As Três Leis de Newton

As Três Leis de Newton Vitor Zenaide

Resenhas - As Três Leis de Newton

Autora Nadja Moreno 27/03/2014

Bastante interessante...
As Três Leis de Newton é um livro que 'cresce'. Sim, sua narrativa vai num crescente empolgante que te faz ficar preso a ele e sem a menor chance de fugir. É preciso saber o que vem em seguida, e não dá para deixar para depois.

Deco e Guto são jornalistas de um periódico sem grande influência na cidade de São Paulo que se deparam com um furo jornalístico. A princípio acham que o furo de reportagem se dá pelo simples fato de envolver um importante político. Na realidade, os elementos que envolvem este acontecimento é que levam o jornal à fama, e os dois a uma perseguição com risco grave de vida. Criminosos, polícia internacional, gente influente e gente simples, professores e alunos, pessoas inconformadas com a guerra de poder e pessoas que se deixam seduzir por ela. Tudo isso faz parte desta inteligente trama.

Os personagens são bem construídos. Além das nuances de 'gente normal' que tem suas ansiedades e problemas pessoais diários, apresentam também nuances de inconformismo e busca pela verdade. Vitor nos apresenta cada um deles de forma magistral, e, sem ficar divagando os pormenores de suas personalidades, faz com que os conheçamos e entendamos suas necessidades ao longo da trama. Deco é quem mais se destaca, mas confesso que adorei o jeito amador e desejoso de elogios do jornalista Thiago. Ele é uma graça e me fez sorrir várias vezes em meio à turbulência dos acontecimentos.

A trama, como disse acima, vai crescendo e trazendo mais e mais elementos ao longo das páginas, fazendo com que nossas impressões caiam ladeira abaixo a cada novo capítulo. Fiz conjeturas por várias vezes e acreditei piamente estar certa. Já sabia o que havia acontecido. Ledo engano. Precisava ler o próximo capítulo para que um novo elemento fosse inserido e com isso pudesse juntar mais peças ao quebra-cabeças... e a imagem do quebra-cabeças só foi mesmo desvendada depois de todas as peças encaixadas.

Eu gosto muito da perspectiva 'caça-ao-tesouro', coisa que vemos com frequência nas leituras de Dan Brown (que adoro). Houve um momento destes no desenrolar da trama e eu ficava ansiosa por saber o desfecho. Neste quesito senti uma certa superficialidade, uma caça-ao-tesouro com elementos fáceis demais de serem desvendados pelos personagens, mas ainda assim me agradou vivenciar esta busca.

Bom, o desfecho de toda esta trama é interessante, mas me soou um tanto quanto improvável. Acredito que nenhum grupo organizado com os intuitos que a trama sugere iriam agir da forma que agiram, deixando a tal pista que é buscada pelos jornalistas e mais alguns interessados. Sabe quando se tem um planejamento altamente audacioso, meticuloso, estratégico... e se comete um erro amador? Foi o que me pareceu. Não posso falar mais sem lançar spoilers então sugiro que leia o livro. Gostaria de debater e analisar este ponto com você!

Em termos de publicação, sem ressalvas! Mais uma vez a Schoba me surpreende pelo cuidado e qualidade da edição. As páginas são, seguramente, as mais grossas e densas de minha estante. O livro possui pouco mais de 300 páginas e tem o mesmo tamanho físico de outros de 500 das minhas prateleiras. Os apaixonados por livros, assim como eu, vão se encantar com esta qualidade dedicada à obra. A capa é linda, com elementos que sugerem a trama mas sem serem óbvios demais.

Posso dizer que Victor Zenaide entrou para o universo literário com honrarias de veterano. Espero que possa ler mais de suas escritas em breve. Ganhou meu respeito.

Thaynara 05/04/2014

Esse foi o primeiro livro recebido em parceria com a editora Schoba confira agora a minha opinião sobre o livro:

O livro é uma espécie de investigação policial, mas sendo protagonizado por dois jornalistas como principais personagens da história. Tudo começa com uma narração rápida de três mortes que aparentemente não têm nenhuma ligação, mas após um quarto protagonista ser sequestrado dois jornalistas começam uma investigação para saber o que aconteceu com esse jovem que é filho de um ministro do Brasil.

O "Jornal da Capital" foi fundado por Deco e Guto e é uma empresa nova no mercado e tudo que eles precisam eram se destacar no mercado e é a partir desse sequestro que todo muda na agência.

