O Reino

Resenhas - O Reino

1 | 2 | 3 | 4

RUDY 13/01/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Sam e Remi Fargo são caçadores de tesouro de renome. Ele, ex-engenheiro; ela, antropóloga e historiadora. São conhecidos por fazerem grandes achados históricos e objetos raros que ajudaram a reescrever vários fatos históricos.

Charlie King é o bilionário do petróleo no Texas e pede um favor pessoal ao casal Fargo: que tentem achar o investigador Frank Alton, amigo do casal e que estava em busca da verdadeira história do desaparecimento do pai de King há mais de 30 anos e desapareceu também.

Mesmo sem serem especialistas em achar pessoas, o casal Fargo aceita a incumbência. O que não sabiam é que estavam prestes a viverem uma aventura inimaginável e intensa, cheia de descobertas que desvendam um passado oculto.

Para ler a análise completa, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/01/resenha-03-o-reino-clive-cussler-e.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-reino-clive-cussler-e-grant.html
NESSA 15/01/2013minha estante
Oi, visitei os blogs e encontrei resenhas bem informativas com informações técnicas e críticas sobre a obra e seu autor.

Pela resenha a história é repleta de aventuras(lembrando até um pouco de Indiana Jones),mistério e um pouco de romance entre Remi e Sam,cria um clima de suspense por conta da investigação, tem a parte da arqueologia, a busca por artefatos históricos,e tem muita aventura nas viagens por países como: Índia,Nepal,China,Tibet,Bulgária, EUA... Com certeza temos informações interessantes.

Maristela 16/01/2013minha estante
Sua resenha no blog tem informações completas. Gostei da história, quero ler o livro.

Fernanda @condutaliteraria 17/01/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha, passou bem do que se trata o livro. Gosto de histórias assim, suspense, mistério, aventura e romance. Muito bom.

Paty 17/01/2013minha estante
Eu gosto muito de historias que envolvem busca ao tesouro, e Sam e Remi estão buscando um tesouro muito valioso, INFORMAÇÃO, e nessa busca vão passar por poucas e boas, e essa mistura de aventura e suspense é maravilhosa. É um livro que esta na minha lista de leitura, só não simpatizei muito com a capa.

Jean 17/01/2013minha estante
Parece muito interessante, a história, adoro este tipo de enredo e a capa me conquistou!

DomDom 21/01/2013minha estante
A única coisa que posso dizer é que esse livro foi escrito para leitores iguais a mim. Rsrsrs
Sou fã do gênero de mistério, suspense, investigação e aventura, e pelo jeito, não falta nada disso em "O Reino". Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Anderson 22/01/2013minha estante
vc conseguiu fazer o q toda resenha deve fazer.
fiquei com muita vontade de ler o livro

Anderson 22/01/2013minha estante
vc conseguiu fazer o q toda resenha deve fazer.
fiquei com muita vontade de ler o livro

Deyse 24/01/2013minha estante
Adoro esse tipo de livro e adorei a capa.

Jully 24/01/2013minha estante
Amo esses livros com suspense, aventura!! E esse parece ter de tudo um pouco na pitada certa ;D

Thicy 25/01/2013minha estante
O livro parece ser bem legal!!
É a primeira vez que vejo esse livro e ele despertou o meu interesse!

Michela.Delgado 29/01/2013minha estante
Eu gosto muito de historias que tem essa mistura de aventura e suspense, um bom mistério.
Amei sua resenha, me deixou com uma grande vontade de ler esse livro.
Parabéns.

Luana 07/09/2013minha estante
Oii, esse livro é continuação de qual?

Michelle 15/12/2022minha estante
não faz meu estilo

Yasmin 27/03/2013

Ação, mistérios e lendas.
Resenha: 11/12/2012

Desde que a Novo Conceito anunciou o lançamento deste livro sabia que ele não era o primeiro da trilogia e nem continuação do outro livro do autor lançado esse ano pela editora. "O Reino" é o terceiro da série "As Aventuras dos Fargo". Não sei se isso vai incomodar o leitor no geral, mas eu sempre acho estranho começar uma série assim, mesmo a história sendo bastante fechada. Clive Cussler narra a história de Remi e Sam Fargo, que durante todo o tempo me lembraram de uma versão mais leve de Indiana Jones.

Sam e Remi Fargo estavam chegando para mais um dia de escavação quando fora convidados para um encontro misterioso com Sr. King, um rico empresário do ramo petrolífero. King quer que os Fargo largue tudo para ir à busca de Frank Alton. Um detetive particular contratado por King e amigo dos Fargo. Estava atrás de pistas do pai de King, desaparecido há quase trinta anos. Sam e Remi relutam, mas não podem deixar o amigo em uma situação dessas. A única coisa que King diz é que Frank estava no Tibete quando desapareceu. Ao chegarem ao país eles já notam o estranho comportamento dos gêmeos Russell e Marjorie, filhos de King. Eles precisam descobrir o que King está escondendo para descobrir onde procurar Frank. Qual o interesse de King naquela região? O que o pai de King estava caçando quando desapareceu? Recolhendo pistas suspeitas na cabana do pai de King e contando com uma extensa pesquisa e ajuda de amigos os dois são tragados por uma busca pelo submundo do mercado negro de artefatos históricos e mergulharão nas lendas em torno da figura do Theurang.

A narrativa possui um ritmo forte, que mescla ação, aventura e pequenas pausas de fôlego onde entram explicações e fatos históricos. Uma característica bastante curiosa e que pode ser apenas coincidência é que logo nos primeiros capítulos surgem detalhes, pequenos contornos, que permite distinguir entre um autor e outro. Posso estar enganada, mas a maior parte descritiva, que vai de termos técnicos, tecnologias utilizadas por arqueólogos, curiosidades e fatos históricos passando por grande parte dos diálogos onde os personagens analisavam pistas e discutiam pesquisas foram escritas, pertence à Blackwood. Mesmo para aqueles que não conhecem Cussler essa diferença fica nítida. O estilo narrativo dos dois é consideravelmente diferente. Ao final é possível perceber que são muitas voltas e informações desnecessárias. E se você separa essas partes a narração se torna muito mais ágil.

O que realmente incomodou no livro foram algumas atitudes que não condizem com a descrição que recebemos dos protagonistas. Sam e Remi são arqueólogos, antropologistas, com senso histórico além de caçadores de tesouros e relíquias. Contudo tiveram coragem de usar a madeira de um artefato antiguíssimo para fazer uma fogueira sem nem um minuto de relutância. Além de usar fósseis de valor inestimável para fazer balas improvisadas. Sam e Remi funcionam bem como casal apesar de eu ter preferido Remi. O principal problema que tive com Sam é a necessidade de parecer corajoso, de ser o cara que quando estava correndo perigo de vida enfrentando um oponente muito mais perigoso e astuto que ele próprio. Essa falta de sensatez irrita porque ele quase coloca tudo a perder, inclusive a segurança não só dele como de Remi.

O final satisfaz de maneira geral, mesmo os capítulos finais confirmando minha opinião que o prólogo tira metade do brilho da trama e do prazer das descobertas a cada página. É uma leitura que alterna momentos. Hora rápida hora arrastada. Cussler e Blackwood investem em uma área fértil, que rende aventura e ação independente de todo o resto. A edição da (...)

Termine de ler em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/12/resenha-o-reino.html

Rose 23/12/2012

Este é o segundo livro que leio do autor, e assim como no primeiro, me vi envolvida em uma trama muito bem escrita que envolvia muita ação e aventura com uma pitada de romance. Como citei no começo, o livro é o terceiro volume de uma série, mas os livros possuem histórias completas e por isso a leitura não precisa ser feita na ordem.
O casal Fargo (Sam e Remi) são uma mistura de Indiana Jones e Casal 20, e viajam o mundo a procura de tesouros.
Em uma viagem, são procurados pelo misterioso Charles King, que propõe ao casal que eles encontrem um amigos deles que foi contratado por King para encontrar seu pai a anos desaparecido e que no fim acabou desaparecendo também.
Logo de cara o casal ficou desconfiado de King e em suas primeiras investigações eles perceberam que a intuição deles fazia sentido. O que King queria não era apenas encontrar seu pai, mas sim o objeto valiosíssimo que seu pai morreu procurando e que ninguém sabe se é lenda ou se e realidade.
Montando um enorme quebra cabeça. Sam e Remi viajam para diversos lugares, sofrem atentados, perseguições e acidentes. Se deparam com comércio ilegal, baú centenário e dirigível milenar. Aos poucos vão descobrindo o que muitos morreram tentando encontrar e proteger.
Toda a aventura é recheada com um diálogo interessante, e o "Casal 20" de Clive Cussler não deixa o carinho entre eles de fora. Sam é um cavalheiro e Remi, sua mulher, é forte e corajosa. Um casal perfeito para uma incrível história de aventura.
Yassue 23/12/2012minha estante
Gostei muito!

Sabrina Piano 29/12/2012minha estante
Gostei bastante da resenha, mas não li o outro livro e acho que a história é cheia de misterio e ação!

Thicy 31/12/2012minha estante
O livro parece ser muito bom, e a resenha que você fez ficou ótima.

Fran Moura 02/01/2013minha estante
Deixei minha opinião lá no seu blog, parabéns pela resenha :)
Quero muito ler esse livro!

Maristela 15/01/2013minha estante
Quero ler esse livro, a história me pareceu bem interessante. Gostei da sua resenha e achei a capa bonitinha.

NESSA 16/01/2013minha estante
Livro interessante!
Adoro o posts assim com informações técnicas e críticas,sobre autor e livro!
Parabéns pela resenha,ficou fácil de entender esta resenha de um livro cheio de suspense,aventura,mistério...
Realmente as cenas descritas, locais e personagens sempre nos ensinam sobre culturas diferentes,utensílios,ciência...

DomDom 21/01/2013minha estante

Paty 23/01/2013minha estante

Deyse 24/01/2013minha estante
Eu amo essa capa e adoro ação, sinto que é o tipo de livro que te prende do inicio ao fim querendo saber se eles vão conseguir completar a sua missão. Adoro.

Kelry 29/01/2013minha estante
Interessante, sam deve ser muito corajoso, e deve se apaixonar muito por Remi, eles formam um belo casal.

Gabi l Vai um spoiler aí? 29/01/2013minha estante
Amei muito muito muito legal. Não conhecia essa série, nem li os outros dois, mas gostei demais. Espero que os outros sejam assim.

@pedvit 22/09/2012

Em Spartan Gold e Lost Empire, Clive Cussler levou os leitores ao mundo do time do casal Sam e Remi Fargo, em que suas paixões e instinto para caçar tesouros trouxeram descobertas extraordinárias e jornadas perigosas. A próxima aventura do casal, no entanto, pode ser mais ainda aterrorizante. Os Fargos são especialistas em caçar tesouros e não pessoas. Mas, então, um barão do petróleo de Texas os procura com um pedido pessoal: um investigador amigo dos Fargos estava em uma missão para procurar o pai do barão, porém, agora ele também está sumido. Sam e Remi seriam capazes de procurar pelos dois? Apesar de não ter adicionado muita informação sobre o caso, Fargos concorda em começar a procura. O que eles encontrarem irá além do que eles imaginaram. Em uma viagem que os irá levar a Tibet, Nepal, Bulgária, Índia e China, os Fargos serão envolvidos com um mercado negro de fósseis, um baú centenário e o ancião do Reino Tibetano de Mustang, um dirigível do século anterior...
O Reino. Original: the kingdom.
Cive Cussler e Grant Blackwood; Tradução Marcos Maffei
COMPRE
Skoob (Autora)
Resenha no Skoob.
O Casal Fargo começa mais uma jornada cheia de aventuras em busca de tesouros, mas, desta vez, eles mudaram o trajeto e vão ao resgate de um querido amigo, Frank Alto, que foi contratado por um milionário, Charles King, para encontrar seu pai perdido há 38 anos no Nepal, que agora também está desaparecido. Charles King contrata o casal Fargo para procurar Frank Alton, que já não mandava notícias há dias. Há muitos mistérios escondidos por detrás desse desaparecimento, e o casal, irá desvendar histórias desse sequestro com a ajuda de sua assistente, Selma. King juntamente com sua parceira, Zhilan Hsu, irá mostrar ser uma pessoa controladora, que aparenta ser um homem misterioso e está envolvido com diversas máfias.
Como grande fã de aventura, posso dizer que o livro te surpreenderá, pois o autor fez com que você fique estático aos acontecimentos seguintes da trama. O autor pecou em relação ao vilão principal, pois percebi que ele estava um pouco sem ação, muito previsível, e no último capitulo, muita coisa aconteceu de uma só vez e a trama acaba virando um nó de tantos acontecimentos.
Em relação aos mocinhos do livro, temos o casal Fargo (Sam Fargo e Remi Fargo), um casal apaixonado, porém não apenas entre si, mas também por aventuras arqueológicas, que demonstram muito romantismo em algumas partes da trama. Pode-se dizer que Selma, a fiel assistente dos Fargo, também apaixonada por Historia, é o real cérebro da trama, pois sem ela, ambos estariam muito encrencados. Na trama “do mal” temos Charles King, um homem extremamente rico, porém um vilão sem graça. Ele sempre age com o intuito de sua parceira Zhilan Hsu, que possui uma mente brilhante e que não tem medo de nada. O que me chama mais a atenção é o modo frio como Zhilan trata as pessoas. Ainda temos Russell e Marjore King, filhos gêmeos de Charles King, não menos importantes, que são uma dupla de incompetentes. E assim vão surgindo novos personagens pela trama, alguns para ajudar, já outros não.
O público alvo seria mais voltado para os adolescentes e alguns adultos, não menosprezando crianças que gostem de arqueologia. Por ser uma narrativa rápida, é de fácil compreensão, porém existem em seu contexto, algumas palavras poucos usadas em nosso cotidiano, que as pessoas só irão entender com o desenrolar da trama. Nela você consegue captar os mistérios que o autor teve o cuidado de ir liberando aos poucos.
A capa do livro me chama muito a atenção, não sei se é pelo fato de eu ser louco por desenhos em quadrinhos, mas, sim porque realmente capricharam. Só tenho um ponto negativo a respeito, o material que traz o nome do livro, se desfaz rapidamente se não tomar alguns cuidados.
Resumindo, é um excelente livro, mas realmente não gostei de alguns trechos da narrativa, é um livro que recomendaria pra quem gosta de Aventura.
Nota 3.
Gabriela 23/09/2012minha estante
Deve ser bom, apesar de você não ter gostado de algumas partes, enfim, vou adicioná- lo a minha lista!

biiahsl 26/09/2012minha estante
A estória me parece ser bem daqueles estilos aventureiros, cheios de ação, onde o casal irão ter muitas histórias para contar, pelo menos na minha primeira impressão do livro. Ao mesmo tempo, tem aquele toque investigativo. Não é muito o estilo de que gosto de ler, mas me chamou a atenção. Já está adicionado na minha lista.
Beijos.

Kotowari 31/01/2023

Apesar de não ser o primeiro sobre Sam e Remi Fargo, esse livro foi o que me apresentou a esse casal incrível.
Com uma mistura de Indiana Jones e Uncharted, "O Reino" é uma aventura intrigante e emocionante, com bons enigmas e uma dose de adrenalina.

Marivaldo.Barreto 24/03/2020

Mais uma grande aventura dos Fargos. Além da aventura, as descrições das paisagens e lugares tbm me seguraram bastante na leitura.

Ana Luiza 24/03/2013

Sam e Remi Fargo são especialistas em achar tesouros. Depois de ficarem ricos com uma invenção de Sam, o casal criou uma fundação dedicada a caça de tesouros e se lançou a uma vida de aventuras. Foi em mais uma dessas aventuras que eles foram abordados por Charlie King, um texano bilionário e com uma história familiar bem interessante.
O pai de King era arqueólogo e despareceu há mais de quarenta anos durante uma de suas expedições misteriosas, deixando assim o ainda pequeno Charlie King crescer sem pai. King não sabe o que o pai procurava, ou mesmo se ele ainda está vivo, por isso contrata Frank Alton, um detetive particular e amigo dos Fargo, para seguir as últimas pistas que King tem sobre o pai.
Mas, Frank também desaparece, por isso King contata as Fargo. Preocupados com o amigo, o casal aceita a missão, apesar de saber que King sabe mais do que está contando. O casal viaja para o Nepal, último lugar onde Frank esteve e, supostamente, último lugar onde o pai King foi visto. Conforme começam a explorar cada vez mais fundo, Sam e Remi começam a suspeitar que Frank foi sequestrado e que o próprio King pode ter algo a ver com isso.
Com ajuda dos funcionários de sua fundação, principalmente de Selma, uma mulher inteligente e prestativa, o casal começa a desvendar os primeiros dos muitos mistérios que envolvem sua missão. Eles descobrem que o Lewis, o pai de King, era alemão e que fez parte de uma equipe de investigação nazista. O grupo do qual Lewis pertencia era especialmente interessando no oculto e procurava provas científicas de que o povo ariano era superior, o que os levou em uma expedição ao Nepal, justamente onde Lewis foi visto pela última vez.
Os Fargo começam a suspeitar que Lewis teria descoberto algo durante a expedição nazista, mas como não era realmente nazista, só se dedicou novamente a sua descoberta após migrar para os EUA e assumir um nome americano. Ao explorar uma caverna onde Lewis esteve, Sam e Remi descobrem um antigo e misterioso baú, o que os leva a caçada pelo Theurang, ou Homem Dourado, uma misteriosa relíquia de um antigo império nepalês. A descoberta do Theurang, assim como o que ele realmente é, poderia mudar toda a história. Mas como o Theurang se liga aos King? Estaria Charlie King procurando por seu pai ou pela relíquia? E mesmo que estivesse procurando pelo Theurang, o que King, um bilionários do petróleo, sem qualquer conhecimento e, aparentemente, interesse, em arqueologia, faria com ele? Venderia no mercado negro, como ele faz com os resultados de sua escavação clandestina na fronteira entre Nepal e China?
Cada vez mais intrigados com esse mistério, Sam e Remi Fargo continuam a se aprofundar nessa aventura que poderá se tornar uma ameaça a suas vidas. Com ajuda de seus novos e velhos amigos, o casal viajará pelos cantos mais perigosos do Nepal e países vizinhos, sempre com seus novos inimigos por perto, prontos para qualquer situação.

“Como era normal para Sam e Remi, eles estavam indo longe e pulando numa série de armadilhas baseado num enorme "se". Essa era a vida dos caçadores de tesouros profissionais, tinham aprendido em anos de buscas” (Pág. 210)

“O Reino” é o terceiro livro da série As Aventuras dos Fargo, mas, como em outras séries do Clive Cussler, cada volume traz uma aventura diferente, não sendo continuação do anterior. Apesar disso, sempre fica aquela sensação de que falta algo, já que não li os volumes anteriores. O único livro que li do Clive Cussler foi “O Espião” (escrito em coautoria com Justin Scott) e, apesar de ter gostado da trama, achei o livro longo e cansativo e com “O Reino” não foi diferente.
Apesar de ser escrito em coautoria com Grant Blackwood, “O Reino” é bem parecido com “O Espião”, o que, suponho eu, seja a marca de Clive Cussler em ambas as obras. A narrativa em terceira pessoa é bem detalhada e às vezes quase técnica, o que a torna cansativa e deixa o livro longo. “O Reino” não tem tantas páginas assim, mas o modo como a trama é desenvolvida, somado a narrativa, nos dá aquela sensação de que se passaram 200 páginas, quando na verdade não se passaram nem 100. A sensação geral, ao ler o livro, é similar a proporcionada por filmes de aventura. Situações recheadas de adrenalina e perigos estão presentes em praticamente todos os capítulos, o que deixa o leitor sem fôlego e a leitura mais cansativa ainda.
A trama de “O Reino” foi bem criada, não tem pontas soltas e cada detalhe é importante, assim como os personagens. Apesar do grande número de personagens, cada um tem um papel na história, além de personalidade própria. Todos são cativantes, mas Sam e Remi são os que mais chamam a atenção. Corajosos e inteligentes, os dois são quase surreais, típicos heróis de aventuras de ação. A família King, Charlie, sua mulher e seus filhos gêmeos sinistros, são típicos vilões frios e oportunistas, também quase que surreais.
A editora fez um bom trabalho com o livro. Não encontrei nenhum erro, a diagramação estava ótima, assim como a tradução, apesar de que a achei um pouco estranha em alguns momentos. A capa do livro é bonita e combina com a história, apesar de que imaginei o balão de outro jeito.
Enfim, “O Reino” foi uma boa, mas cansativa, leitura e que não pretendo repetir. Na realidade, não pretendo mais ler livros do Cussler. Li “O Reino” mais para ver se conseguia perder a resistência que tenho com o autor, mas continuou desanimando quando vejo o nome dele na capa de um livro. Por mais que goste de histórias de aventura, os livros do Cussler são muito cansativos e a narrativa não me agrada. As situações, lugares e personagens são difíceis de imaginar e, quando não consigo imaginar a história na minha cabeça ao ler o livro, acabo não conseguindo aproveitar 100% à leitura.
Recomendo “O Reino”, assim como recomendei “O Espião”, para aqueles que gostam de histórias de aventura, cheias de adrenalina e quase surrealistas, mas que têm paciência e não se importam com livros longos e cansativos.

Autora da resenha: La Mademoiselle

Kailane 07/03/2024

Theurang um anão
Livro bom, nada excepcional mas entregou aquilo que prometeu..de fácil leitura e com uma história legal, por não ter quebrado minhas expectativas 5 estrelas...

Saleitura 15/04/2013

Casal Fargos entre aventuras e suspense estão sempre de bom humor.
Depois do famoso "O Espião", foi a vez de ler "O Reino", o segundo livro lançado pela Editora Novo Conceito do autor Clive Cussler, porém agora em parceria com o autor Grant Blackwood. Sempre seus livros são marcados por bastante aventura e suspense, ingredientes que eu amo e não é surpresa para ninguém que acompanha o blog.

Dessa vez não temos o detetive, na qual sou fã, Isaac Bell e vamos encontrar pela frente o casal Sam e Remi Fargo, ambos são caçadores de tesouros. Sam é engenheiro e Remi é graduada em antropologia e história. Juntos, apaixonados e aventureiros, se arriscam nas mais variadas viagens e muitas vezes, correndo sérios perigos, colocando em prova as suas vidas para obter sucesso em cada busca incessante de algum tesouro antigo e valioso.

Durante suas férias, em pleno mar na Sumatra, surge um barco da patrulha costeira trazendo uma mulher asiática chamada Zhilan Hsu. A mesma entra no barco dos Fargos e convoca-os para uma reunião junto com seu patrão, o Sr. Carlos King. Eles vão ao encontro do enigmático King, um bilionário que ficou rico graças as descobertas de petróleo em lugares do Texas e aos poucos foi expandindo os seus negócios. A conversa é nada mais do que uma proposta. O ricaço quer que os Fargos encontrem seu pai, desaparecido á 38 anos no Nepal. Porém King explica que contratou o Sr. Frank, um amigo de Sam e Remi, com esse mesmo objetivo e ele desapareceu também. Como o casal são caçadores de tesouros e não de pessoas, ficam balançados por se tratar de um amigo deles que estava desaparecido e acabam aceitando a proposta de achar o pai de King e Frank.

"Sam contou o encontro deles com Charlie King: - Remi e eu discutimos o caso no avião. Ele diz todas as coisas certas e desempenha direitinho o papel de bom sujeito do interior, mas algo não cheira bem quanto a ele" (página 40)

Ao longo da leitura, os Fargos descobrem rapidamente que na verdade estão em busca de um artefato valioso para o bilionário. O mesmo enganou o casal afim de conseguir o que deseja.

"Uma pergunta melhor: como agora parecia claro que Charles King tinha interesses ulteriores inteiramente diferentes daquelas que compartilhara com Sam e Remi, como eles iriam agir? Do que King estava atrás, e qual era a verdadeira história por trás do desaparecimento de Frank Alton" (página 105)

Sam e Remi acabam vivendo uma aventura na qual abrange diversos lugares do mundo, pois tudo esta interligado. Com a ajuda da inteligente assistente Selma que consegue descobrir tudo que lhe é perguntado, cada pista descoberta vai montando o quebra-cabeça dessa angustiante história e muitas reviravoltas acontecem.

