Rua do sol

Rua do sol Orígenes Lessa

Resenhas - Rua do sol

cco.isabella 30/05/2018

Um quentinho no meu coração
Amado leitor, você já teve a experiência de ler um livro cuja história se passa no Maranhão? Pois é, a poucos dias eu também não. Mas agora posso garantir que é uma experiência única e inesquecível!

Orígenes, o autor, foi membro da Academia Brasileira de Letras e durante sua vida publicou mais de 70 obras! Estou encantada por esse homem.

Por se tratar de um romance de infância, o livro passa ao leitor toda a ingenuidade que uma criança pode ter! Durante o enredo, Paulinho entra na alma de suas mentiras por meio da imaginação de tal forma, que para mim, deixaram de ser inverdades e se tornaram apenas histórias criadas involuntariamente dentro de si; pois para ele, tudo aquilo realmente existe. Dentro de sua cabeça.

A forma como a criança lida com a sexualidade pode ser mal entendida por adultos, isso é o que a narrativa nos mostra. Muitas vezes há apenas curiosidade infantil, sem todos os julgamentos e definições da nossa mente.

O livro nos mostra, ao mesmo tempo, os sinais de novas evoluções tecnológicas do século XX e a forma como tudo o que acontecia era visto pela população menos informada e incluída nos novos acontecimentos. Há, também, crítica ao governo quase explicitamente; um personagem em alguns momentos questiona a atitude de haver arrecadação de impostos e nada ser construído. Segundo ele, se um governante patriota assumir o poder, tudo seria diferente! (será que essa seria a solução? Mas nota-se que a situação do Brasil não vem de agora.)

A diagramação é excelente, com capítulos curtíssimos e de fluida leitura; espero, de todo coração, que vocês tenham sentido o quentinho do meu coração e tenham ficado com vontade de experimentar e dar uma chance à essa belíssima escrita e história totalmente envolvente, que mexe com os sentimentos do leitor de uma forma inexplicável!

site: https://masaproposito.wordpress.com
BMOL 26/12/2021minha estante
adorei. trabalho na biblioteca Orígenes Lessa e fiquei emocionado com a resenha. :)