Sandman: Edição Definitiva - Volume 3

Sandman: Edição Definitiva - Volume 3 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 3

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regis 05/06/2023

Uma torrente de emoções conflitantes...
O livro inicia com uma história simples, Medo de Cair, mais que denota sentimentos que todos temos as vezes; o medo de arriscar, medo do futuro, do desconhecido e sobretudo o medo de fracassar... algo que faz qualquer um se retrair e congelar.
Depois, na história A Canção de Orfeu, temos o vislumbre de uma dor que todos nós conhecemos muito bem (quem ainda não conhece com certeza vai conhecer em algum momento), a dor da perda: Inesperada e inevitavelmente, essa dor tem o poder de transformar para sempre qualquer pessoa com a enorme devastação que ela provoca. Ela é tão profunda, que Orfeu parece anestesiado. Nem as bacantes de Dionísio despedaçando seu corpo parece lhe fazer voltar a sentir algo... Talvez a dor física seja bem vinda para afastar o imenso vazio que ele sente.
Tenho que destacar Espelhos Distantes: Ramadã, onde é contada uma história que alude As Mil e Uma Noites, com arte e cores maravilhosas; tive que rever algumas vezes para conseguir absolver toda a beleza contida naquelas páginas.
O livro também traz um outro arco muito intrigante, Fim dos Mundos onde alguns personagens ficam presos em uma estalagem esperando o temporal passar. Eu adoro essa premissa de pessoas estranhas isoladas em um lugar qualquer aguardando alguma intempérie passar e enquanto isso vão compartilhando histórias e revelando partes importantes de si mesmas umas para as outras. Aqui é executada com mestria pelo autor.

Sandman fala de sentimentos tão profundos que as vezes é impossível se desviar da torrente de emoções que as palavras do autor despertam... Uma vida, uma morte, uma poesia, um medo, o simples desejo de encontrar alguém ou de desaparecer e não ser encontrado, a dor de um grande amor desfeito, a solidão, a vontade de caminhar na chuva e permitir que as lágrimas caiam sem que ninguém perceba a profusão dos sentimentos contidos em cada uma delas; são temas tão presentes no emaranhado das palavras do texto de Gaiman que torna difícil não se sentir envolvido por algum deles e se perder em pensamentos durante a leitura. Uma sensação de desolação vai começando aos poucos até nos atingir em cheio e evoluir para um sentimento de vazio existencial onde somos obrigados a lidar com tudo que mantinhamos guardado no lugar mais profundo do nosso ser.

A forma que a fantasia lírica e adulta de Gaiman, com a mistura de mitologias modernas e ancestrais na qual dramas históricos, ficção contemporânea e lendas são costurados com perfeição; não só é atraente como consegue ser perturbadora.
A escrita do autor é sombria, épica, poética e encantadora.

Minha personagem favorita nessa edição (após o próprio Morfeus, é claro!) é Delirium: ela é tão pequena e indefesa, seus pensamentos são tão confusos, suas emoções são tão conflitantes, ela parece tão perdida e indecisa, tão sensível e vulnerável que é quase impossível não desejar abraçá-la e protegê-la.
Nesse terceiro volume a história de cada um dos perpétuos é melhor desenvolvida, após terem sido apenas apresentados no primeiro volume. A existência confusa, porém fascinante de Delirium é maravilhosa de acompanhar... Ela é simplesmente apaixonante!
Os relatos contidos nesse livro nos aproximam mais dos personagens, principalmente do Sonho, o Lorde Moldador que se mostra mais sensível e humano que em qualquer outra história que eu tenha acompanhado até agora.

Sandman é uma leitura que no início parece simples, mas que ao mergulhar mais fundo nesse universo e se deixar levar torna-se muito difícil conseguir sair sem se sentir impactado de alguma forma.

Recomendo muitíssimo a todos essa maravilhosa leitura.
Uhm Novoolhar 05/06/2023minha estante
Uauu!!! Mais uhm pra minha lista;)

Regis 05/06/2023minha estante
Espero que goste muito. ??

mpettrus 05/06/2023minha estante
Nossa, quantas informações nessa resenha maravilhosa escrita pela igualmente maravilhosa Régis ?? Confesso que fiquei tentado a embarcar na literatura do Sandman, mas ?. são tantas viagens literárias que almejo fazer ??????????

Carolina.Gomes 05/06/2023minha estante
??????

Regis 06/06/2023minha estante
Agradeço pelo maravilhosa, mpettrus. ?

Cleber 07/06/2023minha estante
Que resenha incrível!!! Preciso voltar a ler Sandman

Regis 08/06/2023minha estante
Obrigada, Cleber. ?

HenryClerval 09/06/2023minha estante
Que resenha perfeita, Régis! Sempre que comenta alguma história de Sandman fico morrendo de vontade de reler a série inteira.

Regis 09/06/2023minha estante
Obrigada, Leandro. Tenho falado muito de Sandman... rsrsrs

Tatiane554 13/03/2023

Muito bom!
Sem palavras para descrever o que é esse universo de Sadman ,esse volume foi muito bom ,se aprofundando mais em um determinado personagem.. ! Quero muito começar o próximo volume ! Neil Gaiman é genial *_*
Lucas 13/03/2023minha estante
Que pena que os livros são muito caros ??

Tatiane554 13/03/2023minha estante
Verdade né ?...
Mas só ficar de olho nas promoções...