Me senti como em um filme de Indiana Jones ao ler esse livro. O autor também nos ajuda a se sentir assim, pois ele consegue descrever cada cena com tantos detalhes que é impossível você não achar que esta realmente dentro desse universo que o livro retrata. Achei também interessante o lado histórico durante a leitura, pois como no "O Espião", esse também faz com que aprendemos mais sobre outras culturas.

O casal Fargo tem a sintonia perfeita. Em muitas passagens, podemos dar algumas risadas, pois mesmo em situações difíceis, eles muitas vezes , elogiam um ao outro, fazem alguma piadinha, deixando a história bem descontraída.

A capa do livro segue o mesmo padrão de "O Espião" com imagens de quadrinhos retrô que embelezam ainda mais todo o conteúdo em seu interior. Sobre a diagramação, encontrei alguns erros, mas nada que tirasse o brilho da história.

Soube pesquisando pela internet, que esse é o terceiro livro envolvendo o casal publicado pelo autor, porém no Brasil, ainda não foi lançado os outros dois. Como cada livro é uma história diferente, nada impede de ler "O Reino" sem ter lido o restante.

Gostei bastante da leitura e achei "O Reino" melhor do que "O Espião", apesar de serem histórias com enredos completamente diferentes. Esse livro conseguiu prender mais minha atenção, pois é aventura do início ao fim.

Leitura e resenha por Irene Moreira

Link Postagem Saleta de Leitura

sagonTHX 16/09/2012

DECEPCIONANTE
Esse é o quinto livro do Cussler que eu leio, e o segundo em co-autoria. Dos cinco, esse é o mais fraco e o que me decepcionou profundamente.

Esse motivo já seriam suficientes para eu parar por aqui, confirmando que o livro é, no mínimo, uma leitura passável. De bom ou muito bom ele só tem as exóticas paisagens do Tibete, o nome do Cussler em Letras garrafais na capa, e o prólogo.

Poderia ser resumido perfeitamente da seguinte maneira: um guia turístico, romanceado, para quem pretende fazer eco-turismo no Nepal. Os muchileiros, apaixonados por trilhas, cavernas e escaladas, vão adorar esse livro.

Os Fargos, Sam e Remi, são simpáticos, atraentes e muito prestativos, fazem de tudo para agradar e carregam nas costas 336 páginas de uma história insossa e sem tempero nenhum. Por ser uma aventura de mistério e espionagem, o mínimo que se espera de um livro assim, ainda mais com a chancela de Clive Cussler, é que tenha exatamente isso: ação. E é justamente aí que o livro peca, pela falta de ação. Ela acontece, claro, lá pela página 125, quase na metade do livro. Porém, poderia muito bem não ter acontecido, pois é tão irrelevante que poderia muito bem termos passado sem ela. E a ação, no sentido em que Sam e Remi tem suas vidas em perigo, ocorre mais algumas páginas adiante e, depois disso, só nos últimos parágrafos. No restante do tempo o casal está correndo de um lado para outro, entre uma trilha e uma caverna, uma faculdade aqui e outra ali, a procura de pistas que os levem ao Homem de Ouro, ou o Theurang, da lenda nepalesa.

Os vilões da história são igualmente pífios. Zhilan Hsu, a Dama Dragão, tem o biotipo que promete muita maldade, perseguições mirabolantes e o fel essencial para transformar a vida dos Fargo num verdadeiro inferno. E, ainda, de quebra, ela tem a ajuda de Sam e Marjorie, filhos gêmeos do multibilionário Charlie King. Que também, a seu turno, são duas cobras criadas (ou pelo menos deveriam ser). O que de fato acontece é que tanto Zhilan, quanto os gêmeros Sam e Marjorie, e até o próprio Charlie King, não passam de um acessório de enfeite narrativo. Eles não empolgam como vilões, não roubam a cena e, o que é pior, não ocometem nenhum ato de crueldade que nos faça odiá-los durante toda a leitura. Só há uma ocasião em que Zhilan assassina um sujeito por ele a ter roubado, e é só.

Com uma história fraca, vilões mais fracos ainda, e um casal de caçadores de tesouros fazendo espeleologia e trilha arquiológica o tempo todo, O Reino ainda conta com um final fraco e ridículo. Nem mesmo aí Zhilan e os gêmeos King foram capazes de mostrar a sua vileza. Eles tentam, mas não conseguem!

Eu adoro os livros do Cussler. Considero-o um bom autor de livros de ação, aventura e espionagem. Senão o melhor que há nesse gênero. Basta ver as dezenas de livros que ele já lançou, lá fora, ao longo de sua carreira. O cara quem um currícullum de dar inveja a qualquer escritor que se aventure nesse meio. Mas, dessa vez não deu. O livro anterior, o Espião, em co-autoria com Justin Scott, também lançado pela Novo Conceirto, foi bem melhor (muito melho).

Talvez se a Novo Conceito tivesse editado uma história mais antiga do casal Fargo, que contivesse elementos de ação mais pronunciados, quem sabe... Lamentavelmente, a Novo Conceito decidiu começar de trás para diante, como caranguejo.