O Jornal é o primeiro a saber sobre o sequestro de Flávio, todos acham que o motivo do sequestro é o dinheiro que a família do ministro possui mas nem imaginam que Flávio e outras pessoas esconderam algo muito importante e esse é o principal causa de várias tragédias que acontecem em várias partes do mundo.

Ultimamente estou tendo a oportunidade de ler vários livro do gênero e estou cada vez mais fascinada e com "As três leis de Newton" não é diferente a história te prende do começo ao fim, impossível parar um segundo pois entramos no enredo e acabamos vivendo todas as situações junto com Deco e Guto, especialmente Deco que vive grandes perigos.

Um livro cheio de desafios e dúvidas que são respondidas ao longo do tempo.

Ao começar a ler não havia nem lido a biografia do autor nem havia reparado no nome como de costume, apenas mergulhei na leitura e ao final vejo que é um autor nacional e esse é seu livro de estreia, me surpreendi pois o Vitor Zenaide têm uma escrita muito boa como os "autores gringos".

A Editora Schoba fez um trabalho excelente a capa possui uma diagramação muito bem trabalhada e na revisão da escrita do livro não possui nenhum erro.

Espero ler em breve mais obras publicadas pela Schoba e quem sabe o autor não publica mais algum livro ? haha

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/04/resenha-as-tres-leis-de-newton.html

Nathy 07/04/2014

As Três Leis de Newton – Vitor Zenaide – #Resenha | O Blog da Mari
Histórias tendo assassinatos como principal foco são as minhas favoritas. Eu adoro ser levada nesse mundo para tentar descobrir quem está por trás das mortes ou se irá muito além de uma simples morte. E as três leis de Newton com certeza te leva em uma verdadeira caçada para entender a causa de tantas mortes e no final nada é o que parece. Contudo ainda que tenha gostado do desenvolvimento do livro algumas partes foram cansativas, a história parecia que estava se arrastando. Estava esperando que fosse ser mais um livro de assassinato em que teria múltiplos suspeitos e o leitor seria levado a descobrir quem poderia ser capaz de matar pessoas para proteger um segredo, no entanto, foi para um nível bem diferente onde o leitor consegue descobrir tudo apenas quando os motivos são revelados.

O livro já começa com a morte de três pessoas em diferentes partes do mundo que aparentemente não tem nenhuma conexão, mas tudo começa a ser investigado por dois jornalistas quando Flávio, o filho de um importante ministro foi sequestrado. Os sequestradores não querem a atenção da mídia e seus motivos vão muito além de querer dinheiro. Estão atrás de algo que Flávio escondeu com a ajuda de outras pessoas, algo que poderia acabar com a vida das pessoas certas. Sendo narrado em terceira pessoa com o foco mudando entre os personagens, o leitor é levado para um mundo em que é necessário aplicar as três leis de Newton a fim de desvendar todo esse mistério. Em alguns momentos senti que estava em uma sala de aula entendendo novamente sobre Newton e não era uma das minhas aulas favoritas.

Os pensamentos de Mateja estavam longe daquele lugar. Tudo aquilo que andara vivendo nos últimos meses estava sendo muito estressante para sua vida.

Como disse anteriormente dois jornalistas passam a cobrir com antecedência o sequestro de Flávio tudo para conseguir fazer seu jornal se tornar conhecido em São Paulo, Deco tem uma vontade de saciar sua curiosidade que acaba colocando a própria vida em risco, no começo parecia não se importar com nada somente chegar à verdade, mas depois de alguns fatos percebe que na verdade está mexendo com algo muito além do seu poder. Conseguia entender que a sua carreira era muito importante e precisava encontrar uma maneira de torná-los conhecidos, porém não gostei do modo que tratava a sua esposa, chegava a beirar o descaso ainda que afirmasse amá-la demais, passar dias sem avisá-la se estava vivo ou morto não era algo muito legal. De qualquer forma esse era o personagem que mais trazia ação e emoção ao livro, porque nunca sabia onde iria parar suas investigações ou que tipo de pessoa poderia encontrar.

site: Site: http://www.oblogdamari.com/2014/03/as-tres-leis-de-newton-vitor-zenaide-resenha.html

Dessa 14/05/2014

Adorei o livro!
As três leis de Newton é o primeiro livro que recebo da parceria com a Editora Schoba, a sinopse já tinha me chamado atenção, pois adoro tramas com crimes e investigações. Porém, o que mais chama atenção nesse livro é que nada disso é desvendado por detetives ou algo do tipo, e sim por jornalistas. Achei muito bacana, além do autor nos mostrar o dia-a-dia deles no jornal, também mostra como é para conseguir uma matéria e se destacar dos concorrentes.

