Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Vivi 10/09/2012

A princípio achei que esse livro fosse apenas uma releitura da história da bela adormecida, maas, a cada página virada ficava claro que não se tratava apenas disso. Realmente a história nos remete ao conto da bela adormecida, as semelhanças em que Rose é despertada nos levam a isso, mas, novamente paramos por aí.

Rose Fitzroy dormiu por mais de 60 anos em seu tubo de estase, esquecida em um porão empoeirado. Despertada por um rapaz desconhecido, Rose sofre um grande impacto ao descobrir quanto tempo se passou desde a última vez que a colocaram para dormir. Agora, herdeira de um império multimilionário, com a ciência de que seus pais e seu grande amor não passam de lembranças...

Além do impacto de descobrir que todos que amava estão mortos, vem a terrível fase de adaptação pós estase, dores musculares, órgãos que precisam de nanorrobôs para continuar funcionando, dificuldade para se alimentar e vários outros sintomas bem incômodos...

O mundo mudou, as pessoas mudaram, tecnologias avançaram, e Rose precisa (tentar) se adaptar à essa nova realidade. Assim, o representante da UniCorp designa tutores para cuidar dela e a matricula no Preparatório Uni, que era considerada a melhor escola do sistema solar, então aí começa todo o drama de Rose com sua falta de aptidão para os estudos e para fazer amizades...

Eu meio que bufei quando a história se encaminhou para esse drama adolescente, sim, apesar de tecnicamente Rose ser maior de idade ela tem apenas 16 anos, mas a autora me surpreendeu aí, apesar de passarmos por uma fase meio cansativa devido a todos os dilemas e dramas de Rose, creio que a autora soube dosar e não passou muito do ponto.

Vou abrir um parêntese aqui para explicar melhor o que é o estase:
(Acho que posso comparar o estase a um tipo de coma induzido, a pessoa é colocada em um tubo estase e uma mistura de substâncias químicas induz a pessoa a dormir, durante o tempo que se passa adormecido seu corpo para de funcionar, não envelhece, não precisa de nutrientes, pois todo seu sistema é posto em um estado de letargia.
E assim se passam dias, meses, anos... sem que a pessoa que está em estase perceba, durante todo o tempo em que permanece nesse estado de suspensão as sensações de medo, ansiedade, preocupações, tristeza são eliminados do sistema nervoso por "supressores do medo" e tudo o que resta na mente da pessoa são uma espécie de sonho, só que não são sonhos de verdade, é mais como se a pessoa estivesse vendo dentro de sua própria mente.) Foi um parêntese enorme, mas acho que deu para passar a ideia central.

"Adormecida" é uma distopia que se passa em um tempo após o que poderíamos chamar praticamente de Apocalipse, grande parte da humanidade foi dizimada por infestações de doenças e até mesmo a tecnologia que deveria ter sido uma das grande aliadas se mostrou uma das principais pragas que levou a humanidade aos chamados "Tempos Sombrios", é muito tempo após a reconstrução que Rose é despertada.

Para enriquecer mais ainda a trama alguém está tentando eliminar Rose e esse será um dos grandes pontos de interrogação durante a história. Um personagem que me chamou muito a atenção foi Otto, que é o resultado de uma experiência cientifica que cruzou DNA humano com um micróbio alienígena, e as particularidades em sua forma de comunicação, além de sua história que é extremamente triste, Otto é um personagem apaixonante.

Adormecida iniciou para mim como qualquer outro livro, mas se mostrou uma das histórias mais lindas que li nos últimos tempos. A autora consegue mostrar o mundo que ela criou, de uma forma simples, com muitos detalhes sem cansar ou deixar dúvidas.

"Então, quando o vibrante azul da paisagem marinha que eu tentava segurar foi interrompido, não por uma mão, mas pela sensação de lábios tocando os meus, fiquei surpresa. Respirei fundo e me sentei ereta, batendo a cabeça contra meu suposto salvador." Pág 7

"Com todo cuidado, pousei meus dedos na palma da mão dele e, com toda delicadeza, os dedos de Otto se fecharam ao redor da minha mão. Boa tarde, princesa pensei em uma voz que não era a minha. Meu nome é Otto Sextus." Pág 41

Resenha: http://emporiodoslivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-sorteio-adormecida-anna-sheehan.html
Damiana 21/09/2012minha estante
este livro é serie? nao aguento mais ler series

Vivi 22/09/2012minha estante
Ei Damiana, ao que tudo indica será uma trilogia. Porém não encontrei informações sobre... Lá fora só foi lançado o primeiro.

Beijos!

Laura 04/11/2012minha estante
Gostei muito do livro também! Achei o tema genial; Uma estória fácil de ler, comovente, interessante e inteligente! Acho que faltou um pouco (okay, na verdade, muito) de romance, por isso dei nota 4. De qualquer forma, realmente me surpreendeu!