Apesar de tudo, O Reino tem lá o seu mérito. Está muito bem escrito, muito bem adaptado, com linguagem atual e uma descrição minuciosa das localidades por onde o casal Fargo passa, principalmente o Nepal.

O livro não me agradou. Por isso não vou recomendá-lo. No entanto, talvez você não seja um leitor tão exigente quanto eu. Com isso, quem sabe, acabe tendo uma melhor impressão. O meu ponto de vista não é motivo para você deixar de lado o interesse pelo livro. Isso se você já é fã e leitor de Clive Cussler. Caso você esteja procurando um primeiro livro do autor para ler, eu recomendo o Espião.

A título de curiosidade, no Amazon.com ele recebeu as seguintes notas até o presente momento:

Nota geral: 3,6 (de 66 votos)

5 estrelas : 24
4 estrelas : 16
3 estrelas : 12
2 estrelas : 04
1 estrelas : 10

Fonte: http://www.amazon.com/The-Kingdom-A-Fargo-Adventure/dp/0399157425

Segundo essa mesma fonte, os outros livros com o casal Fargo são (com suas respectivas notas):

Lost Empire: A Fargo Adventure : 3 estrelas (88 votos);
The Tombs (A Fargo Adventure) : 4 estrelas (13 vostos);
Spartan Gold (A Fargo Adventure) : 3 estrelas (120 vostos);
The Jungle (The Oregon Files): 4 estrelas (120 votos);
sagonTHX 16/09/2012minha estante
O pessoal que marcou que O Espião é similar as esse, está totalmente enganado. O espião é um romance de ação e espionagem que se passa no início do século XX, na época do lançamento do Titanic. O Reino é uma história de aventura arqueológica. Nada a ver. O pessoal que vai deixar de ler O Espião por essa similiridade erronea, não o façam. O Espião é 10 vezes melhor, garanto!

Fabiane Ribeiro 18/03/2013

Resenha - O Reino
“A verdade é mais estranha do que a ficção”
O autor Clive Cussler tem uma maneira única de narrar suas história (embora várias delas tenham coautorias), e isso provavelmente se deve à vida de aventuras que ele levou por muitos anos, quando trabalhou na busca por navios naufragados de importância histórica.
Isso faz com que seus livros sejam ótimas aventuras, com detalhes que apenas quem viveu pode contar com precisão.
Em O Reino, mais uma vez, temos uma super aventura, com direito a buscas no interior de cavernas, parques de escavação, sítios arqueológicos, museus, dirigíveis, ilhas, além de uma investigação que passa por vários continentes.

“Não é minha área de especialidade – Remi disse –, mas tenho quase certeza que é goliath ammonite. É um tipo de fóssil, como um nautilus gigante. Isso não é um campo de mineração, Sam. É uma escavação arqueológica” (Pág. 124).

Já no prólogo, temos a mistura de duas cenas, que posteriormente irão se fundir à narrativa de forma brilhante, mostrando como cada passo da história foi extremamente bem pensado e construído.
O casal Sam e Remi Fargo é contratado pelo bilionário Charles King para buscar o amigo desaparecido deles, que King havia contratado para investigar o próprio pai. Mesmo a especialidade de Sam e Remi sendo buscar tesouros e não pessoas, eles aceitam o desafio, por se tratar de um amigo desaparecido e também porque há algo suspeito na história que King lhes revela.

“Como era normal para Sam e Remi, eles estavam indo longe e pulando numa série de armadilhas baseado num enorme se. Essa era a vida dos caçadores de tesouros profissionais, tinham aprendido em anos de buscas” (Pág. 210).

Assim, eles começam a investigar o desaparecimento, mas cada vez mais encontram detalhes que aparentemente Charles King não queria que encontrassem. Tudo se torna ainda mais suspeito quando o casal começa a perceber que talvez sim, aqueles detalhes eram exatamente o que King queria que encontrassem, pois apenas eles podem ser capazes de levá-lo a encontrar um objeto enigmático, perdido há muitos séculos, e rodeado por lendas e crenças.
A narrativa toda é de altíssima qualidade, e o final é de tirar o fôlego, com detalhes reais que fazem toda a diferença, e com fatos históricos que nos dão vontade de sair pesquisando por aí.
Com passagens divertidas e que não permitem que o leitor largue o livro, O Reino é leitura obrigatória para os fãs de aventura, sendo possivelmente, um dos melhores representantes do gênero.

Marcelo 09/05/2022

Boa leitura
Gostei da leitura. História prende a atenção e os personagens são divertidos. A escrita é bem agradável e a leitura fluiu bem. Acompanhamos um casal de caçadores de tesouro que para encontrar um amigo desaparecido envolvem-se em uma aventura perigosa.

