Insurgente

Insurgente Veronica Roth

Resenhas - Insurgente

Beatriz 22/01/2013

Insurgent conseguiu evoluir a história para um outro patamar.
Devo avisar que ler em inglês não facilitou muito a minha leitura, principalmente por que as facções tem nomes totalmente diferentes, e muitas vezes foi difícil de compreender. Por exemplo: a facção Amizade, na verdade se chama Amity, e eu esperava Friendship.

O livro com certeza mantém a excelente qualidade que tem no primeiro, e apresenta uma Tris mais humana, menos limitada a ser somente corajosa ao tempo todo, e se permitindo ficar triste e quebrada. Dá pra ver que ela está traumatizada com a perda de seus pais e arrependida até a morte por ter matado Will (coisa que não ficou tão clara em Divergente, o que me incomodou muito).

Outra coisa que ficou mais humana foi sua relação com Tobias, que passou de um idolatrando o
outro para algo mais real, com brigas, reviravoltas, reconciliações, mais pegação... Enfim, uma relação normal. O livro também explica melhor muitos assuntos que ficam meio mal explicados no primeiro:
Quais as filosofias das outras facções, além do óbvio? Como realmente vivem os sem facção? Como as facções vêem umas as outras? Quais são seus líderes? Como realmente era a família de Tobias? Todas essas questões são resolvidas.

Além de muitos esclarecimentos, o livro não deixa a desejar no quesito ação que é com certeza o ponto alto de Divergente! As facções estão em guerra e o livro te prende do começo ao fim, tanto para ver o quanto Tris vai evoluir quanto para descobrir qual é a real intenção da Erudição para tentar eliminar uma facção inteira.
E é claro que há aquele final marcante que de deixa mais curioso ainda para o próximo livro, que eu estou começando a achar que é a marca registrada de Veronica Roth.
cahloureiro 02/05/2013minha estante
ainda tô de boca aberta com o final desse livro. Não esperava NADA parecido, uma baita reviravolta. :O Preciso do 3 logo kkkkkk

KellyJ 17/08/2013minha estante
Mas amity não é amizade também?

faella 28/10/2013minha estante
Eu simplesmente estou sem conseguir ler outro livro, graças à insurgente que me deixou surpresa com esse final :0 Preciso do 3 LOGO!!

Gray 07/11/2013minha estante
Quando lança o 3° ?

Ana Carolina 07/01/2014minha estante
eu ainda não li esse. mas lendo seu comentário sobre will, o que me deixou chateada, foi que o peter ela apenas atirou no braço (entendo ela precisava dele)...mas pq tb ñ atirar apenas no braço do amigo dela...se ela pretendia quebrar os computadores e ele voltaria ao normal. =/

MrsMon 08/04/2014minha estante
Gente desse jeito vcs me deixam louca, rsrs... Acabei de ler o Divergente, pra poder assistir o filme depois, e estou esperando meu insurgente chegar, e segundo os seus comentarios é bom tanto quando o Divergente? Ain meu coração "num guenta", rs..."Alerta de Spoiler": E Anita eu em um momento pensei assim tb, mas se vc pensar bem o Will, ela estava tentando se defender dele, enquanto com o Peter ela estava no controle da situação, se ela agisse diferente estava praticando um ato de vingança. Q é contra o q a abnegação prega, e ela traz esses preceitos consigo ainda. :) Estou louca pra ver o filme, nem durmo mais, rsrs.... Ansiosa demais... :D

Letícia 08/05/2014minha estante
Terminei o primeiro em apenas 3 dias e já comecei o Insurgente, com sua resenha. Acho que não vou aguentar hahaha vou ter que ler em tempo record!

Anna 15/01/2015minha estante
Estou pensando seriamente em comprar o livro em versão inglês, porém tenho um pouco de medo de não compreender muito a história, além dos nomes das casas, tem outra coisa que você se incomodou muito e teve dificuldades?

Priscila Brazão 24/08/2021minha estante
A minha série favorita sem dúvida. O Quatro é taaaaaao incrível ??

Tati Grimes 27/12/2021minha estante
Confesso que li divergente em 3 dias, e agora to lendo insurgente , e to surpreendida , estou quase acabando e já quero comprar convergente e o quatro pra saber a vida do nosso neném gostoso e incrível

Mhiaolas 30/03/2022minha estante
Eu acabei esse livro hoje , achei bom porque respondeu várias dúvidas que não foram respondidas no outro livro , e o livro é mais ...como posso dizer... a tris tem que arcar com as consequências das decisões dela , e ela se permite sentir a tristeza, ódio,... . Esse livro também deixa a relação entre tris e quatro mais intensa e realista , com brigas . No geral achei bom mas esperava um pouco mais desse livro

Maria 19/12/2022minha estante
Na minh opinião esse livro foi o melhor da triologia de divergentes e oque torna esse livro mais perfeito ainda é o final,SERIO ainda estou chocada com o plot twist no final,simplesmente perfeito.

