O Que é Dialética

O Que é Dialética Leandro Konder

Resenhas - O Que é Dialética

beca 18/04/2024

O que é dialética?
SURREAL DE BOM!!! O livro é super interessante, cativante e ler me trouxe muitas reflexões. Leandro Konder (autor) não escreve de uma forma maçante ou entendiante, na verdade ele torna tudo extremamente legal!

Mari 11/03/2024

Fantástico. Leandro Konder provou que por mais complexo que o assunto seja, uma boa retórica pode torná-lo super fácil de se absorver e compreender. A dialética é um processo fascinante e tanto sua formulação quanto a sua apresentação neste livro são de um brilhantismo sem precedentes.

gigi 04/12/2023

Conceito e aplicação
Achei o livro bem pertinente para a compreensão do conceito e da aplicação da dialética. Bem como trabalha como ela surgiu e quais conceitos ela recebeu durante os contextos históricos em que ela foi estudada.
O texto além disso tem um viés marxista muito forte e assume essa visão como a correta do termo.

Luiza2205 17/10/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo?
-Marx

Bem educativo, gostei!

gabito0 17/09/2023

Excelente e didático
Konder teve sucesso em fazer o que muito livro didático, professor e aulas, todos dentro de um paradigma positivista de educação e compreensão de mundo, não conseguiram: explicar a dialética de uma maneira dialética.
Ótima conceituação histórica, retomada de autores importantes e de críticos e excelente didática! Gostei muito.

deadpoet 25/08/2023

O que é dialética?
?Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.?

Obika 20/06/2023

Primeiros passos
Este texto nos ajuda a levantar e começar a compreender o conceito.
Sobre a dialética ele traça sua genealogia, seu Nascimento, ou primeira revelação, seus primeiros pensadores, seus primeiros passos até seu amadurecimento em hegel e sua independência em Marx.

isa_nity 02/05/2023

"Antes de poder transformar a sociedade na qual nasceu e atua, o revolucionário é em boa parte formado por ela, de modo que seria ingenuidade su­a que ele possa permanecer completamente imune aos seus venenos."

nanaths 27/04/2023

Em alguns momentos o Leandro Konder escreveu alguns eufemismos chamando o Stálin de burro e eu soltei arzinho pelo nariz

Miguel Corrêa 12/03/2023

Introdução a Dialética
Não há muito que comentar, o texto explica a dialética enquanto conceito histórico, começando na estrutura de diálogo que era na Grécia antiga, indo até Hegel e posteriormente Marx enquanto forma qualitativa "mais avançada" do método de pensamento dialético, então, o autor destrincha algumas categorias (o movimento, a contradição, a ideologia etc.) intrínsecas a essa parte essencial do pensamento marxista que é a dialética. Sinto que o texto é mais voltado à um público agente político que à estudos acadêmicos puros, o que tem suas vantagens e desvantagens. Definitivamente um livro para ler várias vezes sempre compreendendo cada vez melhor, a final: "Não é possível que um homem atravesse o mesmo rio duas vezes, pois na segunda já não será o mesmo rio nem mais o mesmo homem."

esquadroz 07/02/2023

"O método dialético não se presta para criar cachorrinhos amestrados. Ele é, como disse o argentino Carlos Astrada, 'semente de dragões'".

daleriku 18/09/2022

Tem que se ter bastante atenção enquanto lê o livro, senão vai se perdendo na escrita e nos termos. Algumas opiniões dos filósofos não foram tão bem explicadas e isso me confundiu, passei mais tempo fazendo anotações e relendo os capítulos do que qualquer coisa
Verdmais 23/09/2023minha estante
Pra mim que não tem hábito de ler livros de filosofia e tão teóricos, foi bem complicado também, mas é muito explicativo

isado8ra 16/08/2022

livro bem didático e de fácil leitura, cada vez que leio mais sobre phc, mais eu fico interessada. o autor pontua bem o que é dialética, fazendo uma espécie de recorte histórico, finalizando com uma crítica!

Sickboy 19/04/2022

Tentei não trazer livros lidos obrigatoriamente pela faculdade aqui como minhas leituras, porém este é uma exceção por se tratar de uma leitura optativa de uma matéria optativa. Já havia lido outros temas da coleção "primeiros passos" porém sempre achei que saia da leitura com muito mais dúvidas do que no começo, em que eu sabia sobre o livro apenas seu título interrogativo. Essa questão vêm cerceando todos os conhecimentos que eu tenho adquirido com o tempo, quanto maior a profundidade, maior as dúvidas. Porém, este livro é muito Didático em trazer a concepção de da Dialética para seus principais autores, sendo estes, Hegel e Marx.
Este último, formulou o Materialismo Histórico Dialético, responsável posteriormente pela sintetização por Lev Vygotsky da Psicologia Histórico-Cultural.
Duas citações me marcaram muito durante a leitura, são elas:

"O que é, exatamente por ser tal como é, não vai ficar tal como está" - Brecht

"Os filósofos têm se limitado a interpretar o mundo; trata-se, no entanto, de transformá-lo" - Marx