Rafaela 15/03/2013

O Reino
Minha Opinião:

O Reino é o terceiro livro da série "As Aventuras dos Fargo" (em inglês Fargo Adventure) e o primeiro lançado aqui no Brasil (sim, a Editora Novo Conceito começou a série lançando-a fora de ordem, igual ao que fez com a série do Isaac Bell, outra série do Clive Cussler em parceria com outro autor).

Série As Aventuras dos Fargo (Fargo Adventure):

Spartan Gold - Livro 01 - Ano: 2008 - (Ainda não publicado no Brasil).

Lost Empire - Livro 02 - Ano: 2010 - (Ainda não publicado no Brasil).

The Kingdom - Livro 03 - Ano: 2011 - (Publicado no Brasil em 2012 como "O Reino").

The Tombs - Livro 04 - Ano: 2012 - (Ainda não publicado no Brasil).

"Conhecer" os Fargo foi uma experiência encantadora. Sam e Remi são um casal de caçadores de tesouros que adoram aventuras e se metem em muitos perigos em suas jornadas em busca de tesouros e artefatos históricos e despertam a ira de colecionadores e homens poderosos inescrupulosos em sua caçada pelo Theurang, uma relíquia histórica misteriosa e à procura de respostas para suas perguntas.

O livro é muito bem escrito, rico em detalhes sem ser chato, e me encantou por ser o tipo de livro de aventura que eu gosto; cheio de ação, inimigos ocultos (além dos declarados), perigos mortais, revelações, bom humor para descontrair os momentos mais tensos e reviravoltas surpreendentes.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com.br/2013/03/o-reino-clive-cussler-e-grant-blackwood.html

Paula 15/11/2012

Engraçado como eu fiquei com um pé atrás com O Reino, assim como O Espião. Acho que o que me deixou um pouquinho receosa foi o fato de ainda não estar acostumada com o tipo de literatura que Cussler escreve.

No entanto, eu adorei O Espião, fiquei apaixonada pelo charmoso investigador Isaac Bell e gostei ainda mais do livro pela história se passar no início do século XX. Clive Cussler possui uma narrativa incrível, limpa e cheia de detalhes interessantes que transportam o leitor até onde o autor quer. Os detalhes não são cansativos, pelo menos eu não achei (em nenhum dos dois livros) e transformam a história em um filme que vai rodando na sua cabeça.

A sinopse de O Reino me deixou intrigada, pois fala de um casal especialista em caçar tesouros. Os Fargo são uma espécie de Indiana Jones e como eu sonhava em ser arqueóloga quando criança, o enredo me interessou bastante. E a história é realmente de tirar o fôlego!

Sam e Remi Fargo são um casal que se complementam, possuem conhecimentos diversos sobre arqueologia, antropologia, paleontologia etc. E Sam ainda de quebra tem um "quê" de MacGyver.

O casal é extremamente rico e suas buscas por tesouros (que vão para instituições) são mais um hobby. Com uma ótima equipe que os ajuda em casa enquanto estão viajando e se aventurando, eles levam uma vida que não pode nem de longe ser chamada de pacata.

No entanto, as coisas estão prestes a mudar quando um homem muito rico, barão do petróleo do Texas, procura-os para uma missão especial: procurar o pai do barão. Sam e Remi não fazem esse tipo de trabalho mas um investigador foi chamado antes deles para realizar a tal missão, o problema é que este investigador é amigo dos Fargo e agora está desaparecido. Armadilha do acaso ou um plano bem elaborado para atrair o casal?

Os Fargo não aceitam o dinheiro do barão, Charles King, utilizando-se de seus próprios recursos para partir em busca de seu amigo e do pai de Charles.

A primeira coisa que fazem é visitar a casa do pai de Charles, Lewis "Bully" King, desaparecido há 38 anos. A casa, por incrível que pareça, está limpa, apesar do terreno abandonado. Remi encontra um pergaminho em um alfabeto antigo do Nepal, com a anotação de um tradutor, apesar de não existir nenhuma tradução. Sam pega seu iPhone e descobre que a casa, comprada nos anos 1950 e aparentemente desabitada, possui rede wireless. Charles King é um cara estranho, ambos já perceberam isso, mas quando descobrem que a casa está sendo monitorada suas dúvidas com relação ao barão do petróleo só aumentam...

O casal agora tem uma pista: o pergaminho Devanagari, a única coisa que parece que irá levá-los para algum lugar. Logo os Fargo estão no Nepal e são surpreendidos pelos simpáticos e bizarros gêmeos King, que controlam cada um de seus passos.

No decorrer da história o casal irá se deparar com o comércio ilegal de fósseis, um baú centenário, um dirigível do século passado... enquanto suas vidas correm perigo. Perseguições, acidentes, muita ação além de um mundo perdido e um esqueleto que poderia transformar a história humana.

Um livro cheio de enigmas e agradavelmente surpreendente, com uma narrativa clara, limpa, coesa.

O Reino é o terceiro volume das aventuras do casal Fargo, mas não se preocupe, assim como O Espião, que também é uma série, cada livro possui uma história com início, meio e fim, o que não atrapalha a leitura e nem deixa o leitor perdido.

www.electricbeans.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4