Gabrielly266 31/03/2023minha estante
Não tem como ler por aqui não? Isso aqui é só pra falar sobre k livro?

mirianbezz 22/11/2022minha estante
saudades da época que eu era viciada em divergente

Mah 22/11/2022minha estante
é muito bom mds, só queria um final diferente

mirianbezz 23/11/2022minha estante
nossa sim!! é pedir muito um final decente? ?

Thais (@continuealeitura) 24/11/2022minha estante
Ah, quero terminar a saga esse ano ainda

Joane 28/01/2021

Sobrenome Prior
Eu não acredito que enrolei nesse lá pelo começo pois não tava indo pra mim, agora simplesmente perplexa quão interessante eu achei em geral e CHOQUEI

Os capítulos até que não demoram no geral e eles são bastante. Mas ficava surpresa quando lia pra valer e passava rápido

Eu realmente tava com o pensamento de que ia pra outro rumo. Isto é, o Marcus vem e fala que tudo que aconteceu foi pra que uma informação não vazasse, não sabia que a história ia ficar interessante lembrando de vestígios que havia visro no filme. E quando esse livro foi meu foco, eu lia cada vez mais e, finalmente nas últimas páginas tava incrível mesmo!

Eu quase ouso dizer que tudo que aconteceu no livro foi meu compensado pelo final que arrepiou meus pelos da perna KKKKKKK tive a visão da magnitude disso.

Fora que tive varios surtos do livro. O histórico daqui coloquei mta coisa.
Que livro!! Me surpreendeu como nunca imaginei que poderia

Sim, talvez essa resenha tenha sido escrita na base da emoção.

Yhasmin 27/02/2024

"Uma escolha pode te destruir."
Insurgente começa do mesmo ponto em que Divergente acaba. Nesse livro acompanhamos a guerra entre as facções ao mesmo tempo em que conhecemos um pouco mais sobre a dinâmica que elas possuem entre si.

A Tris está mais conectada com o lado divergente dela e no decorrer da história ela transita cada vez mais entre as características da Audácia, Abnegação e Erudição. Vemos também ela lidando com as consequências das decisões que ela teve que tomar no primeiro livro enquanto tenta descobrir a verdade por trás do ataque ao setor da Abnegação.

O livro mantém a qualidade do primeiro, desenvolvendo mais as personalidades e os relacionamentos dos personagens. A história é cheia de reviravoltas que te prendem do começo ao fim e as cenas de ação continuam sendo o ponto alto.
Sara.Samir 27/02/2024minha estante
Eu só gostei do primeiro livro o resto foi uma leitura difícil dms

Ketchananeco 30/08/2023

Ainda amo
O começo é lento mas depois desenvolve. Gosto de ver quem os personagens se tornaram, eles precisaram ser forte. Uns pelos outros e eu amo a união deles, a necessidade da família.

Li muito rápido, me prendi mesmo sabendo o que ia acontecer e a história é muito bem escrita, a narração da Tris e como é descrito todas as cenas. É um livro muuito maravilhoso

Cida Zientarski 26/03/2022

Uma escolha pode te transformar ou destruir
“Não acredito que seja mais importante seguir em frente do que descobrir a verdade. A verdade costuma mudar os planos das pessoas.”

Em Insurgente não há dúvidas de que querem nos fazer escolher um lado pelo qual torcer: Revelar a verdade ou lutar pela segurança, qual a sua escolha?

Tris, nossa protagonista, precisa decidir em quem confiar. De um lado temos um grupo que anseia a queda do poder atual e que vê na guerra política estabelecida entre as facções a oportunidade certa para iniciar uma grande rebelião, e do outro lado um grupo que luta com todas as suas armas para controlar e proteger uma de suas maiores riquezas: o conhecimento. Entretanto, a grande questão para Tris não parece ser como vencer a guerra, mas sim o que a desencadeou, e exatamente por esse motivo os instintos de nossa protagonista a levam a caminhos contrários aos daqueles que ela ama, colocando a jovem em uma posição em que ela precisa decidir não só por qual lado lutar, mas também pelo que e por quem se sacrificar.

Eu achei incrível o sexto sentido que Tris tem, mas o mais admirável nisso é a maneira como ela lida com suas habilidades, de uma forma discreta, pensativa, direta. E também vi o romance de Tris e Quatro passar por inúmeras provações, oscilando constantemente entre o amadurecimento amoroso e o afastamento emocional, de forma que ao mesmo tempo em que eles se aproximam cada vez mais, eles também constroem um abismo entre eles ao tomarem decisões individuais.