Manuka 05/03/2013minha estante
Adorei o livro, Vivi! E também achei que usar "A Bela Adormecida" na sinopse do livro foi meio equivocado por parte dos editores; o livro é MUITO MAIS que isso! Simplesmente, amei. :)

Karina 28/05/2013minha estante
Ual, quando li a sinopse do livro, ele me interessou levemente, mas depois que li sua resenha notei que a história é muito mais cativante do que aparenta. Vou ler com certeza! xD

Carol 03/10/2013minha estante
Quero um Otto para mim! Tenho certeza que todos que lerem se apaixonarão por ele :}

Junina 04/02/2014minha estante
Que leitura gostosa! O livro despertou minha curiosidade e me apaixonei pelos personagens (em especial pelo Otto), o final foi surpreendente; mas deixou a desejar em determinado ponto (não vou contar spoilers!). Estou em dúvida quanto ao meu desejo de que tenha uma sequência, mas se tiver de qualquer forma será bem vinda!

Gabi.ccoutinho 13/10/2015minha estante
adorei o livro, muito legal mesmo. Queria saber se vai ter continuação?

Dani 18/12/2021

Um tanto bizarro
O famoso conto Bela Adormecida, mas vista no futuro. Assim como a protagonista demorei um pouco para entender a história. Devo dizer que meu personagem favorito é Otto. Bom, não é minha história favorita no entanto a ideia de tentar descobrir porque ela ficava estase me prendia muito e acabei sentindo falta da protagonista ter curiosidade sobre a história na metade, senti que demorou demais.
Devo dizer que certas revelações da história e toda tecnologia me surpreenderam!
Foi o conceito de bela adormecida que nunca imaginei que ver

Adriana 27/08/2012

MA-RA-VI-LHO-SO!
Eu nem tenho palavras pra expressar o quanto eu gostei desse livro, simplesmente me apaixonei pela escrita de Anna Sheehan, os personagens são tão vivos, tão reais, nada soou artificial ou forçado; o romance é fofo e profundo, me fez suspirar e derramar várias lágrimas. Tem também o mistério, muitas perguntas não são logo respondidas, as coisas são reveladas aos poucos e isso nos deixa curiosos e prende a atenção até o fim. As cenas de ação foram de tirar o fôlego. Os sentimentos e conflitos de Rose nos angustiam, e a ficção foi bem plausível, nada que um pouco de tecnologia não possa fazer em um futuro distante, quer dizer a gente vê cada coisa né? Não dá pra dizer muito bem o que é ou não é possível.
Michele 14/11/2012minha estante
Me fez derramar muitas lágrimas tbm!! Adorei o livro!

Gabi 29/01/2021

Certamente um dos meus preferidos, pois foi o livro que me motivou a voltar a ler. Tem um desenvolvimento legal e a leitura é ótima, li em dois dias se me lembro bem. Tenho um apego enorme em um certo personagem. Sou culpada em falar pois esse livro sempre vai ser o meu queridinho.
Suzy 29/01/2021minha estante
A sinopse me interessou. Tu leu físico ou em pdf ? Se for pdf tem como me mandar ?

Gabi 29/01/2021minha estante
eu li o físico, mas acho q tem em pdf tbm

Nicolle.Corintho 08/02/2021minha estante
Suzy - Esse site https://lelivros.love/book/download-adormecida-anna-sheehan-em-epub-mobi-e-pdf/ tem vários livros em PDF para leitura online, o link que estou mandando é o deste livro, caso queira ler outro é só buscar na lupa.

Zaz 17/11/2021

Amei
É um suspense gostozinho de ler. Mostra lembranças da personagem sem atrapalhar a história principal ou só pra ocupar espaço na folha. O final

Morim 02/07/2020

Uma surpresa muito boa
A sinopse de "Adormecida" realmente nos engana bastante e aposto que afastou alguns potenciais leitores. Foi o meu caso por um tempo. Tendo recebido o livro de presente, enrolei bastante para começar a ler por não achar a história promissora. Não podia estar mais errada. " Adormecida " me surpreendeu de uma forma fantástica. A história criada pela autora foi ambientada em um futuro muito interessante, e nos faz refletir sobre questões como desenvolvimento, impactos ambientais e até sobre a criação de filhos.

