Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Rosangela Max 26/09/2021

Tão empolgante quanto o primeiro volume.
A forma como Ken Follet conduz os quatro núcleos da trama (britânicos, americanos, alemães e russos) é brilhante!
Naturalmente, em uma trilogia de quase 3000 páginas que passa por gerações, alguns personagens precisam sair para dar lugar aos novos. O problema é que os personagens são tão bem construídos e marcantes que deixam saudade.
Altas expectativas quanto ao último livro da Trilogia.

Edméia 26/09/2021

*A guerra só traz sofrimentos e muitos !!!
*Minhas impressões :

Neste segundo volume da trilogia "O Século" temos como pano de fundo a Segunda Guerra mundial e vamos conhecer os filhos de Lev Peshkov (Estados Unidos ) , Grigori (Rússia ), Walter e Maud (Alemanha ) , Ethel (País de Gales ) , Fitz ( Inglaterra) e Gus Dewar (Estados Unidos).
Neste volume a leitura pra mim foi mais fluida, tranquíla e interessante !
A personagem que eu mais admirei e aplaudi foi a Carla, filha de Maud e o personagem que eu achei mais babaca foi Eric, irmão de Carla, filho de Maud !
Achei muito interessante o trabalho de espionagem que é aqui descrito ! O livro também trata da questão dos problemas dos homossexuais e de racismo ! Ah, gostei muito do Chuck, o filho caçula do Angus Dewar !
Fiquei aterrorizada com as maldades do nazismo para com os alemães e os judeus.
Mais uma vez, Ken Follett foi espetacular !
Favoritei este livro aqui !
De 1 a 5 , dou nota 5 e recomendo !

*Guaratinguetá , 23 de Setembro de 2021.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

DeiaMolder 16/09/2021

Inverno do mundo, o título faz jus ao livro.
Realmente essa parte da história mundial foi um inverno bem frio e cruel ?

Dessa vez não saí incólume da leitura, cada capítulo era um soco no estômago ?
Como podemos cometer tanta barbárie com nossos iguais ? Pra mim é uma incógnita. ? Ken Follett deixa claro que foi por inveja e poder, o tal que todos querem ?

Alguém disse, "se queres conhecer o caráter de uma pessoa dê poder a ela." ( Foi Maquiavel e Abraham Lincoln, bem, esses dois sabiam o que falavam ?) Isso mexe com o ser humano, traz a tona o pior, raras as vezes o melhor.

A segunda guerra não é um tema fácil, mas fui adiante a pau e corda. ?
Os personagens que se sobressaíram no primeiro volume continuaram e seus rebentos seguiram o seus exemplos.

Ken Follett, pra mim, é o Zeus no "meu" panteão de escritores.

Valeu muito, muito a leitura!!!

BenicioDG 05/09/2021

Mais um livro maravilhoso do Ken Follett
O clima desse segundo livro é bem mais pesado que do primeiro principalmente por causa dos nazistas. Foi ótimo ver o desenvolvimento dos personagens do Queda de Gigantes nesse livro, me apeguei aos personagens na mesma intensidade que me apeguei aos personagens do primeiro livro. Virei fã do Ken Follet e quero ler até a lista de compras do mercado dele, escrita perfeita!

Rogério 28/08/2021

Livro marcado por mulheres fortes
Ken Follett conseguiu manter o mesmo nível do primeiro livro, com uma pesquisa detalhada e ritmo de escrita perfeito. A história das cinco famílias cruzou com tristes eventos da História mundial, sobretudo a Segunda Guerra. Atrocidades nos campos de batalha, os porões da polícia nazista, o racionamento de comida, a miséria espalhada, as mentiras disseminadas pelos líderes das nações, tudo mostrado de forma crua pela visão dos personagens.
Se no primeiro livro, Ethel e Maud foram destaque, neste, Carla e Daisy se tornaram memoráveis: a primeira, apanha do mundo no livro inteiro e me fez questionar se teria a mesma coragem que ela pra conduzir as situações em que se envolveu; a segunda, teve a maior evolução de toda a história, de patricinha a heroína. Com certeza, o único personagem que, pra mim, teve um desfecho ruim foi o do pobre Chuck Dewar...
Ansioso pro último volume!!!

Pedro.Gondim 27/08/2021

Velhos Tormentos
"Carla deduziu que os russos queriam manter afastadas as forças americanas, britânicas, francesas e canadenses, que se aproximavam rapidamente pelo oeste. Maud havia citado Lenin: 'Quem controla Berlim controla a Alemanha, e quem controla a Alemanha controla a Europa". (p. 758)

Aline Oliveira 25/08/2021

Inverno do Mundo
Sou apaixonada pela escrita do Ken Follett, e a precisão com a qual ele descreve os fatos é muito vívida.

Difícil a leitura desse livro por saber que são fatos reais e em alguns momentos tive que parar, senti náusea, tristeza, e não dá pra imaginar o que aquelas pessoas passaram de verdade durante o período da guerra.
Dá um pouco de medo também

Fiquei incomodada com a questão dos personagens fictícios estarem muito próximos dos históricos, e penso que quem não conhece o mínimo da história isso vai causar um pouco de confusão,
Mas apesar de tudo a gente não deixa de torcer pra que no final a história seja diferente e que dê tudo certo, pra que as pessoas fiquem bem.

Gabi Dietrich 22/08/2021

Um período extremamente triste da nossa história.
Todos aprendemos sobre a segunda guerra na escola. Mas todos esses detalhes me fizeram entrar de cabeça na vida desses personagens. E como foi triste acompanhar suas histórias, os desafios que eles enfrentaram, perceber a facilidade com que algumas pessoas tem de absorver sem pensar discursos autoritarios e extremistas... (logo pensei em como a história vive se repetindo e que pessoas assim existem em todos os lugares).

Amei a riqueza da narrativa, principalmente o fato do autor também introduzir personagens tanto que lutavam contra o nazismo mas também outros que estavam obcecados e cegos por ele. E a abordagem dele, trazendo personagens de vários países que, mesmo longes, tem suas vidas totalmente afetas pela guerra, é simplesmente maravilhosa. E quando lembro que nossos avós viveram nessa época e que tudo isso aconteceu.. fico muito triste.

Acho que é extremamente importante livros assim, para pensarmos e refletirmos mais sobre o que fazemos e as escolhas que tomamos. A história está presente em nossa vida pra nos alertar e ensinar que podemos fazer diferente.

Que obra incrível pessoal!

Katielly1 20/08/2021

Perfeito e chocante
Assim como o primeiro, esse livro é maravilhoso. Fiquei chocada em algumas partes e mesmo se tratando do tema ?guerra?, não imaginei que fosse ler certas crueldades. Mas o autor fez uma pesquisa minuciosa. O triste é imaginar que isso realmente ocorreu, principalmente as barbaridades do Exército Vermelho contra as alemãs.
O desenvolvimento de alguns personagens aqui foi esplêndido. Um dos livros com melhor desenvolvimento que já li.

Fabio.Barbosa 11/08/2021

Altamente recomendável
Continuando essa maravilhosa trilogia, acabei entendendo melhor o desfecho desse tema histórico, por mais que seja uma ficção, continua sendo baseado em fatos e datas históricas.

Bela 02/08/2021

O melhor
Esse é o melhor livro da trilogia! É de tirar o fôlego a narrativa da ascensão de Hitler e do fascismo, os horrores da segunda guerra... Devorei esse! E me relacionei muito mais com os personagens. Se fosse para escolher apenas um da trilogia para ler, com certeza seria esse.

LucasOlif 17/07/2021

Continuação magnífica.
Segundo obra da trilogia 'O Século' de Ken Follett, nos apresenta a continuação da história das cinco famílias que tiveram seus destinos traçados no decorrer do Século XX. A nova geração terá que enfrentar a guerra civil espanhola, a ascensão do Terceiro Reich e, principalmente, a segunda guerra mundial. De maneira incrível Ken Follett mantém a estrutura apresentada no primeiro livro, com passagens longas, cheias de ação e, principalmente, repletas de passagens históricas. Vimos aqui o retorno de personagens memoráveis do primeiro livro, mas agora, eles são apenas de apoio, servindo de base para os seus filhos. Nos é apresentado personagens sensacionais, como o Daisy Peshkov, Lloyd Williams e Woody Dewar, mas também personagens desprezíveis, como o inspetor Thomas Macke. Única coisa que senti falta nesse livro foi cenas de batalhas na segunda guerra e em campos de concentrações, quase não há nenhuma. Enfim, é uma obra que merece ser lida. Aguardo ansiosamente pelo terceiro e ultimo livro da saga.

Reifhel 12/07/2021

Obra prima
O melhor livro da saga e sem duvidas o mais pesado, assim como o primeiro livro, esse trata de uma guerra mundial, no caso a segunda, oq faz ainda ser mais pesado pois foi nela onde surgiram governos facistas, assim fazendo o livro abordar temas como o holocausto.

Quanto ao livro os personagens, escrita e historia sao perfeitos, 0 defeitos esse livro, recomendo mt

Arthur Sanches 07/07/2021

Conheci o Ken Follet pela sua “trilogia do século“ formada pelo livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um fio, fiquei ainda mais curioso em ler estas obras depois de saber que Follet contratou uma equipe imensa de historiadores para contribuir com a criação dos livros a fim de que os fatos históricos ali retratados fossem os mais próximos possíveis àqueles ocorridos ao longo do século XX, em especial a primeira e segunda guerra, bem como a guerra fria.
A maestria com que o autor narra os principais eventos que moldaram o século XX é única, tornando até os mais complexos entreveros fáceis de compreender.
Minha única ressalva é com relação à característica novelesca do enredo de seus personagens no qual todos se conhecem e se relacionam em algum momento fazendo com que o mundo pareça ter apenas 200 pessoas de modo que o autor enche a trama de facilitações narrativas para que eles acabem se cruzando.
Contudo, para mim o foco principal é a narrativa histórica dos romances de modo que entendo as decisões narrativas que o autor utilizou para conta-la, se assim não fizesse essa jamais seria contada.
Fica a dica destes excelentes romances históricos.

Monica Sobrinho 05/07/2021

O livro 2 da trilogia o século me deixou presa e ansiosa pelo que ia acontecer em cada capítulo. Ken Follet escreve muito bem e fez com que eu não quisesse largar o livro. Vamos para o livro 3.