Toda Sua

Toda Sua Sylvia Day

Resenhas - Toda Sua

Leitora Viciada 04/01/2013

Eu não me interessei por Cinquenta Tons de Cinza, portanto não o li e não farei comparações (e não vejo essa necessidade). A moda de livros eróticos de capas acinzentadas está dominando os lançamentos de muitas editoras, as vitrines de livrarias e as listas de mais vendidos no Brasil. Embora muitas pessoas afirmem que o gênero erótico não seja novidade, pois sempre foram publicados (principalmente os romances de banca), é notável que há uma mudança. As pessoas não estão tendo vergonha em comprá-los, lê-los publicamente, andarem com os exemplares por aí e as capas estão mais elegantes.
Nunca me interessei por este estilo, então por que ao receber as opções de livros de parceria da Companhia das Letras eu escolhi Toda Sua, se poderia ter feito outra escolha?
Não foi apenas curiosidade. Foi porque o livro me interessou e devido à crítica enfatizar o quanto ele é bem escrito e considerado, talvez, o primeiro da melhor série dessa moda dominante.

E muito dominadora, assim como as relações entre as personagens. Pois parece que além do erotismo, essa moda possui relacionamentos violentos, arrebatadores e profundos.
Em todas as críticas profissionais estrangeiras que li encontrei elogios à escrita de Sylvia Day, considerada excelente. Eu gostei muito e acho que é um dos pontos fortes do livro.
A narrativa é em primeira pessoa, contada pela protagonista. A narração é bem planejada e posicionada em vinte e dois capítulos. A autora não deixa a narradora se perder em pensamentos inúteis ou repetitivos. Sempre admiro isso numa narrativa em primeira pessoa. Gosto de narradores diretos, espontâneos e dinâmicos.
Seu vocabulário é variado e não deixa o livro cair na mesmice, principalmente nas cenas sexuais. Ela não varia apenas nas transas e posições, mas nas palavras ao descrevê-las.

E a todos que repetem que Toda Sua é uma imitação de Cinquenta Tons de Cinza, a própria Sylvia Day agradece E. L. James por ter escrito uma história que cativou leitores e criado o desejo por mais obras como a dela. "Você é demais!" - Sylvia deixa bem claro nos agradecimentos de Toda Sua. Pelo menos ela assume que E. L. James foi sua inspiração para Crossfire.

Ao segurar o livro, além do querido e papel pólen soft das páginas, leve, amarelado e reciclado, a capa possui uma textura magnífica, com uma discreta sensação de veludo e é bastante maleável. O livro é muito agradável de se segurar, deixando a leitura muita gostosa. E o conteúdo também, aproveitando o trocadilho.
Não chega a ser afrodisíaco, mas é divertido.

A editora acertou em deixar exposto na contra-capa, logo abaixo da sinopse: "CONTEÚDO ADULTO" - assim mesmo, em letras maiúsculas. Acho que esse aviso, mesmo que discreto, deve sempre existir. O leitor tem o direito de saber de forma mais explícita o tema do livro ao segurá-lo numa livraria, e assim deveria ser com todos, não apenas com eróticos.
Não basta possuir as informações nos "Dados Internacionais de Catalogação na Publicação": "(1. Ficção norte-americana 2. Histórias eróticas)". Acho que o gênero e/ou público poderia estar sempre exposto próximo à sinopse - já que nem todos olham esses dados internos.
O erro talvez esteja no marketing, em querer a todo custo comparar o livro ao Cinquenta Tons de Cinza. Ainda na contra-capa está a crítica da Glamour: "Mais bem escrito que Cinquenta Tons de Cinza." - isso pode atrair leitores do gênero abertos a todas as novidades ou repelir fãs "xiitas" que acabam deixando de comprar o livro. E há ainda os que leem Toda Sua já comparando ao Cinquenta Tons de Cinza.
Não li (repito) e não gosto de comparações - ato que está sendo realizado por todas as editoras que estão publicando eróticos.