flaviacabral 27/06/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos. Todos os que conheceu estão mortos. Herdeira de um império... Qualquer um pode ser inimigo.
Inicialmente, pensamos que o livro é uma versão mais moderna de "A Bela Adormecida". E é! Mas, de certa forma, isso se modifica ao passar das páginas. Comprei-o por indicação de uma amiga. A capa me encantou, pois o pequeno trechinho de sinopse contido nela foi fantástico. Na parte de trás do livro podemos encontrar um breve resumo de toda a narrativa. Rose (a personagem principal) dormiu por mais de 60 anos utilizando um objeto inventado pela empresa de seus pais. Quando acordou, percebeu que tudo havia mudado. O mundo que ela conhecia, desde os objetos até a forma de falar, mudou. Agora ela tinha mais de 60 anos, mas continua com aparência de 16. Se acostumar com esse novo mundo não será uma tarefa fácil. Até completar a maioridade não poderá assumir a corporação multimilionária de seus pais. Enquanto espera isso chegar, Rose é transferida para um colégio. Lá ela se junta a um grupo de adolescentes, entretanto nenhum deles simpatiza com ela. Para todos daquela época, Rose não passa de um fantasma. Nessa envolvente narrativa, nossa protagonista terá de superar seus medos e enfrentar seu passado, ou não haverá futuro. Para completar, ela se sente triste devido ao fato de ter perdido o amor de sua vida...
Ao longo da história, Anna Sheehan faz uma "brincadeira" com os tempos. Ela conta o que acontece no presente de Rose e o que aconteceu no seu passado, antes de entrar em um sono profundo.
A história é tocante, e nos faz refletir sobre alguns acontecimentos ao qual estamos acostumados, mas não damos devida importância.
Em algumas resenhas pude ver os leitores reclamando do fato da escritora ter deixado o final meio indefinido. Creio que ela fez dessa forma por dois motivos:
1- É bem provável que haja uma continuação da história. Pelos relatos da autora, será uma trilogia!
2- O final tem um quê de "O que acontecerá de agora em diante?" Essa é a pergunta que você irá fazer quando ler a última página do livro. Creio que isso seja meio proposital, justamente para nos mostrar que o que aconteceu no fim da história é algo mais real do que imaginamos. Não é simplesmente um final feliz. É um final real... Talvez meio inacreditável, mas real...

Espero que tenham gostado da minha resenha. ^^ Não tenho costume de fazer isso, mas o livro realmente me cativou, então decidi passar um pouquinho da história á vocês. A capa, a sinopse, a narrativa, os personagens, e até mesmo a forma que a autora digita. Anna Sheehan se superou em todos esses aspectos, além do modo como descreve os personagens e os locais. Devido a boa qualidade de todos os aspectos acima, dou 5 estrelas ao livro! Super indico! A leitura é prazerosa e fixa o leitor até que a ultima página seja lida!

Lela 25/12/2012

Sam Percenti Bello
Eu não esperava que esse livro me tocasse tanto. Não acho que essa seria uma boa frase para prender leitores críticos. Mas não há outra explicação. As vezes eu leio livros banais para me divertir, e devido a pressão do momento, eu acho que era isso que esperava deste livro. Que ele fosse raso. Larguei Salinger e Zafón, e fui tentar rir, e não foi isso que encontrei. Mas que maravilhosa contradição. Não me arrependo em nenhum segundo. E devo informar que isso não é para ser uma resenha. Eu acho que quando uma pessoa vem ao skoob pesquisar sobre um livro, ela não quer realmente saber a resenha do livro, e sim o que têm a dizer sobre ele. Resenhas, ao meu ver, de leiga, precisam ser objetivas, e comentários com spam não se encaixam. Por isso fica aqui meu pequeno grande comentário, de uma leitora que deveria ter passado o dia debruçada sobre livros de física, mas que não conseguiu desgrudar os olhos desse pequeno até as 5 da manhã. Acho que isso resume se alguém deve lê-lo ou não. E que fique ao seu critério. Mas se iniciá-lo, faça a si um humilde favor: não desista nas primeiras páginas.

MariaeSM 31/01/2021

Tinha tudo para dar certo...
Achei interessante a ideia desse livro. Uma jovem "adormece" e quando acorda se passaram sessenta e dois anos de sua vida. Todos que ela conhecia estavam mortos, ou era essa a ideia. A autora soube criar o universo da história e em minha opinião esse foi seu único mérito. A história em si é, em suma maioria composta por um drama adolescente que me deixou irritada por diversas vezes. E o pior, não tem continuação! Ou seja, nem um final decente o livro recebeu, já que há meu ver terminou completamente em aberto.
dawie 23/01/2023minha estante
tem No Life but this, que é baseado no Otto, só não tem traduzido em português, mas é uma espécie de continuação e é tão bom quanto adormecida

Branca 20/03/2021

Adormecida

...qualquer um pode ser seu inimigo.