Romance, suspense, ação, dramas políticos… Como não amar tudo isso? Insurgente me abocanhou completamente, me emocionando, me chocando, e me deixando ansiosíssima por sua continuação. Nesse livro a narrativa da autora está muito mais intensa, de forma que cada laço criado ou desfeito compadece e nos assusta de uma maneira inexplicável, o que me leva a dizer o quão inteligente a autora é, e o quão apaixonada por essa trilogia ela me deixou. Eu recomendo!

Luvale 01/02/2023minha estante
Que vontade de reler essa trilogia. Lembro de ter amado insurgente

beaarangel 01/02/2023minha estante
Que saudade!!!

Emanuel 29/02/2024minha estante
Tô lendo esse e tô gostando bastante, achei esse a história mais excêntrica!

Julia Manjko 29/02/2024minha estante
Fico feliz Emanuel, ainda não comecei o terceiro, tenho esperanças de q vai ser ele q vai redimir a série pra mim.

Emanuel 29/02/2024minha estante
Verdade, tem gente que a história não funcionou msm. Comigo está indo bem! Quero ler o terceiro só pra saber também como a protagonista morre! KKKKKKKK

sirlani.lopes 23/09/2020

Que final, surpreendente!
A história ficou arrastada até bem mais da metade do livro, porém o final salvou.

Viviane 14/07/2023

Esta continuação da série Divergente se mostrou emocionante e frenética. Com essa leitura pude ver como o governo manipula a população a fim de conseguir seu objetivo. Aprendi que temos que ao longo da vida ter aliados, amigos e preservar nossa família porque não sabemos se mais adiante teremos alguém ao nosso lado. Aprendi que temos que superar nossos medos, ter o pé no chão, foco na luta pelo nosso bem e das pessoas que amamos. Que lutar sozinho não ganha nenhuma luta, mas juntos organizados podemos vencer batalhas. A vida pode te surpreender, então se prepare para o que vier.

gio 10/03/2021

eh incrível ler o livro dps de ter visto o filme, vc percebe as diferenças mas continua sendo bom
Sarah.Guidelli 10/03/2021minha estante
Oii ! O livro termina igual o filme termina?

gio 10/03/2021minha estante
simm amg

Tico Farpelli 20/06/2020

MANTÉM O NÍVEL
Embora se perca em alguns momentos e se firme mais como uma aventura do que como a distopia ou a ficção científica que aparentava ser, INSURGENTE consegue manter a tensão durante todo o livro. Algumas escolhas da Tris me irritaram profundamente e a briguinha dela com o quatro me fez revirar os olhos. Mas o final do livro me deixou querendo mais. Que venha CONVERGENTE!
Greh 20/06/2020minha estante
A trilogia que fez eu me apaixonar por leitura ... Amo demais
Tive a mesma raiva que tu kkkkkk

Mart 20/06/2020minha estante
Da série eu achei o mais fraco :/

Mila 20/06/2020minha estante
eu AMO essa triologia! Foi ela e jogos vorazes que deixaram apaixonada pelas distopias.

Jeh 07/07/2021

Imprevisibilidade: O marco dessa história!
O segundo livro é, no geral muito bom, mas como sou chata rsrs digo que poderia ter sido melhor!
Entendo as circunstâncias que paralisaram Tris, mas ela poderia ter se esforçado mais para superar o que houve sem tanto chororo ou fazer tanta merda, qse fazendo sua relação com Quatro escorrer pelo ralo.
Houveram muitos segredos entre eles, o que deixou a relação bem instável no decorrer de todo o livro!
Mas ainda sim, algo em toda esta aventura me faz gostar mais do que deveria dessa história. Talvez a imprevisibilidade que ela traz... E com toda a reviravolta que houve, só posso querer saber o que vai dar.

pcorsato 02/08/2021

A continuação perfeita para Divergente
Não sei nem o que dizer. Achei simplesmente sensacional, conseguimos ver uma Tris muito diferente do primeiro livro. Uma Tris que aceita quem ela é e que não se importa com a reação ou opinião das outras pessoas. Uma Tris mais forte, fisicamente e intelectualmente, mas mais fraca e mais suscetíveis a sentimentos psicologicamente.

No primeiro livro tinha sentido falta de saber mais sobre outras facções e suas organizações, coisa que foi totalmente sanada nesse livro. Conhecer mais de perto a Amizade, Franqueza e Erudição fez todo o diferencial.

A relação da Tris com o Tobias ficou mais interessante, não só aquela coisa platônica e perfeita. Acho importante as brigas e os desentendimentos para ?por à prova? o amor deles um pelo o outro, o que é muito feito nesse livro.

A leitura foi bem fluída e rápida, como no primeiro livro. E o ?plot? do final achei muito bem construído, que fez com que eu ficasse absurdamente ansiosa pelo próximo livro!!