Elogio a tradução realizada pois notei que entre fãs do gênero erótico a principal reclamação fica a cargo da tradução censurada, de termos amenizados e trocados desnecessariamente por palavras mais leves, deixando a leitura fria - logo a parte que deveria ser bem quente!
No caso de Toda Sua, embora não saiba como foi escrito no original, acho que a editora teve essa preocupação, em manter as expressões originais. Então palavrões, expressões mais vulgares, picantes e sexuais e um conteúdo cru estão presentes do início ao fim, sem restrições.
Isso não traz um ponto negativo ao livro, afinal é uma leitura erótica, onde o sexo é o destaque e foco principal. Então por que censurar cenas, se acima de tudo são narradas pela protagonista sem vergonha e tarada em descrever suas próprias experiências carnais? Toda Sua mantém o equilíbrio certo ao deixar o texto original.
O livro não fica deselegante, pois todas as palavras estão dentro do contexto. O livro não é apenas destinado ao público que lê eróticos, mas também para quem não possui frescura. Quem gosta de eróticos romantizados talvez não goste da abordagem mais nua de Toda Sua. Por outro lado, não há nada de chocante ou animalesco na história, nada além de sexo e relacionamentos conturbados - não apenas relacionamentos sexuais, mas afetivos de uma forma geral.

Toda Sua vai muito além de sexo e foi o que eu realmente gostei. É claro que as relações sexuais e a química selvagem estão em quase todos os capítulos, porém existe mais. Sim, existem muitas cenas de sexo, claro, porém o plano de fundo, ambientação e construção das personagens e suas histórias de vida são importantes como em qualquer outro gênero literário.
Pensei que encontraria apenas pornografia, sexo sadomasoquista, um homem rico, poderoso, irresistível e dominador e uma mulher bonita, socialmente inferior, apaixonada e submissa. Pensei no clichê que todos andam comentando. Não, eu estava errada e fui preconceituosa.
Em alguns momentos eu via Eva como a forte e Gideon como o fraco; logo tudo mudava e Gideon era o forte e Eva a fraca. Eles se complementam. Se odeiam e em seguida se desejam. Poderão se amar?

Impliquei até com o nome da trilogia: Crossfire. Pensei no motivo para não terem traduzido logo para Fogo Cruzado ou algo parecido, não gosto de títulos sem tradução. No entanto, logo no começo da leitura me arrependi desse pensamento e compreendi porque mantiveram o nome original - atitude correta da editora!
E o significado de Crossfire vai mais além...

Ainda comentando a respeito do início, não me senti à vontade com a apresentação do enredo sob alguns aspectos. Primeiramente, por mais lindo e maravilhoso que seja o chefe de uma moça, se ela acaba de conhecê-lo e possui um passado como o da protagonista, ela jamais aceitaria ser abordada sexualmente da forma como foi. Não foi apenas direto ou inapropriado, foi vulgar e assustador. Com toda a certeza ela se afastaria dele, abandonaria o emprego recém-adquirido ou até mesmo o processaria por assédio sexual caso tivesse coragem. Certo, ela carrega fantasmas que talvez a afastassem da ideia de processo, ainda mais contra um homem famoso e poderoso como ele, mas certamente ela largaria o emprego e sumiria.
Vou explicar o porquê: Ela não é pobre, ou seja, poderia se dar ao luxo de procurar outro trabalho. Lógico que não é bilionária como o chefe, nem influente como ele, mas é muito rica. Ela só está trabalhando como assistente publicitária, pois faz questão de ser independente e não precisar da mãe socialite e do padrasto milionário - essa parte eu achei bacana.
Demorei a compreender também o motivo da atração à primeira vista de Gideon pela Eva. Ela não é o tipo dele e, mesmo o achando maravilhoso, ela logo o apelida de "Moreno Perigoso" e resiste às investidas dele de forma esnobe - fato inédito para o "garanhão-figurão" que sempre tem todas as beldades a seus pés.
E por que ela resiste? Descobrimos posteriormente, quando ela mesma confessa o passado sombrio à Gideon. E ele encontra uma parceira que não é submissa como as anteriores.