BArbara1326 17/11/2022

Eu não esperava nada desse livro, e ele me surpreendeu bastante. O começo é muito entendiante, muito mesmo, mas quando começa a aparecer as coisas não para mais, o que foi muito bom. Eu esperava o romance (já aviso que não teve praticamente nada), acompanhar o amadurecimento de uma menina que tem 16 e 100 anos ao mesmo tempo foi uma experiência muito boa, ela tem um desenvolvimento muito bom, e apesar de não ser um dos meus livros favoritos, é uma leitura que eu recomendo sim.
Naraliz 10/03/2024minha estante
Se não tem quase nada de romance, então não tem hot né?

Naraliz 10/03/2024minha estante
Vc sabe a classificação indicativa?

Rosângela 29/06/2020

Razoável
Uma historinha diferente, mas que vai ficando chata com tanta complacência da menina. Mesmo assim, leria os seguintes se fossem lançados no Brasil só porque não sei ficar sem terminar uma saga.

Gabi 03/09/2012

www.livrosecitacoes.com
Eu fui enganada por Adormecida. Tudo o que eu imaginava que seria esse livro é errado - oh Deus, que drama! Eu pensei que Anna Sheehan havia escrito uma nova adaptação do conto Bela Adormecida (errei feio), e que esse seria um volume único (errada novamente). Então, eu, como prestativa que sou, já aviso que não é nada disso.

O livro centra-se em Rose Fitzroy, uma garota que dorme por décadas e é acordada por um beijo... E aqui acaba tudo que você pode associar com um conto de fadas. Rose está em sono induzido, foi esquecida em um porão por mais de meio século e todos que ela ama morreram. Agora ela está em uma nova época, é herdeira de uma corporação multimilionária e os problemas mal começaram. Ela não sabe mas sua sobrevivência coloca em risco segredos escondidos há muito tempo. Além de deslocada, ela virou alvo.

"Eu já havia perdido tudo. O que mais havia para perder?"

Rose é um mistério e eu não colocava muita fé nessa garota. Afinal, por que ela entrava continuamente em sono induzido? Havia um propósito real ou ela só era uma boba rica sem ter o que fazer? Eu não vou responder nenhuma dessas questões porquê ninguém gosta de spoiler e eu menos ainda de soltá-los, mas apesar da minha primeira impressão sobre esse livro, ele é mais do que a história de uma garota rica. Há um drama, suspense e nostalgia. Tudo o que ensinaram para Rose é mentira e aprender isso vai doer e muito.

O enredo também evolui para outro patamar ao mostrar o contraste entre a sociedade atual e a de sessenta anos antes, principalmente ao se referir ao resultado das ações que geraram doenças e mortes por todo o mundo. Outro grande ponto positivo são os personagens secundários. Alguns deles são tão ou mais interessantes que a própria protagonista.

"Será que voce nao vai se preocupar com voce mesma pela menos uma vez?"
"Não estou certa de que eu saiba como. Nao valho muito."

Eu posso parecer piegas ao escrever isso mas, sem perceber, comecei a ler um livro lindo. E tão triste. Apesar de ser futurístico e com um enredo bem doidinho, esse livro tocou na alma. Adormecida é um livro bom. Não ótimo mas quase lá.

Fe Sartori 20/10/2012

Não é um romancinho
Não sei ao certo o que esperava de Adormecida. Gostei da capa, da sinopse e havia poucas resenhas aqui no skoob ou em blogs para maiores pesquisas.Assim resolvi me aventurar.
Mas sei que imaginava se tratar de um romance levinho, daqueles para momentos em que queremos se envolver com um livro, sem precisarmos nos dedicar muito a ele. Adormecida me lembrou muito uma ficção científica, digo isso pois se passa em um futuro, onde os seres humanos podem passar um período de estase (que poderíamos explicar como um "congelamento"). Rose fica em estase por 62 anos e quando acorda encontra um mundo muito diferente do que viveu. O que aconteceram com as pessoas que Rose conheceu? Porque Rose ficou 62 anos em estase?

Eu gostei da leitura, fiquei um pouco perdida no seu começo, não por se tratar de um livro de difícil leitura, pelo contrário, possui uma linguagem fácil, mas como se trata de futuro, algumas coisas precisaram ser explicadas para serem compreendidas.Mas ainda assim, achei um livro triste e confesso que cheguei a me questionar, até onde irá nossa era de tecnologia dos dias de hoje? Vi algumas informações de que o livro será uma trilogia, mas ainda nada confirmado. Ficou (na minha opinião)algum ponto para um possível livro.Vamos aguardar.

Recomendo a leitura!
César 27/03/2014minha estante
ótimo.

BlankeBooks 02/11/2022

Foi uma experiência única
Des das primeiras páginas até as últimas, realmente o livro me prendeu muito, tive minhas dúvidas mas o plot me pegou de surpresa, não entendo como esse livro ainda não tem o reconhecimento que merece.