Faça seu login para ter acesso a todo conteúdo, participe também do sorteio de cortesias diárias. É rápido e gratuito! :) Entrar
Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

O Que é Dialética

Coleção Primeiros Passos

Leandro Konder
Resenhas
Recentes
4 encontrados | exibindo 1 a 4


Raul Oliveira 26/09/2014

O movimento, do movimento em movimento
Que pena não ter esbarrado na dialética antes, tanta coisa formal que gira na minha cabeça teria tomado outra forma ou modelo e, eu, consumido muito menos neurônios. Estou apaixonado, tirando o defeito da eminente ligação sócio/política que, dada a primeira aplicação do conceito é impossível eximir.
Um livrinho fácil, como todos da série.
comentários(0)comente



Carlos Aglio 29/01/2013

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...
KONDER, Leandro. O que é a dialética. Brasiliense, 2006.

Só a dialética pode semear dragões bons, afinal ela se baseia na contradição...

É bem difícil entender o que é a dialética - que na Grécia antiga era a arte do diálogo e hoje seria o modo de pensarmos e compreendermos as contradições da realidade, essencialmente contraditória e em permanente transformação. Imagine os temas: tese, antítese e síntese ou seus respectivos sinônimos como afirmação, negação e negação da negação. Use estes conceitos com espírito crítico e autocrítico, duvidando de tudo, revendo o passado a luz do que se passa no presente, conscientizando-se da inevitabilidade da mudança e da impossibilidade de se furtar das contradições e etc e tal...

"O que é, exatamente por ser como é, não vai ficar tal como está." disse um dia Bertold Brecht, um espírito agudamente dialético, como diz Lenadro Konder, autor desse livro.

os dragões semeados pela dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético enunciado por Marx na décima-primeira tese de Feuerbach: Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo. .

Logo se crê que a Dialética incomodou, incomoda e incomodará muita gente porque ela semeia dragões - Eu adoro dragões - Salve Marx! Salve Jorge!

By Carlos Aglio, em 29/01/2013
comentários(0)comente



Pipa 18/04/2011

Em "O que é Dialética", Leandro Konder consegue - em poucas páginas - construir uma obra realmente significativa e abrangente.
O autor inicia o livro falando da origem da Dialética e traz nomes conhecidos na filosofia: Aristóteles, Diderot, Rousseau. Passado esse primeiro capítulo, Konder faz um paralelo entre a Dialética e o trabalho, a alienação e traz conceitos fundamentais, como: o que é totalidade, as leis dialéticas, contradição e mediação, a fluidificação dos conceitos, entre outros.
Os dois últimos capítulos abordam a importância da Dialética para o indivíduo e a sociedade, trazendo questões bastante reflexivas. Konder recorre a dois filósofos para finalizar sua concepção: "A Dialética - observa o filósofo brasileiro Gerd Bornheim - é 'fundamentalmente conservadora' (...) É , como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'. Os dragões semeados pela Dialética vão assustar muita gente pelo mundo afora, talvez causem tumulto, mas não são baderneiros inconsequentes; a presença deles na consciência das pessoas é necessária para que não seja esquecida a essência do pensamento dialético".
Uma leitura que vale a pena para todos que têm interesse na dialética - antigamente tida apenas com a arte do diálogo -, hoje concebida como um intrigante processo para entender o que está em movimento no mundo.
comentários(0)comente



Dydimo 01/04/2010

Importante na formação do cidadão.
O Historiador e Filósofo, Leandro Konder, descreve o processo histórico do pensamento dialético desde Eráclito de Efeso, na antiguidade clássica perpassando por Hegel e Marx.
É uma propedêutica sobre o pensamento dialético materialista que teve seu ápice com Marx, e que até hoje tentam-se tanto superar.
Esse livro é muito importante para a formação do pensamento político do cidadão, para começar a enxergar a realidade de maneira transformadora.
Fundamental para quem pretende começar a estudar o pensamento marxista.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4



Publicidade


logo skoob beta
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo