Um Rio Muito Frio

Um Rio Muito Frio Michael Koryta

Resenhas - Um Rio Muito Frio

Marselle Urman 29/07/2015

Gostei
Com um clima sombrio que me lembrou o seriado "Twin Peaks", o envolvimento de um cineasta em um mistério do passado é trazido ao leitor de uma forma envolvente.
O segredo da água Plutão e a maneira como o sobrenatural e o insano entram na vida de pessoas comuns é bem interessante.

Embora eu tenha achado o clímax do livro um pouco insatisfatório, e as descrições meteorológicas meio entediantes, o final até deu um fecho mais ou menos para a coisa toda. Em resumo, acho sim que a leitura valeu a pena.

SP, 29/07/15

Jossi 08/11/2013

Um rio e uma água mineral sinistra! Bom enredo para filme!
Um livro bem diferente, com um tema igualmente original: Uma água mineral assombrada.

O livro nos prende do início ao fim, pois não é sempre que nos deparamos com tal premissa: Beber água e viajar no tempo. Ou ver alguma coisa que não é deste mundo. Ou, pior ainda, passar por uma experiência traumática, aterrorizante e viciante, tudo a um só tempo.

O que dizem na contracapa, sobre lembrar Stephen King, não é tão verdadeiro, o que não desabona de modo algum o livro: Ao contrário, "Um rio muito frio" pode ser ainda melhor que muitos dos livros de King. Por quê? Porque S. King, ultimamente pelo menos, anda decepcionante com muitas das suas bizarrices e finais infelizes.

O livro de Michael Koryta traz uma história cheia de mistérios e por quês, um terror sobrenatural que paira como uma névoa, gelado, sobre a vida do protagonista, um personagem que existiu (ou ainda existe?)e passará a assombrar os leitores, uma cidade do interior linda mas estranha e uma aventura final de tirar o fôlego.

Além disso, o pano de fundo (na vida de Shaw) é sua história de amor malfadado com Clair. Seu casamento infeliz... mas calma, nesse livro tudo é possível, até ele rever Clair e... sem spoilers.

O que fica evidente, é que o autor Michael Koryta foi extremamente feliz no desenrolar da história, que não cansa em momento algum. Talvez, em alguns capítulos, quando há uma revisitação do passado (ao se contar a história de Campbell Bradford e sua influência) e ao gosto inusitado da velha Anne, amante da meteorologia. Mas fora esses trechos, o resto é só suspense e aventura.

Fiquei extremamente angustiada por Shaw, para vê-lo sair daquele enrosco, torci para que Clair voltasse à sua vida, tive pena da idosa Anne, peguei nojo de Josiah Bredford e me revoltei com a presença maldita da assombração...

Enfim, um livro bem escrito, com todos os ingredientes para deixar o leitor satisfeito.

Nota: As descrições sobre tornados e tempestades foram curiosas (ainda bem que no Brasil isso não existe) e o que se conta no livro sobre isso é de arrepiar... Torço para que um tornado ou ciclone jamais passe por nossas terras.

Um livro que recomendo!

site: http://amorelivros.loja2.com.br/

Deanny 12/07/2013

uma fria!
Há muito tempo que não me "arrasto" tanto pra ler um livro e de fato, só não o abandonei porque é contra a minha natureza desistir de algo, mas este está difícil ser perseverante...
Samantha 21/01/2014minha estante
Pois é, concordo, o livro estava bom, mas que final péssimo!

Andrea 16/02/2013

Esse ano tá foda pra leitura. Ando lendo pouco e boa parte disso tá indo pra minha listinha de decepções.

Me indicaram esse livro e eu gostei da sinopse. Parecia meu estilo. E tem um comentário na contra-capa que diz "uma história de horror digna de Stephen King". Sei que não devo confiar nessas comparações, mas a história já tinha me chamado atenção e opa, será que dessa vez encontro outro bom autor de terror? Valia a pena arriscar, ainda mais que achei o livro pra troca.

Mas não, não foi dessa vez. E a semelhança com King passou looooonge. A história começa bem, melhora, e simplesmente cai a partir da metade. O final é totalmente inacreditável, mas de um jeito ruim. A história rodou, rodou, rodou pra chegar naquilo?! Pra terminar daquele jeito? E não, ela não fica sem fim. O desfecho é claro, mas não faz sentido com a proposta da história.

E a Claire, o que ela tava fazendo ali? Tantos personagens bacanas pra explorar e o autor me arrasta justo ela pro centro da trama. Só pra deixar tudo mais chato. Sabe aquele personagem que não acrescenta muita coisa? É ela. Poderia ser qualquer pessoa no lugar e não faria diferença. Quer dizer, poderia ter aproveitado melhor as cenas onde ela aparece e história seria um pouquinho melhor.

Apesar de eu ter gostado bastante da Anne, fiquei um pouco entediada nas partes envolvendo o tempo. Fala-se muito de tempestades, tornados e formato e cor de nuvens (juro!). Me surpreendi por, na aba da contra-capa, não falar que o autor estudou meteorologia, porque o tanto de detalhes que ele dá durante a história... Só isso justificaria.

Não é um livro que eu indicaria, muito menos pra quem gosta de terror - e gosta de King. Não tem aquele horror que te faz arregalar os olhos e se arrepiar toda. Tem um um pouco de suspense e é o que te faz continuar. Me lembrou um pouco O Hipnotista: muito potencial e pouco aproveitamento. Pelo menos, o Um Rio Muito Frio é mais coeso e faz mais sentido, mesmo que o final não seja lá grandes coisas.
Euflauzino 27/02/2013minha estante
olha que eu tinha até me preparado para adquiri-lo, justamente por causa das palavras mágicas: stephen king. ainda bem que li sua resenha antes :(

Ricardo Santos 07/03/2013minha estante
Me interessei em ler esse livro. Mesmo com sua crítica negativa, quero lê-lo e depois vou ver se concordo ou não com você.

Max 09/03/2013minha estante
Sincermente o livro e muito bom e me surpreendi com a critica negativa o livro possui claras influencias de stephen king e o autor chega a citar o hotel de o iluminado a historia e repleta de misterio q te gruda o personagem principal chega a quase loucura com as aterrorizantes visoes q sim metem medo me assustei com o velho no hospital com o trem noturno com os musicos fantasmas e com a misteriosa agua plutao com um demonio no rotulo realmente um livro misterioso com mt suspense e terror vale a pena ler vai agradar mts fãs de terror confiram e depois comentem eu sinceramente amei o livro e olha q ja li todos de stephen king,frank fellita,alan poe entre outros

Jossi 08/11/2013minha estante
Discordo totalmente. Cada um na sua, mas sob meu ponto de vista (que está na minha resenha), o livro é tudo de bom: Tem mistério, ação, suspense, sobrenatural e até romance! Você sugere que a presença de Clair ali era desnecessária, mas fica óbvio que, se Shaw não resolvesse seu passado com a ex-esposa, o livro não teria um final decente. Assim, a presença de Clair foi muito pertinente e bem-vinda (na minha opinião de leitora), além de dar o toque 'feminino' - uma mulher em uma aventura, seja qual for o tipo de aventura, sempre é interessante e aguça as emoções dos leitores e leitoras.

O final fez sentido, claro! Um final coerente, sem pontas soltas, que deixa todas as peças encaixadas e o leitor com a sensação de que tudo voltou aos eixos.

O terror não é estilo Stephen King, mas... quem quer ler King, lerá King. Koryta tem um estilo mais light, menos agressivo e por isso mesmo, mais agradável (principalmente se os leitores forem mais sensíveis). Gostei.

Sybylla 08/01/2014minha estante
Achei o livro bem mediano. Promete muito, mas não cumpriu no final. Uma pena.

Samantha 21/01/2014minha estante
Concordo. Parece que o cara resolveu escrever o final em 1h, saca? O livro estava bom, mas ficou tão medíocre....o fim do livro é um absurdo do ridiculo. Quase chorei de raiva.

Bruna 18/11/2014minha estante
Olha, eu entendo a sua resenha.Eu dei cinco estrelas, porque na minha opinião a história funcionou, a unica coisa que deixou a desejar foi o fim, mas de forma alguma anulou a diversão que eu tive lendo!

caroline 19/07/2022minha estante
só não terminei pq achei a leitura bem cansada, cansa muito ler ele, maaas pretendo terminar um dia só pra saber que fim levou a história