Clari.Monise 06/11/2021

Esse terceiro volume é sensacional!!! O meu preferido até agora. Histórias muito interessantes e muita coisa dos perpétuos. Ameiiii ?

Diego Piu 07/05/2021

Merece revistas (sim, no plural).
Sandman é de uma poesia que vez por outra eu me perco lendo. Nesse volume, teve um arco pequeno que eu olhei e não sei pq cargas d'água, pensei que ñ ia gostar e acabou sendo o meu favorito - Espelhos Distantes: Ramadã.

Partiu Volume IV.

Adriano 21/08/2022

Embora continue sendo incrível ler Sandman, pela primeira vez não devorei essas páginas de uma vez (inclusive passei um período longo longe desse volume em certo momento). Parando pra pensar no motivo, não consigo descrevê-lo ao certo, mas acho que há aqui algumas oscilações, com arcos incríveis, e outros bons ou razoáveis. Ainda assim, essas páginas são pura literatura e beleza, e iniciarei o quarto volume muito em breve.

Thainá 08/06/2020

Fantástico!
Eu já estava gostando muito de acompanhar a saga de Sandman, mas essa terceira edição entrou para os meus favoritos. Neil Gaiman é brilhante! Essa obra reuniu histórias fantásticas e ilustrações belíssimas, mostrando também um pouco melhor o lado de cada um dos perpétuos.

O primeiro conto (medo de cair) é curtinho mas deixa uma mensagem bem legal. Nem sempre conseguimos enxergar todas as possibilidades em uma determinada situação e o medo parece que toma conta da gente, mas arriscar é preciso. ("Às vezes, você desperta. E outras vezes, claro, a queda te mata. Mas há uma terceira alternativa: às vezes quando cai, você voa").

A canção de Orpheu nos apresenta o filho de Morpheus em busca por sua amada e tem um triste final, porém relevante para os acontecimentos seguintes.

Se inicia então o arco mais importante desta saga: vidas breves. Delirium, a mais jovem entre os perpétuos, pede ajuda para cada um de seus irmãos para encontrar Destruição, que há muito tinha partido. Todos negam, exceto Morpheus e aí começa uma jornada interessante. Alguns infortúnios acontecem e Destino os orienta a falarem com Orpheu, que se tornou como um Oráculo, fazendo, assim, que chegassem ao irmão desaparecido. O encontro entre Morpheus, Delirium e Destruição nos propicia diálogos extraordinários. Esse arco é emocionante e nos permite compreender os conceitos e as atribuições de cada perpétuo.

Outro arco interessante nesta edição é o Fim dos Mundos, onde diferentes personagens ficam presos em uma taberna esperando uma tempestade passar. Cada um conta uma história sobre temas distintos tendo a atenção dos demais e no final eles observam no céu pela janela uma procissão onde marcham alguns dos perpétuos. Este final é extremamente curioso e deve ser explicado na próxima edição.

Destaques dessa publicação é ver um Morpheus bem mais sensível e apresentando traços mais humanos e a adorável Delirium, uma personagem completamente cativante e divertida. Gostaria que ela aparecesse em mais histórias!

E Prez para presidente!

joaoggur 22/01/2021

História simples, mas muito boa!
Nesse Volume 3, temos uma história relativamente simples, com os carismáticos personagens já conhecidos por nós.

É uma trama familiar, que mostra Morpheus se relacionando com sua família; melhorando o relacionamento com alguns, denegrindo o afeto com outros

Também vale destacar as últimas edições do livro; contam uma história (s) deveras entediante, mas com um desfecho surpreendente e maluco (como quase tudo em que o Gaiman coloca a mão!).

Não é tão bom quanto o primeiro, é claro, mas tem um ótimo roteiro e é um poço de genialidade.

jessiviesser 22/01/2024

OPINIÃO | Sandman vol. 3 (Neil Gaiman e outros)
Neste volume 3 podemos perceber o quanto o universo de Sandman é rico. Passamos a conhecer mais de perto os outros perpétuos e as relações entre eles. O arco principal "Vidas Breves" é sobre mudanças e se ter esperança, coisas que podem passar despercebidas pelas nossas vidas. Há muito o que refletir após a leitura.

Reitero dizendo que Gaiman é um ótimo contador de histórias, explorando diversos conceitos e temáticas em cada edição. É tudo tão bem feito que não é necessário colocar Sandman como o protagonista para se contar ótimas histórias.

Já se tornou um dos meus quadrinhos preferidos ?.

Marcio Claver 01/11/2021

Sandman 3
Relendo essas histórias incríveis!
Mais uma vez o autor nos leva ao mundo dos sonhos de forma magnífica!

Beca 04/04/2020

Só sei que quero mais Morpheus! ??

Tamires 01/08/2020

Enfim entendemos a jornada de destruição. Confesso que apenas me atiçou quando ao percurso dos demais perpétuos até aqui. Mais uma vez, uma HQ primorosa.

Cleber.Laia 15/01/2022

Indescritível universo
O universo de Sandman e um lugar absolutamente rico, Neil Gaiman consegui fazer o fantástico parecer possível... E arte e fora de série esse volume 3 meu deixou querendo muito o próximo.
Venha conhecer os perpétuos e sua família disfuncional.

Tatta 02/12/2021

para essa avaliação senti bem mais dificuldade de definir uma nota. trata-se de uma coletânea de histórias e algumas são 5 estrelas.

só que a história principal me pareceu um pouco fraca, sem muito enredo.

segue sendo delicioso de ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6