Ignorando a forma forçada como Gideon e Eva se cruzam à princípio, o enredo melhora de acordo com o andamento das páginas e também percebi uma evolução na escrita da autora em relação ao desenvolvimento das personagens. O que parecia ser sexo puro, atração fatal e agarramentos sem cessar num relacionamento confuso, bruto e obsessivo, mostra ser algo mais complexo e interessante.
A abordagem da autora sobre relacionamento abusivo vai além de sexo e ciúme doentio. Ela constrói a personalidade e o passado do casal, mostrando como cada um à sua maneira é forte e fraco; como existe uma disputa entre eles sobre quem é o dominador e o dominado na relação. Reflexo de segredos, dores e sombras no coração.
Não vi o sexo intenso como consequência dos problemas pessoais e psicológicos que Gideon e Eva possuem, já que pessoas comuns possam ter a cama sempre quente (ou qualquer outro lugar!). Ou seja: Não acho necessário pessoas serem frustradas afetivamente ou problemáticas psicologicamente para terem sexo fogoso, sem censura e fora da rotina.
No caso desse casal, ambos possuem muitos problemas (não apenas sexuais) e limitações sentimentais. Os traumas são mais profundos e gostei da autora não ter entregado tudo de bandeja logo no primeiro livro, deixando dúvidas e curiosidade sobre ambos (principalmente Gideon, apesar de ter jogado várias pistas) para atrair o leitor para a sequência Profundamente Sua.

O que mais deixa a leitura de Toda Sua interessante, pelo menos para mim, não são as transas deles, e sim as brigas, inconstâncias e despreparo de ambos em manterem um relacionamento sadio, firme e assumido.
Eles possuem muitas feridas. Ambos tentam esconder detalhes, estão sempre na defensiva e causam conflitos desnecessários.
E se não gostei da forma como o relacionamento entre eles foi iniciado, gostei muito do desenrolar dele. Eles brigam pelos mais variados motivos, quase sempre pela obsessão, ciúmes ou insegurança. Em seguida fazem as pazes de forma quente e às vezes agressiva, como uma extensão de seus desentendimentos, utilizando o sexo como reconciliação.

As personagens secundárias realmente ficam em segundo plano, nenhum se destacou para mim, mas gostei da homossexualidade e bissexualidade serem tratadas com normalidade.
As rivais de Eva vão surgindo, afinal Gideon é um dos solteiros mais cobiçados dos Estados Unidos.
Eva possui um amigo que é como um irmão com quem divide o apartamento e a autora nos apresenta diferentes faces dele, fazendo dele uma transformação na história e uma das personagens mais complexas de todas. O achei o mais carismático dentre elas pela fragilidade e amizade, a ligação entre ele e Eva é forte.
As famílias de ambos são mostradas de forma superficial e acredito que sejam personagens de maior destaque nos próximos dois livros. Apesar disso, já temos um aperitivo de que Gideon e Eva não são os únicos convivendo com problemas graves.

Sei que a trilogia é erótica e como iniciante no gênero, achei a leitura diferente da qual estou acostumada (romances brandos, mesmo quando contém sexo). Acredito que fãs do gênero gostem muito!
A autora soube criar uma história para o relacionamento do casal que surpreende e deixa o leitor com várias perguntas sobre até onde essa relação irá, se os dois ficarão juntos de verdade, se irão superar os obstáculos e transformar a paixão fulminante em amor sincero - sem deixar o sexo louco de lado, claro!
Apesar de não ser o meu tipo de leitura (foi a minha primeira vez!), fiquei ansiosa por Profundamente Sua e nem imagino o quanto de farpas e faíscas ainda sairá das páginas, quantos segredos serão mostrados e o trabalho que o terapeuta terá com esses dois...

+ resenhas em www.leitoraviciada.com

Karen.Felix 16/05/2021

Que livro problemático. Sem a mínima vontade de ler os demais livros da série...

Thiffy 06/04/2021

Sou apaixonada!!!
Essa sequência de livros é simplesmente perfeita, romântica, sexy, conturbada... Gideon e Eva ganharam meu coração em todos os sentidos. Um livro viciante e surpreendente ??

Evander.Silveira 26/11/2022

Toda sua
A história é legal, os traumas e o contexto. Sei que é um livro hot, mas houveram cenas que me incomodaram.