Guto e Deco são dois jornalistas que resolveram abrir seu próprio jornal, como são ainda muito pequenos, dependem de furos para chamar a atenção das pessoas. E eles conseguem um... O filho do ministro é sequestrado e eles são os primeiros a saber. A partir daí que começa a grande aventura em busca de respostas para o motivo do sequestro. No início da narrativa somos apresentados a três personagens que aparentemente não tem nada em comum, e conforme vamos lendo, percebemos que na verdade todos estão de alguma forma ligados e o que era um simples sequestro, se transforma em algo maior, muito maior!

Deco é o mais otimista, e é ele que embarca em uma viagem para pegar pistas de um quebra cabeça que se desenrolou a partir do furo que eles conseguiram. O problema é que ele vai descobrindo que pessoas importantes estão envolvidas e acaba ficando perigoso meter o nariz onde não é chamado... É fantástico acompanhar um jornalista em busca de informações, se pararem para pensar, não deixa de ser como um detetive. Deco como um bom jornalista não vira as costas para uma matéria que ele sabe que pode ser bombástica, mesmo que ele corra perigo. Guto não tem tanto destaque na trama, mas é ele quem fica cuidando do jornal enquanto o parceiro viaja. Mais pessimista, ele acha que Deco não vai achar nada que possa ligar o sequestro com a morte de outras pessoas.

É tudo muito estranho no início, quando lemos também pensamos: "o que pode ter a ver a morte de três pessoas de países diferentes com o filho de alguém no Brasil?", e bem, sorte que o faro jornalístico de Deco o faz continuar a investigação e nos dá as respostas. A história do autor é bem elaborada e faz o leitor ir juntando as peças junto com Deco. A princípio ficamos meio assim com o título do livro, mas quase no fim temos uma grande descoberta e o motivo do nome, o que eu achei genial! A trama é viciante, não vai deixar você desgrudar do livro, acredite em mim. As três leis de Newton faz o leitor embarcar em assuntos da realidade, como política, terrorismo e corrupção. É um prato cheio para quem adora livros instigantes e cheios de mistérios.

site: http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2014/05/resenha-as-tres-leis-de-newton.html

Gabii 20/05/2014

A algum tempinho recebi este livro da parceria com a Editora Schoba, mas confesso que desde aquela época nem comecei nem terminei nenhum livro, a não ser esse, e bem recentemente, e hoje venho trazer a resenha dele.
Ele começa com varias histórias, que inicialmente parecem isoladas, e a divisão por capítulos é similar a um diário, então não tem como errar a ordem cronológica dos acontecimentos, é um livro relativamente curto, considerando a sua grossura – não é uma critica, só achei estranho, eu tinha calculado umas 400 paginas, ele tem 309, e eu raramente erro – eu gostei dos detalhes do inicio: a capa é muito bonita, a foto, do que eu acho ser, o Trinity College também, e o trecho de um discurso do pós 21 de setembro de 2001, preparam para o que o livro promete ser.
Deco e Guto são dois jornalistas de São Paulo, donos de seu próprio veiculo de comunicação – o Jornal da Capital – que por um golpe de sorte, ou azar, se veem investigando o sequestro do filho de um importante ministro, até ai tudo parece apenas um caso de violência urbana, até que Alejandra – do México – os alerta sobre a estranha ligação que seu falecido noivo – ele se suicidou – parecia ter com o filho do ministro, a partir daí a estória ganha mais “liga” e outros personagens, e até um pano de fundo diferente: o terrorismo.
Bem, o que mais posso falar sem dar mais detalhes da estória, é que ela vale a pena, é um livro nacional, com uma temática menos usual – não se veem muitos romances policiais aqui, e eu o classificaria assim – com uma ótima qualidade, a leitura é fácil e ela não deixa muito a desejar se comparada outras leituras do mesmo gênero.
Sóóóó tenho mais duas coisas a dizer:
1° Achei o final meio abrupto, meio rápido, em um momento você esta no “pic” da investigação, e 10 paginas depois o livro acaba(?) :’(
2° Poxa, eu sempre “puxo a sardinha” pro meu lado – ou pro lado das exatas, uma vez que é minha área – eu fiquei na expectativa de um final mais ligado ao titulo do livro – tem ligação, mas é menor da que eu esperava – por isso acho que ele é bem surpreendente, e foi muito mais pra mim...