Agradeço a minha amiga pela indicação e falo que não me arrependo da leitura.

Letícia 24/06/2021

Despertar | Amizade mais que verdadeira
Numa pequena cidade litoral, acontece casos estranhos de desaparecimento, e, aparentemente, 3 garotas são as mais suspeitas de acordo com a população. Enquanto os casos acontecem, Harper se preocupa com Gemma, que sempre manteve suas idas á Baía à noite, por conta de haver um sequestrador a solta. Gemma ignora os cuidados da irmã, porém ela só percebe o quão sério é o perigo que correm, quando ela começa se envolver com Penn, Lexi e Thea.
Quando a autora pensou em fazer algo diferente de tudo, ela conseguiu, ao invés de ser mais uma história de sereias boas, como os contos de fadas, ela fez as sirenas, que não são aquilo como imaginamos ser. Por mais que eu tenha abandonado o livro uma vez, e fico muito feliz de ter aberto a minha mente para termina-lo, fico pensando que se não tivesse terminado, provavelmente não entenderia o valor de ter alguém pra chamar de irmão. .
Ao contrário de alguns livros que leio, a amizade das duas move o contexto. A coragem de Gemma para enfrentar a Harper e as determinações de Harper para cuidar da irmã, é o que deixa o livro mais leve, empolgante e familiar.
Porém, acho que teve pontos que não compreendi, ou que não vi necessidade de ter. Mas ainda sim, é um livro muito bom que eu indicaria.

Thailany.Silva 09/11/2021

Nossa senhora que livro horrível. Sei que não é legal dizer isso do trabalho de alguém, mas foi isso que senti lendo esse livro. Os personagens são muito zzzzz. A história não fez sentido algum. Mas essa é a minha opinião. Deu nem vontade de ler o segundo. Será que melhora?

Lici 03/10/2022

Me surpreendeu, pensava que seria só mais um livro bobinho de romance supernatural, mas a história tem um enredo que te deixa envolvido e querendo continuar.

morganuoos 20/12/2022

amo esse livro, acho q foi um dos primeiros livros q eu li nessa pegada de fantasia, adoro ele li quanda maks nova e ate hoje gosto, um otimo livro pra qm ta iniciando

Milenaaaaa 19/12/2021

Me tirou da ressaca
Graças ao livro Corte de Névoa e Fúria, fiquei com uma grande ressaca literária nessa reta final de ano, mas esse livro conseguiu me tirar. Digo desde já que não tinha expectativas para essa história.

O livro é legal, mas não maravilhoso. A história não tem nada de muito uau e glamour, mas para uma leitura leve de final de ano se tornou bom. Alguns personagens eu gostei, outros achei sem personalidade ao ponto de não lembrar o nome (por exemplo: as outras sereias que seguem a Penn).

Sobre os pares românticos, o meu favorito é a Harper o Daniel. Queria mais momentos deles juntos pois eles só se encontram, na maioria das vezes, quando a Gemma desaparece. Gostar desse casal é viver de migalhas.

Acredito que não gostei tanto assim pois não curto muito história com sereias. Enfim, posso não ter amado esse livro, mas foi ele que me fez voltar ler, por isso dou 3 estrelas. E se quero continuar essa série? Não sei, pois tenho medo de me decepcionar com os outros livros.

Samira Chasez 26/08/2012

Despertar - Série Watersong
Quando você olha a capa do livro e já presume que se trata de uma história de Sereias, mas não é apenas uma história a mais e sim um livro cheio de um enredo que mistura mitologia com a realidade. E eu acho que até agora sobre sereias eu só tinha lido quando era pequena a história da pequena sereia a muito tempo atrás.
O livro Despertar o primeiro da série Watersong nele Gemma a personagem principal é uma menina de 16anos que tem uma paixão pelo mar, mora numa cidadezinha pequena, onde estranhos desaparecimentos estão acontecendo. E no meio disso, ela se descobre apaixonada pelo melhor amigo da sua irmã e começa a se envolver com ele.
Adorei e me identifiquei a irmã dele, pois, a Harper trabalha em uma biblioteca (o que eu também trabalho), e um pouco reclusa e uma viciada em ler (isso eu também sou). Mas, eu acho fofo no livro o envolvimento entre a Harper e o Daniel, mesmo sem tocar nenhum beijo em todo o livro (inacreditável, como ela pode resistir ao gato do Daniel) foi o casal que protagonizou as cenas mais românticas do livro mesmo não sendo o casal protagonista da história e só espero que no segundo livro a autor nos brinde com um beijo entre esse casal.
Como eu falei anteriormente mesmo tendo beijos e amassos, achei muito sem graça o casal Gemma e Alex. Além disso, achei a personagem meio birrenta que não respeita as regras impostas pelo pai e pela a irmã e também sem sentimentos, pois, mesmo vendo o sofrimento que está causando na Harper e no seu namorado não quer se abrir para contar para eles o que está acontecendo com ela.
O livro vai mudar completamente a imagem que você tem de uma sereia, pois, a maioria assim como deve achar antes de ler esse livro que impossível que uma sereia seja uma coisa do mal, mas nesse livro nada é o que parece ser o que é.
Outra personagem que se destaca no livro é a Marcy, colega e chefe da Harper. No livro a autora pinta ela como uma pessoa que gosta mais de estar entre os livros do que com as pessoas, mas eu achei muito engraçado os diálogos dela.
No livro elas não se denominam sereias e sim sirenas conforme se explica no livro, sobre a origem que vem da mitologia e fui pesquisar na internet, porque nunca tinha ouvido falado nesse termo. E acabei descobrindo que a autora tirou fragmentos do livro da mitologia, e eu como adoro mitologia passei a gostar ainda mais desse livro.
Não vou contar o fim, pois, ia ser sem graça para quem ainda não leu. Mas, tenho que dizer que assim que terminei eu queria ter em mãos o segundo livro da série para saber o que vai acontecer, pois, o Despertar termina e deixa algumas repercussões para o segundo livro que se chama Lullaby (Canção de ninar) previsto para novembro deste ano. E a série Watersong terá ao todo quatro livros que se são: Wake (Despertar), Lullaby, Tidal e Elegy.
Jeu 14/10/2012minha estante
Adorei o livro! Diferente de tudo que já tinha lido, e trouxe a tona a mitologia grega que eu gosto muito! Sei que outros livros misturam mitologia com a realidade atual, mas nada igual a Despertar! O início pode ser meio entediante, mas depois você fica viciado com a história de Gemma. E aaaah um dos pontos que me cativou no livro foi o fato do "mocinho" ser um nerd! Rsrsrs =)

guicepeda 05/09/2012

Despertar (Série Watersong #1), de Amanda Hocking
Terminei de ler Despertar (Série Watersong #1), de Amanda Hocking. No começo o estilo de escrita da autora me deixou confuso e incomodado por usar palavrar repetitivas e afins, mas o livro é bom. Não é sobre sereias como muitos vem falando, e envolve um pouco de mitologia. Recomendo! Em breve resenha completa no Burn Book.

Confira a sinopse do livro:

Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.

calbyyz 09/04/2021

É um livro interessante.
Uma leitura fácil e divertida. Gostei da dinâmica do livro, é algo bem místico e realmente fictício, então permite facilmente que você saia da realidade por alguns segundos, podendo mergulhar em um mar de sensações quando passa as páginas.

É uma boa indicação para quem gosta desse tema de sereias, mar e mistério.

Leonardo Drozino 20/11/2012

Duas coisas a se falar desse livro: Por que o título é Despertar? Ainda não entendi.

E o mais importante: As pessoas das resenhas abaixo estão fazendo a merda de colocar sobre o que é a história - sendo que isso não está escrito nem na sinopse da edição da editora Planeta. Estou MUITO chateado.
Preferia ter descoberto eu mesmo sobre o que era o livro.

--'

Despertar foi uma grande surpresa para mim. Já tinha lido outra série da autora, e ficado muito satisfeito com o final - digno de chave de ouro, e então, minhas expectativas estavam altíssimas para Despertar - o que é errado. Eu sei, eu sei...

Acabou que o livro é tão bom quanto eu pensei que fosse. É verdade que Despertar é só mais um romance cor-de-rosa (leia-se livros que não tem nada para oferecer na sua vida, além de uma boa diversão/distração), mas mesmo assim, é muito bom mesmo.

A autora toca em uma parte MUITO interessante da mitologia que ela usa nessa história. Já li vários livros dessa temática, e nenhum deles pegou nesse ponto.

Uma pena que a autora não tenha se aprofundado tanto nele, e dado tanto espaço para o mimimi e os draminhas da Gemma. Uma pena mesmo. Mas... o livro tem todo um potencial para se transformar em uma excelente série.

Fiquei meio incomodado com a edição da Planeta. A capa é linda, tem um efeito de glitter (???) na capa, mas a falta de um espaço maior entre a última linha e a numeração da página me deixou realmente FRUSTRADO. O espaço é tão minúsculo, que me deu aflição, e quase me fez abandonar o livro várias vezes, devido ao desconforto.

João Vitor 20/11/2012minha estante
como assim vc quase abandonou por causa do espaço dos numeros das pagina???? É uma coisa tão boba

Estou lendo ele, é muito bom mesmo. Acho q o titulo é despertar por causa que despertou o poder dela slaa... Boa resenha (:

Kaw 30/09/2022

As sirenas a atraíam, da mesma forma que o oceano.
Não esperava muita coisa, porém fui surpreendida, a história é interessante e diferente da maioria que envolve sereias, no caso as Sirenas.
Fiquei triste pela Gemma, pensei que ela conseguiria se livrar dessa "coisa", é meio injusto, já que ela não pediu por isso.

Luisa 01/02/2013

Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu
Gemma tem uma vida perfeita. Ela é uma nadadora incrível que está treinando para as olimpíadas. Suas marcas estão melhorando cada vez mais e ela está começando um namoro com seu amigo de infância. Além de tudo, ela possui uma beleza enorme.
Só que Gemma possui uma “mania” um tanto perigosa. O verão começou, e ela passa o dia inteiro na piscina. Porém, após sair do treino de natação, Gemma se encaminha para seus tão esperados mergulhos noturnos. E com noturnos eu quero dizer meia-noite, na baía de Anthemusa.
Sua irmã mais velha, Harper, fica preocupada, pois nos últimos dois meses três pessoas desapareceram, e nadar tarde da noite sozinha em mar aberto pode não ser seguro.
Como se não bastecem os desaparecimentos, três turistas chegaram na cidade litorânea de Capri há um tempo, antes dos desaparecimentos. Elas são três garotas muito bonitas, que estão querendo incluir Gemma em sua panelinha. Há algo naquelas garotas em que Harper não confia, mas será tarde demais para alertar Gemma?
AMEI o livro! Ele é meio assustador, mas na medida certa. Me surpreendeu muito mesmo, e devo mencionar que a capa é MARAVILHOSA!Na imagem acima não dá para ver, mas ela possui glitter!

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)

---Lulu

Blog: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/