Mel 18/03/2020

Sexy
Aquele livro para ser lido a dois

Ana Pettres 24/10/2022

Hot com suspense
Gostei da trama, a estória é bem interessante, pelo menos uma vez não tinha uma jovem virgem buscando seu príncipe encantado.
Os personagens tem que trabalhar gatilhos e cicatrizes do passado, sempre em torno de muito dinheiro e glamour, como qualquer livro do gênero.
Já fiquei curiosa para ler o segundo e saber como será conduzida a estória do maravilhoso Gideon e a poderosa Eva!!!

Fabiana @bibliotecadabia 03/02/2020

Um livro hot, polêmico e envolvente !
RESENHA: Escrever sobre a Série Crossfire é uma grande responsabilidade, tendo em vista a enorme divergência de opiniões sobre a mesma, existem aqueles amam, e aqueles odeiam com ‘todas as forças’ por assim dizer (rs), e, acabam transmitindo esse ‘ódio’ para as pessoas que amam a série.

ATENÇÃO: ESTA RESENHA PODE CONTAR ALGUNS SPOILERS

Quando comecei a ler a série, li porque sou fã do gênero hot, mas esse hot precisa ter enredo, porque apenas cenas de sexo sem história/enredo, não me atrai. Na época me disseram que tinha uma história com drama e um enredo por trás do hot. E posso dizer que fui feliz, pois, gostei demais do enredo construído pela autora, os personagens me ganharam totalmente, mas isso não quer dizer que não tenho minhas críticas quanto a escrita dela, claro que tenho, entretanto, prefiro direcionar minha atenção aos pontos positivos.

Na série vamos conhecer Eva Tramell e Gideon Cross. Eva é uma jovem publicitária, filha de pais separados, que se muda para Nova York com seu amigo Cary Tailor para iniciar um nova vida. Gideon Cross é um jovem homem, dono de uma fortuna construída com seu próprio trabalho tentando assim reerguer o sobrenome de sua família, arruinado por seu pai.

Quando Eva e Gideon se encontram, a atração entre eles é quase palpável, e o envolvimento se torna inevitável, seguido de uma paixão avassaladora. Entretanto o que ambos não sabiam, que para se manterem juntos eles precisariam lutar com todas as forças, enfrentar seus traumas e demônios do passado, além de conseguirem superar suas diferenças para estabelecerem seu relacionamento.

SPOILER

Neste ponto da história gostaria de registrar minha opinião sobre o ponto decisivo que a série me ganhou. Eva e Gideon são vítimas de abuso sexual, essa temática sempre me chamou a atenção em romances, a fim de ler como o autor desenvolveu essa problemática. Não sou especialista em abusos, mas não sou totalmente leiga, estudei muito rasamente na faculdade, e, também sempre tive curiosidade de ler sobre o assunto.

A autora fez diversas pesquisas com profissionais da área e textos para construir os personagens de Eva e Gideon, e que pudesse dar voz às milhares de crianças e adolescentes que são abusadas diariamente e constantemente. Ela deixa isso claro em diversas entrevistas sobre a Série, além de também deixar claro que Crossfire, diferente do que muitos dizem, não é um ‘fanfiction’ de ’50 Tons’, ele teve a idéia da história, enquanto escrevia seu livro “Irresistível”, e ela não gosta que ‘Crossfire’ seja comparado a “50 Tons”. (rs)

Já li muitas opiniões sobre a série, falando que o relacionamento de Eva e Gideon é problemático, tóxico, abusivo e outros termos. Concordo em partes com vários pontos, entretanto, a autora deixa isso claro na história, em momento algum ela não problematizou o tipo de relacionamento que se estabeleceu com o casal, pelo contrário, ela aborda sempre os problemas que eles tem, assim como, durante o enredo demonstra a necessidade que eles precisam de acompanhamento profissional para que consigam ter um relacionamento saudável.

Agora o que mais me encanta neste tipo de enredo, é levar o leitor a reflexão sobre os diversos temas abordados na história, dentre eles, e, julgo ser o mais importante, o abuso sexual e suas consequências em quem o sofreu. Eva, apesar de ter tido acompanhamento profissional, ainda carrega diversos traumas e gatilhos. Gideon é ainda mais complexo, pois, foi desacreditado por sua mãe, não teve o apoio familiar e profissional necessário, e, carrega consigo uma carga pesada o qual Eva tenta mostra-lo que ele precisa de ajuda profissional, e que pode dividir essa carga com ela.

