Sócrates Encontra Marx

Sócrates Encontra Marx Peter Kreeft

Resenhas - Sócrates Encontra Marx

G.Bay 06/01/2016

Claro e objetivo - Marx estava errado
O livro traz uma crítica direta e objetiva as ideias de Marx, que logo de inicio tem seus pilares destruídos pelo fictício Sócrates. É praticamente impossível manter-se de pé, partes essenciais da teoria são refutadas de forma clara que qualquer um pode entender: Marx estava errado. Errado no sentido de que suas profecias tinham bases fracas e a história se encarregou de comprovar o resto.
O autor não se propõe a fazer uma revisão histórica nem explorar os efeitos do comunismo, tão pouco a debater a questão de um ponto de vista sociológico nem nada mais aprofundado nesse sentido.
Existe um certo viés religioso em alguns momentos, além de toda situação em si, mas isso em nada prejudica o argumento do Sócrates nem induz o leitor se aproximar de alguma doutrinação.
Considero um ótimo livro para qualquer aluno ensino médio ou que esteja estudando revolução industrial, etc. Já que infelizmente comunismo, "revolução" Russa, chinesa, etc, são tabus na nossa educação.
Naaman.Blanco 22/12/2016minha estante
undefined

Paulo Lucemberg 12/05/2018

Uma boa introdução
O livro é uma demonstração prática daquilo que ensina Mortimer Adler em "Como ler livros". É realmente impressionante. Mas uma leitura apenas não é suficiente para entender as nuances bizarras do pensamento de Marx. O livro reafirma a impressão, criada pelos regimes comunistas, de que há algo muito errado nesse pensamento tão sedutor, bem como mostra-nos os erros lógicos presentes no seu famoso panfleto, Manifesto do Partido Comunista.

Isabel607 13/04/2024

Peter kreeft sempre maravilhoso em suas obras...Não esperava menos de um PhD.
O livro em questão nos faz pensar e muitas vezes ficar com uma certa raiva de como muitas pessoas vivem na ignorância de não pensarem.
Traz a retórica de Sócrates muito bem escrita.
Recomendo.