Enfim, é uma série polêmica, mas que aborda um tema que precisa ser falado, e, também nos deixa em alerta com o cuidado com nossas crianças, e perigo pode estar dentro de casa.

Espero que com esta resenha tenha conseguido trazer a você leitor minha percepção sobre a série, e, o porque gostei tanto de seu enredo.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/

Ariana 22/10/2022

Amandoooooooooooooooo
Eva uma mulher muito forte, mesmo depois de tudo que ja passou consegui dar apoio ao seu amor.

VBCA 10/12/2020

É a segunda vez que leio esse livro, a historia de Gideão e Eva realmente mexeu comigo

Tiny. 10/03/2022

A situação é simples,não gosto de livros hot e isso é claramente um e impedimento pra gostar desse livro, mas o que me fez não querer ler o próximo por amor e sim por raiva, foi pelos personagens do livro resolverem problemas de trauma com sexo e simplesmente encontrar paz nisso,cada um sabe da sua dor,mas eu particularmente me senti incomodada com isso baseado em experiências pessoais, não teria capacidade de lidar dessa forma. Não achei o livro bem escrito e também não me prendeu. Como escrevi antes vou ler o próximo por raiva não por amor.

(Eu acabei de perceber que o que eu defendi em corte de chamas prateadas eu condenei aqui,mas esse livro não tem desenvolvimento além do sexo,talvez por é um livro hot,gênero que eu tenho preconceito kkkkkk)

mikele | @respiropalavras 22/02/2021

a premissa desse livro segue Eva, que trabalha como assistente em uma empresa e acaba se envolvendo com o dono dela, Gideon Cross.

como um livro hot, temos várias cenas eróticas distribuídas ao longo do livro, e cenas boas, os personagens tem uma atração sexual instantânea, do tipo, "bateu o olho já quero tirar sua roupa".

a autora coloca problemas psicológicos muito graves no background de ambos os protagonistas, mas ela não os resolve, ou lida com isso de uma forma decente. Eva e Gideon foram vítimas de estupro, abuso e coisas horríveis. eles se tornaram adultos obsessivos, possessivos, ciumentos e com um psicológico abalado. então, é de se esperar que quando duas pessoas nessas condições se relacionam amorosamente, a coisa fica feia. me lembrou um pouco 50 tons de cinza e a autora cita E. L. James nos agradecimentos então, não foi coincidência.

Eva e Gideon não dialogam de forma saudável, mas com uma comunicação totalmente distorcida. a autora até tenta jogar uma tentativa de buscar ajuda na terapia, mas nem isso foi desenvolvido.

o livro acaba e todos os problemas que eles possuem não foram resolvidos, eles só estão debaixo do tapete, oferecendo uma falsa sensação de mudança/melhora. no final, ele é um livro com cenas eróticas interessantes e que é rápido de ler. mas não é bom.

o livro tem gatilhos então cuidado se você for sensível a conteúdos como estupro, por exemplo. ele também é + 18, com cenas explícitas de sexo.

Agnes 26/02/2022

Vou ser sincera tinha terminado alguns livros da Julia Quiin, e queria continuar na mesma ideia de romance, quando me deparei por indicação nesse. E convenhamos foi bom, não foi chato, nem incrível... foi só bom.

Amanda Pichiteli 25/04/2022

Gatilhos
Esse livro é cheio de gatilhos, não recomendo para pessoas sensíveis e que tem problemas com cenas muito explícitas. Eu ainda não sei o que sentir sobre esse livro, quando organizar meus pensamentos venho fazer uma resenha melhor.

Emanuelle.Oliveira 15/03/2022

Cross e Eva
Não tem como não amar esse livro. É simplesmente maravilhoso. Estou louca pra descobrir o passado de giedon, o de eva me deixou muito triste, mas a força com que ela vem superando isso é motivador??
Lah Santos 16/03/2022minha estante
O passado dele é bem triste ?